Dieta e Nutrição

Berinjela – o que é, como consumir e benefícios!

berinjela

A berinjela tem poderosas propriedades curativas antibacterianas e antivirais, é tão versátil que pode ser consumida de muitas formas diferentes. Ela contém fito nutrientes que ajudam a eliminar os radicais livres do corpo, que são responsáveis por danificar as células da nossa doença do corpo e causa. A Berinjela também é um excelente diurético, anti-oxidante, o qual fornece muitos minerais para o corpo.

As berinjelas, também conhecidas como berinjelas, pertencem à família de plantas de palmeiras e são usadas em diversos pratos ao redor do mundo. Embora seja considerado um vegetal , eles são tecnicamente uma fruta, à medida que crescem a partir de uma planta florida e contêm sementes.

berinjela
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Valor nutricional da berinjela:

Os maravilhosos benefícios para a saúde das berinjelas são derivados principalmente de seus níveis vitamínicos, minerais e nutrientes. As berinjelas são uma rica fonte de vitamina C , vitamina K , vitamina B6 , tiamina, niacina , magnésio , fósforo, cobre , fibra dietética , ácido fólico , potássio e manganês. Eles também contêm quase nenhum colesterol , ou gordura saturada.

A berinjela também é a opção perfeita para aqueles que possuem alta retenção de líquidos, pois o alimento possui 2 mg de Sódio, o que não compromete a redução de medidas e essa quantidade ainda pode auxiliar no controle de pressão arterial.

Benefícios da berinjela para saúde:

1. Melhora a saúde cardíaca: 

Existem algumas maneiras diferentes através das quais as berinjelas beneficiam a saúde do coração, incluindo a fibra, que foi mencionada anteriormente. Em segundo lugar, eles sabiam reduzir a presença de colesterol “ruim” no corpo e estimular a absorção de “bom” colesterol.

O equilíbrio do colesterol no corpo está sempre flutuando com base nos alimentos que comemos, mas quanto mais HDL (bom) colesterol nós temos, melhor.

Reduzir o colesterol LDL (ruim) pode prevenir ataques cardíacos, acidentes vasculares cerebrais e aterosclerose. Finalmente, os bioflavonoids são ótimos para reduzir a pressão arterial, o que reduz a tensão e o estresse no sistema cardiovascular, melhorando a saúde e a durabilidade do seu coração.

2. Dá saciedade: 

Se você está procurando um alimento que te dê saciedade por um tempo para que você possa emagrecer, uma berinjela com muitos carboidratos e poucas calorias vale a pena.

Uma xícara de berinjela cozida tem 35 calorias e 89% delas vêm de carboidratos. Calorias de proteína e gordura são 6% e 5% respectivamente.

3. Contém ácidos graxos:

  Outra coisa boa sobre a berinjela é seu conteúdo de “gorduras boas”. Ômega 3 e 6, também conhecidos como ácidos graxos essenciais. Eles são conhecidos por seu papel na promoção de função cerebral adequada, prevenção de câncer e doenças cardiovasculares, e muito mais.

4. Eliminar as celulites: 

Uma das grandes dificuldades no processo de emagrecimento são os efeitos causados na pele. A perda e ganho de peso muitas vezes pode resultar em consequências indesejáveis, e a pele sofre com essas mudanças físicas e de saúde. Como sabemos, a celulite é resultado de inflamações em células, causadas pela ingestão de alimentos gordurosos.

Além disso ela atua com seu poder anti-inflamatório para auxiliar na diminuição desses furinhos indesejáveis, assim proporcionando mais saúde e resistência para o tecido fibroso da pele. Evidentemente que a berinjela sozinha não proporcionará o sumiço dos furinhos, ela pode contribuir significativamente, mas é importante adotar um plano alimentar saudável e livre de alimentos que contribuem para o depósito de gordura.

beneficios da berinjela
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5. Contêm antioxidantes:

 Além de conter uma variedade de vitaminas e minerais, berinjelas possuem um elevado número de antioxidantes. Os antioxidantes são substâncias que ajudam a proteger o corpo dos danos causados ​​por substâncias nocivas conhecidas como radicais livres.

Estudos demonstraram que os antioxidantes poderiam ajudar a prevenir muitos tipos de doenças crônicas, como doença cardíaca e câncer. elas são especialmente ricos em antocianinas, um tipo de pigmento com propriedades antioxidantes responsáveis ​​por sua cor vibrante.

Receitas de berinjela para emagrecer:

1. Água de berinjela: 

Esta água pode ser tomada ao longo do dia substituindo a água normal.

Etapas:

  1. Descasque e corte a berinjela em cubos, deixando de molho em água durante a noite toda.
  2. Pela manhã, bata tudo no liquidificador, coe e beba ao longo do dia.

2. Suco detox de berinjela:

 Este suco pode ser tomado no café da manhã ou no lanche da tarde, sendo ideal para hidratar e combater a prisão de ventre.

Ingredientes:

– 1/2 berinjela;
– 1 folha de couve;
– um limão espremido;
– 1 colher de chá de gengibre em pó;
– 1 copo de água de coco.

Modo de preparo:

  • Bater todos os ingredientes no liquidificador e beber o suco gelado.

Além de aumentar o consumo, também é importante fazer uma alimentação saudável, pobre em gorduras e rica em fibras, e fazer atividade física pelo menos 3 vezes por semana, para aumentar o metabolismo e a perda de peso.

Além disso, a berinjela é um legume que tem sido muito utilizado ultimamente por pessoas que querem emagrecer. Apesar de essa não ser a principal finalidade da água, ela ajuda, sim na perda de peso, pois causa a redução de apetite e a diminuição de retenção de líquidos pelo organismo.

No entanto, no seu consumo com água não deve ser uma medida tomada sozinha. Ela deve ser acompanhada de alimentação saudável e da prática regular de exercícios físicos, temos também o método ales de emagrecimento.

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Graduada em jornalismo com especialização em Marketing social na UFMG Universidade Federal de Minas Gerais, escreve artigos com conteúdos sobre beleza, saúde e bem estar com noções de SEO e tem a dinâmica e versatilidade na elaboração de artigos.

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