Alimentos Saudáveis

Kimchi: Para Que Serve, Benefícios e Efeitos Colaterais!

Kimchi: Para Que Serve, Benefícios e Efeitos Colaterais!

Revisado por

Nutrição e Educação Física pela UFT

Especialista do Dicas de Saúde

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Kimchi: Para Que Serve, Benefícios e Efeitos Colaterais!
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Kimchi: Para Que Serve, Benefícios e Efeitos Colaterais que você talvez não conheça. Além disso, o Kimchi é um alimento probiótico fermentado tradicional que é um prato lateral coreano. Datado há centenas de anos, existem dezenas de receitas diferentes para faze-lo, mas quase todos possuem vários temperos e vegetais em comum que lhe dão o seu sabor.

Alguns dos principais ingredientes do Kimchi incluem rabanete, repolho, pepino, cebolinha e pasta de pimentão vermelho. Outros alimentos importantes que são considerados saudáveis, incluem gengibre, pimenta vermelha em pó e alho.

Hoje, o Kimchi é tido como “prato nacional” da Coreia – na verdade, em média, as pessoas na Coréia consomem cerca de 18kg de Kimchi por ano! Nunca experimentou antes? Caso goste de verduras cultivadas e alimentos fermentados como chucrute, provavelmente também vai gostar desse alimento.

Tudo Sobre Kimchi: Para Que Serve, Benefícios e Efeitos Colaterais!Pois ele tem um sabor azedo e picante devido ao processo de fermentação que produz “culturas probióticas” vivas e ativas, que são responsáveis ​​por alguns de seus benefícios, incluindo a melhora da digestão e o fortalecimento da função imunológica.

História do Alimento:

Kimchi, primeiro popular por ji, foi criado durante o período pré-moderno dos Três Reinos da Coréia. Ele foi feito utilizando apenas o caldo de carne e o repolho.

Embora as pimentas sejam vermelhas, as crianças mostram seus sentimentos temperamentais, sendo que estes ingredientes não estão disponíveis na Coréia até os países de grande porte. Os coreanos primeiros possuem acesso ao pimentão vermelho após as invasões japonesas de 1592 a 1598, e também foram adicionado ao ingrediente básico não somente no kimchi, mas também nas batatas fritas.

Como prato nacional, o kimchi tem tido um papel eficaz na culinária coreana por milhares de anos. Durante o envolvimento da Coréia do Sul na Guerra do Vietnã, por exemplo, o governo coreano solicitou que os americanos ajudassem a alimentar as tropas sul-coreanas com kimchi, porque se dizia que era “vitalmente importante para a  tropa coreana”, capaz de ajudar na eliminação das bactérias intestinais e impulsionar a imunidade. Isto era vital para as tropas que viviam em ambientes agressivos que não continham muitos nutrientes.

Hoje, apesar de as especialidades “kimchi frigoríficos” serem às vezes usadas na Coréia, que têm controles precisos para manter diferentes variedades de Kimchi em temperaturas ideais, muitos coreanos continuam preparando Kimchi de acordo com métodos tradicionais e sazonais de preparação.

O Que Faz Kimchi ser Benéfico?

O Kimchi é submetido a um processo de fermentação tradicional dentro de frascos de vidro hermeticamente fechados, que ocorrem desde vários dias a vários meses. Durante esse tempo, os sabores, texturas e benefícios do Kimchi mudam e melhoram dramaticamente, e é por isso que o ele está crescendo em popularidade no mundo todo como um “superalimento”.

De acordo com um relatório, os subprodutos fermentativos formados durante a fermentação e os ingredientes funcionais usados ​​para produção do Kimchi aumentam significativamente seus benefícios, pois são responsáveis ​​pela formação dos probióticos.

Tudo Sobre Kimchi: Para Que Serve, Benefícios e Efeitos Colaterais!

Os probióticos segundo a Organização Mundial da Saúde determina-os como “organismos vivos que, quando consumidos em quantidades adequadas, conferem um benefício à saúde do hospedeiro”. Os ácidos orgânicos chamados ácido lático e lactobacilos são os principais tipos de probióticos que são produzidos durante a fermentação do Kimchi. Estes são conhecidos por suprimir as bactérias que prejudicam e estimulam as bactérias benéficas, prevenir a constipação, limpeza do intestino e até mesmo a prevenção do câncer de cólon.

Com base em estudos, alguns dos benefícios do Kimchi são:

  • Propriedades anti-constipação;
  • Promove a saúde colorretal;
  • Reduz o colesterol;
  • Tem efeitos fibrolíticos;
  • Promove a saúde cerebral;
  • Propriedades probióticas;
  • Propriedades anticancerígenas;
  • Efeitos anti-obesidade;
  • Propriedades antioxidantes e anti-envelhecimento;
  • Suporta a alergia sazonal;
  • Promove a imunidade;
  • Promove a saúde da pele;
  • Trata a síndrome do intestino gotejante.

No início do século XX, os pesquisadores da área da saúde começaram especular que os alimentos probióticos tinham micróbios proteolíticos que atuavam no cólon para diminuir as substâncias tóxicas responsáveis ​​pelo processo de envelhecimento. Eles relataram que o consumo de alimentos fermentados como iogurte e kefir reveste o cólon com bactérias LAB, diminuindo o pH intestinal, suprimindo bactérias perigosas e levando a uma taxa mais lenta de envelhecimento. Dês desse tempo, numerosos estudos sugeriram que isso seja verdade para muitos alimentos cultivados diferentes.

Vários anos atrás, quando a epidemia de SARS começou a se espalhar pelo mundo, a imprensa começou a proclamar que o Kimchi poderia ter ajudado a proteger os coreanos devido ao seu impacto positivo na imunidade. Foi reivindicado recentemente para prevenir a gripe aviária. Este superalimento também tem sido associado a menores taxas de obesidade na Coréia e ajudando a manter os coreanos energizados, que é um dos motivos pelas quais é conhecida como uma nação tão trabalhadora!

Valor Nutricional de Kimchi:

Cerca de 1/2 xícara de Kimchi (280 gramas) tem aproximadamente:

Benefícios do Kimchi Para Saúde:

Fornece Probióticos que Ajudam na Melhora da Digestão:

Nós escutamos sobre os benefícios dos alimentos probióticos como chucrute e iogurte o tempo todo, mas não negligencie o Kimchi, que também possui toneladas dessas bactérias amigáveis ​​ao intestino. Responsáveis ​​por dar-lo sua carbonatação, sabor azedo e cheiro pungente, os probióticos se desenvolvem durante a fermentação como enzimas bacterianas que são capazes de se reproduzir rapidamente a partir das moléculas de açúcar encontradas nos vegetais. Quanto mais tempo o Kimchi fermentar, maior serão os benefícios para saúde e maior concentração de probióticos. Mas lembre-se que o Kimchi “real” também precisa ser refrigerado e não pasteurizado para que os probióticos permaneçam intactos.

Enquanto fermentam os vegetais, bactérias do ácido láctico probiótico (LAB) se desenvolvem. Muitas bactérias estão envolvidas na fermentação do alimento, mas o LAB se torna mais dominante, enquanto outras bactérias menos benéficas são suprimidas, graças, em parte, à salga do repolho. A adição de outros sub-ingredientes como alho e gengibre, além do aumento da LAB durante a fermentação, é o que ajuda a garantir que o Kimchi seja seguro para ser consumido, pois esse processo mata as bactérias patogênicas.

O repovoamento da “boa” microflora bacteriana do trato gastrointestinal pode desempenhar um papel importante na prevenção da fisiopatologia de alguns distúrbios gastrointestinais. Para ser franco, o alimento pode “mantê-lo regular” e te ajudar a fazer cocô! Mas isso não é tudo – os probióticos têm sido usados ​​como uma modalidade de tratamento digestivo natural há mais de um século, porque as cepas benéficas de bactérias probióticas ajudam na redução das bactérias prejudiciais no intestino que podem causar indigestão, inflamação e até alterações hormonais.

Aumenta Imunidade:

Como mais de 70% do nosso sistema imunológico é realmente armazenado dentro do intestino, o Kimchi rico em probióticos pode ajudar no combate as infecções bacterianas, vírus,  doenças crônicas graves e comuns. Os probióticos foram associados a taxas mais baixas de:

  • Sintomas da síndrome do intestino gotejante;
  • Alergias alimentares ou sazonais;
  • Síndrome da fadiga crônica;
  • Doenças relacionadas à cognição como demência e Alzheimer;
  • Sintomas de úlcera;
  • Doenças autoimunes, como artrite;
  • Hemorroidas;
  • Vaginose bacteriana;
  • Infecções da bexiga e infecções do trato urinário;
  • Infecções dentárias ou respiratórias;
  • Até mesmo obesidade e câncer.

Além de conter probióticos, o Kimchi é cheio de ingredientes que ajudam a estimular a função imunológica. Semelhante aos benefícios da pimenta caiena, o pó de pimenta vermelha tem efeitos antioxidantes e anti-carcinogênicos; É até capaz de ajudar os alimentos a evitar a deterioração, uma vez que contém propriedades antibacterianas naturais.

Kimchi

O alho que está presente no Kimchi é outro que ajuda a impulsionar o sistema imunológico que inibe as atividades de muitos vírus nocivos, reduz a inflamação, combate a fadiga e tem sido considerado um alimento para promover a longevidade por milhares de anos. E o gengibre é um ingrediente benéfico consagrado pelo tempo, que ajuda acalmar os órgãos digestivos, nutrir o intestino, combater as bactérias e ajudá-lo a se curar mais rapidamente quando estiver doente.

Rico em Fibra:

O prato de Kimchi é especialmente cheio de vegetais, que fornecem uma boa dose de fibra dietética que é tanto para saciedade como boa para a saúde digestiva e do coração. O repolho é especificamente uma boa fonte de fibra, mas baixo em carboidratos e calorias. O consumo médio de fibra para adultos norte-americanos e crianças é menos da metade da quantidade recomendada, mas sabemos que indivíduos com alto consumo de fibras parecem ter riscos significativamente menores para o desenvolvimento de derrame, obesidade, diabetes, doenças gastrointestinais, hipertensão e doenças coronarianas.

Aumentar a fibra no seu dia a dia pode ajudá-lo a comer menos, uma vez que incha, absorve água e faz com se sinta saciado. Mesmo em pequenas quantidades de Kimchi podem ajudá-lo a ter uma boa quantidade de fibras durante o dia e lhe proporcionar uma boa dose de probióticos no processo, então tente utilizar o Kimchi em algumas de suas receitas favoritas como um condimento saudável.

Pode Ajudar a Reduzir os Desejos:

Muitos indivíduos acham que consumir alimentos fermentados ajuda na eliminação a dependência do açúcar; melhora digestão e ajuda na regulação do apetite. Caso a perda de peso seja seu desejo, o Kimchi pode ajudar pois é baixo em calorias, mas rico em fibra saciante e nutrientes.  Ele pode até mesmo ser capaz de melhorar a função metabólica, uma vez que seus picantes flocos de pimenta vermelha são populares por causar efeitos termogênicos no organismo.

Os suplementos e alimentos probióticos estão agora sendo associados a reduções gordura e de peso. Estudos recentes sugerem que a manipulação do ecossistema microbiano no intestino pode até ser uma nova abordagem inovadora no tratamento da obesidade.

Pode Ajudar a Combater o Câncer:

O Kimchi possui propriedades anti-inflamatórias e temperamentais que são conhecidas por combater a neoplasia, uma vez que promovem o melhor estado geral, longevidade e retardam o processo do estresse oxidativo. Gengibre, alho, rabanete, pimenta vermelha e cebolinha também são ricos em propriedades antioxidantes que ajudam a diminuir a inflamação.

Alguns estudos recomendam que o consumo de capsaicina, que está presente no pó da pimenta vermelha do Kimchi, ajuda diminuir a chance de desenvolver câncer de pulmão. A alicina, a hídrica contida no alho, pode ajudar na redução a chance de desenvolver câncer de fígado, tireoide e estômago.

Efeitos Colaterais do Kimchi:

  • Kimchi possui fibras em abundância que poderia, em um ponto, causar problemas de inchaço ou gases. No entanto, isso depende de quanto você consome;
  • Kimchi possui sal que poderia aumentar a pressão sanguínea e prejudicar as atividades cardíacas.
  • Kimchi também pode levar a câncer gástrico se consumido muito regularmente.
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Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

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