Os 6 Super Alimentos Ricos em Vitamina D!

Os 6 Super Alimentos Ricos em Vitamina D que é preciso conhecer, dentre os alimentos ricos e vitamina D temos: o salmão, ovo, suco de laranja, leite, queijos e a sardinha. A vitamina D é um tipo de nutriente que o corpo produz quando a pele de uma pessoa tem exposição à luz solar direta.

As pessoas também podem consumir vitamina D, mas não está presente naturalmente em muitos alimentos. Altas quantidades de vitamina D estão presentes em peixes oleosos e em certos tipos de cogumelos.

alimentos ricos em vitamina d
alimentos ricos em vitamina d

A vitamina D desempenha um papel importante na saúde óssea, bem como na função imune, nervosa e muscular. Além disso, pode desempenhar um papel na proteção contra câncer, doenças cardíacas, derrame, diabetes, doenças auto-imunes e depressão. A maioria das crianças e adultos (de 1 a 70 anos) precisa de 600 UI de vitamina D por dia, embora os adultos mais velhos precisem de um pouco mais.

O que é vitamina D?

A vitamina D é uma vitamina lipossolúvel que ajuda principalmente a absorção de cálcio, promovendo o crescimento e a mineralização dos ossos. Também está envolvido em várias funções do sistema imunológico, digestivo, circulatório e nervoso.

Pesquisas recentes sugerem que a vitamina D pode ajudar a prevenir uma variedade de doenças, como depressão, diabetes, câncer e doenças cardíacas. No entanto, a relação da vitamina D com essas condições ainda é pouco conhecida.

Quais os Alimentos Ricos em Vitamina D?

Salmão:

Os óleos de peixe contêm vitamina D, por isso faz sentido que peixes gordurosos como salmão sejam bons para obter vitamina D. Três onças de salmão rosa fresco têm 370 UI e três onças de salmão em conserva têm quase 800 UI de vitamina D.

O salmão também é uma excelente fonte de ácidos graxos ômega-3, proteínas e um antioxidante chamado taraxantina.

Leite:

O leite não é naturalmente uma boa fonte de vitamina D, mas é necessário ser enriquecido com vitamina D. Um copo de leite tem cerca de 125 UI de vitamina D. O leite também é uma boa fonte de cálcio, potássio e proteína.

Ovos:

A vitamina D é encontrada nas gemas, fazer ovos inteiros é uma boa maneira de adicionar um pouco de vitamina D à sua dieta. Cada gema de ovo tem cerca de 40 UI de vitamina D, portanto, comer dois ovos contribui com 80 UI para a ingestão diária. Os ovos também são uma excelente fonte de proteína e luteína. Um ovo tem cerca de 70 calorias.

Suco de Laranja:

Cerca de 75% das pessoas em todo o mundo são intolerantes à lactose e outros 2 a 3% têm alergia ao leite.

Por esse motivo, alguns países fortalecem o suco de laranja com vitamina D e outros nutrientes, como o cálcio.

Uma xícara (237 ml) de suco de laranja fortificado com café da manhã pode começar o seu dia com até 100 UI de vitamina D, ou 12% da DV.

Queijos:

Uma fatia de queijo suíço contém cerca de 6 IUs, é menos processada e contém menos sódio do que o queijo americano. Um copo de ricota oferece 25 IUs, mas deve ser consumida com moderação, pois também possui gordura.

Sardinha:

Outro alimento enlatado que pode ser uma opção para uma dieta mais rica em vitamina D é a sardinha. Duas latas destes pequenos peixes oferecem 46 IUs, que representam cerca de 13% do valor recomendado diariamente.

Deficiência de Vitamina D?

Embora o corpo possa criar vitamina D, uma deficiência pode ocorrer por vários motivos. Pele mais escura, por exemplo, e filtro solar, reduzem a capacidade do corpo de absorver os raios da radiação ultravioleta B (UVB) do sol. Absorver a luz solar é essencial para a pele produzir vitamina D.

Um protetor solar com fator de proteção solar (FPS) de 30 pode reduzir a capacidade do corpo de sintetizar a vitamina em 95% ou mais . Cobrir a pele com roupas também pode inibir a produção de vitamina D.

as pessoas que vivem nas latitudes do norte ou em áreas de alta poluição, trabalham no turno da noite ou estão localizadas em casa devem procurar consumir vitamina D de fontes alimentares sempre que possível.

Amamentação: Os bebês que amamentam exclusivamente precisam de um suplemento de vitamina D, principalmente se tiverem pele escura ou exposição solar mínima. A Academia Americana de Pediatria recomenda que todas as crianças amamentadas recebam 400 unidades internacionais (UI) por dia de vitamina D. Os sintomas de deficiência de vitamina D podem incluir:

  • doença ou infecção regular;
  • fadiga;
  • dores nos ossos e nas costas;
  • humor baixo;
  • diminuição da cicatrização;
  • perda de cabelo;
  • dor muscular.
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