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Dicas de Saúde

Os 7 Aditivos Alimentares que Desencadeiam o Intestino Permeável

Os 7 Aditivos Alimentares que Desencadeiam o Intestino Permeável que poucos conhecem. Além disso, caso esteja dedicado na cura do intestino permeável e doenças auto-imunes, eu preciso que saiba sobre um estudo recente que identificou sete aditivos alimentares que provocam intestino permeável, ou pelo menos contribui para o problema. Então, o que exatamente é o intestino permeável? Conhecido na literatura médica há mais de 100 anos como “permeabilidade intestinal”, na minha opinião, muitos médicos modernos não sabem como identificar e tratar o intestino permeável. Isso é uma vergonha porque acredita-se que seja a raiz de muitas doenças.

Aditivos Alimentares que Desencadeiam o Intestino Permeável

Sinais e sintomas de um intestino permeável incluem inflamação, dor nas articulações, distúrbios inflamatórios da pele e erupções cutâneas, alergias alimentares e sensibilidades, além de outros tipos de problemas de saúde.

De acordo com um estudo publicado em uma revista médica norueguesa, esse processo “está implicado no início da doença e inclui vários problemas pediátricos agudas e crônicas que provavelmente têm sua origem durante a infância” e tem sido ligado a:

Basicamente, os resultados do intestino permeável e doenças auto-imunes surgem quando as junções apertadas que protegem a mucosa intestinal são danificadas. Isso permite que bactérias, toxinas, alérgenos e substâncias cancerígenas, que normalmente protegem o intestino e o sistema imunológico, escapem e desencadeiem doenças auto-imunes.

Alimentos processados ​​podem parecer uma solução barata e fácil, especialmente quando você está com tempo. Mas uma pesquisa mostra que alguns dos aditivos mais comuns que muitas vezes negligenciamos nas listas de ingredientes podem estar desencadeando problemas digestivos. Como se constata, esses aditivos alimentares afetam os intestinos de uma forma que promove o desenvolvimento de sintomas de doenças autoimunes.

Então, caso esteja lidando com doenças inflamatórias, problemas de pele, nevoeiro cerebral ou muitos outros problemas de doenças autoimunes, é hora de fazer com que os ingredientes dos alimentos processados ​​se concentrem em seu plano de ação. Então, confira agora Os 7 Aditivos Alimentares que Desencadeiam o Intestino Permeável:

Os 7 Aditivos Alimentares que Desencadeiam o Intestino Permeável:

No estudo, a equipe de pesquisa examinou os efeitos de aditivos industriais usados ​​em alimentos processados. Especificamente, eles queriam ver como esses ingredientes afetavam os intestinos e o desenvolvimento de doenças autoimunes – problemas nas quais o corpo ataca e danifica seus próprios tecidos. Estes aditivos alimentares são adicionados em alimentos processados ​​e bebidas para melhorar o sabor, o cheiro e a textura.

E o que os cientistas acharam? “…Uma conexão significativa entre o aumento do uso de alimentos processados ​​e o aumento na incidência de doenças autoimunes.” Os pesquisadores descobriram evidências de que os alimentos processados ​​enfraquecem a resistência do intestino a bactérias, toxinas e outros elementos nutricionais e não nutricionais hostis. Isso aumenta o risco de doenças autoimunes.

“Nas últimas décadas, houve uma diminuição na incidência de doenças infecciosas, mas ao mesmo tempo, houve um aumento na incidência de doenças alérgicas, câncer e doenças autoimunes. Como o peso das alterações genéticas é insignificante em um período tão curto, a comunidade científica está procurando as causas no nível ambiental”. Aqui estão os 7 aditivos alimentares que provocam danos no intestino, de acordo com o estudo:

1. “Cola de Carne”

Também conhecida como transglutaminase microbiana, essa enzima especial serve para manter as proteínas juntas. (Por isso, o nome cola carne.) É usado frequentemente em imitação de carne de caranguejo, bolinhas de peixe e também para melhorar a textura em carnes como presunto e surimi. Ela também é aprovada para uso como um aglutinante enzimático para formar cortes de carne menores em uma porção maior.

(Isso inclui até alguns bifes.) Derivado de bactérias fermentadas, um composto não patogênico do organismo Streptoverticillium mobaraense, é considerada segura pela agência de alimentos americana (FDA), embora outros estudos sugiram o contrário. Só foi aprovado para uso em 1998, então é um aditivo alimentar relativamente novo.

Felizmente, esse aditivo alimentar que desencadeia o intestino permeável não está isento de rotulagem, embora às vezes seja chamado de enzima TG. Outro sinal de aviso de etiqueta? Produtos formados a partir de pedaços de carne muscular inteira, ou que foram reformados de um único corte, devem divulgar este fato em seu rótulo, como parte do nome do produto, por exemplo, “Formed Beef Tenderloin” ou “Formed Turkey Thigh Roast.”

Se você come carne, eu sempre sugiro encontrar uma operação orgânica local para aumentar o pasto. Forme um relacionamento e pergunte se algum aditivo alimentar é adicionado à carne.

2. Açúcares:

A glicose foi constatada para aumentar a permeabilidade do intestino e produzir mudanças na distribuição da principal proteína responsável pela junção apertada na linha celular humana Caco-2, indicando vazamento intercelular.

Os americanos aumentaram o uso de açúcares, resultando em níveis mais altos de produtos finais de glicação avançada (AGEs). Uma vez formados, os AGEs aumentam a inflamação, o que pode exacerbar ainda mais o intestino permeável. Agora sabemos o escândalo da indústria açucareira que envolveu enganar as pessoas para que pensassem que o açúcar era mais saudável que a gordura. Isso demonizou as gorduras naturais e saudáveis ​​e aumentou o uso de açúcar em alimentos processados. Como sempre, use meus truques para eliminar o vício do açúcar e reduzir drasticamente o açúcar, e você será muito mais saudável.

3. Sódio:

Uma dieta rica em sal faz mais do que afetar seu coração. Acontece que também é culpado por afrouxar aquelas junções apertadas que mantêm sua função intestinal forte e saudável. Curiosamente, uma dieta rica em sal pode estar por trás de um pico de doenças autoimunes. O excesso de sal pode, na verdade, afetar seu sistema imunológico inato, causando disfunção dos macrófagos. Precisamos de um pouco de sal para viver, mas, em geral, o mundo está consumindo cada vez mais.

Em um estudo recente com camundongos, o aumento das concentrações de sal na verdade pareceu desencadear a neuropatia naquelas pessoas com esclerose múltipla. Então, para hackear seu sistema imunológico, garanta não consumir muito sal. Cortar alimentos processados ​​definitivamente ajudará. Mais de 75% do consumo de sal dos brasileiros vem de alimentos processados.

4. Emulsificadores:

Você pode ter ouvido falar que um aditivo alimentar comum está vinculado ao câncer de cólon. Emulsionantes como o polissorbato 80 e a carboximetilcelulose (geralmente conhecida como goma de celulose) são usados ​​em alimentos como picles não-orgânicos, produtos de panificação congelados, cremes não lácteos e muito mais. Eles também foram ligados à disfunção metabólica, obesidade e doença inflamatória intestinal.

Emulsificantes são adicionados à maioria dos alimentos processados ​​para melhorar a textura dos alimentos e prolongar a vida na prateleira. Mas também elimina os níveis saudáveis ​​de bactérias intestinais, desencadeando uma inflamação crônica de baixo nível que promove o câncer colorretal e o intestino permeável. Parece que os emulsificantes atuam como detergentes para romper a camada mucosa que reveste o intestino.

5. Ácidos Orgânicos:

Pesquisadores investigaram os riscos potenciais do uso desses solventes em alimentos e bebidas. Especificamente, o álcool e seus metabólitos prejudicam as barreiras de junção que previnem o vazamento intestinal. Os pesquisadores dizem que o acetaldeído, que é produzido pelo processamento de álcool pelo fígado e é um fator que contribui para ressaca, pode ser o culpado.

O acetaldeído também é encontrado em alimentos fermentados, mas, na minha opinião, eu tenho visto grandes melhorias nos intestinos quando os pacientes trabalham com alimentos fermentados na dieta. (Claro, você pode experimentar para ver como seu corpo se sente com ou sem alimentos fermentados.)

6. Glúten:

Sempre recomendo às pessoas com intestino permeável que removam o glúten e os grãos da dieta. (Uma vez que seu intestino está saudável novamente, você pode adicionar de volta os grãos que foram fermentados e germinaram para serem consumidos ocasionalmente.)

Pesquisadores do estudo sobre aditivos alimentares que desencadeiam o intestino permeável também dizem que o glúten é contraindicado. Eles notaram aumento da permeabilidade do intestino quando as células imunológicas são expostas à gliadina. (Gliadina é uma classe de proteínas no trigo e é um componente do glúten. Oferece ao pão a capacidade de crescer durante o cozimento.) O glúten geralmente se esconde em lugares inesperados, incluindo molhos, onde a farinha de trigo é usada como um agente espessante. E, por favor, note que mesmo o trigo orgânico contém glúten.

7. Partículas Nanométricas:

A nanotecnologia é um negócio em expansão no mundo da comida. Um negócio de mais de US$ 7 bilhões, para ser exato. E estimativas sugerem que 40% das indústrias de alimentos estão usando. O uso de nanopartículas em embalagens de alimentos e no próprio alimento está aumentando vertiginosamente na América. A nanotecnologia engloba pegar um material e torná-lo artificialmente pequeno, com dimensões entre 1 e 100 nm.

Mas, nessas dimensões, os materiais podem assumir propriedades e funções físicas, químicas e biológicas incomuns que são notavelmente diferentes daquelas do tamanho original do composto. Eles podem se comportar de maneiras inesperadas, uma vez dentro das células humanas.

Então, por que estamos usando-os na comida? Os nanomateriais melhoram o sabor, cor, aparência, uniformidade e textura dos alimentos. Os nanomateriais também são usados ​​em embalagens de alimentos para ajudar as bebidas engarrafadas a evitarem a perda de CO2. As nanopartículas de prata também são incorporadas em plástico para matar bactérias.

Mas essas nanopartículas também estão ligadas ao DNA e danos celulares. O dióxido de titânio é a nanopartícula mais comum nos alimentos. Os fabricantes costumam usá-lo com mais frequência para fazer coisas como rosquinhas em pó e molhos brancos para saladas. Também torna opacos os ursinhos de goma e realça as cores. Nós não sabemos quais são os impactos de longo prazo do consumo nanopartículas, então evite a todo custo.

Alimentos e Suplementos que Combatem a Permeabilidade Intestinal:

Felizmente, existem ingredientes alimentares e suplementos que podem ajudar no alívio e cura de um intestino que é vítima da permeabilidade intestinal. Aqui estão alguns:

Glutamina – Este é um inibidor natural do intestino permeável. A ciência nos mostra que melhora a saúde gastrointestinal porque serve como um nutriente fundamental para os intestinos reconstruírem e repararem. Em essência, ajuda na cura dointestino permeável, agindo como um band-aid para proteção contra danos adicionais e melhora da síndrome do intestino irritável e a diarreia ao equilibrar a produção de muco, o que resulta em evacuações saudáveis.

Curcumina – Um potente agente anti-inflamatório encontrado na cúrcuma (é um dos muitos benefícios documentados da cúrcuma), a curcumina apresenta uma capacidade mecânica deinibir a inflamação e o estresse oxidativo. (Apenas não use em doses muito altas ou pode realmente aumentar o estresse oxidado.)

Pré-bióticos e Probióticos – Embora os benefícios dos probióticos sejam bem conhecidos, os prebióticos, compostos de fibras não digeríveis, ainda são amplamente subvalorizados e sub-consumidos no Brasil. Estudos mostram que eles ajudam na promoção de um intestino saudável e realmente ajudam na cura do intestino permeável naquelas pessoas que sofrem de dermatite atópica. Verduras cruas, alho, cebola e alho-poró são ótimas fontes prebióticas.

Caldo de Osso – Descobri que o caldo de osso é a primeira coisa que deve ser consumida para combater a síndrome do intestino permeável, superar intolerâncias alimentares e alergias e melhorar a saúde das articulações. Consumir caldo de osso caseiro ou um suplemento de caldo de osso de alta qualidade fornece uma dose de compostos curativos como colágeno, prolina, glicina e glutamina. Pesquisadores explicam que os caldos de ossos contêm minerais que seu corpo pode absorver facilmente: cálcio, magnésio, fósforo, silício, enxofre e outros. Eles contêm sulfato de condroitina e glucosamina, os compostos vendidos como suplementos caros para reduzir a inflamação, artrite e dor nas articulações.

Considerações Finais Sobre Aditivos Alimentares:

Este estudo serve como outro lembrete de que podemos melhorar muito a nossa saúde caso se concentremos em cozinhar a partir do zero mais e optando cada vez menos por alimentos processados. Muitos aditivos alimentares nunca foram estudados sobre seu impacto a longo prazo na saúde humana. Quem quer fazer parte dessa experiência? Eu não. E eu espero que você também não.

Embora todos possamos ler os rótulos e evitar esses aditivos alimentares que desencadeiam o intestino permeável, é muito claro que precisamos de uma liderança mais forte no Congresso e nas agências federais que realmente exijam leis de segurança alimentar que protejam os brasileiros. Parte de um programa de cura do intestino permeável deve incluir um plano para evitar alimentos processados ​​e aditivos alimentares que desencadeiem intestino permeável.

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