Glicina: O que é, Fontes, Benefícios, Dosagem, e Efeitos Colaterais!

Revisado por

Bioquímica Farmacêutica pela USP

Especialista do Dicas de Saúde

Glicina: O que é, Fontes, Benefícios, Dosagem, e Efeitos Colaterais!
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Glicina: O que é, Fontes, Benefícios, Dosagem, e Efeitos Colaterais. Além disso, a glicina é um aminoácido, um bloco de construção de proteínas. Não é considerado um “aminoácido essencial” porque o organismo pode obtê-lo a partir de outros produtos químicos. Uma dieta típica contém cerca de 2 gramas de glicina por dia. As fontes primárias são alimentos ricos em proteínas, incluindo carne, peixe, laticínios e legumes.

beneficios da glicina

A glicina é usada no tratamento da esquizofrenia, derrame cerebral, problemas de sono. Hiperplasia prostática benigna (BPH), síndrome metabólica e alguns distúrbios metabólicos hereditários raros. Também é usado para proteger os rins dos efeitos colaterais prejudiciais de certas drogas usadas após o transplante de órgãos. Bem como o fígado de efeitos nocivos do álcool.

A glicina também pode ser usada para reduzir o risco de psicose. Outros usos incluem a prevenção do câncer e o aprimoramento da memória. Algumas pessoas aplicam glicina diretamente na pele para tratar úlceras nas pernas e curar outras feridas.

O que é Glicina?

A glicina (também conhecida como ácido 2-aminoacético ) é um aminoácido e um neurotransmissor. O corpo produz glicina por si só, sintetizado a partir de outros compostos bioquímicos naturais, na maioria das vezes serina. Mas, também colina e treonina. Também consumimos glicina através dos alimentos. Este aminoácido é encontrado em alimentos ricos em proteínas, incluindo carne, peixe, ovos, laticínios e legumes.

Uma dieta diária inclui tipicamente cerca de 2 gramas de glicina. A glicina é um neurotransmissor com a capacidade de ser tanto excitatória quanto inibitória. O que significa que ela pode funcionar tanto para estimular a atividade do cérebro e do sistema nervoso quanto para aquietá-la.

As pessoas usam a glicina como um suplemento oral para uma série de finalidades. Incluindo melhora do sono, melhora da memória e aumento da sensibilidade à insulina. A glicina também está disponível na forma tópica e é usada para curar feridas e tratar úlceras da pele. A glicina tem um sabor doce e é fabricada comercialmente como adoçante. E incluída em produtos como cosméticos e antiácidos. Seu nome vem da palavra grega, glykys, que significa doce.

A glicina é por vezes utilizada no tratamento da esquizofrenia. Normalmente ao lado da medicação convencional, para ajudar a reduzir os sintomas. A glicina também é administrada oralmente a pacientes que sofreram AVC isquêmico (o tipo mais comum de AVC). Como um tratamento para ajudar a limitar os danos ao cérebro dentro das primeiras seis horas do AVC.

efeitos colaterais da gicina

Deficiência da Glicina:

Certos alimentos, como ossos, cartilagens, tendões, pele, etc., são particularmente ricos em glicina. Portanto, o caldo de galinha ou de vaca, que foi cozido com ossos, cartilagem ou coxas de frango. É um dos alimentos mais ricos em glicina. O problema é que a maioria das pessoas hoje não usa mais essas partes ricas em glicina. E prefere carne sem pele e cartilagem.

Outros alimentos contendo glicina são carne, peixe, gelatina, proteína em pó, soja, nozes, sementes de abóbora, lentilhas, cereais e ervilhas. Se necessário, a glicina pode ser produzida no fígado a partir dos aminoácidos treonina e serina, mas apenas uma certa quantidade.

Ao mesmo tempo, o fígado consome glicina para desintoxicação. Bem como para certas funções essenciais do corpo. Consequentemente, sob certas circunstâncias, quantidades insuficientes de glicina estão presentes para realizar todas as suas tarefas no corpo.

Quem Deve Usar Glicina?

A suplementação de glicina tem muitas propriedades diretas e indiretas que podem ser benéficas para as seguintes pessoas:

Para ajudar as pessoas a combater pequenos distúrbios do sono
Para ajudar aqueles que querem melhorar a memória e o desempenho de aprendizagem durante o trabalho por turnos
Para melhorar a cognição durante o jet lag
Para ajudar pessoas com dores articulares associadas ao envelhecimento, lesões ou osteoporose
Para ajudar os diabéticos a controlar seus níveis de açúcar no sangue
Para melhorar a eficácia dos antipsicóticos naqueles que têm esquizofrenia
Para ajudar os desportistas e as mulheres a construir massa muscular magra e prevenir a perda muscular
Para ajudar os idosos, evitando o desgaste muscular associado ao envelhecimento

fontes de glicina

Como Funciona a Glicina?

A glicina é considerada um dos aminoácidos mais importantes para o corpo. Portanto, ela exerce ampla influência sobre os sistemas, estrutura e saúde geral dos nossos corpos, incluindo saúde cardiovascular, cognitiva e metabólica. Além disso, aqui estão alguns dos papéis mais importantes e bem compreendidos que a glicina desempenha em nossa saúde e funcionamento:

Como um aminoácido, a glicina funciona como um construtor de proteínas no corpo. Além disso, em particular, a glicina permite a produção de colágeno, uma proteína que é um componente essencial dos músculos, tendões, pele e ossos. O colágeno é a proteína que ocorre com mais frequência no corpo, compreendendo aproximadamente um terço de todas as proteínas do corpo.

Não faz menos do que dar ao corpo sua estrutura e força fundamentais. O colágeno é a proteína que ajuda a pele a manter a elasticidade. Portanto, a glicina também facilita a produção de creatina, um nutriente armazenado e usado pelos músculos e pelo cérebro como energia.

A glicina está envolvida na digestão, especificamente na quebra de ácidos graxos nos alimentos. Também ajuda a manter níveis saudáveis ​​de acidez no trato digestivo. A glicina também está envolvida na produção de DNA e RNA do corpo, as instruções genéticas que fornecem às células do corpo as informações necessárias para funcionar.

Este aminoácido ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue e transportar o açúcar do sangue para as células e tecidos por todo o corpo, para ser consumido como energia. A glicina ajuda a regular a resposta imune do corpo, a limitar a inflamação não saudável e a estimular a cura.

Fontes de Glicina:

Obter mais glicina em sua dieta é provavelmente ainda mais fácil do que você imagina. Caldo de osso é uma grande fonte de glicina natural e outros aminoácidos, é barato, simples de fazer em casa e tem benefícios de saúde de longo alcance. O caldo de osso – que é feito a partir de partes animais lentamente fervendo, incluindo ossos, pele e tendões, em estoque contém colágeno natural, que libera importantes aminoácidos e outras substâncias que muitas vezes estão ausentes da dieta ocidental típica.

No entanto, se você não estiver disposto a consumir caldo de osso – por exemplo, você é vegetariano ou vegano a glicina também pode ser obtida de alimentos vegetais. Fontes baseadas em plantas incluem beans; vegetais como espinafre, couve, couve-flor, repolho e abóbora; além de frutas como banana e kiwi. Além do caldo ósseo, a glicina também pode ser encontrada em “fontes completas de proteínas” (proteínas animais), incluindo carne, laticínios, aves, ovos e peixes.

Não se esqueça que a glicina também é encontrada em grandes quantidades em gelatina, uma substância feita de colágeno que é usado em certos produtos alimentares e, por vezes, para cozinhar ou preparar alimentos. A gelatina não é comumente consumida em grandes quantidades, mas pode ser adicionada às receitas ao fazer algumas sobremesas gelatinosas, iogurtes, queijos crus ou mesmo sorvetes.

efeitos colaterais da gicina-1

Por que as Pessoas Tomam Glicina?

Glicina tem numerosos usos propostos. Poucos desses usos sugeridos têm evidências suficientes para apoiar totalmente a eficácia da glicina. A glicina mostrou ser a mais promissora como parte de um plano de tratamento para a esquizofrenia. Em vários estudos, a glicina aumentou a eficácia de outros medicamentos para esquizofrenia quando administrada em doses que variam de 15 a 60 gramas por dia.

No entanto, a glicina pode ter o efeito oposto quando associada à droga antipsicótica clozapina. Um pequeno estudo sugere que pode ajudar as pessoas com diabetes tipo 2 a controlar o açúcar no sangue. Mas mais pesquisas são necessárias para fazer backup desse resultado.

Benefícios da Glicina:

Ajuda a baixar a temperatura corporal:

A glicina trabalha para aumentar o fluxo sanguíneo para as extremidades do corpo, o que reduz a temperatura corporal. Eu escrevi anteriormente sobre como a temperatura flutuante do corpo afeta os ciclos de sono-vigília e sua capacidade de adormecer inicialmente. Uma leve queda na temperatura corporal é uma parte fundamental da progressão física do corpo para o sono.

Um estudo recente sobre os efeitos desse composto como suplemento mostrou que ela provocou uma queda na temperatura corporal e, ao mesmo tempo, ajudou as pessoas a adormecer mais rapidamente e a passar mais tempo no sono REM. Outra pesquisa mostrou que a suplementação de glicina pode ajudá-lo a se mover mais rapidamente para o sono profundo e de ondas lentas.

Aumenta os níveis de serotonina:

A serotonina tem uma relação complexa com o sono. Entre outras coisas, a serotonina é necessária para produzir o hormônio do sono melatonina. Em pessoas que têm dificuldade em dormir ou distúrbios do sono, como insônia e apnéia do sono, o aumento dos níveis de serotonina pode ajudar a restaurar padrões de sono saudáveis ​​e incentivar um sono mais profundo, mais tranquilo e refrescante. A pesquisa mostra que a glicina oral eleva a serotonina, reduz os sintomas de insônia e melhora a qualidade do sono. Outros estudos sugerem que isso pode ajudá-lo a se recuperar de ciclos de sono saudáveis após um período de sono interrompido.

glicina

Aprimoramento cognitivo e de memória:

A glicina é ativa no hipocampo, uma área do cérebro importante para a memória e o aprendizado. Portanto, na forma de suplemento, parece oferecer benefícios para a função cognitiva diurna. No mesmo estudo, que mostrou que a suplementação de glicina tornou mais fácil adormecer e chegar ao sono de ondas lentas.

Os cientistas também descobriram que as pessoas tiveram uma pontuação mais alta nos testes de cognição diurna. Além disso, foi mostrada para melhorar a memória e atenção em adultos jovens. Os cientistas estão investigando ativamente o uso de glicina no tratamento de distúrbios neurodegenerativos, como a doença de Alzheimer.

Promove a saúde cardiovascular:

A glicina funciona para apoiar a saúde imunológica e manter a inflamação sob controle. Oferecendo proteção à função cardiovascular. Além disso, também funciona como um antioxidante, ajudando a prender e conter células danificadas que podem causar doenças. Portanto, níveis mais altos de glicina têm sido associados a um menor risco de ataque cardíaco, e há algumas evidências de que pode ajudar a proteger contra a pressão alta. Ainda assim, a relação total entre glicina e saúde cardiovascular é algo que os cientistas ainda estão trabalhando para entender melhor.

Ajuda na saúde das articulações e dos ossos:

A glicina é um dos mais importantes aminoácidos do organismo. Fornece aos músculos, ossos e tecidos conjuntivos o colágeno, a proteína essencial à sua força, estabilidade e função física saudável. À medida que envelhecemos, os níveis de colágeno no corpo diminuem naturalmente. Também é muito eficaz na supressão da inflamação. Doses suplementares podem ajudar a fortalecer os ossos e articulações e podem ajudar a prevenir a artrite.

Auxilia na saúde metabólica:

A glicina desempenha um papel importante em um metabolismo saudável. Baixos níveis estão ligados a um risco maior de desenvolvimento de diabetes tipo 2. Por outro lado, níveis mais elevados de glicina estão associados a menor risco para esse distúrbio metabólico. Mas ainda não está claro qual é a causa e o efeito dessa relação: se os baixos níveis de glicina contribuem diretamente para a disfunção metabólica que leva ao diabetes ou se são um resultado de disfunção metabólica que já está em andamento.

beneficios da glicina-1

Dosagem da Glicina:

As seguintes doses foram estudadas em pesquisas científicas:

Por Boca: Para o tratamento da esquizofrenia: A glicina tem sido utilizada em doses que variam entre 0,4 e 0,8 g / kg por dia, em doses divididas. Geralmente é iniciado com 4 g por dia e aumentado em 4 g por dia até a dose efetiva ser atingida.

Sob a língua: Para proteger as células cerebrais (neuroproteção) após o início de um AVC causado por um coágulo (AVC isquémico): 1 a 2 g por dia começou dentro de 6 horas após o início do AVC.

Aplicado a Pele: Para o tratamento de úlceras de perna: Foi utilizado um creme contendo 10 mg de glicina, 2 mg de L-cisteína e 1 mg de DL-treonina por grama de creme. O creme foi aplicado em cada ferida de limpeza e troca de curativos uma vez ao dia, a cada dois dias ou duas vezes ao dia.

Efeitos colaterais da glicina:

Para a maioria, a suplementação de glicina é segura na dose recomendada. No entanto, dosagens excessivas de 45 a 60 gramas por dia podem causar náuseas, vômitos e dores de estômago.

Interações com Glicina:

A glicina é um aminoácido que é encontrado na proteína. Além disso, e é relatado como não tendo muitas interações conhecidas, com exceção da Clozapina (vendida sob o nome comercial de Clozaril). Portanto, uma droga antipsicótica usada para tratar a esquizofrenia grave.

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Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

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INFORMAÇÃO DO AUTOR: Byanca Sttefany

Sou graduada em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), com pós graduação em Fármaco e Medicamentos pela Universidade de São Paulo (USP) mestrado também pela Universidade de São Paulo (USP) na área de Tecnologia Bioquímica Farmacêutica e Doutoranda pela Universidade de São Paulo (USP) na área de Farmácia Fisiopatologista e Toxicologia. Atualmente Trabalho na área de Análise Clínicas, e também atuo no Instituto de Pesquisa de Ciência, tecnologia e Qualidade (ICTQ) e exerço a função de Editor no site "Dicas de Saúde".

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