Início » Dicas de Saúde » As 5 Dicas Para uma Dieta com Baixo Teor de Sódio

As 5 Dicas Para uma Dieta com Baixo Teor de Sódio

As Dicas Para uma Dieta com Baixo Teor de Sódio, confira. Além disso, a principal fonte de sódio é o sal de mesa, em média, nós consumimos cinco ou mais colheres de chá de sal por dia. Isto é 20 vezes mais do que o corpo precisa. Na verdade, seu corpo precisa apenas 1/4 colher de chá de sal todos os dias e este deve ser sal marinho. Você pode aprender abaixo com algumas dicas quais são as melhores opções de alimentos para ser capaz de obter uma Dieta com Baixo Teor de Sódio.

O sódio é encontrado naturalmente no alimento, mas uma grande quantidade dele é adicionada durante o processamento e a preparação. Muitos dos alimentos que não contém sal ainda podem conter alto teor em sódio, grandes quantidades de sódio podem ser escondidas em enlatados, processados, e alimentos refinados.

O sódio controla o equilíbrio de fluidos em nosso corpo, mantém o volume sanguíneo e a pressão arterial, comer muito sódio pode aumentar a pressão arterial e causar retenção de fluido, o que poderia levar ao inchaço das pernas e pés, ou outros problemas de saúde.

Benefícios de uma Dieta com Baixo Teor em Sódio: Uma dieta com baixo teor de sódio vem para garantir-nos mais saúde e você só precisa saber como selecionar os seus alimentos, ao preparar o seu cardápio, alguns esforços irão lhe ajudar a manter-se longe de muitas das doenças que são a principal causa de morte em países ocidentais. Confira abaixo, As 5 Dicas Para uma Dieta com Baixo Teor de Sódio

Vegetais e Frutas: A maioria dos legumes e frutas tem um baixo teor de sódio, especialmente se eles são consumidos crus ou cozidos, o sódio é adicionado em alguns vegetais enlatados como um conservante. Por outro lado, frutas como maçãs, melancia, melão, morangos, uvas, pêssegos, peras, cerejas e ameixas frescas contêm uma porção mínima de sódio.

Quanto aos legumes, muitos deles também tem baixo teor de sódio, como aspargos, feijão, alface, berinjela, ervilhas, batatas, pepino e abóbora, todos têm menos de 20 mg de sódio por porção. Uma cenoura média contém apenas 25 mg de sódio, enquanto ½ xícara de brócolis cozidos contém 20 mg.

Grãos e Cereais: Alguns grãos, mas não todos, podem ter um baixo teor de sódio, sempre leia os rótulos dos recipientes para saber quanto sódio por porção em cada um deles. Biscoitos embalados, bolos e cereais instantâneos têm níveis de sódio superiores.

As barras de cereais, pão de trigo integral, bolachas, cereais, tais como trigo tufado ou arroz tufado, macarrão, sem adição de sal são baixo em teor de sódio. Um Copo de espaguete de trigo cozido contém apenas 4 mg de sódio, enquanto que um copo de arroz integral cozido contém apenas 5 mg.

Carnes: A carne pode ter níveis mais elevados de sódio do que legumes e frutas, mas ainda existem alguns produtos que são considerados de baixo teor de sódio. Controle as porções e sempre evita molhos excessivos com carne, isso pode ser útil para reduzir o sódio.

Carnes, tais como frango, peixe, carne de porco, bife de peru, todos contém menos de 140 mg de teor de sódio por porção, uma porção de 140 gramas de carne contendo 65 mg de sódio. Quando for consumir carne, é necessário adquirir carne de animais de livre pastoreio.

Laticínios: O queijo é uma importante fonte de sódio, evite seu consumo e compre outros produtos sem sal, o leite desnatado é uma baixa fonte dietética de sódio, iogurtes e cremes, embora não sejam escolhas muito saudáveis para outros aspectos, seus altos teores de gordura são seguros, quando se trata em reduzir a quantidade de sódio de sua dieta.

Dicas Para uma Dieta com Baixo Teor de Sódio:

  • Elimine o uso de sal na sua mesa, evite-o ao máximo, se você tiver que utilizar, utilize o sal marinho.
  • Leia os rótulos para saber a quantidade de sódio que os alimentos possuem.
  • Prepare a sua própria comida e tente controlar a quantidade de sal, para uma dieta baixa em sódio.
  • Explore outras opções de tempero, experimente o alecrim, orégano, manjericão, curry, pimenta caiena, gengibre, alho fresco ou alho em pó (sem sal), pimenta preta ou vermelha, vinagre de maçã ou suco de limão.
  • Escorra e lave os vegetais enlatados.
  • Escolha alimentos orgânicos e naturais.
  • Evitar refeições e preparações pré-embaladas (enlatados) que são frequentemente ricos em sódio.

Obs: Estar consciente com a nossa alimentação a cada dia, preparando comida com amor, são ótimos conselhos para manter uma vida saudável, causando bem-estar e felicidade. Comer conscientemente é uma nutrição para o corpo e para alma.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.