Os 10 Benefícios do Pequi Para Saúde

Revisado por

Nutrição e Educação Física pela UFT

Especialista do Dicas de Saúde

Os 10 Benefícios do Pequi Para Saúde
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Os benefícios do pequi para saúde são diversos, vamos detalhar cada um mais na frente. mas antes disso, vamos entender o que e pequi mesmo. O Pequi ou Souari Nut (Caryocar brasiliense) é uma fruta brasileira, de cor amarela, e tem um cheiro e sabor forte. Fruto de Pequi é uma refeição muito popular em goiás e minas gerais, e pode ser comido sozinho ou com outros alimentos.

O Pequi é tão popular porque é uma árvore resistente que é facilmente polinizada por morcegos e é localmente acessível. Não há muito mercado internacional para o pequi, mas nós brasileiros adoramos. Certos países importam pequenas quantidades para lojas especializadas em polpas. O Pequi pode ser misturado muito bem com frango e outras proteínas.

Pequi Como a maioria das frutas, o Pequi é uma boa fonte de fibras, como: Vitamina A, carotenoides, ácidos graxos monoinsaturados, entre eles o ácido linoleico e oleico. Podem ser encontrados também ácidos esteárico e palmítico. Além disso, O Pequi ocupa um papel importante na cultura dos povos indígenas da região do Cerrado do Brasil. Como a semente leva um longo tempo para germinar, a colheita tem de ser feito de forma sustentável, com árvores de substituição cuidadosamente plantadas para manter o fornecimento.

Benefícios do Pequi Para Saúde:

Benefícios do Pequi Para o Coração: O Pequi possui valores elevados de ácidos monoinsaturados, os mesmos encontrados nas azeitonas, e compostos orgânicos, assim ajudam na diminuição das taxas de colesterol no sangue e proteger o coração. Compostos como oleico, ácido esteárico e linoleico podem ser encontrados no Pequi, consequentemente, melhoram a oxigenação do organismo, significado assim menos colesterol acumulado nas paredes das artérias e vasos sanguíneos.

Benefícios do Pequi para Pressão Sanguínea: A mistura de vitaminas e minerais, incluindo o Potássio, bem como os efeitos anti-inflamatórios dos ácidos dos ácidos naturais podem ajudar a aliviar a tensão sobre vasos sanguíneos e também relaxá-los. Ocasionando assim, um aumento do fluxo sanguíneo e alivio de pressão sobre o coração.

Benefícios do Pequi Para Articulação e Dor Muscular: Estudos orientados sobre a inclusão do Pequi na dieta do atletas verificou que a inflamação geral das articulações e músculos que, normalmente são constatado após os exercícios, foi reduzida. Isto poderia ser benéfico para pessoas que sofrem com artrite e condições inflamatórias.

Benefícios do Pequi para Visão: A Vitamina A pode ser encontrada em grandes quantidades no Pequi. Beta-caroteno é um dos derivados da vitamina A. Portanto, o teor de carotenoides do pequi atuam como antioxidantes, especificamente nas células oculares. Isto quer dizer que consumindo pequi você pode melhorar a visão e impedir a degeneração macular e também a cataratas causadas, comumente, por radicais livres.

Pequi Possuir Agentes anti-inflamatórios: Um estudo realizado em atletas exclusivamente com a dieta de Pequi, constatou-se que a inflamação geral das articulações e músculos foram reduzidas após os treinamentos. Isso é potencialmente explicado pelos altos níveis de compostos anti-inflamatórios encontrado no Pequi. Isso poderia ser uma solução natural para as pessoas que sofrem de artrite e outras condições inflamatórias.

Benefícios do Pequi para Pele e Cabelo: Muitos dos óleos essenciais extraído das sementes do fruto é, geralmente, incluído em xampus e hidratantes tradicionais no Brasil. Mas não só isto, o grande teor de tecoferol e Vitamina A significa que a pele e o cabelo são protegidos devido as propriedades antioxidantes destes compostos. Quando consumido, o pequi pode manter sua pele afastada de manchas, assim como melhora a cicatrização. Também garante mais brilho para sua pele e preveni sinais de envelhecimento prematuro. O Pequi tem sido usado para tratamento de lesões de pele e eczema.

Pequi Benefícios do Pequi para Digestão: A fibra é presente na maioria das frutas e legumes, no Pequi não é exceção. Os altos teores de fibras ajudam a melhorar a saúde digestiva, reduzindo também a ocorrência de Prisão de ventre, inchaço, diarreia e cólicas. Estas fibras também ajudam a eliminar o excesso de colesterol ruim de seu corpo.

Benefícios do Óleo de Pequi Para os Cabelos: Você encontra facilmente o óleo de Pequi em lojas de cosméticos. Ele é muito procurado para tratar cabelos danificados e para fortalecimento. além de ajuda a diminui o frizz e deixa os fios hidratados, possui ação anti-inflamatória diminui irritações no couro cabeludo, Se aplicado duas horas antes do banho o resultado será um cabelo macio e controlado, Ao misturar o óleo de pequi no xampu você terá uma hidratação continua e irá reduzir os cabelos fracos e quebradiços, além de Reduz os danos causados pelo sol e elimina o aspecto ressecado do cabelo

Outros Benefícios do Pequi Para saúde

  • O Pequi pode também ajudar na cicatrização da pele, no tratamento de lesões cutâneas e eczemas, além de trazer mais viço a epiderme e brilho aos cabelos,
  • As drogas utilizadas no tratamento tradicional do câncer atacam as células de forma violenta, devido a seus efeitos colaterais. Pesquisas científicas recentes, coordenadas pelo Professor César Koppe da UnB, mostraram que o Pequi protege essas células da agressão dos quimioterápicos.

Cuidado com os espinhos do Pequi: Vá com calma quando for experimentá-la pela primeira vez. Ela não deve ser mordida, porque é um verdadeiro campo minado. Não é a toa que Pequi, em tupi-guarani significa “fruto com espinho na semente”. Para quem nunca provou pequi, tem vontade de conhecer seu sabor, mas, não quer sair com a língua carregada de espinhos, existe em São Paulo, e provavelmente em outras grandes capitais, sua versão em lascas, já em conserva, e também licores e sucos.

A não tão inofensiva frutinha também é conhecida por Pequi, piquiá-bravo, amêndoa de espinho (bem providencial esse nome), grão de cavalo, entre outros, dependendo da região.
Um alento aos apreciadores do pequi é que em breve poderá ser apreciado o fruto sem os indesejáveis espinhos.

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Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

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Alan Costa

Sou nutricionista e Personal Trainer. Me formei pela Universidade Federal do Tocantins em 2002, com registro profissional no CRN-4 nº 1509723, tenho especialização em Nutrição Esportiva, Treinamento Físico e treinos Curto de alta intensidade.

Um comentário em “Os 10 Benefícios do Pequi Para Saúde

  • Já estava na hora de valorizar essa fruta que faz parte do nosso cultura alimentar

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