Dieta e Nutrição

Jaca engorda ou emagrece? como consumir, benefícios!

jaca-engorda-ou-emagrece

A jaca engorda ou emagrece?  É uma fruta muito doce além de seu sabor delicioso, e dos boatos de que a jaca engorda, também é rica em nutrientes importantes como vitamina A, vitamina C, cálcio, potássio, ferro, tiamina, riboflavina, niacina, magnésio e muitos outros.

Para manter uma vida saudável, é necessário que façamos muito mais do que somente praticar atividades físicas. A nossa alimentação deve ser controlada dia após dia, pois como diz o ditado “Você é o que você come”, portanto, quando temos uma alimentação balanceada, deixamos o nosso corpo equilibrado e funcionando da melhor forma.

Quando combinamos os exercícios físicos com uma reeducação alimentar, conseguimos alcançar os objetivos de emagrecer com saúde e, para garantir esta boa alimentação, existem diversos aliados que podem nos ajudar!

Jaca engorda?

jaca engorda ou emagrece
jaca engorda ou emagrece

Muitas pessoas que fazem dieta assumem que precisam ficar longe dela porque acreditam que jaca engorda, por ela ser rica em carboidratos e calorias.  Entretanto, quando você avalia os benefício que essa fruta tropical exótica oferece, você descobre que ela pode ser amiga da sua dieta.

Jaca emagrecer?

A Jaca emagrecer pelo fato de ser um antioxidante, laxante natural e melhorar a digestão.

Mas, além disso, ela previne doenças como o câncer e a anemia, fortalece os ossos de nosso corpo, aumenta a saúde do sistema imunológico prevenindo que gripes nos atinjam, protege o nosso corpo de infecções, é rica em vitaminas e proteínas, aumenta a energia, regula a pressão arterial ajudando no sistema circulatório e até combate a tosse.

Benefícios da jaca para saúde:

1. Saúde dos olhos e pele: 

Jaca contém vitamina A, um nutriente poderoso conhecido por manter olhos e pele saudáveis. Ela também ajuda a prevenir problemas relacionados à visão como degeneração macular e cegueira noturna.

2. Aumento de energia: 

A fruta é considerada uma fruta geradora de energia devido à presença de açúcares simples como frutose e sacarose, que te dão um aumento de energia quase imediato.

3. Sistema imunológico:

A fruta é uma excelente fonte de vitamina C, um nutriente poderoso que ajuda a proteger contra infecções virais e bacterianas. Vitamina C ajuda a fortalecer o sistema imune ao apoiar a função das células brancas do sangue.

4. Contra câncer:

Além de conter vitamina C, ela também é rica em fito nutrientes como lignanas, isoflavonas e saponinas que têm propriedades anticâncer e anti-idade.

5. Melhora a digestão:

A fruta também é conhecida por conter propriedades anti-úlcera que ajuda a curar úlceras e problemas digestivos. Além disso, a grande quantidade de fibras  previne prisão de ventre e ajuda com os movimentos intestinais.

Então confira no vídeo abaixo outros grandes benefícios da jaca:

Como consumir a jaca?

As jacas podem ser ingerida crua, em geleias, sucos, vitaminas, mousses, entre outros. Além disso, podem-se cozinhar as suas sementes e consumi-las sem a casca da fruta.

Por ser típica de ambientes com clima tropicais, não é comum encontrarmos este fruto quando é inverno, porém nas demais estações elas ficam presentes na maioria das feiras e supermercados.

O preço é totalmente acessível ao bolso das pessoas e há jaqueiras em muitas chácaras espalhadas pelo Brasil.

Homens e mulheres muitas vezes podem ficar em dúvida se a jaca engorda ou não. Essa é uma lição não só para este alimento, mas para muitas outras frutas que são benéficas, porém quando consumidas em excesso se tornam inimigas no ganho de peso.

Receita de suco de jaca com leite:

Ingredientes:

– 1 xícara de chá de jaca picada;
– 1 xícara de chá de leite desnatado;
– 1/2 xícara de chá de água;
– 3 colheres de sopa de adoçante;

Modo de preparo:

  1. Retire os gomos da jaca e bata com o leite água e adoçante;
  2. Em seguida, sirva coado e se quiser com algumas pedras de gelo;

Se você pratica exercícios ou tem uma rotina corrida, e deve ser presença certa no seu café da manhã. Além disso, ela fornece tanto carboidratos simples utilizados de forma urgente quanto complexos utilizados gradualmente. Assim, ajuda a melhorar o seu desempenho nas atividades físicas.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

Deixe um comentário