Dieta e Nutrição

Dieta cetogênica: emagreça até 4 kg em 7 dias!

dieta cetogenica (1)

A dieta cetogênica é uma dieta que contém cerca de 55% de carboidratos, 30% de gordura e 15% de proteína. Na dieta cetogênica, porém, você ingere muito mais gordura e muito menos carboidratos: 80% da dieta é composta de gordura, 15% é proteína e apenas 5% das calorias vêm de carboidratos. Para alguém com uma dieta de 1.500 calorias, isso significa 19 gramas de carboidratos por dia, o que é menor do que o encontrado em uma Maçã de tamanho médio.

dieta cetogenica
dieta cetogênica

Por que a restrição de carboidratos? Bem, a fonte de combustível preferida do seu corpo são os carboidratos, por isso sempre voltará para os primeiros. Se você ingerir menos carboidratos, seu corpo irá queimar mais rápido e terá que se virar para começar a quebrar a gordura como energia. Quando isso ocorre, o corpo entra em um estado de cetose.

O que é a dieta cetogênica?

Uma dieta ceto ou cetogênica é uma dieta muito baixa em carboidratos, que transforma o corpo em uma máquina de queima de gordura. Tem muitos benefícios comprovados para perda de peso, saúde e desempenho, como milhões de pessoas já experimentaram.

Além disso, a dieta ceto é bem conhecida por ser uma dieta baixa em carboidratos, onde o corpo produz cetonas no fígado para ser usado como energia. É referido como muitos nomes diferentes – dieta cetogênica, dieta baixa em carboidratos, baixa gordura carb alta ( LCHF ), etc. Quando você come algo rico em carboidratos, seu corpo produz glicose e insulina.

Benefícios da dieta cetogênica:

Existem inúmeros benefícios que advêm de estar no ceto: da perda de peso e aumento dos níveis de energia para aplicações médicas terapêuticas. A maioria das pessoas pode se beneficiar, com segurança, de uma dieta pobre em carboidratos e gorduras. Abaixo, você encontrará uma pequena lista dos benefícios que você pode receber de uma dieta cetogênica.

1. Perda de peso:

A dieta cetogênica essencialmente usa sua gordura corporal como fonte de energia – por isso, existem benefícios óbvios de perda de peso. No ceto, os níveis de insulina (o hormônio de armazenamento de gordura) caem bastante, o que transforma seu corpo em uma máquina de queimar gordura.

2. Controle de açúcar no sangue:

dieta cetogênica naturalmente reduz os níveis de açúcar no sangue devido ao tipo de alimentos que você come. Estudos mostram ainda é uma maneira mais eficaz de gerenciar e prevenir o diabetes em comparação com dietas de baixa caloria.

Se você é pré-diabético ou tem diabetes tipo II, deve considerar seriamente uma dieta cetogênica. Temos muitos leitores que tiveram sucesso com o controle de açúcar no sangue no ceto.

benefícios da dieta cetogenica
benefícios da dieta cetogênica

3. Foco mental:

Muitas pessoas usam a dieta cetogênica especificamente para o aumento do desempenho mental. As cetonas são uma excelente fonte de combustível para o cérebro. Quando você baixa a ingestão de carboidratos, evita grandes picos de açúcar no sangue. Juntos, isso pode resultar em melhor foco e concentração. Além disso, os estudos mostram que um aumento da ingestão de ácidos graxos pode ter benefícios impactantes para a função do nosso cérebro.

4. Maior energia e fome normalizada:

Dando ao seu corpo uma fonte de energia melhor e mais confiável, você se sentirá mais energizado durante o dia. As gorduras são mostradas para ser a molécula mais eficaz para queimar como combustível.

Além disso, a gordura é naturalmente mais satisfatória e acaba deixando-nos em estado saciado (“cheio”) por mais tempo. Se você estiver interessado na ciência por trás de como a cetose funciona.

5. Epilepsia:

A dieta cetogênica tem sido usada desde o início dos anos 1900 para tratar a epilepsia com sucesso. Ainda é uma das terapias mais utilizadas para crianças que têm Epilepsia descontrolada hoje.

Um dos principais benefícios da dieta cetogênica para a Epilepsia é que ela permite que menos medicamentos sejam usados ​​enquanto ainda oferece excelente controle. Nos últimos anos, estudos também mostraram resultados significativos em adultos tratados com ceto também.

6. Colesterol e pressão arterial:

Uma dieta cetogênica demonstrou melhorar os níveis de triglicérides e os níveis de colesterol mais associados ao acúmulo de artérias. Mais especificamente dietas com baixo teor de carboidrato e alto teor de gordura mostram um aumento dramático no HDL e diminuição na concentração de partículas de LDL em comparação com dietas com baixo teor de gordura.

Muitos estudos sobre dietas com baixo teor de carboidratos também mostram melhor melhora na pressão arterial em relação a outras dietas.

Como a dieta cetogênica funciona?

 

Para entender como funciona a dieta cetogênica, é preciso entender a cetose, o processo pelo qual seu corpo usa gordura como combustível quando está faminto de sua fonte de energia usual. Normalmente, seu corpo é alimentado por glicose na forma de carboidratos, que podem ser encontrados em farinha, grãos, legumes, laticínios e frutas. Nós geralmente introduzimos um fluxo constante de glicose em nossos corpos com cada refeição ou lanche.

Quando um carboidrato está disponível, o corpo naturalmente se volta para isso para produzir energia em vez de gordura na dieta ou gordura corporal armazenada.

Quem não deve fazer dieta cetogênica?

Uma dieta cetogênica é normalmente muito segura, mas há três grupos que geralmente requerem consideração especial:

  • Se você toma medicamentos para diabetes, por exemplo, insulina;
  • Se você toma medicação para pressão alta;
  • Se você amamenta.

O que se pode comer em uma dieta cetogênica?

Para iniciar uma dieta cetogênica, você vai querer planejar com antecedência. Isso significa ter um plano de dieta viável pronto e esperando. O que você come depende de quão rápido você quer entrar em um estado cetogênico. Quanto mais restritivo for o seu carboidrato (menos de 15g por dia), mais rápido você entrará na cetose.

Você quer manter seus carboidratos limitados, provenientes principalmente de vegetais, nozes e laticínios. Não coma carboidratos refinados, como trigo (pão, macarrão, cereais), amido (batata, feijão, legumes) ou frutas. As pequenas exceções a isso são Abacate, Carambola e frutas que podem ser consumidas com moderação.

como fazer a dieta cetogenica
como fazer a dieta cetogênica

Cardápio completo da dieta cetogênica:

Para ajudar você a começar, aqui está uma amostra de dieta cetogênica por uma semana:

SEGUNDA-FEIRA:

  • Café da Manhã: Bacon, Ovos e Tomates.
  • Almoço: Salada de frango com azeite e queijo feta.
  • Jantar: salmão com espargos cozidos em manteiga.

TERÇA-FEIRA:

  • Café da Manhã: omelete de Ovo, Tomate, Manjericão e queijo de cabra.
  • Almoço: Leite de amêndoa, manteiga de amendoim, cacau em pó e milkshake de estévia.
  • Jantar: almôndegas, queijo cheddar e legumes.

QUARTA-FEIRA:

  • Café da Manhã: Um milkshake cetogênico.
  • Almoço: Salada de camarão com azeite e Abacate.
  • Jantar: Costeletas de porco com queijo parmesão, brócolis e salada.

QUINTA-FEIRA:

  • Café da Manhã: Omelete com Abacate, Salsa, Pimentão, Cebola e especiarias.
  • Almoço: Um punhado de nozes e Aipo com guacamole e Salsa.
  • Jantar: Frango recheado com pesto e cream cheese, além de vegetais.

SEXTA-FEIRA:

SÁBADO:

  • Café da Manhã: Omelete de presunto e queijo com legumes.
  • Almoço: Fatias de presunto e queijo com nozes.
  • Jantar: Peixe branco, Ovo e Espinafre cozido em óleo de coco.

DOMINGO:

  • Café da Manhã: Ovos fritos com bacon e cogumelos.
  • Almoço: Hambúrguer com Salsa, queijo e guacamole.
  • Jantar: Bife e Ovos com salada.

Sempre tente girar os legumes e a carne a longo prazo, pois cada tipo fornece diferentes nutrientes e benefícios para a saúde.

Receita para complementar a dieta:

Ingredientes:

– 1 Copo (200ml) de Amêndoas crua.
– 4 copos de água.

Modo de preparo:

  1. Lave as Amêndoas, deixe de molho de um dia para o outro com a água cobrindo.
  2. Escorra a água que ficou de molho, retire a película (opcional) e bata no liquidificador com os 4 copos de água.
  3. Coe em um pano fino.
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Efeitos colaterais da dieta cetogênica:

  • Embora a dieta cetogênica seja segura para pessoas saudáveis, pode haver alguns efeitos colaterais iniciais enquanto o corpo se adapta.
  • Isto é muitas vezes referido como ceto-gripe – e geralmente termina em poucos dias.
  • O ceto gripe inclui pouca energia e função mental, aumento da fome, problemas de sono , náuseas, desconforto digestivo e diminuição do desempenho no exercício.
  • Para minimizar isso, você pode tentar uma dieta regular com poucos carboidratos nas primeiras semanas. Isso pode ensinar seu corpo a queimar mais gordura antes de eliminar completamente os carboidratos.
  • Uma dieta cetogênica também pode alterar o equilíbrio de água e minerais do seu corpo, portanto, adicionar sal extra às suas refeições ou tomar suplementos minerais pode ajudar.
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Drª. Wanessa Matos Dermatologista formou-se em Medicina na Unicamp e na mesma instituição realizou sua residência em Dermatologia, obtendo o título de especialista. Atua nas áreas de dermatologia clínica, cirúrgica e estética. Além disso, é sócio titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia, com registro no Conselho Regional de Medicina e Associação Médica Brasileira.

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