Os 10 Benefícios da Hortaliça Para Saúde

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Graduado em Ciências da Nutrição!

Especialista do Dicas de Saúde

Os 10 Benefícios da Hortaliça são diversos, pois, as hortaliças possui uma grande quantidade de nutrientes essenciais para saúde geral do corpo. Alem disso, As verduras são muito comuns na hora de preparar saladas e alguns pratos principais, contudo, elas também podem ser incluídas em outro tipo de preparação.

Benefícios da Hortaliça
Benefícios da Hortaliça

Couve, agrião, rúcula, alface e outras folhas são ingredientes fundamentais na hora de fazer o suco verde e quanto mais verde-escuro for a hortaliça, maiores benefícios ela irá proporcionar. Pensando nisso, foi feita uma seleção das verdinhas mais nutritivas e saborosas para você não deixar de fora da sua receita. Então, confira Os 10 Benefícios da Hortaliça Para Saúde.

Benefícios da Hortaliça Para Atividade Muscular: O Alface como a maioria das hortaliça, possui pouco carboidrato, proteína e gordura, no entanto, é ricas em vitaminas e minerais. A folha da alface contém quantidades razoáveis de vitaminas A e C minerais como potássio, fósforo, cálcio, sódio, magnésio e ferro, sendo que o potássio tem papel importante na formação e transmissão do impulso nervoso e na atividade muscular. A alface apresenta vários tipos de folhas, cores, formas, tamanhos e texturas, mas isso não influencia nos seus benefícios.

Benefícios da Hortaliça Para a Imunidade: O Agrião é um vegetal de baixo teor calórico, uma vez que fornece apenas 22 calorias em cada 100g. Além disso, também é considerando uma das principais fontes de vitamina A, a qual é essencial para proteger a imunidade. O agrião tem propriedades adstringente, anti-inflamatória, cicatrizante e diurética. Ele ainda é indicado para pessoas que sofrem de problemas respiratórios, pois tem ação descongestionante, expectorante e fluidificaste.

Benefícios da Hortaliça Para o Intestino: Acelga contém grande quantidade de fibras, que facilitam o bom funcionamento do intestino. Ela ainda possui vitaminas A, C e niacina (também chamada de vitamina B3). Além disso, essa verdura favorece a saúde cardiovascular, justamente por ser fonte de outro mineral importante, o magnésio.

Benefícios da Hortaliça Para Sistema Imunológico: Espinafre tem nutrientes antioxidantes, essa hortaliça é capaz de atuar contra diversos tipos de câncer, fortalecer o sistema imunológico, proteger a visão e auxiliar no bom funcionamento do intestino.

Benefícios da Hortaliça Para Anemia: Couve por ser rica em fibras e magnésio, seu consumo contribui para um melhor funcionamento intestinal e, seu elevado teor de ferro, atua na prevenção e tratamento da anemia. Além disso, o consumo regular da couve reduz o risco de câncer e doenças cardiovasculares, diminui a pressão arterial e contribui para a manutenção da glicemia e da saúde óssea.

Benefícios da Hortaliça Contra Tumores: Qualquer tipo de repolho (seja branco ou roxo) possui vitamina C, betacaroteno, ácido fólico, potássio e fósforo. Essa verdura também apresenta substâncias que estimulam a produção de enzimas protetoras contra tumores.

Benefícios da Hortaliça Para Digestão: Salsão é de fácil digestão e tem alto percentual de água, o salsão é rico em fibras, ou seja, facilita o funcionamento intestinal e o controle de lipídeos no sangue. Além disso, ele favorece a sensação de saciedade, contribuindo com o emagrecimento.

Benefícios da Hortaliça Para o Câncer: Brócolis mesma família da couve-flor e do repolho, o brócolis possui poucas calorias, sendo, portanto, indicado para dietas hipocalóricas para emagrecimento. Estudos comprovam a eficácia do brócolis na prevenção de alguns tipos de câncer, como de bexiga, de mama e, especialmente, de próstata. Ele ainda possui substâncias antioxidantes e é rico em fibras, atuando na redução da hipertensão e combatendo a prisão de ventre.

Hortaliça

Benefícios da Hortaliça Para Proteger o Figador: Rúcula Assim como outros membros da família das brássicas, como repolho, couve-flor e brócolis, essa hortaliça apresenta propriedades para inibição de tumores, previne úlceras gástricas e protege o fígado. Também tem baixo valor calórico e contém ácido fólico, vitamina C e minerais como, cálcio, ferro e potássio.

 

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Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

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INFORMAÇÃO DO AUTOR: Rafael Cardoso

Com mais de 5 anos de experiência, Rafael Almeida é Graduado em Ciências da Nutrição pela Universidade Ceuma desde 2012. Atua em Atendimento Clínico-Nutricional, com foco no bem estar e qualidade de vida do paciente, através da reeducação alimentar e acompanhamento nutricional, com planos alimentares personalizados, de acordo com o objetivo e avaliação clínica individual, comprometido com o sucesso do tratamento de seus pacientes.

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