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Alimentos Saudáveis Dicas de Saúde Gravidez

Quais Alimentos Comer e Quais Evitar Durante a Gravidez

Parabéns! A grande novidade chegou, e agora você está pronto para começar esses nove meses de mimos e cuidados! Enquanto você está animado, haverá mil perguntas que pairam em sua mente, especialmente aquelas que preocupam sua saúde e do bebê. Uma das maiores dúvidas que as mães mais expectante têm é o que comer durante esses nove meses. Tudo o que você come agora irá afetar diretamente o crescimento do seu bebê no útero. No pós-parto, o que você comer vai ajudar a fornecer de alimento para seu bebê, enquanto amamenta. Hoje vamos dar-lhe algumas sugestões sobre Quais Alimentos Comer e Quais Evitar Durante a Gravidez.

Dieta da Gravidez: O que Comer?

Grãos e Cereais: Todos os alimentos integrais são benéficos durante a Gravidez pois eles são ricos em fibras. Estes alimentos incluem pão, arroz, massas, trigo e aveia. Além de ser uma grande fonte de fibra, esses alimentos também são carregados com minerais e, muitas vezes, são fortificados com ferro. As mulheres grávidas são muito suscetíveis a constipação, que pode levar a hemorroidas dolorosas no terceiro trimestre e pós-parto. Daí a necessidade de alimentos rico em fibra alimentar. O conteúdo mineral ajuda no desenvolvimento global do feto e repõe sais minerais no corpo da mãe.

alimentacao-gestante-3Produtos Lácteos: Os produtos lácteos são o primeiro na lista de alimentos para comer durante a Gravidez! Como a ingestão de cálcio é uma obrigação durante a Gravidez, inclua alimentos com baixo teor de gordura ou leite desnatado ou iogurte. Estes não são só ricos em cálcio, mas também em vitamina B12 e vitamina D. O leite também é considerado para melhorar a digestão e o apetite em mulheres grávidas. No entanto, se você tiver problemas com produtos à base de leite, consulte o seu médico sobre como substituir produtos lácteos para uma ingestão de cálcio suficiente. O cálcio é necessário quando você está grávida, pois ajuda no desenvolvimento do osso e dentes de seu pequeno. Beba 2-3 copos de leite por dia.

Frutas e Vegetais: Mulheres grávidas devem incluir, pelo menos, seis porções de frutas e vegetais por dia. Planeje as suas refeições em conformidade. As frutas e legumes são muito ricas em todas as vitaminas, minerais e fibras. Não só isso, eles também são uma boa fonte de vitamina C, que é bom para você e seu bebê. A vitamina C fortalece as gengivas e os tecidos, ajuda na cicatrização de feridas rápida e também ajuda na absorção de ferro.

Comer uma variedade de frutas coloridas durante a Gravidez garante que o seu bebê cresça recebendo todos os antioxidantes essenciais, vitaminas e minerais. Vegetais de folhas verdes, como acelga, couve e espinafre são uma excelente fonte de folato, minerais e vitaminas C, K e A.

Minerais: Os principais minerais que são vitais para a Gravidez são os seguintes:

  • Cálcio: encontrados na maioria das verduras, produtos lácteos, legumes e nozes.
  • Zinco: grãos integrais, brócolis, ovos, carnes magras, e tomates.
  • Ferro: grãos integrais, verduras, carnes, legumes, frutos secos e tofu.
  • Iodo: sal iodado, frutos do mar, e queijo.
  • Selênio: frutos do mar e grãos.
  • Fósforo: peixe, ovos e carnes.
  • Magnésio: feijão, castanha de caju, brócolis e tofu.
  • Fluoreto: água fluoretada, frutos do mar e chá.

Proteínas: Inclua proteínas suficientes em sua dieta. Coma carne magra (com exclusão do fígado), peixe, ovos, feijão e brotos. Se preferir, coma peixe 2 ou 3 por semana. Inclua peixes do mar como sardinhas e atum na sua dieta. Estes peixes são muito ricos em ácidos graxos omega-3, que é uma daquelas gorduras saudáveis. Verificou-se que gorduras omega-3 são necessários para o desenvolvimento cerebral e olho do seu filho.

As gorduras omega-3 são responsáveis por um desenvolvimento mais rápido do cérebro de seu filho. A gordura omega-3 também evitar as chances de asma e alergias futuramente. Sempre cozinhe ovos, peixe e carne adequadamente antes de comer. Alimentos crus ou semi-cozidos podem conter bactérias que podem resultar em intoxicação alimentar. Ele também pode envenenar o sangue do seu bebê.

Gorduras: Se você tem evitado ácidos graxos em toda a sua vida, é hora de começar ingerir agora. Seu corpo necessita de ácidos gordos essenciais (EFAs) para manter o metabolismo elevado durante a Gravidez. Os ácidos graxos omega-3 e ômega-6 são extremamente vitais para o desenvolvimento normal do cérebro do feto. O DHA (ácido docosahexaenóico) encontrado em ácidos graxos omega-3 desempenham um papel crucial no desenvolvimento do cérebro do feto. As boas fontes de gorduras essenciais são o azeite, óleo de fígado de bacalhau, peixe, óleo de gérmen de trigo, óleo de linhaça e óleo de coco.

Feijões e Leguminosas: O feijão e leguminosas devem ter presença marcada quando se trata em uma dieta para uma Gravidez saudável. Eles são ricos em proteínas e fibras e também em alguns nutrientes essenciais, como zinco, ferro, ácido fólico e cálcio. Adicione o feijão e couve em seus saladas, sopas, macarrão e massas. O feijão e o feijão de são realmente bons para você e a saúde do seu bebê.

Nozes e Sementes: As nozes e sementes são ricas em ácidos graxos, vitaminas e minerais, portanto são uma obrigação em sua dieta. Sempre que você sentir fome entre as refeições, tenha um punhado de amêndoas, castanha de caju, nozes ou pistácios. As nozes são uma boa fonte de vitamina E e todas as vitaminas do complexo B. Os outros são recheados com alguns excelentes minerais, como ferro, magnésio, zinco etc, que são bons para o crescimento do feto.

Mas lembre-se que, embora as nozes sejam boas para você e a saúde do seu bebê, ingerir uma quantidade excessiva irá ajudar a ganhar uns quilinhos extras, que podem ser difíceis de reduzir posteriormente. Agora, na questão de sementes, considere comer sementes de abóbora, girassol, gergelim e de linho. Estas sementes são super rica em minerais, vitamina B e fibras. A semente de linho é rica em gorduras omega-3.

Bagas: As bagas precisam de uma menção especial e deve ter um lugar especial em sua dieta para Gravidez. As bagas possui folato, vitamina C, potássio e fibras. Se você não gosta de bagas, comece a gostar delas, porque boas para o desenvolvimento do feto.

Salmão: O salmão é uma boa fonte de gorduras omega-3 e proteínas. Essas gorduras essenciais ajudam no desenvolvimento do cérebro e dos olhos do bebê. O salmão também é bom para satisfazer a exigência de proteína em mães grávidas. No entanto, é aconselhável limitar a ingestão de salmão por semana.

Batatas Doces: A batata-doce contêm fibras nutritivas, potássio, ferro, cobre, vitamina C e B6, e betacaroteno. Comer batata-doce suprir sua exigência de ferro. Você pode come-la cozida, como purê ou até mesmo frita.

Produtos Lácteos: Seu corpo precisa de pelo menos um litro de proteína do leite todos os dias. O leite contém uma cesta cheia de minerais vitais e vitaminas que você simplesmente não pode perder durante a gravidez. O leite também contém quantidades elevadas de cálcio, aminoácidos e proteínas. Ele contém colesterol e reduz os triglicerídeos de cadeia média (MCTs) e antioxidantes. As pessoas que são intolerantes à lactose podem escolher o leite de cabra, leite de soja, leite de arroz, leite de amêndoa ou leite de aveia pois todos estes são isentos de lactose.

Carne Vermelha: A carne vermelha é uma excelente fonte de proteína de alta qualidade que é essencial para o desenvolvimento do bebê durante os últimos trimestres. Ela não é somente rica em proteínas, mas também de ferro. O ferro transporta oxigênio para o cérebro do seu bebê. Comer carne magra de porco e bovina também dará a gestantes uma dose extra de vitamina B e ferro.

O Que Não Comer Durante a Gravidez:

Assim como você tem que saber o que comer durante a Gravidez, você também precisa saber o que não deve comer durante este período. Aqui está uma lista de o que ‘não fazer’ para uma Gravidez saudável.

Evitar Algumas Frutas: Há um grande número de frutas que você precisa evitar durante a Gravidez. O mamão papaia está no topo da lista. Em alguns países, comer o papaia durante a Gravidez é considerado prejudicial para o bebê. Muitos podem pensar como uma superstição, mas até mesmo a ciência provou que os mamões-primas e semi-maduros sendo rico em látex provocam contrações uterinas e, assim, proporcionam um trabalho de parto prematuro.

No entanto, por outro lado, consumir mamão papaias completamente maduros durante a Gravidez é excelente. Os abacaxis também devem ser evitados, pois contêm bromelina e pode levar ao amolecimento da cérvix e ocasionar um trabalho de parto prematuro. As uvas deve ser evitada no último trimestre, pois pode conduzir a um aumento de calor do corpo.

Café e Outras Bebidas Relacionadas Com a Cafeína: Reduza o consumo de café e outras bebidas cafeinadas completamente. Estudos mostraram que o excesso de cafeína em sua dieta pode levar a abortos, retardo do crescimento no bebê e bebês de baixo peso. A cafeína retarda a absorção de ferro em seu corpo, o que pode levar à anemia.
Portanto, evite: chá, café, refrigerante ou quaisquer bebidas gaseificadas.

Vegetais e Frutas Não Lavados: A bactéria parasita toxoplasma gondii e listeria, muitas vezes, se escondem em frutas e legumes. Por isso, as frutas e legumes devem ser bem lavados antes de serem consumidos. Em países onde os pesticidas são utilizados em grandes quantidades, o melhor é a descascar as frutas antes do consumo. Vegetais crus devem ser evitados, especialmente couve crua e molhos para salada, pois podem conter bactérias e vírus nocivos.

Frutos do Mar Crus: A parte superior deve-não-comer. Alimentos como peixe cru ou não cozidos devem ser evitado durante a gravidez. Mariscos, espadim, espadarte, tubarão e sushi – todos eles contêm metil mercúrio, que é gravemente prejudicial para o desenvolvimento do cérebro fetal. Consulte o seu médico antes de iniciar qualquer consumo de óleos de peixe também. Evite peixes mal cozido, pois pode conter bactérias nocivas e dar-lhe uma infecção indesejada.

Carnes Cruas: Carnes mal cozidas ou cruas devem ser evitados em todos os momentos da vida, principalmente durante a Gravidez. Além de possivelmente conter bactérias infecciosas, estas carnes também podem conter cistos do toxoplasma. Esses cistos contêm o parasita toxoplasma gondii e pode causar graves danos ao feto. A infecção parasitária atinge o feto através do cordão umbilical e causa estragos. Todas as carnes devem ser lavadas e bem cozidos – outra boa razão para evitar comer fora muitas vezes. O fígado deve ser evitado, uma vez que contém grandes doses de vitamina A e o seu excesso pode ser prejudicial para o feto.

Álcool: Não pense de nenhuma forma consumir álcool enquanto você está grávida. É como um veneno para o feto. Isto porque a quantidade de álcool que você estará consumindo irá viajar através da placenta para o sangue do seu bebê. Seu bebê pode ter problemas de saúde permanentes.

Fast Food: Evite esse tipo de comida durante estes nove meses. Você não sabe o que está acontecendo dentro da cozinha de um restaurante; até mesmo se eles estão lavando os vegetais e as carne ou não. Então é melhor evitar do que arriscar a saúde do seu bebê.

Suco Pasteurizado: A pasteurização é o processo em que os alimentos, sucos e outros líquidos são colocados em uma máquina para matar bactérias e outros germes. Os sucos que você encontra nos estandes e barracas não são submetidos a esse processo e até mesmo alguns vendidos nas prateleiras de supermercado. Por isso, verifique sempre o rótulo antes de comprar.

Ovos Crus: Comer ovos crus pode levar a intoxicação alimentar. Apesar da intoxicação alimentar raramente afetar o feto, pode lhe fazer ficar muito doente. Cozinhe tanto a clara de ovo quanto a gema corretamente.Além disso, evite molhos caseiras para salada e molhos que contêm ovos crus (maionese, molho holandês).

Queijo Macio: O queijo macio que é importado e feito do leite não pasteurizado pode conter bactérias. Estes incluem o queijo feta, gorgonzola e todos os outros estilo de queijos mexicano. Evite-os.

alimentos-para-gestantesAlimentos Enlatados: Pela simples razão de que pode ser muito velho e o teor de água pode abrigar bactérias nocivas, evite todos os alimentos enlatados durante a Gravidez. Além disso, o revestimento de latas geralmente contém bisfenol A (BPA) que afeta a atividade endócrina e prejudica o feto.

Suplementos de Ervas: O efeito dos suplementos de ervas sobre a Gravidez é um pouco contestada. Evite todos os chás de ervas e suplementos durante a Gravidez, porque você nunca pode ter certeza de seus ingredientes reais. Alguns elementos de ervas podem criar contrações musculares e pode até levar a parto prematuro. Alguns suplementos contêm altas doses de cafeína e elementos para perda de peso.

Fumar: Cada cigarro fumado é prejudicial para o seu bebê. A nicotina presente no tabaco diminui o crescimento fetal, pode levar a baixa de peso e bebês prematuros. Lembre-se sempre que a regra de ouro, em caso de dúvida, é consultar o seu médico.

A Gravidez é uma das mais belas fases da vida de uma mulher, então relaxe, fique calma e mantenha esses prós e contras em mente.

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