Rutina: O que é, Benefícios, Para que Serve e Como Usar!

Revisado por

Nutrição e Educação Física pela UFT

Especialista do Dicas de Saúde

Rutina: O que é, Benefícios, Para que Serve e Como Usar da forma correta. Além disso, a Rutina é um bioflavonoide hidrossolúvel, que é um pigmento de planta presente em alguns vegetais e frutas cítricas, como a maçã, por exemplo. Outros alimentos como trigo sarraceno, frutos cítricos, figos e chás preto e verde também são ricos em Rutina. Além da ação antioxidante e anti-inflamatória, a Rutina apresenta propriedades interessantes como ação antibacteriana e anticarcinogênica.

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Apesar de também ser encontrada pelo nome de vitamina P, é importante saber que a vitamina P, na verdade, é uma mistura de substâncias composta por citrina, hesperidina e Rutina.

Rutina – O que é?

A Rutina ou vitamina P é um bioflavonoide solúvel em metanol. Foi descoberta em 1936 pelo bioquímico húngaro Albert Szent-Györgyi. As principais fontes de Rutina na natureza são os vegetais folhosos, as frutas cítricas, o trigo-sarraceno, a uncária, as folhas e pecíolos das espécies do género Rheum e o fruto da árvore brasileira fava-d’anta.

Fortalecendo os vasos capilares, reduz os sintomas de hemofilia e previne edemas nas pernas. Sua carência provoca o aparecimento de micro varizes e problemas vasculares.

Benefícios da Rutina:

Os principais benefícios da Rutina incluem:

Acelera a Perda de Peso:

Diversas pesquisas também mostraram que a Rutina emagrece e que isto acontece em função das suas propriedades anti-inflamatórias. Os flavonoides ajudam a reduzir a inflamação no organismo e, desta forma, estimulam a diminuição dos níveis do hormônio leptina, que é responsável por aumentar o apetite.

A alta produção de leptina pelo organismo está associada ao excesso de peso e à obesidade. Portanto, a Rutina emagrece e estimula a redução dos níveis de leptina no corpo.

Melhora o Sistema Circulatório:

Estudos mostraram que a Rutina ajuda a fortalecer e também aumentar a flexibilidade dos vasos sanguíneos, entre eles as artérias e os capilares. Com a melhoria do sistema circulatório, o organismo passa a se beneficiar de inúmeras outras funções, ajudando também a prevenir muitos problemas de saúde, como as varizes, as hemorroidas, entre muitas outras.

Previne a Formação de Coágulos:

Alguns estudos mostraram que a Rutina ajuda a prevenir a formação dos coágulos sanguíneos e, desta forma, estimula a prevenção de diversos problemas de saúde, como as embolias pulmonares, os ataques cardíacos, o acidente vascular, os problemas de trombose, entre muitos outros.

Ajuda a Reduzir o Colesterol:

Diversas pesquisas mostraram evidências de que esta substância tem a capacidade de reduzir as taxas do colesterol ruim (LDL) no sangue. Acredita-se que estes resultados estejam associados às propriedades antioxidantes da Rutina.

Reduz as Dores Causadas Pela Artrite:

Alguns estudos mostraram que esta substância auxilia na redução das dores causadas pela artrite, estimulando o bloqueio do estresse oxidativo que ocorre em pacientes com esta doença. Acredita-se que estes resultados estejam associados às propriedades anti-inflamatórias e também antioxidantes da Rutina.

Dosagem e Como Usar:

Se optar pelo suplemento de Rutina, a dosagem normalmente indicada é a de 1 cápsula por dia. O recomendado costuma ser uma dosagem diária de 300mg de Rutina, sendo dividido em 2 cápsulas de 150mg ao dia. Isso pode variar dependendo do aconselhamento de um profissional.

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Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

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INFORMAÇÃO DO AUTOR: Alan Costa

Sou nutricionista e Personal Trainer. Me formei pela Universidade Federal do Tocantins em 2002, com registro profissional no CRN-4 nº 1509723, tenho especialização em Nutrição Esportiva, Treinamento Físico e treinos Curto de alta intensidade.

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