Dieta e Nutrição

Dieta da gordura: funciona? cardápio, benefícios e receita!

Esta dieta da gordura é usada durante muito tempo pensou-se que comer gordura era sinônimo de armazenamento em nosso corpo, portanto eles eram os principais inimigos das dietas para perder peso até que a ciência indicasse o contrário, porque dietas com baixo teor de gordura não são as mais eficazes para perder peso mas, pelo contrário, se escolhermos os tipos certos de gorduras, podemos obter vantagens quando perdemos quilos.

Dieta da Gordura

Assim, embora as gorduras trans tenham sido relacionadas ao ganho de peso e ao aumento da incidência de obesidade abdominal, é por isso que devemos tirá-las de nossa dieta para perder peso, há outras gorduras que produzem o efeito oposto.

Comer gorduras não nos engorda, mas, ao contrário, pode nos ajudar a perder peso se escolhermos as alternativas certas. Por exemplo, gorduras poli-insaturados, tais como Omega 3 pode reduzir a acumulação de gordura no corpo inteiro, substituindo a gordura saturada mesmo quando o consumo é ilimitado, também têm provado para favorecer a perda de peso ao longo do tempo.

Isso indica que comer gordura não é sinônimo de armazenar gorduras, mas se escolhermos o tipo de consumir bem, podemos obter o efeito oposto e beneficiar a saúde enquanto perdemos peso.

O que é a dieta da gordura?

A dieta da gordura é uma dieta rica em gordura e pobre em carboidratos. Isso reduz significativamente o consumo de açúcar e amido. Faz você perder peso comendo proteína e gordura, ele também é chamado de dieta cetogênica em que pede seu corpo em “cetose”, ou seja, para queimar a gordura armazenada como uma fonte de energia: “comer gordura para queimar gordura”

Como é feita a dieta da gordura?

  • Você deve comer: carne, peixe, Ovos, legumes e gorduras naturais (azeite, manteiga).
  • Você deve evitar: açúcar e alimentos ricos em amido (como batatas, pão, arroz e macarrão).
  • Uma diretriz básica: você pode ingerir no máximo 5 gramas de carboidratos por 100 gramas de alimentos.
  • A grande vantagem da dieta da gordura: você pode comer quando estiver com fome até ficar satisfeito. É tão simples, não é necessário contar calorias ou pesar comida.

Você pode fazer refeições reais e até mesmo adicionar um pouco de gordura, você pode esquecer a luz ou produtos dietéticos. (Toda vez que soa melhor, não é?)

Há razões científicas sólidas que suportam a eficácia da dieta da gordura: para evitar açúcar e amidos, o açúcar no sangue estabilizado e produção de insulina é reduzida, o que aumenta a queima de gordura e faz você se sentir mais saciado.

Como funciona a dieta da gordura?

 

Ao minimizar os carboidratos, o corpo não tem escolha a não ser queimar as gorduras em busca de energia. Da mesma forma, a gordura também é muito saciante. Quando a maioria das pessoas embarca em uma dieta rigorosa, elas acabam almejando doces e cortando entre as refeições, mas este não é o caso, não é uma dieta para passar fome.

O completo é fornecido pela prática constante de exercício. A perda de peso através de uma dieta é geralmente acompanhada de perda muscular. Para evitar isso, a atividade física é a melhor decisão.

A fim de controlar as calorias que você tem que saber escolher gorduras saudáveis ​​desde todos os óleos, independentemente de onde eles vêm, tem cerca de 120 calorias por colher de sopa. O azeite é uma fonte de gordura benéfica, embora seja importante a ser consumida com a racionalidade.

Como combinar comida na dieta da gordura?

dieta da gordura
dieta da gordura

Uma vez que conhecemos os alimentos recomendados, precisamos saber combiná-los em nosso cardápio diário. Um bom esquema seria o seguinte:

Distribuição do para cada dia:

Café da Manhã:

  • Lácteo. Exemplo: café com leite desnatado.
  • Cereal Exemplo: 2 torradas (com peru).

Lanche da Manhã:

  • Fruta. Exemplo: 2 Kiwis.

Almoço:

  • Legumes Exemplo: creme de Abobrinha.
  • Cereais, leguminosas ou tubérculos. Exemplo: batata assada.
  • Proteína Exemplo: Frango Grelhado.
  • Lácteo. Exemplo: Iogurte desnatado.

Lanche da Tarde:

Jantar:

  • Legumes Exemplo: salada verde.
  • Cereais, legumes ou tubérculos: Exemplo: enfeite pequeno de arroz integral.
  • Proteína Exemplo: salmão para papillote.
  • Lácteo. Exemplo: Iogurte desnatado.

Cardápio semanal para a dieta da gordura:

 

Segunda-Feira:

Almoço:

Jantar:

  • Salada de Pepino e pimenta;
  • Mexidos com camarão e cogumelos;
  • Iogurte;

Terça:

Almoço:

  •  Feijão preto;
  • Salada verde;
  • Iogurte;

Jantar:

Quarta-feira:

Almoço:

Jantar:

  • Gazpacho com Ovo cozido desintegrado;
  • Pão fatiado com queijo fresco 0%;
  • Iogurte;

Quinta-feira

Almoço:

Jantar:

Sexta-Feira:

  • Sopa com macarrão;
  • Papillote de peito de peru com tiras de pimenta vermelha, cogumelos verdes e cozidos no vapor;
  • Pera;

Jantar:

Sábado:

Almoço:

Jantar:

Domingo:

Almoço:

Jantar:

  • Gazpacho;
  • Dourada assada com batata e abobrinha;
  • Iogurte;

Algumas receitas do cardápio da dieta da gordura:

para que serve a dieta da gordura
para que serve a dieta da gordura

1# – Purê de aspargos brancos:

Coloque uma panela no fogo com 2 colheres de sopa de óleo e um Alho picado. Uma vez que o Alho é cozido, adicione um Alho-poró cortado em pedaços e deixe cozinhar por alguns minutos. Coloque uma batata cortada em cubos e 7 aspargos brancos enlatados cortados ao meio. Adicione uma pitada de sal, água do aspargo e um pouco de água para cobrir os legumes. Deixe cozinhar em fogo médio e, uma vez que a batata esteja macia, esmague até obter uma textura fina.

2# – Sopa de pepino:

Descasque um Pepino, cortá-la e jogá-lo na tigela da batedeira juntamente com uma iogurte natural sem açúcar, Cebola picada e suco de meio Limão. Bata até ter um creme fino e homogêneo. Vestido com sal, pimenta e endro a gosto. Refresque-se na geladeira.

3# – Legumes molhados com arroz e carne picada magra:

Primeiro coloque o arroz para ferver com água e sal. Limpe e pique a Abobrinha picada, a Cebola, a Berinjela e os 10 cogumelos.

Se você quiser colocar rapidamente a Cebola no caso de micro-ondas e cozinhe em alto 5 minutos, em seguida, adicione a berinjela e abobrinha 5 minutos e, finalmente, cogumelos 3 minutos. Em seguida, refogue em uma panela com a carne picada e, finalmente, adicione o arroz.

Se preferir, cozinhe os legumes em uma panela com uma colherada de azeite em fogo baixo e, quando estiverem praticamente cozidos, adicione a carne e, finalmente, o arroz.

Drª. Wanessa Matos Dermatologista formou-se em Medicina na Unicamp e na mesma instituição realizou sua residência em Dermatologia, obtendo o título de especialista. Atua nas áreas de dermatologia clínica, cirúrgica e estética. Além disso, é sócio titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia, com registro no Conselho Regional de Medicina e Associação Médica Brasileira.

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