Alimentos Saudáveis

7 alimentos ricos em ácidos graxos ômega 3!

melhores fontes dos acidos graxos omega 3

Os alimentos ricos em ácidos graxos ômega 3 são em  peixes como salmão, cavala, sardinha e em suplementos dietéticos, como óleo de peixe.

Além disso, os ácidos graxos ômega-3 são um tipo de gorduras poli-insaturadas com vários benefícios à saúde, incluindo redução do risco de doenças cardíacas, redução do risco e gravidade da demência e alívio da inflamação em pacientes com artrite. [1]http://qualityseafood.com/six-benefits-of-eating-oysters/#:~:text=Oysters%20are%20a%20good%20source%20of%20omega%2D3%20fatty%20acids,of%20omega%2D3%20fatty%20acids.

melhores fontes dos acidos graxos omega 3
melhores fontes dos ácidos graxos ômega 3

Ômega 3 é bom para perda de peso?

Sim, os ácidos graxos ômega – 3 possui vários benefícios que auxilia na perda de peso e acelera o metabolismo.

Quais são os benefícios do ômega 3?

  1. Ajuda combater a depressão e a ansiedade.
  2. Melhorar a saúde dos olhos.
  3. Promover a saúde do cérebro durante a gravidez.
  4. Podem melhorar os fatores de risco para doenças cardíacas.
  5. Reduzir os sintomas de TDAH em crianças.
  6. Reduzir os sintomas da síndrome metabólica.

Alimentos ricos em ácidos graxos ômega 3:

1. Cavala:

cavala possui fontes dos acidos graxos omega 3
cavala possui fontes dos ácidos graxos ômega 3

A cavala é um peixe nutritivo  e possui altos níveis de ácidos graxos essenciais, que melhoram a resistência e auxiliam na recuperação após o exercício, enquanto ajudam a manter a beleza da pele.[2]https://mackerel.fromnorway.com/norwegian-mackerel/nutrition/

2. Salmão:

salmao possui fontes dos acidos graxos omega 3
salmão possui fontes dos ácidos graxos ômega 3

O salmão é uma dos melhores alimentos ricos em ácidos graxos ômega 3 de cadeia longa EPA e DHA. Uma porção de 3,5 onças (100 gramas) de viveiro salmão tem 2,3 gramas de cadeia longa ômega – 3 ácidos gordos, enquanto que a mesma porção de selvagem salmão contém 2,6 gramas (1, 2).[3]https://www.healthline.com/nutrition/11-benefits-of-salmon#:~:text=1.,grams%20(1%2C%202).

3. Robalo:

robalo possui fontes dos acidos graxos omega 3
robalo possui fontes dos ácidos graxos ômega 3

O robalo e é uma excelente fonte de ácidos graxos ômega-3 que ajudam a reduzir o risco de doenças cardiovasculares, reduzindo a pressão arterial. [4]https://www.healthline.com/nutrition/12-omega-3-rich-foods

4. Ostras:

ostras possui fontes dos acidos graxos omega 3
ostras possui fontes dos ácidos graxos ômega 3

As ostras é um dos alimentos ricos em ácidos graxos ômega 3 que desempenham um papel essencial na função cerebral e no crescimento e desenvolvimento normais. Além disso, eles reduzem a inflamação e também podem proteger contra doenças cardíacas, câncer e artrite.

5. Sardinhas:

sardinha possui fontes dos acidos graxos omega 3
sardinha possui fontes dos ácidos graxos ômega 3

Uma porção de sardinhas contém proteína, cálcio e ácidos graxos ômega-3, que ajudam a reduzir a pressão arterial, colesterol e aumentar a produção de glóbulos vermelhos.

6. Camarão:

camarao possui fontes dos acidos graxos omega 3
camarão possui fontes dos ácidos graxos ômega 3

O camarão é rico em vitaminas e minerais que ajudam a promover a saúde do coração e do cérebro devido ao seu conteúdo de ácidos graxos ômega-3 e do antioxidantes astaxantina.[5]https://ods.od.nih.gov/factsheets/Omega3FattyAcids-Consumer/

7. Truta:

truta possui fontes dos acidos graxos omega 3
truta possui fontes dos ácidos graxos ômega 3

A truta é um dos alimentos ricos em ácidos graxos ômega 3 e potássio, antioxidantes, minerais e vitaminas, ele também ajuda tratar varias condições de saúde.[6]https://www.inc.com/jeff-haden/why-does-this-successful-entrepreneur-eats-5-yes-5-cans-of-sardines-every-day.html

Receita de salmão ao molho de alho com mel:

Ingredientes:

– 12 kg de salmão, cortado em tiras de filé;
– sal;
pimenta-do-reino;
– 1 pitada de pimenta caiena;
– 2 colheres de sopa de mel;
– 1 colher de sopa de água morna;
– 1 1/2 colher de chá de vinagre de maçã ou o suco de limão;
– 1 colher de sopa de azeite;
– 3 dentes de alho picados;
– 1/2 limão cortado em fatias;
– 1 colher de sopa de salsa picada;

Modo de preparo:

  1. Tempere o salmão com sal, pimenta-do-reino e pimenta caiena, reserve.
  2. Em seguida, misture o mel, a água, o vinagre de maçã ou o suco de limão e uma pitada de sal.
  3. Mexa para ficar um mistura bem homogênea.
  4. Depois, aqueça uma frigideira própria para forno (preferencialmente uma frigideira de ferro fundido) em fogo alto.
  5. Adicione o azeite. Frite o salmão, por cerca de 1 minuto.
  6. Em seguida, vire o salmão e cozinhe por mais 1 minuto.
  7. Adicione o alho na panela, refogue até dourar ligeiramente.
  8. Em seguida, adicione a mistura com mel e algumas as rodelas de limão na frigideira, reduza o molho até ficar pegajoso.
  9. Finalize grelhando o salmão no forno por 1 minuto (etapa opcional).
  10. Cubra o salmão com salsa e sirva imediatamente.[7]https://rasamalaysia.com/honey-garlic-salmon/

Referências:

http://qualityseafood.com/six-benefits-of-eating-oysters/#:~:text=Oysters%20are%20a%20good%20source%20of%20omega%2D3%20fatty%20acids,of%20omega%2D3%20fatty%20acids.
https://mackerel.fromnorway.com/norwegian-mackerel/nutrition/
https://www.healthline.com/nutrition/11-benefits-of-salmon#:~:text=1.,grams%20(1%2C%202).
https://www.healthline.com/nutrition/12-omega-3-rich-foods
https://ods.od.nih.gov/factsheets/Omega3FattyAcids-Consumer/
https://www.inc.com/jeff-haden/why-does-this-successful-entrepreneur-eats-5-yes-5-cans-of-sardines-every-day.html
https://rasamalaysia.com/honey-garlic-salmon/
formada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, escreve artigos de beleza e saúde com noções de SEO e tem versatilidade na produção dos textos.

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