Vitamina D – O que é e Funções!

Revisado por

Nutrição - CRN6-MA 16199

Vitamina D – O que é e funções:

A Vitamina D é um nutriente solúvel em gordura que seu corpo pode produzir, mas não é encontrado naturalmente em muitos alimentos. Também conhecida como calciferol, a vitamina D promove a absorção de dois minerais, Cálcio e Fósforo e, em seguida, ajuda a depositá-los nos ossos e dentes para torná-los fortes e saudáveis.

Seu corpo produz vitamina D quando os raios ultravioleta do sol estimulam a pele de sintetizá-lo. Esta é a principal maneira pela qual os seres humanos obter vitamina D. Se você não tenha muita exposição ao sol, é essencial que você obter vitamina D a partir de fontes dietéticas.

A pesquisa também sugere que a vitamina D tem sido associada com menor incidência de cancros e taxas mais baixas de condições relacionadas ao sistema imunológico, tais como diabetes tipo 1 e esclerose múltipla.

As Melhores Fontes de Vitamina D:

são Muito poucos alimentos naturalmente ricos em vitamina D. Por isso, a maioria das pessoas obter a sua ingestão de vitamina D a partir de alimentos fortificados, como leite, leite de soja e cereais fortificados. Natural de vitamina D é encontrada na carne de peixes gordos (cavala, Salmão, Sardinha) e na gema de ovo. Leia mais sobre os Alimentos ricos em Vitamina D!

Vitamina D
Alimentos Ricos em Vitamina D

Deficiência de Vitamina D:

Resultados insuficiência de vitamina D no raquitismo (crescimento ósseo defeituoso) em crianças e osteomalácia (ossos moles) e osteoporose (ossos porosos) em adultos. Estas doenças esqueléticas são o resultado da mineralização óssea inadequada ou desmineralização do esqueleto.

Dietas deficientes de vitamina D são freqüentemente encontrados em pessoas que têm alergias ao leite, intolerância à lactose ou em aqueles que seguem uma dieta vegana (desprovida de produtos de origem animal, incluindo leite e ovos).

Alguns grupos podem necessitar de suplementos de vitamina D, particularmente se eles não estão recebendo a exposição à luz solar. Estes incluem:

Os bebês exclusivamente amamentados: O leite humano contém muito pouca vitamina D. Muitas crianças especialmente aqueles que vivem em latitudes muito alta que não podem ser exposto à luz solar suficiente.

Idosos: Os idosos são mais propensas a deficiência de vitamina D, especialmente aqueles que vivem em cidades industrializadas do norte do mundo. Isto é devido à ausência de luz solar combinada com uma diminuição da capacidade de sintetizar a vitamina D na pele.

Pele escura e protetor solar: Pessoas com pele escura ou aqueles que usam protetor solar tópico estão em maior risco de deficiência devido a uma redução na capacidade do corpo para produzir vitamina D na pele.vitamin-d

Excesso de Vitamina D:

Porque as vitaminas lipossolúveis como a vitamina D são armazenadas no corpo, muito pode ser tóxico e causar hipervitaminose D. Sinais de hipervitaminose D incluem pedras nos rins, perda de massa óssea, fraqueza, ossos fracos, anorexia, náuseas, vômitos e função renal reduzida.

Mas no caso de você estar se perguntando: não há evidência de que a vitamina D gerada pelo corpo através de exposição ao sol pode contribuir para a toxicidade da vitamina D, porque o seu corpo pode regular a sua produção.

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Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

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INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalve

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal do Maranhão(UFMA), CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal do Maranhão(UFMA), Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos.

2 Comments

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  1. Adorei as informações sobre a os alimentos que contém vitamina D.Ira me ajudar a preparar a alimentação da minha mãe. Muito obrigado

  2. O texto não diz qual a necessidade diária de vitamina D, em UI ou mcg. Penso que essa informação é muito relevante e gostaria que fosse acrescentada.

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