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Vitamina B1 – O que é, Benefícios e Efeitos Colaterais

Vitamina B1 – O que é, Benefícios e Efeitos Colaterais

Revisado por

Graduado em Ciências da Nutrição!

Especialista do Dicas de Saúde

Vitamina B1 – O que é, Benefícios e Efeitos Colaterais
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A vitamina B1, tiamina ou tiamina, permite que o corpo use carboidratos como energia. É essencial para o metabolismo da glicose e desempenha um papel fundamental nas funções nervosas, musculares e cardíacas.

O que é Vitamina B1:

A tiamina é uma vitamina, também chamada vitamina B1. A vitamina B1 é encontrada em muitos alimentos, incluindo levedura, cereais, feijão, nozes e carne. É frequentemente utilizado em combinação com outras vitaminas do complexo B e encontrado em muitos produtos do complexo da vitamina B.

vitamina B1

Benefícios da Vitamina B1:

A vitamina B1, ou tiamina, ajuda a prevenir complicações no sistema nervoso, cérebro, músculos, coração, estômago e intestinos.

Também está envolvido no fluxo de eletrólitos para dentro e para fora das células musculares e nervosas.

Ajuda a prevenir doenças como o beribéri, que envolve distúrbios do coração, nervos e sistema digestivo.

Pacientes que podem receber tiamina para tratar baixos níveis de vitamina B1 incluem aqueles com neurite periférica, que é uma inflamação dos nervos fora do cérebro, ou pelagra.

Pessoas com colite ulcerativa, diarreia persistente e falta de apetite também podem receber tiamina. Aqueles que estão em coma podem receber injeções de tiamina.

Outras condições em que suplementos com vitamina B1 podem ajudar incluem:

  • Aftas;
  • Catarata;
  • Glaucoma e outros problemas de visão;
  • Síndrome cerebelar, um tipo de dano cerebral;
  • Câncer Cervical;
  • Dor Diabética;
  • Estresse;
  • Doença Cardíaca;
  • Doença renal em pacientes com diabetes tipo 2;
  • Doença de movimento;
  • Um sistema imunológico Enfraquecido;

Alimentos Ricos em Vitamina B1:

Nozes:

As nozes caem na categoria de alimentos ricos em nutrientes e contêm vitamina B1 também. Macadâmia é a melhor fonte de vitamina B1 com 100 gramas servindo fornecendo 0,71 mg ou 47% do valor diário (DV) desta vitamina.

Outras nozes que são boas fontes de vitamina B1 incluem pistachios (13% DV), castanha do Brasil (12% DV), pecans (9% DV) e castanha de caju (7% DV). Por isso, é hora de desistir de lanches processados ​​e insalubres e começar a mastigar nozes para aumentar a nutrição.

Peixe:

Os peixes são conhecidos por sua alta concentração de ácidos graxos ômega-3. A maioria dos peixes também são boas fontes de vitamina B1. O atum de barbatana amarela contém os níveis mais elevados de vitamina B1, contribuindo mais de 35% da necessidade diária.

Além disso, o peixe truta fornece 0,43 mg ou 28% DV de vitamina B1 em uma porção de 100 gramas. Outras variedades incluem salmão (19% DV), shad (10% DV) e cavala (9% DV).

Assim, se você é um fã de frutos do mar, você pode considerar ter algum destes peixes em sua placa de refeição para obter a quantidade necessária de vitamina B1.

Carne de Porco Magra:

A carne de porco magra é outra fonte não vegetariana de vitamina B1. Ele fornece 1,12 mg ou 74% DV de vitamina B1 em uma porção de 100 gramas. Outros cortes de carne de porco que contêm quantidades significativas de vitamina B1 incluem lombo de porco magra (58% DV), lombo de porco magra (57% DV) e costeletas de porco magra (51% DV).

Feijão:

Todas as variedades de feijão, incluindo feijão branco, feijão preto e feijão, contêm altos níveis de vitamina B1 e proteínas saudáveis ​​para o coração. Os grãos da marinha são as melhores fontes fornecendo 0,24 mg ou 16% DV de vitamina B1 em uma porção de 100 gramas.

Outros grãos que são boas fontes de vitamina B1 incluem feijão rosa (29% DV), feijão preto (28% DV) e feijão mungo (22%).

Sintomas de Deficiência de Vitamina B1:

Uma deficiência de vitamina B1 geralmente leva ao beribéri, uma condição que apresenta problemas com os nervos periféricos e perda de energia.

Perda de peso e anorexia podem se desenvolver.

Pode haver problemas mentais, incluindo confusão e perda de memória de curto prazo.

Os músculos podem ficar fracos e os sintomas cardiovasculares podem ocorrer, por exemplo, um coração aumentado.

Função:

Todas as vitaminas do complexo B são solúveis em água. Eles ajudam a converter carboidratos , gorduras e proteínas em energia ou glicose.

As vitaminas do complexo B são necessárias para manter o fígado, a pele, o cabelo e os olhos saudáveis. Eles também desempenham um papel no sistema nervoso e são necessários para o bom funcionamento do cérebro.

As vitaminas do complexo B são às vezes chamadas de vitaminas anti-stress, porque estimulam o sistema imunológico do corpo em momentos de estresse.

alimentos ricos em vitamina b1

Efeitos Colaterais da Vitamina B1:

A tiamina é provavelmente segura quando tomada por via oral em quantidades apropriadas, embora tenham ocorrido reações alérgicas raras e irritação da pele. Também é provavelmente segura quando administrada de forma apropriada por via intravenosa (por via intravenosa) por um profissional de saúde.

A vitamina B1 pode não entrar no corpo adequadamente em algumas pessoas que têm problemas no fígado, bebem muito álcool ou têm outras condições.

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Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

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