Início » Nutrição » Quinoa: O que é? para que serve, como usar? (com receita)

Quinoa: O que é? para que serve, como usar? (com receita)

quinoa

A quinoa é rica em nutrientes e fornece uma grande variedade de benefícios para nossa saúde.  Além disso, a Quinoa é uma forma interessante de pseudocereal que não é tecnicamente um grão ou um cereal tradicional. É uma cultura que tem crescido há milhares de anos e é cultivada principalmente por suas sementes comestíveis .

O quinoa é altamente valioso porque é uma fonte de alimento rico em nutrientes, e pode ser usado como muitos grãos comuns, ou moído em pó ou farinha.

A quinoa tem um conteúdo muito baixo de gordura e pode ser adicionado a dietas ao redor do mundo como uma alternativa saudável a muitos outros alimentos similares.

O que e a quinoa

A quinoa (pronuncia-se “quinuá”) é uma semente comestível originária dos Andes, na América do Sul. Embora muitas vezes seja considerada um grão, a quinoa é técnica uma semente de uma planta chamada Chenopodium quinoa, que é relacionada com particularidades, base e acelga.

A quinoa é valorizada pelo seu alto teor de proteínas, sendo uma excelente fonte de aminoácidos essenciais, tornando-a uma opção popular para vegetarianos e veganos. Aqui estão algumas características da quinoa:

Propriedades nutricionais da quinoa

As sementes de pseudo-cereais podem ser moídas e moídas em farinha, tal como outros grãos e cereais. No entanto, nutricionalmente, a quinoa é considerada um grão inteiro. Os grãos inteiros incluem toda a semente de grãos intactos sem remover nenhuma das suas partes.

Em contraste, quando os grãos são moídos ou refinados como pão branco, arroz branco e macarrão branco, eles foram processados ​​para criar uma textura mais fina e leve. Infelizmente, a maior parte da fibra e nutrientes importantes também são removidos durante este processo.

Grãos inteiros como quinoa fornecem vitaminas, minerais e fibras essenciais, que ajudam a regular o sistema digestivo e a mantê-lo mais completo e mais satisfeito. Massas brancas, arroz branco e pão branco fornecem carboidratos simples que são rapidamente digeridos, mas pouco mais no caminho do valor nutricional.

O quinoa é naturalmente sem glúten e um copo de quinoa cozida (185 gramas) contém:

  • 8 gramas de proteína
  • Fibra de 5 gramas
  • Magnésio – 30 por cento de diária recomendada (RDA)
  • Manganês – 30 por cento RDA
  • Folato – 19% de RDA
  • Fósforo – 28 por cento RDA
  • Cobre – 18 por cento RDA
  • Ferro – 15% RDA
  • Zinco – 13% de RDA
  • Potássio – 9% de RDA
quinoa
quinoa

Um copo de quinoa também contém mais de 10% do RDA das vitaminas B-1, B-2 e B-6, e vestígios de Vitamina E, B3 e cálcio .

A quinoa tem uma proporção elevada de proteína para carboidratos quando comparada com outros produtos de grãos. A NASA propôs que fosse um alimento ideal para vôos espaciais de longa duração. Além disso, a quinoa contém uma dose saudável de ácidos graxos:

Um quarto de xino seco contém:

  • 160 calorias.
  • 2,5 gramas de gordura (0 gramas saturadas e gorduras trans).
  • 0 gramas de colesterol e sódio.
  • 27 gramas de carboidratos (3 gramas de fibra e 0 gramas de açúcar).
  • 6 gramas de proteína.

Para que serve a quinoa ?

beneficios da quinoa
beneficios da quinoa

Agora confira detalhadamente os benefícios da quinoa para saúde.

1. Regula a diabetes

A quinoa contém proteínas que ajudam a manter o peso corporal e melhorar a massa muscular. É melhor para indivíduos com diabetes, pois isso tem fibra e Magnésio. A fibra rege o açúcar no sangue e o Magnésio utiliza glicose e secreta insulina. A quinoa pode ser usada por pacientes com diabetes como cereal. Muitos praticantes de saúde sugerem quinoa em caso de diabetes gestacional.

2. Auxilia na perda de peso

A quinoa tem níveis de fibra que o ajudam a perder peso. Ela ajuda você a sentir-se cheio por um longo período de tempo. A quinoa também contém proteínas para melhorar sua taxa de metabolismo e manter os níveis de açúcar no sangue. Consumir quinoa e outros grãos integrais reduzem facilmente as gorduras abdominais, pois são sem glúten – melhor para pessoas com dieta.

3. Trata a doença celíaca

A quinoa pode ser consumida em vez de Trigo, Arroz, Cevada e outras aveias na dieta diária para tratar a doença celíaca. Isso tem nutrientes essenciais do que outros cereais.

4. Reduz a constipação

Sugere-se comer quinoa para tratar a constipação, pois ajuda na passagem adequada dos alimentos através do seu aparelho digestivo. Consuma isso regularmente para evitar flatulências, constipação e inchaço. Você também pode adicionar quinoa em sopas e vários alimentos que exigem grãos como ingrediente principal. Quinoa tem folato e vitamina B que elimina o desperdício de seu corpo.

5. Ajudar a prevenir o câncer

Coma 3 porções de grãos inteiros como quinoa todos os dias para reduzir o risco de câncer.

6. Reduz o colesterol

O quinoa possui fibras solúveis que podem se misturar com a bile no fígado e produzir uma substância que é eliminada através dos movimentos intestinais. O fígado pode usar este colesterol para produzir os ácidos biliares. À medida que seu nível se reduz, ele tem que usar isso do sangue. Assim, os níveis de colesterol total diminuem. Você também pode comer quinoa para reduzir o colesterol substituindo por carne, ovo e outras proteínas.

7. Aumentar fertilidade

A deficiência de proteína afeta a fertilidade nas mulheres, pois pode interferir no ciclo menstrual. Assim, muitos praticantes de fertilidade aconselham quinoa para melhorar a fertilidade.

8. Melhora a digestão

Esta é uma boa fonte de fibra dietética que é benéfica para o estômago irritado. Ele ajuda na digestão e ajuda na passagem correta dos movimentos intestinais.

9. Prevenir doenças cardiovasculares

Quinoa é um pseudocereal que contém proteínas de alta qualidade e carboidratos com baixo índice de glicemia, juntamente com os ácidos graxos ômega-3 e omega-6, bem como antioxidantes. Também é considerado bom para reduzir o risco de doenças cardiovasculares no futuro. Os ensaios sobre pessoas jovens e de meia-idade confirmaram uma diminuição do risco de doenças cardiovasculares.

10. Reduz o Risco de Cálculos Biliares

A fibra encontrada na quinoa também ajuda na redução do risco de cálculos biliares. O consumo de quinoa ajuda na redução da secreção do suco da bile, que ajuda na formação de cálculos biliares.

Outros benefícios da quinoa

A quinoa  possui muitos benefícios para a saúde, além dos citados acimas, ela possui muitas outras vantagens para o corpo.

Assista o vídeo abaixo e confira:

Como fazer uso das sementes de quinoa

Antes de cozinhar quinoa, é preciso garantir que a camada de saponina nas sementes tenha sido removida.

  • Quinoa fervida: A quinoa, após imersão e enxaguamento, pode ser fervido em água. 1 xícara de quinoa leva cerca de 1 ½ xícaras de água para ferver. Cozinhe por cerca de 15 minutos e adicione uma pitada de sal para cozinhar. Durante a cozedura por pressão, são necessários apenas 5 minutos de cozimento com alta pressão.
  • Salada de quinoa: A quinoa pode ser adicionado a saladas com a escolha de seus vegetais e temperos. A salada é boa e também é nutritiva. É bom para aqueles que não querem ganhar peso extra.
  • Quinoa com queijo: Você precisa cozinhar quinoa em água fervente. Adicione o queijo, o alho e os tomates secos ao sol e cozinhe por alguns minutos.

Possíveis efeitos colaterais da quinoa

Quando a quinoa entra em ebulição, o composto que cobre as sementes (saponinas) cria uma espuma. Essas saponinas dão ao quinoa um sabor ligeiramente amargo. É melhor remover as saponinas sobrantes no casaco quinoa; lavando completamente as sementes antes de cozinhar, colocando-as em uma peneira e correndo sob água fria.

Uma vez que você tenha enxaguado bem, pode ser cozido como arroz. Ele se expandirá para várias vezes o tamanho original durante o cozimento.

Bibliografia

https://www.hsph.harvard.edu/nutritionsource/food-features/quinoa/

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.