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Vitamina K1 – O que é, Benefícios, Alimentos e Deficiências!

Vitamina K1 – O que é, Benefícios, Alimentos e Deficiências!

Revisado por

Drª. Valeria Carneiro Graduada em Ginecologia e Obstetrícia!

Especialista do Dicas de Saúde

Vitamina K1 – O que é, Benefícios, Alimentos e Deficiências!
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Vitamina K1 – O que é, Benefícios, Alimentos e Deficiências que muitos desconhecem. Além disso,  a Vitamina K1 é freqüentemente chamada de filoquinona. É uma vitamina lipossolúvel que é estável ao ar e à umidade, mas se decompõe à luz do sol. É encontrado naturalmente em uma ampla variedade de plantas verdes. A Vitamina K1 é também um antídoto para o coumatetralilo. A vitamina K1 é necessária para a modificação pós-traducional de certas proteínas, a maioria necessária para a coagulação do sangue. Confira agora, Vitamina K1 – O que é, Benefícios, Alimentos e Deficiências:

vitamina k1

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O que é Vitamina K1?

A vitamina K é um grupo de vitaminas lipossolúveis que compartilham estruturas químicas semelhantes. A vitamina K foi acidentalmente descoberta nas décadas de 1920 e 1930, após dietas restritas em animais levarem a sangramento excessivo.

Embora existam vários tipos diferentes de vitamina K, os dois mais encontrados na dieta humana são a vitamina K1 e a vitamina K2. A vitamina K1, também chamada de filoquinona, é encontrada principalmente em alimentos vegetais, como vegetais verdes folhosos. Ela representa cerca de 75% a 90% de toda a vitamina K consumida pelos seres humanos .

A vitamina K2 é encontrada em alimentos fermentados e produtos de origem animal, e também é produzida pelas bactérias intestinais. Tem vários subtipos chamados menaquinones (MKs) que são nomeados pelo comprimento de sua cadeia lateral. Eles variam de MK-4 a MK-13.

Para que Serve:

A vitamina K1 previne o sangramento através da cascata de coagulação do sangue. A função mais conhecida da vitamina K1 em animais é como agente de coagulação do sangue no fígado, onde forma fatores de coagulação do sangue, como a protrombina (II), VII, IX e X.

De maneira geral, podemos dizer que a vitamina K é considerada essencial porque, sem ela, temos uma dificuldade muito grande em realizar funções básicas. Uma delas é a coagulação sanguínea, ou seja, a proteção quando há algum dano em nossas artérias. Sem a coagulação, nos tornamos propensos à doenças e infecções, além de adquirirmos dificuldade para transportar oxigênio ao coração. E esse é um dos motivos pelo qual a vitamina K é fortemente associada à saúde cardíaca.

Além disso, essa vitamina tem outras funções mais específicas, como dosar a proteína e o cálcio presente no organismo, gerando benefícios incríveis que iremos citar mais abaixo. Por fim, temos que lembrar que uma boa coagulação também pode agir em diversos outros órgãos além do coração. Um bom exemplo é frear o excesso de menstruação e até mesmo diminuir o risco de hemorragias.

Todas essas funções da vitamina K nos mostram o quanto ela é essencial e o quanto sua deficiência pode ser arriscada para nossa saúde de forma geral. Vamos entender um pouco mais sobre os seus benefícios.

Benefícios da Vitamina K1:

1. Coagulação do Sangue:

Várias proteínas envolvidas na coagulação do sangue dependem da vitamina K para realizar seu trabalho. Coagulação sanguínea pode soar como uma coisa ruim, e às vezes é. No entanto, sem isso, você pode sangrar excessivamente e acabar morrendo de uma pequena lesão.

Algumas pessoas têm distúrbios de coagulação do sangue e tomam uma medicação chamada varfarina para evitar que o sangue coagule muito facilmente. Se você tomar este medicamento, você deve manter sua ingestão de vitamina K consistente devido aos seus efeitos poderosos sobre a coagulação do sangue.

Vitamina K1

Vitamina K1

Embora a maior parte da atenção nesta área se concentre em fontes alimentares de vitamina K1, também pode ser importante monitorar a ingestão de vitamina K2. Um estudo mostrou que uma dose única de natto rica em vitamina K2 alterou as medidas de coagulação sanguínea por até quatro dias. Este foi um efeito muito maior do que os alimentos ricos em vitamina K1. Portanto, é provavelmente uma boa ideia monitorar os alimentos ricos em vitamina K1, bem como a vitamina K2, se você estiver usando medicação anticoagulante.

2. Melhora Saúde Óssea:

Muitos especialistas acreditam que a vitamina K ativa proteínas necessárias para o crescimento e desenvolvimento ósseo. Vários estudos observacionais correlacionaram baixos níveis de vitamina K1 e K2 com maior risco de fraturas ósseas, embora esses estudos não sejam tão bons em provar causas e efeitos como estudos controlados.

A maioria dos estudos controlados que examinam os efeitos dos suplementos de vitamina K1 na perda óssea tem sido inconclusiva e apresenta pouco benefício. No entanto, uma revisão de estudos controlados concluiu que a suplementação de vitamina K2 como MK-4 reduziu significativamente o risco de fraturas ósseas. No entanto, desde esta revisão, vários grandes estudos controlados não mostraram efeito.

No geral, os estudos disponíveis têm sido um pouco inconsistentes, mas a evidência atual foi convincente o suficiente para a Autoridade Europeia de Segurança Alimentar concluir que a vitamina K está diretamente envolvida na manutenção da saúde óssea normal. Mais estudos de alta qualidade e controlados são necessários para investigar melhor os efeitos da vitamina K1 e K2 na saúde óssea e determinar se há diferenças reais entre os dois.

3. Melhora Saúde Cardíaca:

Além da coagulação do sangue e da saúde dos ossos, a vitamina K também parece desempenhar um papel importante na prevenção de doenças cardíacas. A vitamina K ativa uma proteína que ajuda a impedir o depósito de cálcio nas artérias. Esses depósitos de cálcio contribuem para o desenvolvimento da placa, portanto, não é surpreendente que sejam um forte preditor de doença cardíaca.

Vários estudos observacionais sugeriram que a vitamina K2 é melhor que a K1 na redução desses depósitos de cálcio e na redução do risco de doença cardíaca. No entanto, estudos controlados de maior qualidade mostraram que os suplementos de vitamina K1 e vitamina K2 (especificamente MK-7) melhoram várias medidas de saúde do coração.

Benefícios da Vitamina K1

Benefícios da Vitamina K1

No entanto, mais estudos são necessários para provar que a suplementação com vitamina K na verdade provoca essas melhorias na saúde do coração. Além disso, mais pesquisas são necessárias para determinar se o K2 é realmente melhor para a saúde do coração do que o K1.

4. Trata Diabetes:

Embora seja sabido que existem níveis elevados de vitamina K no pâncreas, a deficiência em vitamina K resulta na liberação excessiva de insulina e reduz a depuração de glicose do sangue em ratos. Recentemente, um estudo controlado por placebo (LOE = A) mostrou que o uso de 30 mg de suplementação de vitamina K2 aumentou a sensibilidade à insulina em homens jovens saudáveis ​​através do metabolismo da osteocalcina.

Vitamina K1 500  μ g / dia durante 36 meses de resistência melhorada à insulina (HOMA significativamente inferior-IR) em homens, mas não nas mulheres. Aumento da ingestão de vitamina K1 em um estudo de coorte (LOE = B) foi mostrado para diminuir o risco de desenvolver diabetes em 51%. Uma revisão recente sugere que a suplementação de vitamina K pode ser usada como uma nova terapia adjuvante para melhorar o controle glicêmico e a qualidade de vida.

5. Melhora Saúde Cognitiva:

O aumento dos níveis sanguíneos de vitamina K tem sido associado à melhora da memória episódica em adultos mais velhos. Em um estudo, indivíduos saudáveis ​​com idade acima de 70 anos e com níveis sanguíneos mais elevados de vitamina K1 tiveram o maior desempenho de memória episódica verbal.

6. Impulsiona a Função do Cérebro:

A vitamina K1 desempenha um papel importante no sistema nervoso e também é acreditado para apoiar a função cerebral saudável. Está envolvida no metabolismo dos esfingolípidos, uma classe de compostos encontrados nas membranas das células cerebrais que controlam o comportamento motor e cognitivo.

Também possui propriedades anti-inflamatórias e ajuda a proteger o cérebro contra o estresse oxidativo causado por danos causados ​​pelos radicais livres. O estresse oxidativo pode danificar as células e pode até levar ao desenvolvimento de condições como a doença de Alzheimer e a doença de Parkinson.

7. Melhora a Sensibilidade à Insulina:

A insulina é o hormônio responsável pelo transporte de açúcar da corrente sanguínea para os tecidos, onde pode ser usado como energia. Quando você tem uma dieta rica em açúcar e carboidratos, seu corpo tenta produzir mais e mais insulina para manter-se. Infelizmente, a manutenção de altos níveis de insulina pode levar a uma condição chamada resistência à insulina , que diminui sua eficácia e resulta em açúcar elevado no sangue.

8. Combate ao Câncer:

Algumas evidências descobriram que a vitamina K pode ajudar a matar as células cancerígenas e pode até reduzir o risco de câncer. Em um estudo do Departamento de Medicina da Divisão de Medicina Interna Geral da Universidade de Toronto, 440 mulheres na pós-menopausa com ossos enfraquecidos foram suplementadas com vitamina K1 por dois anos. Curiosamente, tomar vitamina K1 foi associado a uma redução de 75% na incidência de câncer.

9. Acidente Vascular Encefálico.:

Pesquisas populacionais sugerem que a ingestão de vitamina K1 pode está associada a um risco reduzido de derrame.

10. Tratar a Diabetes:

A forma da vitamina K conhecida como vitamina K1 pode diminuir os níveis de açúcar no sangue. Se você tem diabetes e toma vitamina K1, monitore seus níveis de açúcar no sangue de perto.

Alimentos Ricos em Vitamina K1:

Esta vitamina essencial é encontrada principalmente em vegetais verdes, frutas, alimentos fermentados e produtos de origem animal, o que torna mais fácil atender às suas necessidades através de uma dieta saudável e bem equilibrada. Veja aqui Os Alimentos Ricos em Vitamina K1:

  • Repolho;
  • Couve;
  • Brócolis;
  • Pepinos;
  • Couve de Bruxelas;
  • Espinafre;
  • Espargos cozidos;
  • Ameixas;
  • Feijão;
  • Iogurte;
  • Maionese;
  • Margarina;
  • Cebolinha;
  • Ervas (secas e frescas);
  • Espargos;
  • Óleos Vegetais;
  • Cereais Fortificados.

Tabela de Alimentos Ricos em Vitamina K1:

A tabela a seguir traz a quantidade de vitamina K1 contida nos seus principais alimentos:

ALIMENTOS VITAMINA K1
(100 g)
Banana0,7
Pera3,8
Morango2,3
Uva16,1
Suco de Abacaxi0,3
Chá Preto262
Repolho145
Brócolis Cru102
Cenoura Crua8,3
Pepino S/Pele2,6
Batata Cozida2,9
Óleo de Soja193
Pão Francês0,6
Abacate21
Alface Romana103
Cebola0,3
Manteiga10
Maionese41
Frango Frito 4,5
Presunto<0,01

Precauções e Advertências:

Gravidez e Amamentação:

Quando administrada diariamente a quantidade recomendada, a vitamina K é considerada segura para mulheres grávidas e a amamentar. Não use quantidades maiores sem o conselho do seu profissional de saúde.

Crianças:

vitamina K1 é provavelmente segura para crianças quando ingeridas por via oral ou injetadas no corpo de forma adequada.

Doença Renal:

Demasiada vitamina K1 pode ser prejudicial se estiver a receber tratamentos de diálise devido a doença renal.

Doença Hepática:

A vitamina K1 não é eficaz no tratamento de problemas de coagulação causados ​​por doença hepática grave. De fato, altas doses de vitamina K podem piorar os problemas de coagulação nessas pessoas.

Secreção Biliar Reduzida:

para que serve vitamina k

para que serve vitamina k

Pessoas com secreção biliar diminuída que estão tomando vitamina K1 podem precisar tomar sais biliares suplementares juntamente com vitamina K para garantir a absorção de vitamina K.

Sintomas de Deficiência de Vitamina K1:

A vitamina K1 é um fator essencial para os seres humanos, uma vez que é responsável para o bom funcionamento das proteínas contidas no corpo. A deficiência de vitamina K1 é muito rara porque, em indivíduos saudáveis, é produzida pela flora bacteriana intestinal. No entanto, em casos em que havia uma verdadeira falta de vitamina K , o corpo pode reagir com os sintomas, tais como hemorragia nasal ou sangramento excessivo e redução da densidade óssea, resultando em risco de fracturas e fragilidades , devido ao papel importante que desempenha na produção de proteínas como a osteocalcina.

Outros sintomas relativamente mais leves podem ser fadiga, sono agitado, náusea, colite . As crianças estão particularmente em risco de deficiência de vitamina K nos primeiros dias de suas vidas e manifestar sintomas como anemia hemolítica, icterícia, síndrome hemorrágica.

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Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

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