Alimentos Saudáveis

15 alimentos que combatem o colesterol alto!

alimentos que combatem o colesterol alto

Os alimentos que combatem o colesterol alto que você provavelmente não sabe e que você pode ter facilmente em casa. Além disso, dentre esses alimentos estão: vinho tinto, chocolate, alho, feijão, aveia, chá verde, azeite entre outros.O colesterol alto pode ser muito perigoso, pois ele estreita as artérias, o que aumenta o risco de ataque cardíaco ou derrame.

alimentos que combatem o colesterol alto
alimentos que combatem o colesterol alto

O colesterol alto também pode bloquear as artérias e causar um coágulo de sangue na linha. Qualquer pessoa que tenha esse problema médico sabe quão sério pode ser.

Quais os alimentos que combatem o colesterol alto:

1. Vinho tinto:

Estudos recentes mostraram que as uvas ricas é um dos alimentos que combatem colesterol alto em fibras usadas para fazer vinho tinto podem ter um efeito significativo nos níveis de colesterol.

vinho tinto para combater o colesterol alto
vinho tinto para combater o colesterol alto

Dependendo de quão alto é o seu colesterol, você pode observar uma queda de 9% a 12% no colesterol LDL ao consumir regularmente vinho que contenha esse tipo de uva vermelha.

Cozinhar com vinho tinto reduz a necessidade de gordura extra nos pratos. Isso é importante porque a gordura pode contribuir para um alto nível de LDL!

2. Chocolate:

Em pequenas doses, o chocolate pode servir como um poderoso antioxidante para combater o colesterol alto.

chocolate combate o colesterol alto
chocolate combate o colesterol alto

Comparado ao chocolate ao leite, o chocolate escuro tem três vezes mais antioxidantes, o que pode ajudar a impedir o entupimento das artérias, além de aumentar os níveis de colesterol HDL em até 24%

Você pode ser criativo com seu chocolate, em vez de apenas comer uma barra de chocolate comum. O chocolate fica ótimo quando ralado ou raspado sobre uma tigela de iogurte, pudim ou fatias de frutas. Além disso, você se sentirá um pouco mais especial ao comê-lo.

3. Alho:

Comer três dentes de alho diariamente pode combater o colesterol alto, incluindo a redução do colesterol, a interrupção de coágulos sanguíneos, a normalização da pressão arterial, o combate a infecções e a promoção de artérias desobstruídas.

alho para colesterol alto
alho para colesterol alto

Sugerimos assar uma cabeça de alho, porque nada supera isso como um tratamento independente. Retire as camadas externas e apare o topo de uma cabeça cheia. Depois, asse com papel alumínio e um fio de azeite.

4. Feijões:

O feijão é rico em fibras e é um ótimo complemento para uma dieta com baixo colesterol, especialmente as variedades de feijão. Em alguns casos, eles podem diminuir a velocidade com que o colesterol é absorvido pelo organismo.

feijao para colesterol alto
feijão para colesterol alto

O feijão não precisa ser o prato principal. Eles podem desempenhar um delicioso papel de apoio em saladas ou salteados. Isso ajudará a manter baixos os níveis de LDL e até adicionará um pouco de fibra a qualquer prato.

5. Aveia:

Se sua dieta contém duas porções de aveia por dia, você poderá reduzir o colesterol LDL em mais de 5% em pouco mais de um mês.

aveia combate o colesterol alto
aveia combate o colesterol alto

A aveia contém beta-glucana, uma substância que absorve o colesterol LDL, tornando-a um ótimo complemento para qualquer refeição.

Se você não suporta aveia, mas ainda deseja os benefícios, pode adicioná-lo a outros pratos. Aveia funciona muito bem em assados, smoothies e panquecas.

6. Chá verde:

O chá verde é uma alternativa saudável ao refrigerante, bebidas esportivas e outras bebidas com alto teor de açúcar. Alguns estudos mostraram que ele contém compostos que podem combater o colesterol alto.

cha verde combate o colesterol alto
chá verde combate o colesterol alto

O chá verde é delicioso, mas você não precisa beber. Você pode moer as folhas de chá secas e adicioná-las a um prato como qualquer outro tempero. O sabor é sutil e aromático, mas é uma ótima maneira de obter os benefícios.

7. Azeite:

Em vez de usar óleo com alto teor de gorduras saturadas, como canola ou coco, tente o azeite de oliva. É cheio de ácidos graxos monoinsaturados saudáveis ​​para o coração que ajudam a combater o colesterol alto.

azeite para combater colesterol alto
azeite para combater colesterol alto

Se você realmente deseja reduzir a ingestão de colesterol, substitua uma colher de chá de azeite de oliva e uma clara de ovo em suas receitas que exigem ovos inteiros.

8. Salmão:

Os ácidos graxos ômega 3 podem reduzir o risco de doenças cardíacas e demência, entre outras coisas. Além disso, foi demonstrado que esse nutriente, encontrado no salmão, aumenta os níveis de colesterol HDL, ou “bom”, em cerca de 5%.

salmao para combater colesterol alto
salmão para combater colesterol alto

O salmão é extremamente saudável para o coração, mas os filés não são coisa de todos. Pode ter um sabor melhor para alguns, se cozido em alimentos, como substituir o salmão por amêijoas na sopa de amêijoas.

9. Amêndoas:

Amêndoas tem 9 gramas de gorduras monoinsaturadas. Foi comprovado que as amêndoas ​​são alimentos que combatem colesterol alto em quase 10%. Amêndoas também têm vitamina E na pele para impedir ainda mais o crescimento de colesterol nas artérias.

amendoim combate o colesterol alto
amêndoas combate o colesterol alto

Tente polvilhar algumas amêndoas fatiadas em seu cereal matinal, aveia ou iogurte, para uma maneira fácil de adicioná-las à sua dieta.

10. Abacates:

Além de ser saudável em vitaminas e minerais, o abacate é um ótimo complemento para qualquer dieta saudável. Quando ingeridos regularmente, comer abacates pode combater o colesterol alto em cerca de 8%, dependendo da sua dieta.

abacate ajuda combater colesterol alto
abacate ajuda combater colesterol alto

O abacate é delicioso e extremamente versátil. Tente fazer um sanduíche de frango ou salada de atum usando abacates esmagados como agente de ligação em vez de maionese.

11. Arroz integral:

O arroz integral tem muita fibra solúvel, mas também pode diminuir os níveis de colesterol LDL. Estudos mostraram que comer 16 gramas de arroz integral pode diminuir o colesterol LDL, além de ajudar na digestão.

arroz integral combate colesterol alto
arroz integral combate colesterol alto

Uma maneira fácil de incorporar arroz integral é refoga-lo. Refogar pode ser um jantar ideal para combater o colesterol alto para refoga-lo com legumes e azeite. Para torná-lo ainda mais saudável, adicione uma proteína de peixe para os ômega-3.

12. Couve:

O couve foi rotulado como superalimento, mas há uma razão para isso. Além de ser rico em vitamina A e vitamina C, também se liga à bile, que pode ser um dos alimentos que combatem colesterol alto ao longo do tempo. Você pode até incorporá-lo em smoothies verdes para obter mais dele em seu sistema, se você não é um fã do sabor.

couve combate o colesterol alto
couve combate o colesterol alto

Couve não é para todos, mas você pode esconder a amargura em saladas cruas adicionando frutas secas, passas e cranberries adicionam um pouco de açúcar que equilibra a amargura.

13. Proteína de soro de leite:

Estudos demonstraram que a adição de proteína de soro de leite à sua dieta pode reduzir o LDL e o colesterol total em seu corpo. Um estudo teve indivíduos consumindo 54 gramas de proteína de soro de leite por dia durante 12 semanas e observou uma redução significativa no colesterol LDL.

proteina de soro do leite para combater colesterol
proteína de soro do leite para combater colesterol

Tenha cuidado com algumas proteínas de soro de leite, no entanto! Verifique o teor de açúcar antes de comprar uma marca específica. Você também não precisa abaixar uma tonelada de shakes para obter os benefícios. Você pode adicionar o pó à mistura de panquecas e outros produtos de panificação.

14. Nozes:

As nozes são compostas de gorduras poli insaturadas e possuem toneladas de ácido alfa-linolênico. Estes são ácidos graxos ômega-3 à base de plantas, o que significa que eles são excelentes alimentos que combatem colesterol alto em até 15%. O óleo de noz também é uma maneira fantástica de colher os benefícios sem comer a noz sozinha.

nozes para combater colesterol alto
nozes para combater colesterol alto

Pique as nozes finamente e adicione-as ao que você adicionar migalhas de pão.Por exemplo, nozes trituradas ou picadas podem ser usadas como revestimento para frango e peixe.

15. Maçãs:

Estudos demonstraram que as maçãs e o suco de maçã é um dos alimentos que combatem colesterol alto podem ajudar a inibir a oxidação do colesterol LDL, que é a maneira mais elegante de dizer que as maçãs podem parar o acúmulo nas artérias.

maça para combater o colesterol alto
maça para combater o colesterol alto

Comer apenas uma maçã pequena por dia pode fornecer um grama de fibra e ajudar a combater colesterol alto.

Comer uma maçã inteira é uma ótima opção de alimentos que combatem colesterol alto, pois a fibra ajuda a digerir os açúcares de forma saudável.No entanto, você também pode adicionar maçãs às saladas ou por cima da aveia do café da manhã para obter um extra extra.

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Graduada em jornalismo com especialização em Marketing social na UFMG Universidade Federal de Minas Gerais, escreve artigos com conteúdos sobre beleza, saúde e bem estar com noções de SEO e tem a dinâmica e versatilidade na elaboração de artigos.

6 comentários

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