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Colina: O que é, Benefícios, Alimentos e Efeitos Colaterais!

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Revisado por

Dermatologia graduada pela Unicamp

Especialista do Dicas de Saúde

Colina: O que é, Benefícios, Alimentos e Efeitos Colaterais!
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Colina: O que é, Benefícios, Alimentos e Efeitos Colaterais que todos devem conhecer. Além disso, a colina é importante para muitas vias celulares, como a produção de acetilcolina. Ela desempenha um papel fundamental na função cognitiva, na função cardiovascular e no desenvolvimento infantil.

Colina: O que é, Benefícios, Alimentos e Efeitos Colaterais

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O que é Colina?

É um nutriente solúvel em água essencial que todos os seres humanos devem consumir. Pelo menos teoricamente, a maioria dos seres humanos obtém o suficiente de fontes alimentares, embora algumas populações tenham maiores necessidades. Como é o caso de muitos nutrientes essenciais, pode haver benefícios para a suplementação com quantidades supra-alimentares tanto em geral como em pacientes com alto risco de deficiência.

A molécula pode ser oxidada a betaína ou fosforilada (adição do grupo fosforil) à fosfocolina nas células. Ela é necessária para produzir o neurotransmissor acetilcolina, que é necessário para a função cognitiva e muscular. Também é muito importante na quebra da Homocisteína.

Para que Serve:

Ela desempenha um papel importante em muitos processos em seu corpo, incluindo:

  • Estrutura celular: É necessário fabricar gorduras que suportem a integridade estrutural das membranas celulares.
  • Mensagens de células: Está envolvido na produção de compostos que atuam como mensageiros de células.
  • Transporte de gordura e metabolismo: É essencial para fazer uma substância necessária para remover o colesterol do fígado. Colina inadequada pode resultar em acúmulo de gordura e colesterol no fígado.
  • Síntese de DNA: Colina e outras vitaminas, como B12 e folato, ajudam com um processo que é importante para a síntese de DNA.
  • Um sistema nervoso saudável: Este nutriente é necessário para produzir acetilcolina, um importante neurotransmissor. Está envolvido na memória, no movimento muscular, na regulação do batimento cardíaco e em outras funções básicas.

Benefícios da Colina Para Saúde:

1. Integridade Estrutural das Membranas Celulares:

Ela auxilia na síntese de fosfolipídios, fosfatidilcolina e esfinogomielina na membrana celular humana.

2. Metabolismo e Função do Fígado:

A sua deficiência pode causar síndrome metabólica. Isso leva à resistência à insulina, triglicerídeos séricos elevados, colesterol sérico elevado e obesidade.
Deficiência de colina também pode levar a doença hepática gordurosa.

3. Atividade do Sistema Nervoso e Desenvolvimento:

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A colina ajuda na produção de neurônios colinérgicos necessários para porções do cérebro e do sistema nervoso simpático. Isso também ajuda no bom funcionamento muscular, boa memória e aprendizado.

4. Prevenção do Câncer e Anti-Inflamatório:

Boa quantidade de colina no indivíduo incentiva os níveis adequados de marcadores inflamatórios como TNF-alfa, IL-6 e proteína C-reativa. Pessoas com deficiência podem ter um risco aumentado de danos no DNA e câncer.

5. Crescimento Inicial e Desenvolvimento:

A colina é essencial para mulheres grávidas e lactantes, pois é vital para o desenvolvimento do cérebro e do sistema nervoso fetal. A deficiência deste nutriente pode causar dificuldades de aprendizagem e problemas de memória. Ela também está presente no leite materno, o que ajuda na formação do sistema nervoso. A colina no leite materno está relacionada ao nível de ingestão da mãe.

6. Saúde da Pele:

Colina – um membro da família da vitamina B é útil nas porções gordurosas da produção de membranas celulares. Isso é necessário para uma pele saudável e bom funcionamento celular.

7. Pele Firme:

Este nutriente mantém o nível adequado de vitaminas do complexo B que ajuda na produção de energia, colágeno e elastina. Estas são proteínas de borracha, que são essenciais para uma pele firme e macia. Ela também possui um antioxidante que preserva a elasticidade da pele e previne os danos dos radicais livres nas células da sua pele.

8. Ajuda a Apoiar o Desenvolvimento Fetal Adequado:

A colina é um nutriente essencial durante o desenvolvimento fetal, uma vez que afeta a proliferação de células-tronco e a apoptose, que podem alterar a estrutura do cérebro e da medula espinhal.

Níveis elevados de colina durante a gravidez podem aumentar a função de memória vitalícia do bebê e diminuir o risco de defeitos do tubo neural.

9. Ajuda a Prevenir o Câncer de Mama:

Um estudo de 2008 que envolveu 1.508 mulheres descobriu que aqueles que consomem alimentos ricos em colina têm uma probabilidade 24% menor de desenvolver câncer de mama.

10. Ajuda a Gerenciar Certos Transtornos Mentais:

A pesquisa mostra que a baixa ingestão deste nutriente está associada ao aumento dos níveis de ansiedade. Ele tem sido usado no tratamento de transtorno bipolar de ciclagem rápida também. Um estudo mostra que a suplementação de colina ajudou a reduzir os sintomas maníacos e de humor de pessoas com transtorno bipolar .

Alimentos Ricos em Colina:

Os seguintes 12 alimentos fornecem altos níveis de colina naturalmente, além de muitos outros nutrientes. Todas as percentagens abaixo são baseadas na quantidade recomendada de 550 miligramas por dia.

Alimentos Ricos em ColinaQuantidadeMg
Fígado bovino100 g: 283 mg (51% DV)
Salmão1 filé: 242 mg (44% DV)
Grão de bico1 xícara não cozida: 198 mg (36% DV)
Ervilhas1 xícara não cozida: 188 mg (34% DV)
Feijão Marinho1 xícara cru: 181 mg (32% DV)
Ovosovo grande: 147 mg (27% DV)
Carne alimentada com grama100 g: 78 mg (14% DV)
Turquia100 g: 57 mg (10% DV)
Peito de frango100 g:50 mg (9% DV)
Couve-flor1 xícara cru: 47 mg (8% DV)
Leite de cabra1 xícara: 39 mg (7% DV)
Couve de Bruxelas1 xícara cru: 17 mg (3% DV)

Quantidade de Ingestão Diária:

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Devido à falta de evidências disponíveis, uma Ingestão Diária de Referência (RDI) não foi determinada. No entanto, o Instituto de Medicina estabeleceu um valor para ingestão adequada (AI).

Este valor pretende ser suficiente para a maioria das pessoas saudáveis, ajudando-as a evitar consequências negativas da deficiência, como danos ao fígado. No entanto, os requisitos diferem de acordo com a composição genética e sexo.

Além disso, determinar a ingestão de colina é difícil porque sua presença em vários alimentos é relativamente desconhecida. Aqui estão os valores de IA recomendados de para diferentes grupos etários:

Quantidade de Ingestão Diária de Colina
0 a 6 meses125 mg por dia
7 a 12 meses150 mg por dia
1 a 3 anos:200 mg por dia
4 a 8 anos250 mg por dia
9–13 anos375 mg por dia
14-19 anos400 mg por dia para mulheres e 550 mg por dia para homens
Mulheres adultas425 mg por dia
Homens adultos550 mg por dia
Aleitamento materno550 mg por dia
Mulheres grávidas450 mg por dia

É importante notar que as necessidades de colina podem depender do indivíduo. Muitas pessoas se dão bem com menos como o nutriente, enquanto outras precisam de mais. Em um estudo em 26 homens, seis desenvolveram sintomas de deficiência mesmo quando consumiram a IA

Suplementos de Colina:

Ela faz parte da acetilcolina, uma substância que atua como um neurotransmissor do sistema nervoso. Estudos científicos mostram que esse componente é significativamente menor no sistema nervoso dos idosos em comparação com o dos jovens.

Considera-se que a contribuição da colina ajuda a aumentar a síntese de neurotransmissores e manter bons níveis desse componente. Por este motivo, a lecitina de soja é utilizada no tratamento natural da doença de Alzheimer, aumenta a memória , melhora a concentração e outros distúrbios nervosos, como a hiperatividade .

Tudo isso responde ao fato de que este nutriente faz parte dos neurotransmissores do cérebro e é necessária para o bom funcionamento do sistema nervoso e suas conexões.

Contraindicações:

O uso de colina é contra – indicado em pacientes hipersensíveis à substância ativa.

Deficiência de Colina:

Que problemas a falta de colina causa? Uma deficiência desta vitamina se manifesta principalmente na forma de:

Problemas de fígado: A falta dessa vitamina pode causar distúrbios hepáticos que geralmente se manifestam em insuficiência hepática ou fígado gorduroso .

Problemas mentais: Ela é responsável pela formação do neurotransmissor acetilcolina. A acetilcolina é necessária para o bom funcionamento dos impulsos nervosos no cérebro. Sem o morro, pode produzir desequilíbrios no cérebro que se manifestam na forma de comportamentos inadequados, problemas emocionais e falta de memória .

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Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

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