Dieta e Nutrição

Dieta cetogênica: cardápio, benefícios e receita!

dieta cetogenica

dieta cetogênica é uma dieta não muito conhecida, mais tem um grande poder de emagrecimento. Essa dieta foi desenvolvida para eliminar gordura de uma forma muito rápida. Além disso, há mais de 20 estudos científicos que mostram que esse tipo de dieta de baixo carboidratos é eficaz para perder peso e melhorar diversos marcadores de boa saúde.

A dieta Cetogênica (DC) ainda pode trazer muitos benefícios na luta contra diabetes, câncer, epilepsia e mal de Alzheimer. Aqui neste artigo você vai encontrar tudo o que precisa para ver se é uma boa para você e como começar sua dieta hoje mesmo.

dieta cetogenica
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O que é a dieta cetogênica?

A dieta cetogênica consiste em uma alimentação extremamente low-carb e farta em gordura, que lembra bastante a primeira fase da dieta Atkins. Na verdade, a fase de indução da Dieta Atkins e uma dieta sem carboidrato!

Além disso, esta dieta reduz drasticamente seu consumo de carboidratos. Em geral, a dieta cetogênica limita os carboidratos a uma faixa de 0-50g por dia (em alguns casos, o limite máximo pode ser até menos que isso).

Essa redução nos carboidratos coloca seu corpo em um estado metabólico conhecido como cetose. Quando isso acontece, seu metabolismo se altera e fica mais eficiente para utilizar a gordura como fonte primária de energia (e não mais a glicose).

O corpo também passa a transformar a gordura em cetonas no fígado. Essas cetonas podem ser utilizadas como fonte de energia pelo cérebro. Além disso, ela é capaz de reduzir fortemente os níveis de glicose e insulina no sangue (ou seja, reduz a resistência insulínica). Isso, junto com o aumento da circulação de cetonas, traz inúmeros benefícios para a saúde.

 

Dieta cetogênica ajuda a emagrecer?

A dieta cetogênica contribui para o emagrecimento porque reduz bruscamente o consumo de carboidratos. Isto porque os carboidratos são a principal fonte de energia do organismo, já que por meio deles é obtida a glicose.

Quando isto é realizado o corpo precisa retirar a energia de outras fontes. Além disso, a segunda opção é a reserva de gordura que o nosso corpo possui. Quando esta reserva de gordura é queimada, a pessoa emagrece. Até ai, tudo bem. No entanto, o problema é que essa queima de gordura também leva a liberação de substâncias chamadas de corpos cetônicos, que em excessos causam enjoos e náuseas

Como a dieta cetogênica funciona?

A dieta cetogênica consiste em uma redução drástica de carboidratos na alimentação, que participarão apenas de 10 a 15% das calorias diárias. Para compensar essa redução, deve-se ter um grande aumento no consumo de gorduras, representada por alimentos como abacate, coco, sementes, creme de leite, azeite, amendoim, castanhas, nozes e amêndoas.

Além disso, quantidade de proteína também deve aumentar até constituir cerca de 30% da alimentação, sendo necessário comer carne, frango ou peixe no almoço e no jantar, e incluir ovo e queijos nos lanches.

 

Benefícios da dieta cetogênica para saúde:

Emagrecimento rápido: a única vantagem da dieta cetogênica é que ela proporciona a perda de peso rápida. Isto porque ao reduzir drasticamente o consumo de carboidratos o corpo fica sem sua principal fonte de energia. Então, o organismo irá utilizar o glicogênio, pequena reserva de energia que fica no músculo e fígado. E isto leva a perda de peso rápida de cerca de 4 quilos.

Passada essa fase, o organismo irá buscar energia no tecido adiposo, então ocorre a queima de gordura. Além da queima de gorduras, a restrição de carboidratos também leva à queima de músculos.

Ao proporcionar o rápido emagrecimento, a dieta cetogênica faz com que a pessoa se sinta animada a continuar este processo de perda de peso. Além disso, eventualmente pode fazer com que ela aceite realizar a reeducação alimentar e assim perca peso de forma saudável.

benefícios da dieta cetogenica
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Alimentos da dieta cetogênica:

Os principais alimentos que fazem parte do cardápio da dieta cetogênica são fontes de gorduras e proteínas. Alguns exemplos são: peito de frango, carnes vermelhas, peixes, ovos, carne suína, embutidos (como peito de peru e presunto), requeijão, oleaginosas, azeite de oliva, manteiga, alface, verduras verdes escuras, como brócolis e espinafre, e queijos.

Cardápio completo da dieta cetogênica:

  • Café da manhã: ovos mexidos com peito de peru e manteiga
  • Almoço: picanha com brócolis temperado com azeite de oliva
  • Lanche: castanhas.
  • Jantar: salmão grelhado com salada temperada com azeite oliva.
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Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

1 comentário

  • […] Sintomas de Cetose que Você Não Sabia mas é de suma importância conhecê-los. Além disso, a dieta cetogênica é uma maneira popular e eficaz de perder peso e melhorar sua saúde. Quando seguida corretamente, […]

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