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Os 10 Alimentos que Toda Grávida Deve Consumir

Os 10 Alimentos que Toda Grávida Deve Consumir

Revisado por

Nutrição e Educação Física pela UFT

Especialista do Dicas de Saúde

Os 10 Alimentos que Toda Grávida Deve Consumir
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Os Alimentos que Toda Grávida Deve Consumir A trajetória de nove meses à espera de um bebê aspira cuidados que vão garantir a saúde da mãe e da criança durante muito tempo. Alem disso, manter uma alimentação saudável ao longo da gravidez é um importante recurso para dar maior segurança não só na hora de dar a luz, mas, principalmente, na recuperação do parto e na produção de leite materno.

Alimentos que Toda Grávida Deve ConsumirO Ciclo Vivo elaborou uma lista com nove alimentos, cada um recomendado para cada mês da gestação. Para Gabriela, nutricionista do Centro de Incentivo à Nutrição e Qualidade de Vida, é um mito antigo dizer que a “grávida come por dois”, e que precisa ser quebrado o mais rápido possível. “A alimentação da mulher grávida deve ser igual à de uma mulher adulta normal, porém, existe a necessidade de se balancear os nutrientes, assim como de se preocupar com o aporte energético nesta fase da vida”, diz a nutricionista. Então, confira agora Os 10 Alimentos que Toda Grávida Deve Consumir.

Brócolis: O brócolis é um alimento rico em ácido fólico (vitamina do complexo B), presente em outras folhas verde-escuras, como a couve-manteiga e o espinafre, e também no aspargo, nas frutas cítricas e na gema de ovo. Um dos Alimentos que Toda Grávida Deve Consumir, o brócolis oferece uma boa dose de antioxidantes, fibras, cálcio e vitaminas. A mulher precisa duplicar o consumo de ácido fólico a partir das primeiras semanas de gestação, pois a propriedade ajuda nas primeiras formações do corpo do bebê.

Banana: Rica em carboidratos, a banana contém vitamina B6, que, se ingerida no início da gravidez, auxilia na formação do feto e ainda diminui os enjoos. A vitamina B6 que a fruta possui também pode ser encontrada em diversos alimentos, como legumes, peixes e carnes magras por isso é um dos Alimentos que Toda Grávida Deve Consumir

Abacate: Neste período da gestação, a orientação é comer bastante abacate – a fruta é rica em magnésio, que ajuda a combater as câimbras e também as contrações uterinas antes da hora. Gabriela aponta, ainda, outra vantagem da propriedade. “O magnésio na gravidez ajuda a combater o cansaço e a fadiga”, explica. Na lista do magnésio, também marcam presença os cereais integrais, feijões, ervilhas, soja, nozes, cacau e água de coco sem duvidas essa é um dos Alimentos que Toda Grávida Deve Consumir. 

Acerola: Alimentos que Toda Grávida Deve Consumir são ricos em vitamina C, como a acerola, aumentam a imunidade, ajudando na prevenção de infecções, gripes e resfriados. Além disso, melhoram a absorção de ferro no corpo, importante propriedade obtida nas carnes, verduras escuras e no feijão.

Figo: O figo é uma importante Alimentos que Toda Grávida Deve Consumir e fonte vegetal de cálcio. Uma porção de 8 figos secos contém um quarto do cálcio necessário diário e 5 gramas de fibra. Figos são ricos em minerais como potássio, magnésio e fósforo, que são úteis para a formação dos ossos e dentes de uma criança, juntamente com a vitamina K, 8 figos secos contêm 23 microgramas desta vitamina. Mesmo figos frescos fazem bem na gravidez, mas a sua versão seca tem uma maior concentração de nutrientes.

Feijão: O feijão é uma importante Alimentos que Toda Grávida Deve Consumir, cobre e fósforo. Estes sais minerais são úteis para a formação de células sanguíneas e para garantir o transporte de oxigênio pelas células vermelhas do sangue. Cálcio e fósforo asseguram que os dentes e os ossos da criança se desenvolvam adequadamente. O seu teor elevado de fibra ajuda a combater a náusea típica da gravidez.

Alcachofras: Alcachofras são uma fonte de ferro e ácido fólico. Uma alcachofra de tamanho médio contém 100 microgramas de ácido fólico e 12% da dose diária recomendada de ferro. Estes nutrientes são Alimentos que Toda Grávida Deve Consumir e para prevenir má-formação congênita. Alcachofras também são ricas em fibras, que ajudam a resolver problemas com prisão de ventre na gravidez.

As Sementes de Abóbora: As sementes de abóbora ajudam a aumentar a ingestão diária de proteína através dos Alimentos que Toda Grávida Deve Consumir. A proteína é necessária para ajudar a desenvolver os músculos do bebê e para fortalecer o sistema muscular da mãe. Elas também contêm potássio, de cálcio e de fósforo e um elevado teor de zinco e magnésio, o que ajuda o corpo a queimar gorduras, proteínas e hidratos de carbono como fonte de energia.

Creme de Gergelim: O creme de gergelim, também é um dos Alimentos que Toda Grávida Deve Consumir  e é conhecido como taine ou Tahmina, conserva todos os nutrientes saudáveis ​​encontrados em sementes de sésamo e é rico em ácidos graxos essenciais, que são necessários para a integridade das células nervosas e para o correto funcionamento do sistema imunitário.

O bom desenvolvimento das glândulas para a produção do leite da mamãe, o útero e a placenta, dependem de uma ingestão adequada de ácidos graxos essenciais no corpo. O creme de gergelim é também uma boa fonte de fósforo, cobre e magnésio. Porção recomendada durante a gravidez: 2 colheres de sopa por dia.

Manjericão: É uma boa fonte de Alimentos que Toda Grávida Deve Consumir, riboflavina e fibras. Também contém vitaminas E, A e C. Ajuda na absorção de sais minerais, tais como fósforo, potássio, cobre, zinco, ferro e magnésio. O manjericão fresco possui uma maior oferta de nutrientes úteis na gravidez. Quantidades recomendadas: 10 colheres de sopa de folhas de manjericão fresco por dia.

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Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

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