Dieta e Nutrição Juliana Prado

Dieta Cetogênica: Funciona? Cardápio? Benefícios e Receitas!

Dieta Cetogênica é uma dieta não muito conhecida, mais tem um grande poder de emagrecimento. Essa dieta foi desenvolvida para eliminar gordura de uma forma muito rápida. Além disso, há mais de 20 estudos científicos que mostram que esse tipo de dieta de baixo carboidratos é eficaz para perder peso e melhorar diversos marcadores de boa saúde.

A Dieta Cetogênica (DC) ainda pode trazer muitos benefícios na luta contra diabetes, câncer, epilepsia e mal de Alzheimer. Aqui neste artigo você vai encontrar tudo o que precisa para ver se a Dieta Cetogênica é uma boa para você e como começar sua Dieta Cetogênica hoje mesmo.

Dieta Cetogênica

O que é a Dieta Cetogênica?

A Dieta Cetogênica consiste em uma alimentação extremamente low-carb e farta em gordura, que lembra bastante a primeira fase da dieta Atkins. Na verdade, a fase de indução da Dieta Atkins é uma Dieta Cetogênica. É a dieta sem carboidrato!

A Dieta Cetogênica reduz drasticamente seu consumo de carboidratos. Em geral, a Dieta Cetogênica limita os carboidratos a uma faixa de 0-50g por dia (em alguns casos, o limite máximo pode ser até menos que isso).

Essa redução nos carboidratos coloca seu corpo em um estado metabólico conhecido como cetose. Quando isso acontece, seu metabolismo se altera e fica mais eficiente para utilizar a gordura como fonte primária de energia (e não mais a glicose).

O corpo também passa a transformar a gordura em cetonas no fígado. Essas cetonas podem ser utilizadas como fonte de energia pelo cérebro. A Dieta Cetogênica é capaz de reduzir fortemente os níveis de glicose e insulina no sangue (ou seja, reduz a resistência insulínica). Isso, junto com o aumento da circulação de cetonas, traz inúmeros benefícios para a saúde.

Dieta Cetogênica Funciona

Dieta Cetogênica Ajuda a Emagrecer?

A Dieta Cetogênica contribui para o emagrecimento porque reduz bruscamente o consumo de carboidratos. Isto porque os carboidratos são a principal fonte de energia do organismo, já que por meio deles é obtida a glicose.

Quando isto é realizado o corpo precisa retirar a energia de outras fontes. A segunda opção é a reserva de gordura que o nosso corpo possui. Quando esta reserva de gordura é queimada, a pessoa emagrece. Até ai, tudo bem. No entanto, o problema é que essa queima de gordura também leva a liberação de substâncias chamadas de corpos cetônicos, que em excessos causam enjoos e náuseas

Como a Dieta Cetogênica Funciona?

A Dieta Cetogênica consiste em uma redução drástica de carboidratos na alimentação, que participarão apenas de 10 a 15% das calorias diárias. Para compensar essa redução, deve-se ter um grande aumento no consumo de gorduras, representada por alimentos como abacate, coco, sementes, creme de leite, azeite, amendoim, castanhas, nozes e amêndoas.

Além disso, quantidade de proteína também deve aumentar até constituir cerca de 30% da alimentação, sendo necessário comer carne, frango ou peixe no almoço e no jantar, e incluir ovo e queijos nos lanches.

Dieta Cetogênica Cardápio

Benefícios da Dieta Cetogênica:

Emagrecimento rápido: a única vantagem da Dieta Cetogênica é que ela proporciona a perda de peso rápida. Isto porque ao reduzir drasticamente o consumo de carboidratos o corpo fica sem sua principal fonte de energia. Então, o organismo irá utilizar o glicogênio, pequena reserva de energia que fica no músculo e fígado. E isto leva a perda de peso rápida de cerca de 4 quilos.

Passada essa fase, o organismo irá buscar energia no tecido adiposo, então ocorre a queima de gordura. Além da queima de gorduras, a restrição de carboidratos também leva à queima de músculos.

Ao proporcionar o rápido emagrecimento, a Dieta Cetogênica faz com que a pessoa se sinta animada a continuar este processo de perda de peso. Isto eventualmente pode fazer com que ela aceite realizar a reeducação alimentar e assim perca peso de forma saudável.

Dieta Cetogênica Benefícios

Alimentos da Dieta Cetogênica:

Os principais alimentos que fazem parte do cardápio da Dieta Cetogênica são fontes de gorduras e proteínas. Alguns exemplos são: peito de frango, carnes vermelhas, peixes, ovos, carne suína, embutidos (como peito de peru e presunto), requeijão, oleaginosas, azeite de oliva, manteiga, alface, verduras verdes escuras, como brócolis e espinafre, e queijos.

Cardápio Completo da Dieta Cetogênica:

A seguir, confira um exemplo de cardápio da Dieta Cetogênica:

  • Café da manhã: ovos mexidos com peito de peru e manteiga
  • Almoço: picanha com brócolis temperado com azeite de oliva
  • Lanche: castanhas.
  • Jantar: salmão grelhado com salada temperada com azeite oliva.

Dieta Cetogênica Receitas

Perguntas Frequentes

Aqui eu coloco as respostas para algumas das perguntas mais comuns sobre a Dieta Cetogênica.

Posso Comer Carboidratos Novamente?

Sim. No entanto, é importante eliminá-las inicialmente. Após os primeiros 2-3 meses, você pode comer carboidratos em ocasiões especiais, basta retornar à Dieta Cetogênica imediatamente após.

Vou Perder Músculo?

Existe o risco de perder algum músculo em qualquer dieta. No entanto, a alta ingestão de proteínas e altos níveis de cetona podem ajudar a minimizar a perda muscular, especialmente se você fizer academia.

Minha Urina Cheira Adocicado? Por que isso Acontece?

Não se assuste. Isto é simplesmente devido à excreção de subprodutos criados durante a cetose.

Dieta Cetogênica

Minha Respiração está com um Odor Estranho. O que eu Posso fazer?

Este é um efeito colateral comum. Tente beber mais água.

Ouvi Dizer que a Cetose era Extremamente Perigosa. Isso é verdade?

As pessoas muitas vezes confundem cetose com cetoacidose. O primeiro é natural, enquanto o último só ocorre no diabetes descontrolado. A cetoacidose é perigosa, mas a cetose em uma Dieta Cetogênica é perfeitamente normal e saudável.

Dieta Cetogênica

Tenho Problemas de Digestão e Diarreia, o que eu Posso Fazer?

Este efeito secundário comum geralmente passa após a primeira semana. Se persistir, tente comer mais vegetais fibrosos. Os suplementos de magnésio também podem ajudar com a constipação. Uma Dieta Cetogênica pode ser grande ótima para pessoas que estão acima do peso, ou que desejam melhorar sua saúde metabólica.

Pode ser menos adequado para atletas de elite, ou aqueles que desejam ganhar mais músculos. E pessoas com problemas de saúde devem procurar orientação médica antes de mudar a alimentação. Poucas dietas apresentam tantos benefícios na nutrição, para a saúde e perda de peso, como a Dieta Cetogênica.

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Sobre o autor | Website

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal de Pernambuco(UFPE) com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos, e também atuo como editor no site Dicas de Saúde, utilizando todo meu conhecimento para trazer qualidade de vida para nossos leitores.

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