Início » Dicas de Saúde » plantas medicinais » Erva-doce: o que é? para que serve, tipos e efeitos colaterais

Erva-doce: o que é? para que serve, tipos e efeitos colaterais

erva-doce

A erva-doce (Foeniculum vulgare) é uma planta com flores que pertence às umbelíferas ou família da cenoura é uma erva perene com folhas emplumadas e flores amarelas.

Além disso, esta erva atraente, que adora o sol e é aromática que floresce em aterros, margens de estradas, falésias e em campos pedregosos e secos.

Várias espécies de erva-doce existem no mundo, podendo ser anuais, bienais ou perenes. Curiosamente, todas as partes do funcho da erva podem ser comidas.

Os talos podem ser comidos crus e frescos ou cozidos, dependendo da sua preferência, ele é amplamente cultivado para fins culinários, medicinais e ornamentais.

Valor nutricional da erva doce

erva-doce
erva-doce

A erva-doce é rica em nutrientes essenciais, incluindo várias vitaminas e minerais, por isso, ele é considerado um dos alimentos mais saudáveis ​​do mundo. Abaixo estão os valor nutricional encontrados nesta erva:

Benefícios da erva-doce

beneficios da erva-doce
beneficios da erva-doce

A erva-doce está associada a inúmeros benefícios à saúde. Alguns dos principais benefício estão listados abaixo:

1. Saúde óssea

A erva-doce é rica em vitaminas e minerais que ajudam na construção e manutenção da estrutura e resistência dos ossos.

Como o fosfato e o cálcio presentes na erva-doce são essenciais para a estrutura óssea, o zinco e íon são importantes para a produção de colágeno e sua maturação.

Além disso, o manganês é necessário para a formação da matriz óssea e a vitamina K que contribui para a modificação das proteínas da matriz óssea e melhora a absorção de cálcio.

2. Reduz a pressão arterial

A erva-doce contém cálcio, potássio e magnésio, que ajudam a diminuir a pressão arterial naturalmente.

Além disso, o potássio desempenha um papel importante na dilatação e constrição dos vasos sanguíneos, que é o principal mecanismo de manutenção da pressão arterial.

Os nitratos presentes nesta erva também fornecem vaso proteção e, como resultado, a pressão arterial é reduzida e o coração protegido.

3. Saúde do coração

A erva-doce contém vitamina C, potássio, folato, fibra, vitamina B6 e outros nutrientes essenciais que são essenciais para a saúde do coração.

A falta de colesterol na erva-doce é outro benefício adicional da erva no coração.

4. Previne o câncer

A erva-doce contém selênio, que não é encontrado em muitas frutas e vegetais. Além disso, melhora a função das enzimas hepáticas e ajuda na desintoxicação de certos compostos cancerígenos. Pode reduzir bastante a inflamação e diminuir a taxa de crescimento dos tumores.

Além disso, a vitamina C e a vitamina A fornecem efeito antioxidante podendo proteger as células saudáveis ​​do corpo contra os danos dos radicais livres. Por outro lado, o folato presente na erva repara o DNA e aumenta a síntese de DNA saudável.

5. Aumenta a imunidade

A erva-doce pode melhorar a resposta imunológica do corpo, pois, o selênio presente na erva  desempenha um papel na estimulação das células T auxiliares, que são uma parte vital do sistema imunológico humano.

6. Reduz a inflamação

A colina é outro componente encontrado nesta especiaria ele auxilia na manutenção da estrutura da membrana celular, absorção de gorduras, transmissão de impulsos nervosos e redução da inflamação crônica.

7. Melhora a digestão

O conteúdo de fibra da erva-doce ajuda a prevenir a constipação e promove um trato digestivo saudável, pois ela pode ajudar no tratamento da diarreia, pois o anetol é um desinfetante.

Além disso, ele também possui características antibacterianas. Portanto, a ingestão de esta erva na diarreia pode ser benéfica. É também um antiflatulento muito popular. É capaz de aliviar a flatulência de forma eficaz.

8. Melhora o metabolismo

A erva-doce é rica em vitamina B6, que desempenha um papel importante no metabolismo energético, pois ele quebra nutrientes como proteínas e carboidratos em formas mais simples que são facilmente utilizadas para a síntese de energia.

9. Controle de peso

Como o funcho é rico em fibras, ele funciona como um agente de volume. Dá-lhe uma sensação de saciedade, o que reduz consideravelmente a ingestão de alimentos.

Eventualmente, o peso é controlado. A erva-doce promove a saciedade, fazendo com que você se sinta satisfeito por mais tempo.

10. Alivia a cólica

A erva-doce tem atividade antiespasmódica devido a essa qualidade, pode auxiliar no relaxamento dos músculos e reduzir o desconforto associado às cólicas.

Além disso, os fito estrogênios são geralmente usados ​​para o tratamento de cólicas e, surpreendentemente, o funcho tem essas moléculas pesadas naturalmente.

O anetol, que é um constituinte nesta especiaria, é uma fonte desses fito estrogênios. Mais pesquisas são necessárias para investigar esse benefício em humanos.

Tipos de erva-doce:

Existem dois tipos de erva-doce que são:

  • Erva-doce;
  • Erva-doce de Florença (erva-doce vegetal);

Erva-doce:

O funcho herbáceo ( Foeniculum vulgare) é cultivado principalmente com o objetivo de obter suas sementes. É também chamado de erva-doce é usado como erva para dar sabor aos alimentos.

Ela pode crescer até 3 a 5 metros de altura e a folhagem é penugenta e semelhante ao endro, e todas as suas partes são comestíveis.

Além disso, ela é usada em muitas sopas, receitas de saladas e peixes e chás.

As sementes também são usadas em produtos assados, bebidas e sobremesas.

A erva-doce é uma erva perene e resistente que tem um sabor doce de alcaçuz em suas sementes, folhas e caules. Algumas das variedades mais populares são:

  • Rubrum – Rubrum funcho é uma erva perene que tem um hábito de crescimento vertical e possui folhas de bronze, por isso também é chamado de funcho de bronze. As folhas são finamente divididas e aromáticas e as flores são minúsculas e de cor dourada. é uma erva deslumbrante que a torna adequada para usos ornamentais.
  • Dulce – é erva-doce de cor verde.
  • Purpureum – com folhas de cor roxa, o funcho Purpureum é usado como ornamental

Erva-doce vegetal:

É chamado de funcho de Florença ou Finocchio. Às vezes é referido como ela devido ao seu sabor doce.

Além disso, aparência do funcho vegetal é semelhante a um bulbo, com uma espessa roseta de pecíolos na base da planta é mais curta em altura em comparação com a erva-doce.

No entanto, ela é usada em inúmeras receitas. O bulbo é colhido antes do florescimento da planta.

Variedades populares:

Algumas das variedades mais populares de erva-doce de Florença estão listadas abaixo:

  • Rhondo – eles são rápidos para acertar Rhondo têm lâmpadas redondas uniformes
  • Cantino– essa variedade deste vegetal tem um crescimento muito lento. Estes são bons para o plantio precoce
  • Victoria– este tipo mostra mais resistência ao aparafusa mento e é mais vigoroso
  • Mantavo – é uma variedade de aparafusa mento lento com um rendimento bastante bom

Efeitos colaterais da erva-doce

A erva-doce é considerada segura, porém não está associado a nenhum dos principais efeitos colaterais conhecidos.

No entanto, se você observar vermelhidão na pele, erupções cutâneas, coceira ou inchaço, pare de usar erva imediatamente.

É sempre melhor consultar o médico para se certificar de que não há nada de sério.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.