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Os 20 Alimentos que Ajudam a Proteger o Coração

Os alimentos que protegem o coração e diminuem o risco de doenças cardiovasculares como pressão alta, AVC ou infarto são aqueles que são ricos em substâncias antioxidantes, fibras e gorduras monoinsaturadas ou poli-insaturadas. Quem já tem algum tipo de problema cardíaco ou deseja evitá-los, não deve nem pensar em manter uma dieta rica em alimentos gordurosos.

Em vez disso, legumes, frutas e verduras devem invadir o cardápio, a fim de proporcionar uma vida mais equilibrada e sadia. A lista de alimentos a seguir contem propriedades benéficas para a saúde, principalmente quando se trata de proteger o sistema cardiovascular e evitar complicações. Confira, os 20 Alimentos que ajudam a proteger o coração.

Alimentos que Ajudam a Proteger o Coração1. Abacate: O Abacate é um ótimo exemplo de Alimentos que ajudam a proteger o coração. Pois, ele é muito rica em vitamina E, também contem inúmeros antioxidantes, que contribuem para o aumento do colesterol bom (HDL) e a redução dos índices de colesterol ruim (LDL), resultando no maior controle da pressão arterial.

2. Alho: O Alho é muito utilizado com tempero, o bulbo é eficaz na prevenção de doenças cardiovasculares, pois mantem os níveis de pressão arterial estável.

3. Amora: A Amora além de conter antioxidantes que previnem o acúmulo de gorduras nos vasos sanguíneos, é eficaz no combate de inflamações.

4. Aveia: A Aveia é uma boa alternativos de Alimentos que ajudam a proteger o coração. Pois, ao ingerir uma colher (sopa) de farelo de aveia por dia é uma ajuda e tanto para abaixar o colesterol. Além disso, Em um estudo da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), mais de 120 pessoas tiveram os níveis de colesterol reduzidos entre 5% e 15% depois de consumirem aveia durante 30 dias.

5. Azeite: O Azeite é uma grande fonte de benefícios, e contribui na prevenção de vários problemas. Ele pode reduzir a taxa de colesterol ruim e afastar o risco de diabetes, artrite reumatismo e câncer. Melhora o funcionamento do estomago, do pâncreas, é digerido com facilidade, não tem colesterol, acelera as funções metabólicas, estimula o crescimento e favorece a absorção de cálcio.

6. Banana: A Banana é uma boa opção de Alimentos que ajudam a proteger o coração. Pois, ela é conhecida por ser uma grande fonte de potássio, a banana é uma fruta que previne inúmeros ricos relacionados à pressão sanguínea, dentre eles o derrame. Além disso, por conter fibras solúveis, ajuda a reduzir os índices de colesterol no organismo.

7. Brócolis: O Brócolis Atua na redução da pressão alta por ser rico em fibras e substancias antioxidantes.

8. Castanha: tanto a do pará quanto do caju são eficazes na prevenção de infartos. Além disso, A primeira é rica em selênio, esse mineral é responsável por melhorar a ação de antioxidantes que atuam no coração. O ideal é consumir duas castanhas por dia. Já a segunda contem argimino, um aminoácido que se converte em oxido nítrico e pode ajudar a alargar as artérias e a reduzir a pressão arterial. Recomenda-se comer de duas a quatro unidades por dia.

9. Cereais integrais: Cereais integrais contém grande quantidade de fibras insolúveis que reduzem a absorção de gorduras pelo organismo e, consequentemente, reduzem o colesterol.

10. Chá verde: O Chá verde é um dos principais Alimentos que ajudam a proteger o coração. Pois, ele é famoso por ser um grande auxilio nas dietas emagrecedoras, o chá também ajuda a reduzir os riscos de doenças cardiovasculares, pois promove a diminuição do colesterol ruim (LDLD) no organismo.

11. Chia: A Chia é uma das maiores fontes de ômega 3, contribuindo para a saúde do sistema cardiovascular. Além disso, A presença do ômega 3 diminui o risco de varias doenças crônicas, como diabetes, doenças cardiovasculares, câncer e hipertensão (por conter ação antioxidante e efeito anti-hipertensivo).

12. Feijão: O Feijão é rico em fibras, o grão possui grandes quantidades de magnésio e acido fólico, sendo uma grande fonte diária para a saúde.

13. Laranja: O bagaço da laranja pode auxiliar em vários aspectos da saúde. pois, A laranja é rica em fibras possui cálcio, magnésio, potássio, betacaroteno e algumas vitaminas do complexo B. Estes nutrientes estão relacionados com uma boa saúde óssea, auxiliam na contração e relaxamento muscular e agem como antioxidantes, prevenindo danos nas células do organismo. Quando consumido com o bagaço, também auxilia o bom funcionamento do intestino e o controle da glicemia e do colesterol.

14. Linhaça: A Linhaça é uma boa opção de Alimentos que ajudam a proteger o coração. Pois, ela contém uma grande quantidade de fibras solúveis e do ômega 3, que ajudam a controlar a pressão arterial e reduzir o colesterol ruim.

15. Maçã: A Maçã contem uma fibra solúvel chamada pectina, que tem dentre os seus principais benefícios a redução do risco de desenvolver doenças cardiovasculares.

16. Morango: O Morango é um importante aliado na redução do colesterol por conter fibras solúveis. Mas os seus benefícios não param por ai: a fruta ainda contém acido elágico, que é um antioxidante que possui atividades anticancerígenas.

17. Peixe: Os Peixes são um dos principais Alimentos que ajudam a proteger o coração, principalmente os de águas frias – Sardinha e Salmão, por exemplo eles são riquíssimos em ômega 3, que ajudam a diminuir o colesterol ruim.os Alimentos que Ajudam a Proteger o Coração18. Soja: A ingestão da Soja ajuda a baixar os níveis de colesterol rui (LDL). Além disso, as gorduras existentes na soja são as poli-insaturadas e as monoinsaturadas (aquelas que não provocam obstrução das artérias).

19. Tomate: O Tomate é rico em licopeno, uma substancia que é aliada ao combate de doenças cardiovasculares. Além disso, O licopeno presente no tomate possui uma ação antioxidante, reduzindo a presença de radicais livres e diminuindo o risco de câncer de próstata e mama, por exemplo. Essa substancia, que confere a cor vermelha, previne o surgimento de doenças cardiovasculares, reduzindo o risco de infarto agudo do miocárdio, devido a redução do colesterol.

20. Uva: A Uva contém inúmeros antioxidantes, a fruta tem o poder de relaxar os vasos sanguíneos, possibilitando com que o fluxo de sangue seja facilitado. O suco de uva agrega os mesmos benefícios, mesmo os industrializados (desde que sejam integrais, sem açúcar e sem aditivos químicos).

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