Os 13 Alimentos que Ajudam no Crescimento Infantil

Revisado por

Nutrição e Educação Física pela UFT

Especialista do Dicas de Saúde

Os Alimentos que Ajudam no Crescimento Infantil são variados. Pois, esses Alimentos possui uma grande quantidade de nutrientes que são essenciais para saúde geral do corpo. Além disso, para um crescimento adequado é importante manter um bom status nutricional, evitando deficiências de nutrientes, proteínas e calorias, que prejudicariam o crescimento.Alimentos que Ajudam no Crescimento InfantilAlguns nutrientes participam do crescimento, e os Alimentos fontes devem estar inseridos em uma dieta variada e saudável. Os principais nutrientes são: cálcio, vitamina D, vitamina A, ferro, zinco e ácido fólico. Então, confira agora Os 13 Alimentos que Ajudam no Crescimento Infantil:

Alimentos que Ajudam no Crescimento Infantil Ricos em Cálcio: O cálcio é um mineral que está diretamente ligado ao crescimento e a saúde dos ossos, pois participam da formação, força e na densidade óssea. Os Alimentos fontes desse mineral são:

  • Leites e derivados
  • Vegetais verde-escuros
  • Gergelim
  • Tofu

Alimentos que Ajudam no Crescimento Infantil Ricos em Vitamina D: A vitamina D contém um dos melhores Alimentos que Ajudam no Crescimento Infantil. Pois, a vitamina D exerce diversas funções importantes, sendo a principal, aumentar a absorção de cálcio. A principal fonte de vitamina D é o sol, mas alguns Alimentos fontes podem ser inseridos na alimentação, como:

  • Cogumelos
  • Peixes, ovos e carnes
  • Leite integral, manteiga e iogurtes
  • Alimentos fortificados com vitamina D

Alimentos que Ajudam no Crescimento Infantil Ricos em Vitamina A: Esta vitamina está relacionada com a liberação de GH (hormônio do crescimento), além de atuar na diferenciação das células ósseas. Sua deficiência inibe o crescimento e provoca deformidades nos ossos.

  • Goiaba
  • Leite integral e derivados, como a manteiga
  • Alimentos ricos em betacaroteno, como cenoura, abóbora, mamão, manga e espinafre

Alimentos que Ajudam no Crescimento Infantil Ricos em Zinco: O zinco é um mineral importante que participa da produção de proteínas e de material genético para a replicação celular, sendo de grande importância para o crescimento. Além disso, também está envolvido com a regulação dos hormônios GH e IGF-1, também envolvidos com o crescimento. Na adolescência, principalmente na fase de estirão, o organismo aumenta significativamente a retenção de zinco.

  • Ostras e outros frutos do mar
  • Carnes vermelhas
  • Semente de abóbora e castanhas

Crescimento InfantilAlimentos que Ajudam no Crescimento Infantil Ricos em Ácido Fólico: Assim como o zinco, o ácido fólico atua em diversas reações celulares, incluindo a formação de DNA e RNA. É conhecido por ser de extrema importância para gestantes no desenvolvimento do feto (período de rápido crescimento), mas continua sendo importante para o posterior crescimento. Também é essencial para a formação das células sanguíneas (hemácias e leucócitos).

  • Vegetais verde-escuros (como espinafre, brócolis, rúcula)
  • Levedo de cerveja
  • Leguminosas

Alimentos que Ajudam no Crescimento Infantil Ricos em Ferro: O ferro é essencial para a formação das células sanguíneas, também é importante para o crescimento, principalmente para os adolescentes, já que ajuda na construção dos músculos, que exigem maior quantidade de oxigênio e aumento do volume sanguíneo.

  • Carnes
  • Aveia
  • Castanha de caju
  • Agrião e espinafre

Esportes, Alongamentos e Postura: Além da alimentação, os alongamentos e a postura são muito importantes para o crescimento. Fazer exercícios de alongamento, manter a postura sempre correta e firme, e praticar esportes que estimulam o alongamento e o crescimento, como basquete, vôlei e natação, ajudam durante a fase de crescimento.

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Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

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INFORMAÇÃO DO AUTOR: Alan Costa

Sou nutricionista e Personal Trainer. Me formei pela Universidade Federal do Tocantins em 2002, com registro profissional no CRN-4 nº 1509723, tenho especialização em Nutrição Esportiva, Treinamento Físico e treinos Curto de alta intensidade.

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