Dicas de Saúde

Os 10 Principais Motivos que Levam ao Ganho de Peso na Menopausa

Por Alan Costa, em 18/04/2017 (atualizado em 20/11/2019)

Os Principais Motivos que Levam ao Ganho de Peso na Menopausa é muito comum. Além disso, o cessar da menstruação é chamado de menopausa. É uma parte normal da vida como a puberdade e geralmente ocorre naturalmente em uma idade média 51, mas para algumas mulheres, pode acontecer tão cedo quanto 40 ou até 55 anos de idade. Segundo National Institute of aging, tem três fases: perimenopausa, menopausa e pós-menopausa. Perimenopausa é o tempo antes da menopausa; pode acontecer vários anos antes do último período menstrual. Depois de ter um ano inteiro sem o período, é possível dizer que passou pela menopausa e a perimenopausa acabou. A pós-menopausa segue a menopausa e dura o resto da vida. A menopausa ocorre quando os ovários param de produzir os dois principais hormônios – estrogênio e progesterona. E estes níveis reduzidos de hormônios provocam um conjunto diferente de sintomas como período irregular, ondas de calor, alterações de humor, insônia e ganho de peso. Então, confira Os 10 Principais Motivos que Levam ao Ganho de Peso na Menopausa.

Ganho de Peso Durante a Menopausa: É tão comum e frustrante. De acordo com Academy of Nutrition and Dietetics, “Ganho de peso da menopausa não é apenas desconfortável, mas também é difícil para saúde e muitas vezes correlacionado com o aumento do risco de doenças cardíacas, pressão arterial elevada e resistência à insulina, que pode levar ao diabetes“. Mas em um lado melhor, o ganho de peso na menopausa não é inevitável. Hábitos alimentares saudáveis e estilo de vida ativo podem reverter as mudanças.

Por Que Existe um Ganho de Peso na Menopausa: As mulheres tendem a dispor mais peso em torno de área abdominal, do que os quadris, coxa e parte traseira, e têm um corpo típico em forma de maçã. Existem vários fatores que contribuem para o ganho de peso durante o período da menopausa.

De acordo com estudos científicos realizados pelo National Institute of Health, as alterações hormonais durante o período pré-menopausa contribuem para a obesidade abdominal que pode levar a outras alterações físicas e psicológicas. Há principalmente 3 hormônios que influenciam a distribuição de gordura durante o período pré-menopausa e de menopausa. Então, confira os 3 hormônios que influenciam no ganho de peso.

Estrogênio: Embora não haja estudos científicos, há certos estudos em animais que sugeriram – durante o período da menopausa, os ovários reduzem a produção de estrogênio – a queda no nível de estrogênio influencia a acumulação de gordura e provoca menor taxa metabólica (uma taxa na qual o corpo converte a energia armazenada em energia de trabalho).

Durante este período, as células de gordura também têm a capacidade de produzir estrogênio para que o corpo trabalhe mais para converter calorias em gordura para aumentar o nível estrogênico. Infelizmente, as células de gordura não queimam as calorias da forma como a massa muscular faz, de modo que provoca um aumento no ganho de peso.

Progesterona: O aumento da retenção de água e da menopausa ocorrem frequentemente simultaneamente. Uma vez que durante o período da menopausa, há uma diminuição no nível de progesterona que leva à retenção de água e inchaço. Embora isso não resulta em ganho de peso, algumas mulheres se sentem mais pesadas, a inchaço e retenção de água desaparece dentro de poucos meses.

Testosterona: Este é o terceiro hormônio que influencia a distribuição de gordura corporal durante a menopausa. A testosterona ajuda o corpo a criar massa muscular magra fora da ingestão calórica. Como o nível de testosterona cai, resulta em perda de massa muscular. Infelizmente, significa o metabolismo mais lento. Quanto menor o metabolismo é, mais lento o seu corpo queima calorias. Mesmo que fatores hormonais tem uma influência sobre o peso corporal, que por si só não necessariamente causa.Diminuição da Massa Muscular: Diminuição da massa muscular é uma ocorrência comum que começa geralmente após a idade de 40 e continua em um curso estável, de declive na velhice. E as mulheres que são fisicamente inativas podem perder tanto quanto 3% a 5% de sua massa muscular cada década após a idade de 30. Esta diminuição da perda muscular se torna um fator importante para o ganho de peso em todo o corpo, incluindo o abdômen.

Fatores Genéticos: Fatores genéticos também desempenham um papel no ganho de peso de menopausa. As mulheres que têm histórico familiar forte de obesidade têm um maior risco de ganhar peso durante a menopausa.

Hábitos do Estilo de Vida: Naturalmente, a adoção de um estilo de vida saudável, como dieta e exercício físico é uma obrigação para manter um peso ideal. E também ajuda na prevenção de vários distúrbios metabólicos. Hábitos alimentares ruins, falta de exercício, não dormir bem, e o maior nível de estresse são um fator contribuinte proeminente para ganho de peso durante a menopausa.

Controle o Seu Nível de Estresse: O maior nível de hormônios do estresse é um fator importante contribuinte para o ganho de peso durante a menopausa. Estresse hormônios podem fazer perda de peso ou mesmo manter o peso altamente impossível. Estresse levar ao armazenamento de calorias extras no corpo e às vezes pode causar um distúrbio metabólico chamado “fadiga adrenal”.

Portanto, durante a menopausa, quando você já está lutando com a manutenção de um peso corporal ideal, é muito importante para gerenciar seu nível de estresse de forma eficaz, usando técnicas de alívio do estresse.

Sair da versão mobile