Chuchu Engorda ou Emagrece? Como Consumir, Benefícios!

Revisado por

Bioquímica Farmacêutica pela USP

Especialista do Dicas de Saúde

Chuchu Engorda ou Emagrece? Como Consumir, Benefícios!
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Chuchu Engorda ou Emagrece? Quais os benefícios do Chuchu e como usar o Chuchu para emagrecer? Além disso, o Chuchu é muito consumido no Brasil e há sempre essa duvida se Chuchu Engorda ou Emagrece? Veja essa analise completa! Seu nome científico é Sechium edule, um vegetal da categoria dos frutos. Apesar de ser uma hortaliça, ou seja, poder ser cultivada na horta caseira, o Chuchu emagrece é considerado um fruto, tal como o Tomate (devido ao fato de suas sementes estarem dentro).

A videira de Chuchu carrega flores pequenas, brancas, monoicas masculinas e femininas separadas. O Chuchu é uma videira perene que sobe em suportes, agarrando-se de tenazes a tenazes. Exige um solo úmido bem drenado e uma estação de cultivo longa e quente para florescer. Em seu habitat natural, essa hortaliça corre ao longo de cercas, arbustos e até mesmo em árvores diretas. Veja mais abaixo a resposta se o Chuchu engorda ou emagre.

Chuchu Engorda
Chuchu Engorda

Valor Nutricional do Chuchu:

O Chuchu é um ótimo aliado para aqueles que desejam perder medidas. 100 g do alimento possui 20 kcal e apena 4g de carboidrato. Pode oferecer 1,4g de fibras e 1g de proteína, sendo também uma opção por sua isenção de gorduras. É uma hortaliça sem muitas substâncias toxicas, mas é preciso atentar para o modo de preparo. Seus acompanhamentos podem somar valores nutricionais desnecessários para a dieta adotada.

O Chuchu é Fonte de Fibras e Nutrientes:

A hortaliça é uma ótima fonte de fibras. É importante questionar se o Chuchu engorda ou emagrece, mas é fundamental refletirmos se estamos fazendo as combinações certas. O Chuchu pode oferecer vitamina A, vitamina C e ainda possui vitaminas de complexo B, o que contribui para uma pele mais saudável. Devemos atentar para os benefícios, com a ingestão desse alimento, podemos obter nutrientes como Fósforo, Cálcio, Potássio, Ferro, além de adquirir ótimo valor energético, já que possui alto nível de aminoácidos.

Afinal, Chuchu Engorda ou Emagrece?:

Mas a dúvida continua o Chuchu engorda ou emagrece? O Chuchu engorda só se você comer uma quantidade absurda todos os dias, o que é muito improvável. É inevitável não questionar a função de alimentos inseridos em uma reeducação alimentar. Principalmente quando ele não possui sabor atraente e singular. Poder moldar a dieta com receitas incomuns é estimulante, principalmente quando os resultados são obtidos e aliados aos exercícios físicos.

É o caso do Chuchu emagrece, que pode auxiliar nas variações de refeições da sua dieta. Sendo utilizado para incrementar diferentes receitas, Chuchu emagrece e ainda oferece múltiplos nutrientes indispensáveis para o bem estar. O Chuchu emagrece, pela sua baixa taxa calórica. Pode ser uma alternativa ideal para os momentos de ansiedade. Pode saciar e não por em risco os resultados das medidas.

Um Chuchu inteiro tem só 38,6 calorias e 0,1 gramas de gordura. O alto teor de água e as fibras ajudam a te manter satisfeito durante mais tempo sem aquele monte de calorias. Você pode comer como um lanche para manter a fome sobre controle. Devido a suave textura da fruta, você pode usar na salada ou fazer uma vitamina.

No entanto, para afirmar que a dieta do Chuchu emagrece é fundamental que o hábito de inserir o alimento nas refeições esteja inserido em um contexto geral de alimentação saudável, controlada, equilibrada e nutritiva.

Como Funciona a Dieta do Chuchu Para Emagrecer?

Por se tratar de um alimento com baixo número de calorias, e ao mesmo tempo nutritivo. O Chuchu emagrece “SIM”, e pode beneficiar dietas de emagrecimento. Afinal, a hortaliça oferece parte das necessidades nutricionais que o organismo necessita sem promover o acúmulo calórico.

Além disso, o vegetal é fonte de fibras, são encontrados 1,7 g do nutriente em cada porção de 100 Chuchu. As fibras promovem a sensação de saciedade no corpo, o que favorece o controle do apetite e facilita na hora de diminuir o consumo de calorias diárias.

Benefícios do Chuchu Para Saúde:

  • Existem várias vitaminas e minerais nesse fruto que ajudam a prevenir o câncer;
  • Os nutrientes do Chuchu ajudam na absorção fácil e adequada de Ferro;
  • Esse fruto pode garantir porções interessantes de proteínas;
  • Chuchu ajuda na conversão de gorduras e proteínas em energia;
  • Esse fruto aumenta a sua ingestão de Zinco;
  • Ele é funcional para controlar desequilíbrios como hipotireoidismo ou hipertireoidismo;
  • Ele contém grandes quantidades de vitaminas do complexo B;
  • Esse fruto ajuda a evitar a hipertensão;
  • O Potássio do Chuchu reduz a pressão arterial;
  • O Chuchu é uma excelente fonte de vitamina C;
  • A unidade do Chuchu pode conter quase 4 gramas de fibras;
  • Previne a hipertensão.

Confira agora através do vídeo abaixo, outros benefícios e utilidades do Chuchu Para Saúde:

Omelete Light de chuchu:

INGREDIENTES:

  • 5 ovos;
  • 1 Chuchu;
  • 4 fatias de mussarela cortada em cubos;
  • sal e pimenta a gosto.

MODO DE PREPARO:

  • Bata os ovos e misture com a mussarela e o Chuchu ralado;
  • Divida em três partes iguais e tempere com sal e pimenta;
  • Despeje em uma panela antiaderente as porções;
  • Deixe cozinhar a mistura até que fique encorpada;
  • Vire quando desgrudar do fundo da panela, e sirva da forma que preferir

Como Consumir o Chuchu Para Emagrecer:

O Chuchu engorda ou emagrece dependendo da forma que for consumido. Pode ser incorporado de inúmeras formas a diferentes receitas, desde chás até brigadeiros. Ele pode ser cozido, refogado e ingerido sozinho, mas esse consumo é pequeno. A ingestão do legume cru não é indicada, pois dificultaria a mastigação. É muito utilizado em saladas, suflês e receitas mistas.

É importante atentarmos para essas novas tendências do mundo “Fitness”, mesmo que não haja pretensão de pertencer a esse mundo, há dicas benéficas para uma dieta com mais variações de consumo. Mesmo que não faça parte desse mundo, você pode se submeter a uma alimentação mais saudável, seu corpo vai agradecer.

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Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

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Byanca Sttefany

Sou graduada em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), com pós graduação em Fármaco e Medicamentos pela Universidade de São Paulo (USP) mestrado também pela Universidade de São Paulo (USP) na área de Tecnologia Bioquímica Farmacêutica e Doutoranda pela Universidade de São Paulo (USP) na área de Farmácia Fisiopatologista e Toxicologia. Atualmente Trabalho na área de Análise Clínicas, e também atuo no Instituto de Pesquisa de Ciência, tecnologia e Qualidade (ICTQ) e exerço a função de Editor no site "Dicas de Saúde".

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