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Dieta e Nutrição

Os 10 Benefícios da Mandioca Para Saúde 

Os Benefícios da Mandioca Para Saúde são variados, pois, a Mandioca possui uma grande quantidade de nutrientes que são essenciais para saúde geral do corpo. Além disso, A Mandioca trata-se de uma raiz rica em carboidratos, secularmente cultivada e consumida por povos sul-africanos, asiáticos e do continente americano ao lado da batata, do inhame e do cará.

A Mandioca foi e ainda é um dos principais responsável pela nutrição de milhares de pessoas ao redor do mundo. Mandioca tem um sabor mais leve que o da batata e também uma consistência mais mole, mas pode ser usada como substituta em quase todos os pratos onde costumeiramente se usaria a batata.

Valor Nutricional da Mandioca: A Mandioca é altamente rica em calorias e é considerada como a maior fonte de calorias quando comparada com outras raízes e tubérculos. De fato, uma porção de 100 gramas deste tubérculo fornece cerca de 160 calorias. Os açúcares, como a sacarose e amilase, é responsável, principalmente, para o alto teor calórico em Mandioca.

Apesar do baixo teor de gorduras saturadas e de colesterol, este tubérculo contém boas quantidades de fibra dietética, proteínas e vitaminas, como a vitamina A, vitamina C, vitamina E, vitamina K e vitaminas do complexo B, tais como a tiamina, piridoxina (vitamina B-6), niacina , riboflavina, folatos e ácido pantotênico.

É também uma boa fonte de minerais importantes como o cálcio, potássio, magnésio, fósforo, ferro, zinco, cobre, manganês e selênio. A Mandioca é também uma grande fonte de saponinas que têm efeitos antioxidantes, que protegem o corpo contra os efeitos negativos dos radicais livres. Então confira agora Os 10 Benefícios da Mandioca Para Saúde:

Benefícios da Mandioca Promover a Saúde do Coração: Como mencionado acima, os nutrientes na Mandioca ajuda na redução do colesterol e hipertensão, duas principais condições que podem afetar a saúde do seu coração. Assim, mantendo um controle sobre estes dois fatores, a Mandioca pode ajudar a reduzir os seus riscos de desenvolver ataques cardíacos e doenças cardíacas.

A Mandioca é uma boa fonte de fitoquímicos conhecidos como saponinas que podem ajudar na redução dos níveis de colesterol ruim em sua corrente sanguínea. Eles ligam-se aos ácidos biliares e colesterol, impedindo-os de serem absorvidos no intestino delgado. De acordo com estudos, o alto teor de fibra dietética na Mandioca também é útil para diminuir significativamente os níveis de colesterol total, lipoproteína de baixa densidade (LDL) de colesterol (colesterol mau) e triglicerídeos.

Benefícios da Mandioca Para Ganho de Peso Saudável: Embora a Mandioca é rica em calorias, também é baixa em gordura saturada e colesterol. É uma boa fonte de fibra dietética, que oferece vários benefícios à saúde, incluindo a perda de peso. Comer Mandioca em quantidades moderadas pode fazer você se sentir mais completo por longas horas, além de fornecer a seu corpo os nutrientes essenciais.

Quando você se sentir completo, você evita a necessidade de lanches frequentes e excessivos. Assim como muitas pessoas desejam ter um corpo magro, há outros, especialmente os de baixo peso que desejam ganhar algum peso. Para eles, comer Mandioca é uma maneira de conseguir o ganho de peso saudável. O alto teor de carboidratos na Mandioca ajuda a adicionar calorias à sua dieta sem acrescentar os efeitos insalubres de colesterol ou gorduras saturadas.

Benefícios da Mandioca Para Prevenir Defeitos de Nascença em Bebês: Durante a gravidez, os médicos prescrevem ácido fólico para as mães que esperam filho. Isto porque o ácido fólico desempenha um papel importante no desenvolvimento do tubo neural do feto. O tubo neural que se forma na terceira ou quarta semana da gravidez é a parte que se desenvolve para o cérebro e na medula espinal. A Mandioca contém boas quantidades de ácido fólico e, portanto, seu consumo por mulheres grávidas pode reduzir o risco de defeitos do tubo neural no feto.

Benefícios da Mandioca Para Aumentar a Saúde Digestiva: A elevada quantidade de fibra dietética é uma das muitas razões que tornam Mandioca extremamente saudável. Uma dieta rica em fibras é conhecido não só para melhorar a sua saúde, mas também na prevenção de muitas doenças graves. Além de diminuir os níveis de colesterol e de açúcar no sangue, as fibras também ajudam a promover a digestão.

As fibras adicionam volume às fezes, o que ajuda na passagem fácil de resíduos através do trato digestivo, eliminando assim muitos distúrbios digestivos como prisão de ventre, dor abdominal, inchaço e até mesmo câncer colorretal. A Mandioca é rica em proteínas e é uma grande fonte de proteínas para vegetarianos.

Como todos sabemos, as proteínas são os blocos de construção da vida que executam uma vasta gama de funções necessárias para manter a saúde em geral e para sustentar a vida. A adição de Mandioca a sua dieta regular garante que os vários processos corporais, como o crescimento, o desenvolvimento muscular, cura, etc, seja de uma forma normal e saudável.

Benefícios da Mandioca Para Melhorar os Níveis de Energia: A Mandioca é uma fonte rica em açúcares simples, como sacarose e amilase que são quebradas para liberar energia. Incorporar este tubérculo em sua dieta pode torná-lo ativo, fornecendo grandes quantidades de energia que vai durar todo o dia.

Benefícios da Mandioca Para Manter os Ossos Fortes e Saudáveis: A Mandioca é uma rica fonte de vitamina K e minerais, como o cálcio, potássio, magnésio e fósforo, os quais desempenham papéis importantes no crescimento e desenvolvimento saudável dos ossos.

Um dos problemas que muitas pessoas podem ter de lidar com a idade é a diminuição da densidade mineral óssea, resultando em condições como fraqueza, osteoporose, osteoartrite e falta de flexibilidade. O consumo regular de Mandioca pode ajudar a fortalecer os ossos e na prevenção dos problemas relacionados com osso acima mencionados.

Benefícios da Mandioca Para o Sistema Nervoso: O elevado nível de vitamina K na Mandioca é benéfico para a manutenção da boa saúde do sistema nervoso. Verificou-se que a vitamina K pode ajudar na estimulação da atividade neuronal do cérebro, reduzindo assim os riscos de desenvolvimento da doença de Alzheimer.

A vitamina K impede a estagnação mental, mantendo as vias neurais ativas e empenhadas. Ele também funciona como um poderoso antioxidante que pode lutar contra os radicais livres perigosos e prevenir o estresse oxidativo nas células do cérebro.

Benefícios da Mandioca Para os Diabéticos: A Mandioca tem relativamente um baixo índice glicêmico (46) e, portanto, é considerado como uma escolha de alimentos mais saudáveis do que outros tipos de amidos para as pessoas que sofrem de diabetes.

Alimentos com baixo índice glicêmico são recomendados para diabéticos, pois não causam picos consideráveis nos níveis de glicose no sangue. Vários estudos indicam que as pessoas que comem Mandioca regularmente também têm um baixo risco de desenvolver diabetes.

Benefícios da Mandioca Para Ajudar no Tratamento do Câncer: Os estudos indicam que a Mandioca contém um cianogena conhecido como linamarina que produz o ácido cianídrico. Esta propriedade de Mandioca foi encontrada para destruir as células cancerosas e, portanto, tem o potencial de ser utilizado no tratamento de vários tipos de câncer.

Malefícios da Mandioca: Como mencionado anteriormente, a Mandioca contém pequenas quantidades de cianeto e, portanto, não devem ser comida crua. Comer Mandioca crua é susceptível a náusea, dor abdominal, e até mesmo a morte. O nível de cianeto é encontrado muito mais elevado na pele da Mandioca, quando comparado com o resto da planta. Pelar o vegetal e cozinhá-lo corretamente pode ajudar a se livrar da toxicidade.

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