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Alimentos Saudáveis Dicas de Saúde

Os 4 Alimentos que São Fundamentais Para Saúde!

Os 4 Alimentos que São Fundamentais Para Saúde. Além disso, Batata Doce, Mandioca, arroz branco, macarrão ou Batata inglesa: qual é a opção mais saudável?

Uma dieta equilibrada é fundamental para manter o bom funcionamento do organismo, ou seja, é importante consumir alimentos de todos os grupos, inclusive os famosos carboidratos. Mas será que existe um ingrediente que traga mais benefício ao corpo, mesmo fazendo parte da mesma classificação alimentar?

BATATA-DOCE VERSUS…

batata-doce-1Arroz Branco: o vegetal é mais nutritivo do que esse cereal. Ela é fonte de Vitamina C, Vitamina E, complexo B, Cálcio, Magnésio, Ferro, Fósforo e Potássio. Rica em betacaroteno, antioxidante que previne contra certos tipos de Câncer e retarda o envelhecimento.

A Batata Doce também possui amido resistente, que se comporta como uma fibra insolúvel, retardando a absorção de glicose e gordura, além de contribuir para o bom funcionamento do intestino e controle da saciedade. Já o arroz branco é refinado, o que faz com que perca grande parte de seus nutrientes, sendo fonte basicamente de carboidratos.

Mandioca: os dois alimentos são nutritivos, mas o ideal é que alterne seu consumo para variar os nutrientes oferecidos ao organismo. A Mandioca é rica em carboidratos e vitaminas do complexo B, nutrientes que fornecem energia ao organismo. É também fonte de minerais, Potássio, Fósforo, Ferro e Fibras.

Macarrão: se o alimento for feito com farinha de trigo refinada – tipo mais consumido pela população -, é preferível o consumo de Batata Doce. Isso porque a farinha branca é refinada, perdendo grande parte de seus nutrientes.

Batata Inglesa: as duas devem fazer parte de um cardápio saudável, sendo que cada uma apresenta suas qualidades. Portanto, o ideal é alternar seu consumo. Seus valores nutricionais são similares, mas com algumas diferenças: a Batata Doce possui maior teor de Ferro, Cálcio e Vitamina A.

Além disso, tem índice glicêmico mais baixo, devido à maior presença de Fibras. Já a batata-inglesa possui maiores quantidades de Fósforo, complexo B e Vitamina C, enquanto seu índice glicêmico é alto, tendo absorção mais rápida.

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