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Ovo ajuda na perda de peso, diabetes e olhos: veja outros 10 benefícios

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O ovo é rico em ácidos graxos ômega-3, vitaminas, minerais, proteínas e antioxidantes.

A colina é um nutriente essencial que desempenha um papel importante em várias vias metabólicas e atua como um neurotransmissor. Além disso, melhora a sua memória e poder cognitivo.

Os ovos fazem parte da nossa dieta há milênios, mas ainda estamos aprendendo como eles podem ser benéficos para a saúde humana.

O ovo é ricos em nutrientes ele é frequentemente considerados o superalimento devido a sua quantidade de nutrientes presentes.

Ovo cozido
Ovo cozido

Essa é uma das muitas perguntas que costumamos fazer diariamente, porém hoje vamos desmentir os mitos. Então confira agora Os 12 Benefícios do Ovo Para Saúde.

Valor nutricional

A tabela a seguir traz a composição nutricional de 1 unidade de ovo (60g) de acordo com a forma como o ovo é preparado:

Componentes em 1 ovo (60g)Ovo cozidoOvo fritoOvo poché
Calorias89,4 kcals116 kcals90 kcals
Proteínas8 g8,2 g7,8 g
Gorduras6,48 g9,24 g6,54 g
Carboidratos0 g0 g0 g
Colesterol245 mg261 mg245 mg
Vitamina A102 mcg132,6 mcg102 mcg
Vitamina D1,02 mcg0,96 mcg0,96 mcg
Vitamina E1,38 mg1,58 mg1,38 mg
Vitamina B10,03 mg0,03 mg0,03 mg
Vitamina B20,21 mg0,20 mg0,20 mg
Vitamina B30,018 mg0,02 mg0,01 mg
Vitamina B60,21 mg0,20 mg0,21 mg
Vitamina B120,3 mcg0,60 mcg0,36 mcg
Folatos24 mcg22,2 mcg24 mcg
Potássio78 mg84 mg72 mg
Cálcio24 mg28,2 mg25,2 mg
Fósforo114 mg114 mg108 mg
Magnésio6,6 mg7,2 mg6 mg
Ferro1,26 mg1,32 mg1,26 mg
Zinco0,78 mg0,84 mg0,78 mg
Selênio6,6 mcg

Os ovos são um dos poucos alimentos que devem ser classificados como “superalimentos”.

Eles são ricos em nutrientes, alguns dos quais são raros na dieta moderna. Aqui estão 10 benefícios do ovo para a saúde que foram confirmados em estudos humanos.

Benefícios do Ovo

benefícios do ovo
benefícios do ovo

Ovo é rico em Vitamina B12

A Vitamina B12 é essencial para o bom funcionamento do cérebro. A pesquisa mostrou que a falta deste nutriente pode conduzir ao encolhimento do cérebro, o que é um antecessor da doença de Alzheimer e demência.

De acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, um ovo cozido inteiro (cozido) contém cerca de 1,11 mcg de vitamina B12, que é de 18,5% das necessidades diárias totais de vitaminas presentes.

Ovo é bom para Perda de peso saudável

Ter ovos no café da manhã é uma prática comum desde tempos antigos. Essa tradição pode ajudar a manter o peso corporal, porque além de fornecer energia, os ovos faz  você se sentir mais completo.

O Ovo fornece uma energia sustentável, uma vez que não se limitam a causar um aumento em seus níveis de açúcar no sangue que leva a uma “queda” mais tarde.

um estudo publicado na revista Rede Saudável de Nutricionistas descobriu que existem proteínas específicas em ovos que ajudam a suprimir a fome melhor do que outros tipos de proteínas.

Ovo é bom para os olhos

A investigação demonstrou que estes carotenoides são altamente benéficos na prevenção de degeneração macular, reduzindo o risco de desenvolver cataratas.

Os efeitos antioxidantes destes compostos ajudam a fortalecer suas retinas e proteger os olhos dos danos dos radicais livres e da radiação ultravioleta do sol.

A luteína também é encontrada em vegetais de folhas verdes, mas os cientistas acreditam que o corpo absorve melhor a partir dos ovos.

Ovo é bom para Construção Muscular

ovo
ovo

Os ovos são considerados um excelente alimento para a construção muscular, porque eles são ricos em proteínas, que é considerado como o bloco de construção dos músculos.

Ovos brancos têm uma proteína chamada albumina que incentiva mais a absorção de proteínas em seu corpo e facilita o crescimento muscular.

A prática de comer ovos crus ou levemente cozidos para construir melhores músculos geralmente não é recomendada, pois pode causar intoxicação alimentar devido a bactéria salmonela.

Para reduzir este risco, prefira os ovos pasteurizados e cozidos. Os ovos benefícios e malefícios cozidos também são úteis a este respeito.

Ovo Melhoram o seu Humor

Ovos, sendo rico em vitamina B12, pode ajudar a melhorar o seu humor e manter o stress no limite. Eles também contem outras vitaminas B, tais como vitamina B6 e folato que promovem o bem-estar mental e emocional.

A gema do ovo é uma boa fonte de lecitina, que funciona como um estabilizador do humor.

Os ovos também são acreditados para ajudar a depressão devido aos seus níveis elevados de aminoácidos metionina e cisteína.

Curiosamente, ovos mexidos são considerados um dos Benefícios do Ovo Para Saúde.

Ovo é bom para Cabelo e as Unhas Saudáveis

Cabelo e unhas são compostas de proteínas, de modo que o elevado teor de proteínas dos ovos podem ajudar a mantê-los saudáveis.

Para que seu cabelo cresça mais rápido, você pode até mesmo aplicar máscaras de ovo no cabelo.

Por exemplo, você pode misturar uma colher de sopa de azeite de oliva em um ovo cru, aplicá-lo em seu cabelo e cobri-lo com uma touca de banho.

Após 30 minutos, enxágue a máscara de cabelo e use o shampoo de sua preferência. Seu cabelo vai ficar macio, sedoso e saudável. Use-o duas ou três vezes por mês.

Ovo diminui os risco de Câncer

ovo
ovo

Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Alberta sugere que os ovos têm propriedades antioxidantes que tendem a diminuir o risco de desenvolver câncer e prevenir doenças cardiovasculares.

Em particular, a gema do ovo contém dois aminoácidos, triptofano e tirosina, que têm propriedades antioxidantes.

No entanto, fritar ou ferver ovos reduzem essas propriedades.

Um estudo publicado, indica também que o consumo de ovos pode reduzir o risco de câncer de mama em 24%, pois eles contêm colina. Os Benefícios do Ovo Para Saúde é necessário para o funcionamento normal das células.

Ovo é bom para para  uma Gravidez Saudável

Os ovos são considerados um alimento saudável para comer durante a gravidez.

Além de proporcionar uma nutrição adequada, eles ajudam a diminuir o risco da criança nascer com problemas de saúde mental ou doenças crônicas, mais tarde na vida.

Esses benefícios são principalmente atribuídos a colina, um nutriente presente em ovos, carnes, feijão, nozes e outros alimentos ricos em proteínas.

A colina desempenha um papel crítico no desenvolvimento do cérebro do feto e ajuda a evitar defeitos de nascimento.

Dois ovos proveem cerca de metade da quantidade diária recomendada para mulheres grávidas e lactantes. No entanto, cuidado para não comer ovos crus ou mal cozidos.

Ovo é bom para Ossos

Benefícios do ovo
Benefícios do ovo

O Ovo ajudar a manter seus ossos e dentes fortes, pois eles contêm fósforo, vitamina D e cálcio.

É um fato conhecido que o cálcio é bom para manter os ossos saudáveis.

Mas você sabia que a vitamina D promove a absorção de cálcio no intestino? Além disso, incentiva o crescimento do osso pois uma deficiência desta vitamina pode até mesmo acelerar o envelhecimento dos ossos.

O fósforo também funciona com o cálcio para tornar os ossos fortes e é necessário para a densidade óssea apropriada.

Ovo é bom para Acne

A clara de ovo pode ser usada em máscaras para absorver o excesso de óleo da pele e diminuir os poros.

Eles ajudam a curar a acne e reduzir cicatrizes de espinhas e manchas.

Por exemplo, você pode simplesmente bater uma clara de ovo de codorna, espalhá-la em seu rosto, e cubra com pedaços de papel de seda.

Deixe-o em cerca de 10 a 20 minutos. Em seguida, retire o papel de seda e lave a substância restante com água morna.

Ovo é bom para Diabetes

ovo
ovo

Na Suécia para tratamento de diabetes tipo 2 e obesidade. Isso porque ele contém gorduras estratégicas que saciam e nutrem o seu corpo, mantendo os níveis de açúcar e insulina baixos no sangue e permitindo um emagrecimento sustentável, além da diminuição da medicação para diabéticos (hipoglicemiante oral), muitas vezes até sendo retirados.

Ovo é uma excelente Fonte de Proteínas: 

Um ovo inteiro possui aproximadamente 6 gramas de proteínas. Esse valor corresponde a quase 8% das necessidades diárias de uma pessoa média, o que faz do ovo uma das melhores fontes de proteínas. Na verdade, o ovo é um alimento praticamente indispensável para uma dieta com altas concentrações de proteína.

Perguntas Frequentes

[su_spoiler title=”Ovos são ricos em proteínas de qualidade?” style=”fancy”]Os ovos fornecem proteínas de altíssima qualidade que contêm todos os 9 aminoácidos essenciais nas quantidades certas de que o corpo necessita para um crescimento e manutenção ideais.

Alguns outros alimentos contêm proporcionalmente mais proteína do que ovos, mas é a qualidade da proteína nos ovos que realmente se destaca.[/su_spoiler] [su_spoiler title=”Ovos são uma boa fonte de ômega 3?” style=”fancy”]Os ovos é um dos poucos alimentos que é fonte em ” boas gorduras essenciais” que desempenham um papel importante na maneira como nossas membranas celulares funcionam. O peixe oleoso é uma das fontes mais conhecidas e os ovos contêm tipos de ômega-3 semelhantes aos encontrados nos peixes.

Isso torna os ovos particularmente úteis para pessoas que evitam ou não podem comer peixes. As gorduras ômega-3 são boas para muitas coisas, desde a saúde do coração e do cérebro até a proteção dos olhos.[/su_spoiler] [su_spoiler title=”Ovo ajuda na perda de peso?” style=”fancy”]Sim, aliás, os Tubérculos estão entre os vegetais com maior concentração de amido.[/su_spoiler] [su_spoiler title=”Ovos são bons para pessoas com diabetes?” style=”fancy”]Cada vez mais, pesquisas indicam que a inclusão de ovos diariamente pode ser benéfica para aqueles com diabetes tipo 2, principalmente se eles substituirem alimentos menos saudáveis, como grãos refinados, e aumentarem os níveis de proteína de qualidade na dieta. Os ovos também são alimentos com baixo teor de carboidratos e um índice glicêmico muito baixo.

Claro, é importante lembrar que os padrões gerais de dieta, atividade física e genética afetam o desenvolvimento de diabetes tipo 2 mais do que qualquer alimento individual.[/su_spoiler] [su_spoiler title=”Posso comer o ovo todos os dias?” style=”fancy”]Você pode comer ovos todos os dias com moderação. Lembre-se de que o método de cozimento também é crucial. Cozidos, escalfados e assados ​​são as formas ideais de cozinhá-los. Uma omelete ou cozida mexida também está bem, mas lembre-se de ir devagar com a manteiga e o queijo, ou você frustrará o propósito do ovo saudável.[/su_spoiler] [su_spoiler title=”Ovo é rico em nutrientes?” style=”fancy”]

Sim, os ovos é um alimento rico muitos nutrientes. Os muitos benefícios dos ovos incluem:

  • Vitamina A, Vitamina B5, Vitamina B12 e Vitamina B2;
  • Vitamina B6, Vitamina D, Vitamina E e Vitamina K;
  • O selênio é um antioxidante que combate o câncer;
  • Fósforo ajuda em ossos e dentes saudáveis;
  • O cálcio ajuda seus ossos a ficarem fortes;
  • O zinco ajuda seu sistema imunológico;
  • Folato;
  • Proteína;
  • Gorduras saudáveis;
  • Ovos enriquecidos com ômega-3 têm ainda mais gordura saudável e vitaminas A e E.[/su_spoiler]
[su_spoiler title=”Quais são as vitaminas do ovo cozido?” style=”fancy”]O ovo contém vitaminas, minerais, proteínas de alta qualidade e gorduras boas que são essenciais para o corpo humano. É fonte de cálcio, ferro, potássio, zinco, magnésio, vitaminas A, D, B12 e do complexo B e selênio.[/su_spoiler] [su_spoiler title=”Quais são os benefícios do ovo frito?” style=”fancy”]Veja alguns deles:

  • Aumento da massa muscular, porque é uma boa fonte de proteínas;
  • Prevenir doenças como câncer, por ser rico em antioxidantes, como triptofano e tirosina;
  • Diminuir a absorção de colesterol no intestino, por ser rico em lecitina;[/su_spoiler]
[su_spoiler title=”Como fazer a dieta do ovo?” style=”fancy”]Como o próprio nome da dieta sugere, ela incentiva o consumo de ovos como principal fonte de proteína. A ideia é consumir um ovo cozido antes das principais refeições para reduzir a fome e gastar mais energia do que é consumido durante o dia. Apesar de ter algumas variações, geralmente dura até 10 dias. Além do ovo, consomem-se pequenas porções de proteína magra como frango.

A dieta do ovo até promove perda de peso, pois qualquer restrição calórica leva ao emagrecimento. Mas, com o passar do tempo, a monotonia alimentar causa carências nutricionais. É difícil manter dietas restritivas por longo tempo e aumentam-se as chances de compulsões alimentares, levando ao famoso efeito sanfona, ou seja, a pessoa não consegue manter o peso que perdeu e engorda novamente.[/su_spoiler] [su_spoiler title=”Quais são os benefícios do ovo frito?” style=”fancy”]Veja alguns deles:

  • Aumento da massa muscular, porque é uma boa fonte de proteínas;
  • Prevenir doenças como câncer, por ser rico em antioxidantes, como triptofano e tirosina;
  • Diminuir a absorção de colesterol no intestino, por ser rico em lecitina;[/su_spoiler]
[su_spoiler title=”Faz mal comer ovo todos os dias?” style=”fancy”]

Não. O consumo diário do ovo pela população em geral, ou seja, sem doenças pré-existentes, é seguro e não prejudica a saúde. Porém, deve-se ter o cuidado na forma de preparo e na escolha de acompanhamentos. Prefira sempre os ovos cozidos ou mexidos em vez de fritos ou omeletes recheadas com alimentos calóricos.

Além disso, um ovo por dia é recomendável pelos especialistas uma vez que protege contra algumas doenças crônicas e/ou degenerativas. Evite associar com dietas que contenham alimentos ricos em colesterol como carne vermelha ou embutidos.[/su_spoiler]

[su_spoiler title=”Posso comer ovo cozido à noite?” style=”fancy”]

Sim. Não existe contraindicação para o horário de ingestão de ovos cozidos. Porém, é importante se atentar para os acompanhamentos, evitar excesso de sódio ou gordura que são alimentos de difícil digestão e fazem mal à saúde.

Por ser um alimento rico em proteínas e gorduras, consumi-los em demasia à noite pode prejudicar a digestão, causando sintomas desagradáveis. A dica é evitar exageros.[/su_spoiler] [su_spoiler title=”Ovo emagrece ou engorda?” style=”fancy”]

Emagrece, O ovo cozido é pouco calórico, um ovo cozido e sem sal (45 g) tem cerca de 56 kcal. Mas, quem quer emagrecer precisa ficar de olho não só em quantas calorias consome, mas também em queimá-las com a prática de atividade física, por exemplo.

É importante evitar cozinhar ovos com óleos ou manteiga, pois isso aumenta o consumo de gordura. E também não se deve acrescentar muito sal ao ovo cozido. A proteína nos ovos contribui para proporcionar mais saciedade, o que reduz a quantidade de alimentos e ajuda na perda de peso.[/su_spoiler]

[su_spoiler title=”Ovo é remoso?” style=”fancy”]

o ovo é, de fato, um dos alimentos considerados remosos, mas a falta de estudos interfere negativamente sobre o seu consumo em pessoas que estão em fase de recuperação de doenças.[/su_spoiler]

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