Os 8 Benefícios do Feijão Rim Para Saúde!

Revisado por

Dermatologia graduada pela Unicamp

Especialista do Dicas de Saúde

Os 8 Benefícios do Feijão Rim Para Saúde!
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Os Benefícios do Feijão Rim Para Saúde são diversos pois possui uma grande quantidade de nutrientes. Além disso, ser um complemento comum à maioria das refeições deliciosas em todo o mundo é o que faz com que o feijão seja tão popular. Seu nome vem de sua grande semelhança com os rins, e seu perfil nutricional está ligado a taxas reduzidas de câncer e doenças cardíacas. Bem, há mais para os feijões do que a maioria de nós sabe. É por isso que você precisa ler este post.

Como o Feijão Rim é Bom Para Você?

Os feijões rins são ricos em proteínas. Eles são algumas das mais ricas fontes de proteína vegetal, um nutriente que ajuda a construir massa muscular. E a fibra nos grãos aumenta a saúde digestiva e mantém doenças sérias como o câncer colorretal afastado.

Benefícios do Feijão Rim Para Saúde

Os feijões rins contêm outros nutrientes essenciais, como Ferro, Cobre, folato e Manganês, que mantêm várias funções corporais vitais. Esse é o breve. E agora, chegamos aos detalhes – como o feijão pode enriquecer sua vida de uma maneira maravilhosa. Agora confira Os 8 Benefícios do Feijão Rim Para Saúde:

1. Ajuda no Tratamento de Diabetes:

O feijão rim, em geral, pode ajudar a regular os níveis de açúcar no sangue – melhor do que a maioria dos outros alimentos ricos em amido. A proteína no feijão rim também ajuda nesse sentido. Pesquisadores também descobriram que emparelhamento de feijão com arroz pode parar picos de açúcar insalubre.

Os grãos também contêm o que os pesquisadores chamam de carboidratos lentos – o que significa que os carboidratos se decompõem e são lentamente absorvidos pelos intestinos – evitando picos súbitos de açúcar.

E a fibra nos grãos ajuda também – ajuda a diminuir os níveis de colesterol. O colesterol alto é outro problema com os diabéticos. E graças ao baixo índice glicêmico, o feijão pode ser um bom complemento para a dieta do diabetes.

2. Protege o Coração:

O consumo de feijão, incluindo feijão rim, ajuda a reduzir o risco de doença cardíaca. Em outros estudos, o consumo de feijão rim causou níveis mais baixos de colesterol ruim e um aumento nos níveis de colesterol bom.

Verificou-se que a fermentação colônica da fibra solúvel reduz os níveis de colesterol ruim e o feijão, sendo rico em fibras, pode ajudar a conseguir isso.

O feijão rim também é rico em Potássio, outro nutriente importante conhecido por regular os níveis de pressão arterial.

3. Ajudar a Prevenir o Câncer:

O feijão rim é uma excelente fonte de antioxidantes que ajudam a combater o câncer. E a fibra que contêm, como discutimos, ajuda a combater várias formas de câncer digestivo.

A pesquisa também vinculou a alta ingestão de flavonóis à redução do risco de câncer. E uma vez que o feijão tem uma alta concentração de flavonóis, eles podem ser benéficos para pacientes com câncer. As lignanas e saponinas em feijão rim têm a capacidade de combater o câncer.

4. Pode Ajudar a Perda de Peso:

A razão número um para isso é a fibra no feijão rim. Dezenas de estudos mostraram como a fibra pode impactar positivamente o peso. E então, há proteína nos grãos, que é mais recheada que gordura ou carboidratos.

Também foram investidas no isolamento de inibidores de alfa-amilase de extratos de feijão – esses inibidores ajudam a prevenir a absorção e a quebra do amido e podem, portanto, ajudar na perda de peso.

Em outro estudo, um grupo de indivíduos em uma pastilha contendo os extratos de feijão rim teve uma redução significativa em seu peso corporal, massa corpórea e tecidos adiposos em questão de 30 dias.

5. Ajuda a Fortalecer os Ossos:

O Cálcio e o Magnésio no feijão rim podem fortalecer os ossos e prevenir a osteoporose. E o folato no feijão ajuda a manter a saúde das articulações – reduzindo assim o risco de doenças ósseas.

Algumas pesquisas também mostram que o feijão pode ser bom para indivíduos com gota – devido ao seu teor de proteína (mesmo que contenham quantidades moderadas de purinas).

6. São Bons Para Bebês:

Feijão rim contém nutrientes essenciais que ajudam no crescimento e desenvolvimento dos bebês. Eles são ricos em Cálcio e Potássio, que são importantes para a força dos ossos.

Eles também contêm proteína, um bloco de construção essencial para o crescimento e desenvolvimento. O folato no feijão rim também desempenha um papel importante no desenvolvimento cerebral dos bebês.

7. Benefícios do Feijão Rim Para Musculação:

Como os feijões são ricos em carboidratos, eles fornecem energia sustentada para suas sessões de treinamento. A pesquisa nos diz como os carboidratos são importantes para a recuperação muscular pós-treino. O feijão rim também contém proteína – um nutriente que oferece todos os aminoácidos essenciais para o corpo.

feijão rim também é rico em calorias, o que pode ser uma grande vantagem para os fisiculturistas. E o Magnésio nos grãos desempenha um papel importante na síntese de proteínas – o nutriente também ajuda na contração muscular e relaxamento.

8. Benefícios do Feijão Rim Para Gravidez:

A melhor parte sobre o feijão rim é que eles contêm proteínas, fibras, Ferro e antioxidantes – os quais são essenciais, especialmente durante a gravidez. Seu volume de sangue aumenta durante a gravidez, e isso significa que você precisa de mais Ferro para produzir mais hemoglobina. E o ferro, junto com o folato, ajuda no desenvolvimento cognitivo do bebê.

A fibra no feijão ajuda o funcionamento do trato digestivo das suas gestantes. Isso porque, durante esse período, os hormônios podem interagir com o processo de digestão e levar à constipação. A quantidade ideal de fibra no feijão pode ajudar a evitar isso.

Quais São os Efeitos Colaterais do Feijão?

Intoxicação por Hemaglutinina:

O feijão rim contém hemaglutinina, um anticorpo que pode causar glóbulos vermelhos. Quantidades excessivas deste composto podem causar diarreia, náusea, dor abdominal e vômito. No entanto, o perigo está nos grãos crus apenas quando a substância se torna inativa após o cozimento.

Problemas Digestivos:

A fibra nos grãos pode funcionar nos dois sentidos. Excesso de ingestão do feijão pode levar a gases, diarréia e intestinos bloqueados.

Risco de Câncer:

O excesso de folato também tem sido associado ao câncer. Estudos mostraram que indivíduos que tomaram 800 mcg de folato (a RDA é 400 mcg) por dia apresentaram um risco elevado de câncer.

Danos nos Órgãos:

Embora o ferro nos grãos seja benéfico, o excesso pode levar a danos cardíacos e cerebrais.

Conclusão: Sabemos agora que o feijão mais importante é tão popular em todo o mundo – eles podem beneficiar sua saúde de várias maneiras.

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Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

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INFORMAÇÃO DO AUTOR: Wanessa Matos

Drª. Wanessa Matos
Dermatologista formou-se em Medicina na Unicamp e na mesma instituição realizou sua residência em Dermatologia, obtendo o título de especialista. Atua nas áreas de dermatologia clínica, cirúrgica e estética. Além disso, é sócio titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia, com registro no Conselho Regional de Medicina e Associação Médica Brasileira.

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