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Vitamina D – o que é e principais funções!

Alimentos ricos em vitamina D

Vitamina D – o que é e funções:

A vitamina D um nutriente solúvel em gordura que seu corpo pode produzir, mas não é encontrado naturalmente em muitos alimentos. Também conhecida como calciferol, ela promove a absorção de dois minerais, Cálcio e Fósforo e, em seguida, ajuda a depositá-los nos ossos e dentes para torná-los fortes e saudáveis.

Seu corpo a produz quando os raios ultravioletas do sol estimulam a pele de sintetizá-lo. Esta é a principal maneira pela qual os seres humanos obtêm vitamina D. Se você não tenha muita exposição ao sol, é essencial que você obtenha esta vitamina a partir de fontes dietéticas.

A pesquisa também sugere que a vitamina D tem sido associada com menor incidência de cancros e taxas mais baixas de condições relacionadas ao sistema imunológico, tais como diabetes tipo 1 e esclerose múltipla.

Melhores fontes:

São poucos alimentos naturalmente ricos em vitamina D. Por isso, a maioria das pessoas obter a sua ingestão a partir de alimentos fortificados, como leite, leite de soja e cereais fortificados. Ela também é encontrada na carne de peixes gordos (cavala, Salmão, Sardinha) e na gema de ovo.

Alimentos ricos em vitamina D
Alimentos ricos em vitamina D

Deficiências:

Resultados insuficiência de vitamina D no raquitismo (crescimento ósseo defeituoso) em crianças e osteomalácia (ossos moles) e osteoporose (ossos porosos) em adultos. Estas doenças esqueléticas são o resultado da mineralização óssea inadequada ou desmineralização do esqueleto.

Dietas deficientes nesta vitamina são freqüentemente encontrados em pessoas que têm alergias ao leite, intolerância à lactose ou em aqueles que seguem uma dieta vegana (desprovida de produtos de origem animal, incluindo leite e ovos).

Alguns grupos podem necessitar de suplementos de vitamina D, particularmente se eles não estão recebendo a exposição à luz solar. Estes incluem:

1. Os bebês exclusivamente amamentados:

O leite humano contém muito pouca vitamina D. Muitas crianças especialmente aqueles que vivem em latitudes muito alta que não podem ser exposto à luz solar suficiente.

Idosos: Os idosos são mais propensas a deficiência desta vitamina, especialmente aqueles que vivem em cidades industrializadas do norte do mundo. Isto é devido à ausência de luz solar combinada com uma diminuição da capacidade de sintetizar a vitamina na pele.

2. Pele escura e protetor solar:

Pessoas com pele escura ou aqueles que usam protetor solar tópico estão em maior risco de deficiência devido a uma redução na capacidade do corpo para produzir a vitamina na pele.

vitamina d
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Excessos:

Porque as vitaminas lipossolúveis como esta vitamina são armazenadas no corpo, muito pode ser tóxico e causar hipervitaminose D. Sinais de hipervitaminose D incluem pedras nos rins, perda de massa óssea, fraqueza, ossos fracos, anorexia, náuseas, vômitos e função renal reduzida.

Mas no caso de você estar se perguntando: não há evidência de que esta vitamina gerada pelo corpo através de exposição ao sol pode contribuir para a toxicidade da vitamina D, porque o seu corpo pode regular a sua produção.

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Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

41 comentários

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    thank you!

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