Início » Biblioteca de nutrientes » Tiamina: o que é, para que serve, benefícios, receitas, alimentos e malefícios

Tiamina: o que é, para que serve, benefícios, receitas, alimentos e malefícios

Tiamina é um dos nutrientes essenciais para o bem-estar do corpo, pois ela contribui para as funções metabólicas, e também nas psicológicas.

alimentos ricos em tiamina

A tiamina  (vitamina B1) é um dos nutrientes essenciais para o bem-estar do corpo, porque ela contribui para as funções metabólicas, mas também ajuda psicologicamente.

Uma ingestão correta de tiamina é, portanto, completamente recomendada para se manter em forma e aproveitar a boa saúde, especialmente no outono e inverno, quando as defesas naturais precisam de reforço.

Além disso ela também chamada de vitamina B1, é uma das oito vitaminas do grupo B.

O nome vitamina B1 é devido ao fato de que ele foi o primeiro a ser descoberto.

Ela é uma vitamina solúvel em água, o que significa que não pode ser armazenada pelo corpo, portanto deve ser tomada através de alimentos.

alimentos ricos em tiamina
alimentos ricos em tiamina

O que é tiamina?

A tiamina, pertence ao grupo das vitaminas hidrossolúveis. Dada essa característica, o micronutriente não pode ser acumulado no corpo, mas deve ser continuamente absorvido pela alimentação.

Descoberto em 1926, juntamente com os outros representantes do grupo B, este composto químico também leva o nome de aneurina.

Esta famosa vitamina desempenha um papel importante para garantir o funcionamento normal do sistema nervoso.

Ela usa hidratos de carbono e proteínas a partir dos alimentos que comemos e converte-os em energia.

A tiamina foi reconhecida principalmente como uma vitamina capaz de ajudar na aprendizagem.

Para que serve a tiamina? 

A tiamina desempenha muitas funções para a manutenção dos processos corretos do corpo, em primeiro lugar fornecendo energia.

Ela é certamente essencial para a transformação da glicose, tornando este açúcar imediatamente disponível para órgãos, músculos, sistema nervoso e muito mais. Também contribui para o bem-estar do sistema cardiovascular, a formação de glóbulos vermelhos e é frequentemente chamada de “vitamina da moralidade”.

Como estimula o equilíbrio mental. Aparentemente, uma ingestão adequada do nutriente seria capaz de incentivar a atitude psicológica do indivíduo, preparando-se positivamente para a ação: este efeito é sempre relacionado com a contribuição da energia, a deficiência não surpreendentemente gera rápido esgotamento físico e mental.

Para corredores e esportistas, a tiamina é excelente para melhorar o tônus ​​muscular.

Os músculos do estômago e do intestino são os primeiros a se beneficiar dessa vitamina. O tônus ​​muscular do estômago pode ser fortalecido com o uso diário.

Dosagem recomendada

A dosagem recomendada de tiamina depende de vários fatores variáveis, incluindo idade e sexo.

Desde o nascimento, os recém-nascidos devem consumir cerca de 0,2 miligramas (mg) todos os dias até aos 6 meses de idade. De 7 a 12 meses, as crianças devem ter cerca de 0,3 mg de tiamina por dia.

As recomendações diárias de dosagem continuam a aumentar com a idade na infância. Para crianças de 1 a 3 anos, devem tomar 0,5 mg por dia. Dos 4 aos 8 anos, a dose diária é aumentada para 0,6 mg por dia. Para as idades de 9 a 13 anos, a recomendação é de 0,9 miligramas de  por dia.

Para homens com mais de 14 anos, a dose diária recomendada permanece em 1,2 mg de vitamina B1 por dia.

As mulheres, no entanto, as recomendações são ligeiramente diferentes. Para mulheres de 14 a 18 anos, a recomendação é de 1 mg por dia.

A partir dos 19 anos de idade, a recomendação aumenta para cerca de 1,1 mg todos os dias.

Contudo, além dessas doses diárias recomendadas, existem algumas situações em que um indivíduo pode consumir mais ou menos a dose recomendada.

Por exemplo, mulheres grávidas e lactantes são aconselhadas a tomar uma dose diária mais alta de tiamina do que outras fêmeas adultas.

Enfim, a melhor maneira de determinar a dose certa recomendada é conversar com um médico que conheça o histórico médico um do outro e que possa avaliar os riscos para a saúde.

Benefícios da tiamina para saúde

Benefícios da tiamina para saúde
Benefícios da tiamina para saúde

 

1. Promove o ganho de massa muscular:

Ótimas notícias para quem quer ganhar massa muscular! Essa vitamina decerto garante que os músculos recebam o oxigênio necessário para se desenvolver.

Assim, além de melhorar a comunicação do sistema nervoso, garante que os movimentos de contração muscular sejam melhor executados durante o treino.

2. Aumenta a produção de glóbulos vermelhos:

A tiamina desempenha um papel primordialmente importante na produção de células vermelhas do sangue, que por sua vez mantém as pessoas saudáveis, ativas e energizadas.

3. Antioxidante:

Essa vitamina tem a função de proteger o corpo dos radicais livres, que são substâncias nocivas e as grandes responsáveis pelo envelhecimento precoce.

4. Previne doenças cardíacas:

Benefícios da tiamina para saúde
Benefícios da tiamina para saúde

A tiamina ajuda no desenvolvimento adequado das bainhas de mielina em torno de nervos.

Uma deficiência dessa vitamina pode resultar inesperadamente na degeneração destes revestimentos, o que pode resultar na morte do nervo e danos.

5. Beneficia a mente:

Ela também oferece benefícios para a saúde nervosa. Isso porque em quantidades corretas, essa vitamina tem a função de estimular uma boa Memória, concentração e raciocínio. Segundo pesquisas, aliás, essa vitamina também é capaz de prevenir o Mal de Alzheimer.

6. Melhora a digestão:

Benefícios da tiamina para saúde
Benefícios da tiamina para saúde

Essa vitamina também ajuda na secreção de ácido clorídrico, que é essencial para a digestão completa de alimentos.

7. Previne a doença de Alzheimer:

Ela pode ser usada todavia para retardar a progressão da doença de Alzheimer.

As pessoas que sofrem desta doença têm beneficiado quando tratados com suplementos de tiamina com 100 mg por dia. Há estudos experimentais controlados por placebo que estão em curso para determinar mais sobre o mecanismo pelo qual isso ocorre.

Benefícios da tiamina para saúde
Benefícios da tiamina para saúde

8. Previne o envelhecimento precoce:

A tiamina surpreendentemente funciona como um poderoso antioxidante, que ajuda a proteger seu corpo contra os sinais de envelhecimento como rugas, manchas da idade e outras condições relacionadas à idade que afetam regularmente os sistemas de órgãos.

9. Aumenta o apetite:

A tiamina inegavelmente também pode melhorar significativamente o apetite e agilidade mental.

10. Beneficia os olhos:

Benefícios da tiamina para saúde
Benefícios da tiamina para saúde

Segundo pesquisas, a tiamina é capaz de retardar o desenvolvimento da catarata. Estudos em pacientes mostraram que há menor ocorrência da doença em pessoas que possuem quantidades adequadas dessa vitamina no organismo.

Deficiência de tiamina

Em nosso tempo, é raro desenvolver uma deficiência de tiamina se você não tiver problemas de saúde específicos.

Portanto, alcoolistas, indivíduos com problemas de anorexia, doença de Crohn e aqueles em diálise podem estar com deficiência.

A deficiência de tiamina causa principalmente:

  1. Náusea;
  2. Dor de cabeça;
  3. Falta de apetite, fadiga cansaço e enfraquecimento dos músculos;
  4. Falta de memória, irritabilidade, estresse e ansiedade;
  5. Vômitos;
  6. Problemas com o sistema digestivo;
  7. Problemas cardíacos.
tamina
tamina

Receita rica em tiamina

Risoto de avelã:

Ingredientes:

– 4/6 punhados de arroz (ainda melhor se integral, rico em vitamina B1);
– Caldo de legumes;
Alho-poró ou cebola;
– 100 g de nozes;
– Vinho branco;
Azeite extra virgem;
Pimenta;
– Um pouco manteiga e parmesão ralado a creme

Modo de preparo:

  1. Frite o arroz em duas colheres de sopa de óleo de oliva, avelãs tostadas, desprovidos de pele e picado, adicione o alho-porro ou cebola em fatias finas.
  2. Então, misture-a com meio copo de vinho branco e cozinhar a fogo médio, adicionando o caldo quente.
  3. Quando restarem alguns minutos para cozinhar, adicione uma noz de manteiga, parmesão ralado e Pimenta.
  4. Decore como desejar com algumas avelãs e um toque de maçãs de acácia.

Precauções e contraindicações

Portanto, para evitar efeitos colaterais ou interações com outros medicamentos, é aconselhável consultar um médico se você planeja tomar suplementos.

Então, você deve  ter cuidado, porque se você tomar apenas uma vitamina por um longo tempo, isso pode causar um desequilíbrio com outras vitaminas.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.