Clorofila – Alimentos, Benefícios, Para que Serve e Como Usar!

Clorofila – Alimentos, Benefícios, Para que Serve e Como Usar que todos devem conhecer. Além disso, a clorofila foi catalogada como um dos componentes vivos mais poderosos da natureza. Nos últimos anos, muito se falou sobre suas propriedades e a importância de seu consumo. No entanto, ainda há muitas dúvidas sobre sua ação específica no corpo e a maneira como somos beneficiados por ele.

Clorofila: Alimentos, Benefícios, Para que Serve e Como Usar
Clorofila: Alimentos, Benefícios, Para que Serve e Como Usar

Além de participar do processo de fotossíntese de plantas, é conhecida por sua grande variedade de potenciais benefícios à saúde. A integração de maiores quantidades de clorofila na dieta está associada a toda uma série de benefícios.

No entanto, muitas das evidências que demonstram esses possíveis benefícios à saúde são insuficientes e necessitam de mais investigações. Mesmo assim, ao longo deste artigo, vamos descobrir o que é a clorofila, para que serve e seus possíveis benefícios para a saúde.

O que é Clorofila?

É um pigmento que se distingue por fornecer às plantas sua característica cor verde. Este pigmento desempenha um papel essencial na fotossíntese, pois permite que as plantas absorvam a energia da luz e obtenham uma grande parte de seus nutrientes.

Existem dois tipos de clorofilas nas plantas: clorofila a e b. Ambos absorvem luz fortemente na porção mais vermelho e azul do espectro electromagnético e, por outro lado, são mal-absorvido na porção verde, que refletem, produzindo a matiz verde de tecidos que contêm clorofila.

Embora à primeira vista possa parecer que a ela exerce apenas as suas funções no mundo das plantas, contém vitaminas, antioxidantes e nutrientes que podem beneficiar a saúde do nosso corpo.

Uma das principais formas de fornecer clorofila ao organismo é integrar em nossa dieta diária o consumo de vegetais verdes, como o Espinafre. Além disso, existem outras maneiras muito práticas para aumentar a quantidade de clorofila no nosso corpo, como através de suplementos nutricionais.

Estes suplementos estão disponíveis sob a forma de gotas, comprimidos ou cápsulas. A grande maioria destes suplementos nutricionais contém clorofilina, um derivado solúvel em água de clorofila natural que o nosso corpo absorve melhor do que em suas outras formas.

Para que Serve:

Clorofila: Alimentos, Benefícios, Para que Serve e Como Usar
Clorofila: Alimentos, Benefícios, Para que Serve e Como Usar

No corpo humano a ela é necessária para muitas peculiaridades, entre as quais:

  • aumenta as células vermelhas do sangue, traz Ferro para os órgãos e melhora as condições anêmicas:
  • ajuda a purificar o fígado e traz melhora no caso de hepatite;
  • regulariza a menstruação;
  • traz melhora para diabéticos e em casos de asma;
  • melhora a drenagem nasal e diminui o gotejamento nasal;
  • útil para tecidos ulcerativos e hemorroidas;
  • revitaliza o sistema vascular nas pernas e melhora as veias varicosas;
  • melhora a depressão devido ao seu efeito tônico;
  • promove a absorção de Cálcio;
  • traz alívio em caso de colite, gastrite, úlcera.

Características da Clorofila:

Ela tem uma cor verde porque é capaz de absorver a luz violeta, vermelha e azul e refletir o verde. Por esta razão, as folhas e partes macias das plantas apresentam sua típica coloração verde. Sua fórmula química é: C55 H72 O5 N4 Mg.

Da mesma forma, quando o outono chega, em muitas plantas a clorofila se decompõe e as folhas se tornam ocres ou marrons.

Tipos de Clorofila:

Existem basicamente dois tipos:

Clorofila A (C55H72O5N4Mg): É o tipo mais comum de, já que ¾ partes da clorofila verde pertencem a este tipo. Figos, Tomate, Espinafre e folhas de stevia são muito ricos neste tipo de clorofila.

Clorofila B (C55H70O6N4Mg): Menos comum que a clorofila A. Ela ocorre em plantas, algas verdes e outros organismos, como algumas cianobactérias (as clorobactérias). A espirulina e algas são ricos neste tipo.

Os outros tipos são menos frequentes, como clorofila C1 e clorofila C2 que aparecem em algas vermelhas e algas mais primitivas. A clorofila D é ainda mais exclusivo, que aparecem nas cianobactérias ( marinho Acaryochloris ) e algas marinhas

Benefícios da Clorofila Para Saúde:

Clorofila: Alimentos, Benefícios, Para que Serve e Como Usar
Clorofila: Alimentos, Benefícios, Para que Serve e Como Usar

Os seus benefícios não são apenas para as plantas, mas também para nós quando consumimos, especialmente por sua semelhança com o nosso sangue. Abaixo está uma lista dos benefícios para a nossa saúde.

1. Oxigena e Melhora o Sangue:

Graças à semelhança entre o nosso sangue, quando a consumimos, ajuda-nos a oxigenar o sangue e a aumentar a qualidade e a quantidade dos nossos glóbulos vermelhos. Ao melhorar a condição do nosso sangue, estamos melhorando imediatamente a função do nosso coração, bem como de todos os órgãos do corpo.

2. Limpa e Desintoxica:

Ela nos ajuda a fazer uma limpeza profunda e desintoxicação do sangue e do nosso corpo em geral. A clorofila ajuda-nos a eliminar metais pesados ​​como o mercúrio e os resíduos do corpo, porque se liga a eles para removê-los e, se você tiver problemas de cólon, além disso, ela é excelente para limpar e promover uma flora intestinal saudável.

3. É Antioxidante:

Os antioxidantes nos ajudam a eliminar os radicais livres e combater o envelhecimento, além de reduzir a inflamação sistêmica que é a causa de muitas doenças. Tal como acontece com todos os pigmentos verdes, um dos benefícios da clorofila é que tem um grande poder antioxidante.

4. Fortalece o Nosso Sistema Imunológico:

Ao manter nosso corpo oxigenado, é mais difícil para os vírus e bactérias entrarem e prosperarem. É devido a essa contribuição de oxigênio que ela nos dá o que nosso sistema imunológico é fortalecido e preparado para combater infecções e doenças que são produzidas por bactérias, fungos e vírus que atacam nosso corpo.

5. Diminui o Odor Corporal:

Isso mesmo, o consumo diário de clorofila ajuda a reduzir o odor fecal. Mas não só isso, ela é o aliado perfeito para pessoas que têm um mau odor corporal e até mau hálito.

Para ela ajudá-lo com odor corporal, além de consumir alimentos ricos em clorofila, é necessário que você reforce a quantidade que você consome com seus suplementos líquidos que você deve tomar diariamente. Não te desapontará.

6. Melhora a Função do Sistema Digestivo:

Um dos seus benefícios é que ela age principalmente em nosso sistema digestivo, porque além de limpar o cólon, também limpa e protege o estômago, o fígado e a vesícula biliar. Por exemplo, a clorofila quebra as pedras de oxalato de cálcio que são geradas quando temos excesso de ácido e ajuda a eliminá-las.

7. Protege Contra Artrite:

Impede que as bactérias que causam inflamação nos tecidos se reproduzam. Especialmente útil em casos de artrite e fibromialgia.

8. Fortalece Seus Músculos:

É outro dos alimentos que se tornaram básicos na dieta de atletas de alto rendimento devido às suas altas doses de Magnésio. Outros nutrientes essenciais da clorofila são o Cálcio e a Vitamina D, que contribuem para a tonificação e o relaxamento muscular.

9. Previne e Combate a Anemia:

Esta doença é devida a uma baixa presença de glóbulos vermelhos no corpo: Ela aumenta o número destes devido aos seus altos componentes de Ferro.

10. Saciedade e Perda de Peso:

Vários estudos independentes mostraram, ao longo dos anos, que as pessoas (especialmente as mulheres) que tendem a ingerir mais alimentos ricos em clorofila, têm um nível de açúcar no sangue mais controlado, têm uma fome menos intensa e compulsiva e, como resultado, maior facilidade em perder e controlar o peso.

Alimentos Ricos em Clorofila:

Clorofila: Alimentos, Benefícios, Para que Serve e Como Usar
Clorofila: Alimentos, Benefícios, Para que Serve e Como Usar

Para aumentar seu fornecimento, podemos aumentar o consumo de todos os vegetais verdes. Começar uma refeição com verduras de folhas verdes ajuda não só a aumentar a sensação de saciedade e o suprimento de fibras, mas, graças à ela, impede a assimilação de quaisquer substâncias prejudiciais presentes nos alimentos que comemos. Os alimentos verdes que garantem a maior ingestão de clorofila são:

Como Incluí-lo na Dieta:

Uma maneira simples, natural e saudável de incluir mais desse elemento em nossa dieta é incluir muitas frutas e vegetais ricos em clorofila na dieta.

Os alimentos que a contêm incluem naturalmente grama de trigo, Espinafre, Couve, Mostarda, Espirulina, Salsa, brócolis, Aspargos, Repolho verde, chá matcha, feijão Verdes ou Ervilhas, entre muitos outros.

Por outro lado, existem suplementos que variam amplamente em termos de formulação e concentração de clorofila. Alguns destes suplementos são aplicados em formato líquido para serem adicionados à água e bebidas, enquanto outros são comercializados sob a forma de cápsulas.

Esses suplementos geralmente são seguros e não parecem causar sérios efeitos colaterais. No entanto, as pessoas doentes, em tratamento farmacológico ou mulheres grávidas, devem consultar o seu médico antes de tomar suplementos de clorofila.

Contraindicações:

Mantenha o suplemento de clorofila fora do alcance das crianças e não exceda a dose diária recomendada. Na gravidez e aleitamento consulte o seu médico antes de usar. O consumo prolongado pode causar efeitos indesejáveis, tais como coloração amarela escura da língua, urina e fezes verdes ou, em caso de ingestão excessiva, diarreia.

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INFORMAÇÃO DO AUTOR: Wanessa Matos

Drª. Wanessa Matos
Dermatologista formou-se em Medicina na Unicamp e na mesma instituição realizou sua residência em Dermatologia, obtendo o título de especialista. Atua nas áreas de dermatologia clínica, cirúrgica e estética. Além disso, é sócio titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia, com registro no Conselho Regional de Medicina e Associação Médica Brasileira.

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