Nutrição

Valina: O que é, Benefícios, Para que Serve, Alimentos e Contraindicações

Valina: O que é, Benefícios, Para que Serve, Alimentos e Contraindicações

Revisado por

Enfermeira

Especialista do Dicas de Saúde

Valina: O que é, Benefícios, Para que Serve, Alimentos e Contraindicações
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Valina: O que é, Benefícios, Para que Serve, Alimentos e Contraindicações são informações que todos precisam saber. Ademais, nosso corpo assimila proteínas através de aminoácidos. O organismo distingue um total de vinte aminoácidos para assimilar corretamente as proteínas. Entre eles, então, vamos destacar uma, a Valina. Ela é um tipo de aminoácido ramificado, tendo grande importância neste processo de assimilação de proteínas, e que o nosso corpo não produz em si, por isso precisamos saber a sua operação para manter bons níveis no corpo.

Entre as principais funções da Valina, é importante aumentar o volume dos tecidos musculares. Aliás, após o exercício ela é uma aliada para acelerar a recuperação muscular. Junto com isso é essencial para obter uma boa cicatrização de feridas, evitar os danos no fígado que outros aminoácidos podem causar. Ajuda a manter um equilíbrio perfeito dos níveis de açúcar no sangue, é essencial manter uma boa saúde mental… Portanto, a seguir, vamos entender melhor sobre a Valina: O que é, Benefícios, Para que Serve, Alimentos e Contraindicações:

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O que é Valina?

A Valina é um aminoácido de cadeia ramificada da mesma família que a leucina e a isoleucina. Estes três aminoácidos juntos formam cerca de 35% dos aminoácidos presentes nas proteínas do nosso corpo.

Assim, ela é um aminoácido essencial, por isso não é produzida pelo corpo e deve ser tomada a partir de alimentos ou suplementos. Aliás, a quantidade diária recomendada de Valina é de 15ml em adultos e 25ml em crianças. É aconselhável não exceder estes valores porque o consumo excessivo deste aminoácido pode causar alucinações e prejudicar o bom funcionamento do fígado e dos pulmões.

Ela é frequentemente usada por fisiculturistas, juntamente com leucina e isoleucina, para promover o crescimento muscular. Dado que a maioria dos atletas não toma Valina suficiente através de sua dieta para garantir a saúde de seus músculos, é altamente recomendável que essas pessoas o utilizem através de suplementos.

Propriedades da Valina:

A Valina em um aminoácido neutro, como suplemento nutricional, geralmente ramos com leucina e isoleucina, e é um componente importante para a nossa alimentação. No corpo, a Valina concentra-se nos músculos, favorecendo sua recuperação após o exercício físico. Também desempenha um papel essencial na cicatrização de feridas e no subsequente crescimento de novos tecidos, entre outras coisas.

A deficiência deste aminoácido é conhecida como “doença da urina do xarope de bordo”. Esta anomalia consiste na incapacidade do organismo de metabolizar leucina, isoleucina e Valina. Da mesma forma, a falta de Valina afeta a mielina e o sistema nervoso .

O suplementos nutricionais Valina são recomendados para aqueles que têm contusões ou lesões sofridas, para evitar as lágrimas futuras, sempre sob recomendação médica.

Benefícios da Valina:

A principal função da Valina é fornecer a principal fonte de ajuda na produção de energia do nosso corpo humano. Devemos lembrar que este aminoácido é uma parte essencial dos nossos músculos e é usado permanentemente na realização de exercícios ou esforços físicos do nosso corpo.

Promove a cura:

Uma dieta na qual a Valina está presente ajuda a curar feridas e a recomposição de tecidos melhores.

Ajuda a formação do tecido muscular:

Juntamente com a reparação de tecido muscular e feridas, o consumo de Valina ajuda o corpo a construir tecido muscular e músculo a crescer.

Fortalece o fígado:

Os problemas relacionados ao fígado podem ser tratados e prevenidos com o consumo de Valina.

Promove o relaxamento:

Valina favorece humor positivo no corpo. E é que este aminoácido tem propriedades relaxantes que levam a um equilíbrio nervoso.

Previne diabetes:

Valina ajuda a equilibrar os níveis de açúcar no sangue para garantir uma boa saúde. Desta forma, seguir uma dieta equilibrada ajudará a tratar e prevenir o diabetes.

Outros Benefícios:

  • Ajuda na realização do metabolismo molecular.
  • Prevenção de lágrimas e danos musculares.
  • Isso ajuda significativamente no processo digestivo.
  • Reduz significativamente o estresse.
  • Coadjuvante na manutenção da boa saúde mental.
  • Efetivamente combater hepatite, cirrose e, em geral, todas as doenças do fígado. Sendo um excelente aliado do nosso fígado.
  • É um bom constituinte para enzimas como hormônios e fluidos corporais.
  • Desenvolve o crescimento de novos tecidos ao máximo.
  • Dá energia aos músculos no momento do esforço físico.
  • Regenerador de tecidos danificados, reduzindo os sintomas de fadiga e dores musculares.
  • Reduz o apetite, bem como a bulimia.
  • Acelera o processo de cicatrização de feridas.
  • Favorece o sonho no ser humano.
  • Em um nível geral, mantém a saúde com suas excelentes propriedades.

Para que Serve:

Quando o exercício é uma das suas funções principais ou primárias provavelmente você busca conseguir aumentar a massa muscular, aumentando o volume de tecidos e promovendo o crescimento da massa muscular. É essencial para a regeneração e recuperação muscular depois de terminar um certo trabalho de exercício.

Junto com isso é essencial para obter uma boa cicatrização de feridas, evitar os danos no fígado que outros aminoácidos podem causar. Ajuda decerto a manter um equilíbrio perfeito entre os níveis de açúcar no sangue, contudo, é essencial manter uma boa saúde mental.

Pelo simples fato dele ser um aminoácido essencial deve ser digerida para uso posterior, o que é conhecido como síntese de proteínas. Isso geralmente é realizado como um componente das proteínas. Isto é sintetizado em plantas através de vários processos e começando com ácido pirúvico. Aliás, onde o intermediário, que neste caso será o ácido α-oxoisovaleriânico, será processado através de uma animação com glutamato. Diversas enzimas envolvidas na biossíntese serão liberadas e entre elas temos:

  • Ácido Aceto-Hidroxi Sintase;
  • Isomeroredutase do ácido aceto-hidroxi;
  • Dihidroxi ácido desidratase;
  • Valinaminotransferase.

Nosso corpo concentra a Valina no tecido muscular, o que ajuda a sua recuperação posterior após a conclusão de algum esforço físico ou atividade esportiva. Também é de suma importância no processo de cicatrização de feridas e, obviamente, no processo implacável de crescimento de novos tecidos. Em geral, a Valina é de extrema importância para o crescimento e desenvolvimento de todo o nosso corpo humano.

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Alimento Ricos em Valina:

Vamos ver onde está, para podermos aproveitar ao máximo. Sabemos que as duas principais fontes de Valina são produtos de origem animal, como frutas e legumes. Em qualquer caso, não podemos excluir nozes e legumes que ajudam a obter a imagem complexa da nossa dieta.

Este aminoácido pode ser encontrado em muitos alimentos, desde que estes sejam ricos em proteínas, poderíamos citar como exemplos: arroz, legumes, nozes, leite, farinha, ovo, peixe, carne vermelha, frango, lentilhas, milho, grãos, queijo.

Portanto, recomenda-se a realização de uma dieta baseada em receitas contendo os alimentos acima mencionados.

Vale ressaltar que as claras de ovos são proeminentes armazenamento de proteína, ou como é conhecido mundialmente como o alimento que armazena mais aminoácidos naturalmente. Assim, com essa condição, é chamado a comida perfeita quando falamos de aminoácidos. Também nozes e sementes têm grandes quantidades de aminoácidos essenciais.

Como Tomar:

Se tomarmos como suplementos, devemos levar em consideração um máximo de 10 ml de BCAAs por quilograma de peso corporal por dia. Os BCAAs que são dosados ​​em forma de pó podem ser tomados a uma taxa de 5 gramas duas vezes por dia para um adulto médio. Estes podem ser consumidos indiferente antes, durante ou após o treinamento, além também pode ser comido durante todo o dia ou, em geral, a qualquer momento para ajudar a qualquer recuperação relacionamento ou dor muscular ou regeneração do tecido afetado.

Se forem cápsulas, como existem diferentes doses ou níveis, muitos tomam entre 2 ou 3 cápsulas duas vezes ao dia. Mas se conseguirmos boas contas são muito semelhantes aos das doses de depósito de pó e apenas variar de acordo com as necessidades pessoais do estilo de vida da pessoa, doa serão incluídos se ativo, sedentário, pessoa muito ativa ou fisiculturista ou atleta de alto rendimento.

É digno de nota que é muito conveniente não parar de tomar vitaminas B5, B6 e B7 em uníssono com este amino ácido ou a uma melhor absorção e a sua função no corpo para desenvolver da melhor maneira possível, como é demonstrado por ensaios laboratório que tanto o excesso e a falta de ácido pantotênico, e piridoxina interferem na absorção de Valina.

Dosagem Recomendada de Valina:

Este ponto é uma questão crítica na comunidade científica e esportiva. Recomenda-se a características gerais a ingestão de 10 ml por quilo de peso corporal. Aliás, estes valores não devem ser excedidos em demasia, uma vez que o consumo exagerado deste aminoácido pode causar alucinações e prejudicar o funcionamento do fígado e dos rins.

Efeitos Colaterais de Valina:

Quando a dosagem está correta ou dentro de limites aceitáveis, nenhuma reação adversa foi encontrada. Embora os efeitos colaterais ou sintomas conhecidos até agora foram listados.

Estes sintomas mencionados acima aparecem no momento de exceder as doses de 10 gramas por dia e, como vemos, a maioria está ao nível do sistema digestivo. No entanto, com doses mais baixas, é muito estranho que ocorram casos de sintomas adversos.

Deficiência de Valina:

Muitos já a cohece os sintomas do excesso de Valina, aliás, fizemos uma lista com a descrição dos efeitos devido à sua deficiência no organismo.

  • Causa uma doença chamada “urina de xarope”, devido à ineficiência metabólica do corpo, no que diz respeito à Valina. Portanto, este nome é atribuído a ele devido à cor característica da urina que se assemelha ao xarope de bordo ou, como também é conhecido, xarope de bordo.
  • Afeta o sistema nervoso, afetando a melina, responsável por cobrir os nervos do corpo humano.
  • Isso afeta diretamente os músculos. Danificando-os e evitando seu reparo, há um tipo de anemia muscular.
  • Ela produz uma doença chamada anemia falciforme. Esta é uma doença genética. Ela causa na pessoa um tipo de hemoglobina conhecida como Hemoglobina S, que faz com que os glóbulos vermelhos tenham uma forma de foice e não uma placa como normalmente deveriam ser. Diretamente, afetando os glóbulos vermelhos, causa anemia e outras complicações. Entretanto esta anemia conhecida como anemia falciforme  é causada pela má codificação da hemoglobina, onde o corpo substitui a Valina (não encontrada) pelo ácido glutâmico.
  • Problemas neurológicos cerebrais;
  • Anorexia;
  • Doença de Parkinson.

Afeta todo o corpo em geral. Decaimento, falta de energia, uma vez que o organismo não está em uma condição ideal.

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Contraindicações:

Definitivamente por ser um suplemento, é necessário esclarecer que existem certas contra-indicações em situações como:

Gravidez e aleitamento:

Nesta fase, não é recomendado tomar aminoácidos de cadeia ramificada, pois não há evidências confiáveis ​​suficientes para sugerir que é seguro fazê-lo.

Antes da cirurgia:

Os BCAAs durante toda a pesquisa mostraram que eles afetam diretamente os níveis de açúcar no sangue e, por razões óbvias de coagulação, não é recomendável consumi-los antes de serem submetidos à cirurgia. Se você está tomando, você deve suspendê-los pelo menos 15 dias antes de qualquer cirurgia.

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Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

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