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Dieta e Nutrição

Dieta da Gordura: Funciona? Cardápio, Benefícios e Receitas!

Dieta da Gordura: Funciona? Cardápio, Benefícios e Receitas para você aprender. Além disso, durante muito tempo pensou-se que comer gordura era sinônimo de armazenamento em nosso corpo, portanto eles eram os principais inimigos das dietas para perder peso até que a ciência indicasse o contrário, porque dietas com baixo teor de gordura não são as mais eficazes para perder peso mas, pelo contrário, se escolhermos os tipos certos de gorduras, podemos obter vantagens quando perdemos quilos.

Dieta da Gordura

Assim, embora as gorduras trans tenham sido relacionadas ao ganho de peso e ao aumento da incidência de obesidade abdominal, é por isso que devemos tirá-las de nossa dieta para perder peso, há outras gorduras que produzem o efeito oposto.

Comer gorduras não nos engorda, mas, ao contrário, pode nos ajudar a perder peso se escolhermos as alternativas certas. Por exemplo, gorduras poli-insaturados, tais como Omega 3 pode reduzir a acumulação de gordura no corpo inteiro, substituindo a gordura saturada mesmo quando o consumo é ilimitado, também têm provado para favorecer a perda de peso ao longo do tempo.

Isso indica que comer gordura não é sinônimo de armazenar gorduras, mas se escolhermos o tipo de consumir bem, podemos obter o efeito oposto e beneficiar a saúde enquanto perdemos peso.

O que é a Dieta da Gordura?

A dieta da gordura é uma dieta rica em gordura e pobre em carboidratos. Isso reduz significativamente o consumo de açúcar e amido.

Faz você perder peso comendo proteína e gordura, ele também é chamado de dieta cetogênica em que pede seu corpo em “cetose”, ou seja, para queimar a gordura armazenada como uma fonte de energia: “comer gordura para queimar gordura”

Como é Feita a Dieta da Gordura?

  • Você deve comer: carne, peixe, Ovos, legumes e gorduras naturais (azeite, manteiga).
  • Você deve evitar: açúcar e alimentos ricos em amido (como batatas, pão, arroz e macarrão).
  • Uma diretriz básica: você pode ingerir no máximo 5 gramas de carboidratos por 100 gramas de alimentos.
  • A grande vantagem da dieta da gordura: você pode comer quando estiver com fome até ficar satisfeito. É tão simples, não é necessário contar calorias ou pesar comida.

Você pode fazer refeições reais e até mesmo adicionar um pouco de gordura, você pode esquecer a luz ou produtos dietéticos. (Toda vez que soa melhor, não é?)

Há razões científicas sólidas que suportam a eficácia da dieta da gordura: para evitar açúcar e amidos, o açúcar no sangue estabilizado e produção de insulina é reduzida, o que aumenta a queima de gordura e faz você se sentir mais saciado

O que Pode Ser Comido na Dieta da Gordura?

Dieta da Gordura

Alimentos Permitidos na Dieta da Gordura:

Você pode comer a quantidade total dos seguintes alimentos:

  • Carne: de qualquer espécie: carne de vitela, frango, coelho, etc. Você pode comer a gordura que acompanha os filés e até mesmo a pele do frango.
  • Peixes e Frutos do Mar: de todos os tipos, incluindo peixes gordos, como salmão, arenque, cavala … sim, não levam à milanesa, lembre-se que você tem que evitar o pão.
  • Ovos: em toda sua variedade: cozidos, em omeletes, fritos …
  • Alguns Vegetais: (todas as variedades de Repolho, como Couve-Flor, Brócolis, Couve e couve de Bruxelas). Espargos, azeitonas, Abobrinha, Espinafre, cogumelos, Berinjela, Pepino, Abacate, Alface, Cebola, Pimentão, Tomate
  • Laticínios: Leite, manteiga, óleos e creme. Você pode usar manteiga e creme quando você cozinhar, se você quiser fazer seus guisados ​​e pratos saborear melhor. Eles também ajudam você a se sentir mais completo.
  • O óleo de coco e o azeite também são boas opções. Selecione sempre os produtos lácteos que são ricos em gordura, como manteiga, creme (sem substituto), creme, Iogurte e todos os queijos com alto teor de gordura.
  • O café ou chá que você bebe diariamente. Além de 1,5 a 2 litros de água.
  • Você também pode comer Morangos ou Amoras com creme.

Alimentos Proibidos na Dieta da Gordura:

  • Açúcar: Receio que este alimento seja estritamente proibido. Você não pode levar os outros que carregam açúcar, como refrigerantes, biscoitos, sucos, chocolate, bebidas esportivas, bolos, sorvetes, cereais matinais. Se você puder evitar adoçantes, melhor.
  • Amido: pão, macarrão, batatas, arroz, cereais … fora de sua dieta! “Os produtos integrais” são um pouco menos ruins, mas é melhor se você evitá-los.
  • Frutas muito doces, com muita frutose, do lado de fora.
  • Cerveja: está cheia de carboidratos de absorção rápida, infelizmente, então vá!
  • Margarina: O industrial, é muito ruim, imita manteiga mas não tem gorduras boas. Para isso, é melhor que você use manteiga.

Outro segredo: se permitido, de vez em quando …

Por algum tempo você tem um compromisso, você pode levar alguns desses produtos, sua perda de peso pode diminuir um pouco, mas não é muito sério para levá-los:

  • Álcool: Vinho seco (vinho tinto ou branco seco normal), um copo de uísque, conhaque, vodka e coquetéis sem açúcar. (rum estritamente proibido)
  • Chocolate Preto: somente se você tiver pelo menos 70% de cacau e pouca quantidade.

Como Funciona a Dieta da Gordura?

Dieta da Gordura

Ao minimizar os carboidratos, o corpo não tem escolha a não ser queimar as gorduras em busca de energia. Da mesma forma, a gordura também é muito saciante. Quando a maioria das pessoas embarca em uma dieta rigorosa, elas acabam almejando doces e cortando entre as refeições, mas este não é o caso, não é uma dieta para passar fome.

O completo é fornecido pela prática constante de exercício. A perda de peso através de uma dieta é geralmente acompanhada de perda muscular. Para evitar isso, a atividade física é a melhor decisão.

A fim de controlar as calorias que você tem que saber escolher gorduras saudáveis ​​desde todos os óleos, independentemente de onde eles vêm, tem cerca de 120 calorias por colher de sopa. O azeite é uma fonte de gordura benéfica, embora seja importante a ser consumida com a racionalidade.

O que a Dieta da Gordura Inclui?

Lacticínios:

  • De preferência desnatado (leite, Iogurte e queijo fresco 0%). Se você beber bebidas vegetais, escolha aquelas enriquecidas em cálcio.

Vegetais:

  • Todos os vegetais são recomendados. Incluí-los tanto comida e jantar como um prato principal, a partir das folhas de salada, tomate, pepino … com legumes como berinjela ou abobrinha, ou vegetais crucíferos (Brócolis, repolho …) e cogumelos.

Frutas:

  • Todas as frutas também são recomendadas, incluindo bananas! O ideal é tomar 2 ou 3 porções todos os dias. Você pode levá-lo para a sobremesa ou entre as horas. Eles são um lanche ideal.

Cereais, Vegetais e Tuberos:

  • Este grupo de alimentos é o que usamos energia, como se fosse a nossa gasolina. Devemos tomá-lo para que o corpo possa realizar suas funções, mas devemos controlar a quantidade para que o corpo também possa aproveitar as reservas de energia (gordura acumulada) e perder peso.
  • O montante indicativo que deve ser adicionado na refeição e no jantar é a medida de um punho.
  • Arroz, macarrão, cuscuz, pão … de preferência inteiro, leguminosas (lentilhas, grão de bico ou feijão) e batatas.

Proteína:

  • Ovos: 3-4 Ovos por semana.
  • Carnes: De preferência branco (frango ou peru) e um, no máximo duas vezes de carne vermelha (carne bovina)
  • Salsichas Recomendadas: peito de peru, frango ou presunto cozido.
  • Peixe: Aumenta seu consumo em detrimento da carne. Tente tomar pelo menos 3 vezes por semana peixe branco (pescada, linguado, bacalhau …) e 1 ou 2 vezes peixe azul (salmão, anchova, cavala …)
  • Frutos do Mar: você também pode incorporá-lo em suas receitas como peixe branco. Amêijoas, amêijoas, lulas, chocos, camarões …

Óleos Vegetais:

  • O mais recomendado é o azeite de oliva (melhor cru), embora você tenha que moderar sua quantidade para 2 ou 3 colheres de sopa por dia.
  • Você também pode adicionar um pouco de abacate ou um punhado de nozes tostadas ou cruas.

Como Combinar Comida na Dieta da Gordura:

Dieta da Gordura

Uma vez que conhecemos os alimentos recomendados, precisamos saber combiná-los em nosso cardápio diário.

Um bom esquema seria o seguinte:

Distribuição do Para Cada Dia:

Café da Manhã:

  • Lácteo. Exemplo: café com leite desnatado.
  • Cereal Exemplo: 2 torradas (com peru).

Lanche da Manhã:

  • Fruta. Exemplo: 2 Kiwis.

Almoço:

  • Legumes Exemplo: creme de Abobrinha.
  • Cereais, leguminosas ou tubérculos. Exemplo: batata assada.
  • Proteína Exemplo: Frango Grelhado.
  • Lácteo. Exemplo: Iogurte desnatado.

Lanche da Tarde:

Jantar:

  • Legumes Exemplo: salada verde.
  • Cereais, legumes ou tubérculos: Exemplo: enfeite pequeno de arroz integral.
  • Proteína Exemplo: salmão para papillote.
  • Lácteo. Exemplo: Iogurte desnatado.

Exemplo de Cardápio Semanal Para a Dieta da Gordura:

Dieta da Gordura

Segunda-Feira:

Almoço:

Jantar:

  • Salada de Pepino e pimenta;
  • Mexidos com camarão e cogumelos;
  • Iogurte;

Terça:

Almoço:

  •  Feijão preto;
  • Salada verde;
  • Iogurte;

Jantar:

Quarta-feira:

Almoço:

Jantar:

  • Gazpacho com Ovo cozido desintegrado;
  • Pão fatiado com queijo fresco 0%;
  • Iogurte;

Quinta-feira

Almoço:

Jantar:

Sexta-Feira:

  • Sopa com macarrão;
  • Papillote de peito de peru com tiras de pimenta vermelha, cogumelos verdes e cozidos no vapor;
  • Pera;

Jantar:

Sábado:

Almoço:

Jantar:

Domingo:

Almoço:

Jantar:

  • Gazpacho;
  • Dourada assada com batata e abobrinha;
  • Iogurte;

Algumas Receitas do Cardápio da Dieta da Gordura:

Dieta da Gordura

1# – Purê de Aspargos Brancos:

Coloque uma panela no fogo com 2 colheres de sopa de óleo e um Alho picado. Uma vez que o Alho é cozido, adicione um Alho-poró cortado em pedaços e deixe cozinhar por alguns minutos. Coloque uma batata cortada em cubos e 7 aspargos brancos enlatados cortados ao meio. Adicione uma pitada de sal, água do aspargo e um pouco de água para cobrir os legumes. Deixe cozinhar em fogo médio e, uma vez que a batata esteja macia, esmague até obter uma textura fina.

2# – Sopa de Pepino:

Descasque um Pepino, cortá-la e jogá-lo na tigela da batedeira juntamente com uma iogurte natural sem açúcar, Cebola picada e suco de meio Limão. Bata até ter um creme fino e homogêneo. Vestido com sal, pimenta e endro a gosto. Refresque-se na geladeira.

3# – Legumes Molhados com Arroz e Carne Picada Magra:

Primeiro coloque o arroz para ferver com água e sal. Limpe e pique a Abobrinha picada, a Cebola, a Berinjela e os 10 cogumelos.

Se você quiser colocar rapidamente a Cebola no caso de micro-ondas e cozinhe em alto 5 minutos, em seguida, adicione a berinjela e abobrinha 5 minutos e, finalmente, cogumelos 3 minutos. Em seguida, refogue em uma panela com a carne picada e, finalmente, adicione o arroz.

Se preferir, cozinhe os legumes em uma panela com uma colherada de azeite em fogo baixo e, quando estiverem praticamente cozidos, adicione a carne e, finalmente, o arroz.

Outros Hábitos Saudáveis:

Praticar o exercício irá ajudá-lo a alcançar seus objetivos. Não só aumenta o gasto de energia, mas é um hábito saudável recomendado para todos. Mantém-te em forma, melhora a massa muscular, o sistema cardiorrespiratório e, ao nível psicológico, é um grande aliado: ajuda-o a aliviar a tensão e melhora a sua percepção da imagem corporal.

É importante que você encontre um exercício que goste, se você não acabar procurando desculpas para não fazê-lo, os benefícios do esporte se multiplicarão se você gostar. De nadar, correr ou ir de bicicleta, atividades dirigidas, esportes coletivos, dança ou artes marciais. Há uma abundância de esportes para escolher. E se você não pode fazer exercícios planejados, não se esqueça que a atividade diária também conta, mova! Ande mais e suba as escadas.

Você vê, não é tão difícil. Passo a passo, você pode alcançar seus objetivos.

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