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Curcumina – o que é, propriedades, benefícios e efeitos colaterais!

Curcumina

A curcumina é um aditivo alimentar colorido amarelo-alaranjado, rotulado com as iniciais E100. A raiz da cúrcuma é particularmente usada na culinária indiana e asiática para preparar caril e vários molhos típicos locais, enquanto na medicina ayurvédica, graças ao conteúdo de curcumina, ela tem sido usada por muitos séculos para o tratamento de uma ampla variedade de transtornos.

curcumina
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O que é curcumina?

Na medicina natural, a cúrcuma é frequentemente usada para tratar, por exemplo, tosse, gota, problemas no fígado e inflamação. Mesmo na pesquisa médica, o tempero entrou em foco por causa de seus potenciais benefícios para a saúde.

A substância natural curcumina, que é usada ativamente como corante e faz parte da raiz do açafrão-da-índia, tem propriedades antiinflamatórias, antioxidantes e imunomoduladoras. Acredita-se que a curcumina também ajuda a parar o desenvolvimento ativo de doenças neurodegenerativas na velhice: entre os povos da Índia que consomem caril (a cúrcuma é parte desse tempero), a doença de Alzheimer é menos comum.

Propriedades da curcumina:

Devido às suas propriedades benéficas e curativas, a cúrcuma é tradicionalmente usada tanto na medicina ayurvédica como na medicina tradicional chinesa, em particular é usada como um suplemento alimentar natural para a capacidade de neutralizar processos inflamatórios no corpo.

A planta tem sido sempre conhecido para o acção purificadora, colerético ( estimulando a produção de bílis do fígado ) e cholagogue (que favorece o esvaziamento da vesícula biliar, aumentando a influxo de bílis no duodeno e prevenir a formação de cálculos biliares ), é um hepatoprotector, estimulante do trato biliar, antioxidante, sangue mais fino.

Aplicações de curcumina:

Em suma, os destinos mais frequentes da curcumina são:

  • Suplemento dietético ou reforço dietético;
  • Aditivo alimentar ou cosmético;
  • Aromatizantes para alimentos, como bebidas com sabor de cúrcuma, particularmente comuns no Japão.

As vendas anuais da especiaria aumentaram especialmente desde 2012, graças ao aumento da popularidade como suplemento dietético (suplemento alimentar). Além disso, é cada vez mais comum em cosméticos para cuidados com a pele baseados em “ingredientes naturais”.

Benefícios da curcumina para saúde:

1. Melhora a memória:

Estudos realizados em populações asiáticas mostraram que as pessoas que consomem constantemente curcumina têm taxas mais altas nos testes cognitivos em comparação com aqueles que não consomem a especiaria. Além disso, ela remove os depósitos de colesterol (placas) nos vasos cerebrais, prevenindo ou retardando a progressão da doença de Alzheimer.

2. Benéfica para saúde do coração:

Os cientistas dizem que o consumo regular de cúrcuma tem um efeito benéfico no trabalho do músculo cardíaco. Há evidências, por exemplo, de que antioxidantes e compostos anti-inflamatórios na especiaria podem proteger uma pessoa contra uma série de doenças cardíacas, incluindo cardiomiopatia diabética e arritmia.

3. Combate alguns tipos de câncer:

Vários estudos sugerem que a curcumina pode ter o potencial de combater alguns tipos de câncer. Embora a maioria dos estudos tenha sido feita in vitro, os cientistas dizem que a substância retarda a atividade de células patogênicas associadas com câncer de pele, câncer de próstata e câncer de mama.

4. Alivia dor da osteoartrite:

Qualquer médico irá dizer-lhe que a osteoartrite, uma das doenças mais comuns das articulações, é uma doença multifatorial que se desenvolveu ao longo de décadas e requer não só o alívio dos sintomas, mas também a preservação da estrutura articular. Contudo, estudos mostram que o potencial da curcumina  em termos de redução dos sintomas da osteoartrite é extremamente alto.

5. Combate os radicais livres:

Simplificando, os radicais livres são moléculas altamente radioativas com elétrons desemparelhados que se agarram a moléculas estáveis ​​e roubam os elétrons. Quando isso acontece, a molécula se torna instável também, o que danifica as células saudáveis ​​e pode resultar em doenças.

Antioxidantes neutralizam os radicais livres e os estabilizam. Além disso, a curcumina em açafrão é cheia de antioxidantes e ajuda a estimular os antioxidantes do corpo para combater os radicais livres causadores de doenças.

benefícios da curcumina
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6. Ajuda na perda de peso:

A curcumina atua em um nível profundo, neutralizando a inflamação crônica de baixo nível (ou de baixo grau), também causada pela obesidade, e o ponto de partida de patologias como diabetes tipo 2, alterações ateroscleróticas, resistência à insulina e depressão.

Açafrão, então, ajuda a perder peso porque diminui a sensação de fome graças à estimulação da leptina, uma molécula produzida pelo tecido adiposo que regula a sensação de saciedade.

Efeitos colaterais da curcumina:

Embora a curcumina e a cúrcuma sejam reconhecidas como seguras, uma pesquisa em humanos testou a ausência de efeitos colaterais de até um consumo de 8-12 g por dia de açafrão em pó, por isso, não recomendamos exceder o consumo de 3-4 colheres de chá por dia da especiaria.

Além disso, devido aos seus efeitos diretos no fígado, a cúrcuma é contra-indicada: Nos cálculos e estase biliar; Em pacientes com parâmetros alterados de coagulação e tratamento com anticoagulantes (aspirina, ibuprofeno, heparina e varfarina); Em indivíduos que tomam insulina ou análogos.

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1 comentário

  • […] curcumina, o principal polifenol antioxidante desse tempero de raiz, também é repleto de propriedades […]

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