Farinha Einkorn: O que é, Benefícios e Malefícios!

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Farinha Einkorn: O que é, Benefícios e Malefícios que podem ser ocasionados no corpo! Além disso, a Farinha Einkorn é rica em vitaminas e minerais essenciais á saúde.

Por que o trigo saudável é tão difícil de conseguir?

Você pode ter ouvido falar das palavras “frankenwheat” ou “frankenfoods”, que foram impostas ao público por geneticistas agrícolas devido à engenharia científica dos produtos alimentícios de trigo.

Isso criou um movimento de afastamento dos produtos de trigo, devido aos efeitos prejudiciais que podem ter, em particular os problemas que as pessoas têm ao consumir alimentos com glúten. É aqui que entra a Farinha Einkorn.

A quantidade de trigo consumida no mundo não só é motivo de preocupação, mas também os componentes ocultos encontrados no trigo podem causar ganho de peso e doenças. É por isso que o trigo lhe dá uma barriga saliente.

Embora este não seja o trigo que sua bisavó usou, existem alguns grãos antigos, como o Einkorn, disponíveis hoje em dia que são mais saudáveis, mais fáceis de digerir e, francamente, uma alternativa superior. Então, o que é Farinha de Einkorn?

Assim como dois outros trigos antigos, farinha de trigo e espelta, o Einkorn é um trigo coberto – no entanto, esses grãos antigos têm menos glúten e mais nutrientes do que o trigo integral tradicional. É por isso que a Farinha de Einkorn oferece benefícios à saúde, que o trigo integral simplesmente não pode.

farinha einkorn

Origens da Farinha Einkorn: 

O Einkorn é uma antiga variedade de trigo e um dos primeiros grãos de cereais cultivados na história. Foi cultivada já no início da Idade do Bronze – no entanto, o Einkorn e outros antigos trigos desapareceram à medida que os modernos trigos híbridos se tornaram uma grande parte da produção de trigo.

Hoje, o Einkorn é cultivado principalmente na Europa, mas devido ao alto teor de proteína e valor nutricional que ele oferece, é diferente do nosso trigo moderno. Quando pães de trigo modernos foram comparados a pães feitos de Einkorn na França, os pães Einkorn tinham um sabor leve e rico, deixando os produtos modernos de pão de trigo quase sem gosto e menos desejáveis.

Grãos, bagas e Farinha Einkorn são usados em vários pratos de comida, como sopas, saladas, ensopados, molhos, pães, bolos, panquecas e waffles, e Farinha Einkorn pode ser mais segura para ser consumida do que as farinhas modernas para aqueles que são sensíveis ao glúten.

Acredita-se que este trigo tenha se originado na área superior do Oriente Próximo. Através de sua ampla distribuição em todo o Oriente Próximo, Transcaucásia, região do Mediterrâneo, sudoeste da Europa e dos Bálcãs, o Einkorn foi um dos primeiros cereais cultivados para alimentação.

A proteína presente no grão é consistentemente mais alta que em grãos modernos, embora a composição de aminoácidos do Einkorn seja semelhante ao trigo e considerada mais nutritiva do que o trigo vermelho duro, com base no nível mais alto de proteína, gordura bruta, fósforo, potássio, piridoxina e betacaroteno.

É rico em carotenoides, que são os pigmentos vermelhos, alaranjados e amarelos presentes em muitas frutas e vegetais que podem prevenir o câncer e outras doenças.

Acredita-se que o Einkorn selvagem (Triticum monococcum) tenha sido colhido no final do Paleolítico e no início da Idade Mesolítica, 16.000 a 15.000 a.C. Os grãos selvagens foram datados do início do Neolítico (Idade da Pedra) em 10.000 a.C.

O Einkorn cultivado continuou sua popularidade durante o Neolítico e o início da Idade do Bronze 10.000–4.000 a.C. Emmer surgiu durante a Idade do Bronze, mas o Einkorn continuou sendo cultivado no início do século XX.

Hoje, a produção de Einkorn é geralmente encontrada em pequenas regiões isoladas dentro da França, Índia, Itália, Turquia e Iugoslávia.

Valor Nutricional da Farinha Einkorn: 

Uma porção de 100 gramas de Farinha Einkorn contém aproximadamente:

Benefícios da Farinha Einkorn para Saúde: 

Os grãos antigos são considerados por muitos como mais nutritivos do que as variedades modernas. A Farinha Einkorn é o trigo mais antigo, oferecendo muitos minerais essenciais para dietéticos. É uma boa fonte de proteína, ferro, fibra dietética, tiamina e várias outras vitaminas do complexo B.

Ele também contém uma quantidade significativa de luteína com níveis mais elevados de antioxidantes do que o trigo duro.

Há uma porcentagem muito menor de perda de nutrientes durante o processamento de Einkorn, e pode ser substituto da farinha de trigo integral na maioria das receitas, embora possa resultar em uma textura diferente. Independentemente disso, vale a pena explorar os resultados, especialmente porque os benefícios nutricionais provavelmente superam outras opções.

Benefícios da Farinha Einkorn para Reduzir o Risco de Doença Ocular:

O processo de brotação pode fornecer benefícios significativos para muitos dos nossos alimentos. Em um estudo, os tempos de germinação e as condições de iluminação dos carotenoides encontrados na espelta, durum, emmer e Einkorn foram investigados.

Ele revelou que os níveis de carotenoides aumentaram significativamente durante o surgimento, particularmente sob exposição à luz, embora as concentrações de alguns outros antioxidantes lipofílicos produzissem um efeito menor.

Acredita-se que os carotenoides dietéticos proporcionam benefícios para saúde na diminuição do risco de algumas doenças, incluindo doenças oculares como a degeneração macular, porque os efeitos benéficos dos carotenoides provavelmente são devidos ao seu papel como antioxidantes.

A luteína, a zeaxantina e o β-caroteno, encontrados no Einkorn, podem ser protetores na doença ocular porque podem absorver a luz nociva que entra no olho. Esta informação dá lugar à ideia de que os brotos de trigo podem ser um grande ingrediente funcional para aumentar o valor nutricional dos produtos de cereais.

Benefícios da Farinha Einkorn para Limitar os Sintomas de Alergia:

O número de pacientes alérgicos ao trigo aumentou nos últimos anos, apresentando a necessidade e o desejo por variedades de trigo menos alergênicas. O objetivo de um estudo recente foi analisar 324 variedades de trigo escolhidas em várias partes do mundo.

Para garantir a melhor triagem, o teste foi examinado com os principais alérgenos de trigo ou componentes do glúten, incluindo glutenina e gliadina. Os anticorpos dos pacientes reagiram a esses três alérgenos.

Diversas variedades, incluindo Einkorn, foram apontadas como menos alergênicas. Essas descobertas levarão a pesquisas adicionais de opções de trigo menos alergênicas e provavelmente se tornarão plantas-mãe para reprodução, com o objetivo de ajudar pacientes alérgicos ao trigo na eliminação ou tratamento de alergias alimentares.

Benefícios da Farinha Einkorn para Perda de Peso: 

Quando nossos corpos são capazes de digerir melhor os alimentos, isso pode ajudar na perda de peso. Há 30% mais pessoas obesas do que subnutridas no mundo, e muito é atribuído ao aumento da quantidade de frankenwheat em nossos alimentos. De fato, tem sido relatado que cada americano consome cerca de 25 quilos de farinha de trigo todos os anos!

A Farinha Einkorn é uma escolha mais saudável, e embora seja melhor consumir todo o trigo com moderação, escolher cereais antigos pode reduzir o risco de obesidade e pode ajudá-lo na perda de peso, especialmente porque estudos mostram que a qualidade de Einkorn supera a dos outros trigos.

Embora a farinha integral de Einkorn seja limitada em fibra dietética, ela é rica em proteínas e ácidos graxos insaturados, frutanos e oligoelementos, como zinco e ferro. A boa concentração de vários compostos antioxidantes combinados com esses oligoelementos contribuem para as excelentes propriedades nutricionais da Farinha de Einkorn.

Os alimentos funcionais tornaram-se mais importantes, e os benefícios do Einkorn para saúde sugerem que pode desempenhar um papel significativo no consumo humano e no desenvolvimento de alimentos novos ou especializados, que contenham a melhor qualidade nutricional.

Em qualquer caso, para colher os benefícios, verifique se o produto Einkorn está em sua forma mais pura e não combinado com produtos químicos ou ingredientes diversos.

Beneficios da Farinha Einkorn

Benefícios da Farinha Einkorn para Controlar o Diabetes Tipo 2:  

Um estudo na Dinamarca investigou os efeitos fisiológicos das antigas dietas de farinha integral de trigo no desenvolvimento e progressão do diabetes tipo 2, especificamente para observar as respostas glicêmicas. Um estudo de intervenção foi realizado, envolvendo o consumo de cinco dietas diferentes, incluindo emmer, Einkorn, espelta, farinha de centeio e trigo refinado, por um período de nove semanas.

O teste revelou uma regulação negativa dos genes hepáticos, o processo pelo qual uma célula diminui a quantidade de um componente celular em resposta a uma variável externa. A espelta e o centeio induziram uma resposta glicêmica aguda baixa.

O grupo de trigo apresentou níveis mais elevados de colesterol HDL e colesterol total. O estudo concluiu que as antigas dietas de trigo diminuíram a produção de células relacionadas ao metabolismo de glicose e gordura, equivalente à prevenção ou atraso no desenvolvimento do diabetes.

Assim, é uma boa ideia incluir grãos e farinhas antigas como a Farinha Einkorn em qualquer plano de dieta para diabetes.

Benefícios da Farinha Einkorn para Prevenir o Risco de Doença: 

A farinha integral e a Farinha Einkorn é rica em ácidos fenólicos. Ácidos fenólicos, através do consumo de algumas plantas, frutas e vegetais, protegem nossos corpos de danos oxidativos e doenças, tais como doença coronariana, derrame e câncer.

Uma pesquisa publicada estudou a influência do teor de ácido fenólico e da atividade antioxidante de biscoitos de farinha integral e grãos tufados de trigo. No geral, da farinha ao biscoito de água, o total de ácidos fenólicos solúveis conjugados aumentou no Einkorn, enquanto alguns ácidos fenólicos diminuíram à medida que os ingredientes foram adicionados.

Os resultados confirmaram que a atividade antioxidante aumentou durante o processamento e foi mais alta sob as condições mais drásticas de efervescência do que o trigo do pão. A boa notícia é que o Einkorn manteve o valor nutricional, mesmo ao longo da mudança de forma para um estado tufado.

Benefícios da Farinha Einkorn por Conter Menos Glúten: 

Para aqueles com tumores sensíveis, as formas antigas de trigo como Einkorn são tipicamente mais fáceis de serem digeridas do que o trigo produzido em massa, devido aos níveis mais baixos de glúten. Esta é uma boa notícia para os atletas de resistência, já que geralmente procuram por um carboidrato semelhante aos grãos que seja fácil de digerir antes de competir.

Diferentes tipos de trigo têm diferentes números de cromossomos. Alguns estudos mostram que os antigos trigos, com menos cromossomos, tendem a ter níveis mais baixos de glúten, e o glúten causa sensibilidades para muitos.

Einkorn, o mais antigo tipo de trigo conhecido hoje, tem 14 cromossomos, o que o torna um trigo diploide.

O trigo duro, mais comumente usado para massas, e o trigo emmer são tetraplóides, contendo 28 cromossomos, enquanto o trigo moderno e a espelta têm 42 cromossomos, conhecidos como trigos hexaplóides. No entanto, caso a doença celíaca seja um problema para você, a Farinha Einkorn ainda não é segura para o consumo.

Farinha Einkorn X Trigo Integral: 

Aqui estão algumas das maiores distinções entre a Farinha Einkorn e o trigo integral.

Os grãos Einkorn são muito menores que os grãos de trigo moderno.

Einkorn não tem o vinco que está presente nos grãos de trigo modernos, que surgiram no trigo moderno devido a sua alteração genética, escolhendo sementes que fornecem mais glúten e maiores rendimentos que são ideais para produção em larga escala e distribuição em fazendas maiores.

Einkorn tem glúten, mas pode ser uma versão mais saudável, tornando mais fácil digerir em comparação com o glúten encontrado no trigo moderno. Não contém o genoma D, mas sim o genoma A, uma diferença significativa porque o teste mais popular para detectar a presença de glúten é baseado na presença do genoma D.

Embora Einkorn contenha glúten, é um tipo diferente de glúten e passa no teste ELISA, que é um teste de laboratório comumente usado para detectar anticorpos no sangue.

Einkorn é um diploide como a maioria das plantas, o que significa que tem dois conjuntos de cromossomos, enquanto o pão de trigo moderno tem seis conjuntos.

Einkorn é claramente o tipo mais antigo e mais puro de trigo com somente dois conjuntos de cromossomos, o que significa que a quantidade de glúten é baixo, tornando-se um alimento saudável.

Einkorn contém mais carotenoides, que podem ajudar na prevenção de doenças graves, como o câncer, enquanto os carotenoides são mais difíceis de serem encontrados no trigo integral moderno.

Malefícios da Farinha Einkorn:

É melhor garantir que qualquer grão seja seguro, especialmente se for sensível ao glúten. Einkorn contém glúten, fato que o torna inseguro para qualquer pessoa com doença celíaca.

Einkorn

Considerações Finais sobre a Farinha Einkorn: 

A Farinha Einkorn é um grão de trigo antigo que é mais saudável que o trigo integral tradicional. Isso se deve em parte ao seu conteúdo de glúten muito menor e, embora não seja isenta de glúten, é muito mais fácil de digerir e geralmente é boa para a maioria das pessoas com alergia ao glúten. No entanto, não é segura para quem possui a doença celíaca.

Caso não tenha a doença celíaca, no entanto, a Farinha Einkorn é uma ótima escolha e definitivamente preferível ao trigo integral.

Por quê?

Porque ela demostrou que reduz o risco de doença ocular, limita os sintomas de alergia, ajuda na perda de peso, pode ajudar no retardamento do início da diabetes tipo 2 e previne o risco de doença.

Então, caso esteja cansado dos efeitos negativos que o trigo integral tradicional contém e quer um trigo superior, o Einkorn é a escolha certa.

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Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

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