Vitamina K – O que é, Para que Serve, Alimentos, Benefícios e Deficiência!

Revisado por

Educação Física pela UGF

Especialista do Dicas de Saúde

Vitamina K – O que é, Para que Serve, Alimentos, Benefícios e Deficiência. Alem disso, A Vitamina K contém um grupo de substâncias solúveis em gorduras; estas substâncias são chamadas naftoquinonas.  A vitamina K1 é a forma natural da Vitamina K: é encontrado em plantas e, através do fornecimento de energia, fornece a principal fonte de Vitamina K, essencial para a boa saúde do corpo humano; Também é produzido pela indústria farmacêutica.  Existem também os compostos da vitamina K2 , que são produzidos por bactérias que normalmente residem em nosso intestino; Esses compostos, no entanto, fornecem menos Vitamina K do que a necessidade total.

VITAMINA K

Propriedades e Benefícios da Vitamina K:

A vitamina K inclui a vitamina K1, vitamina K2 e vitamina K3. Por vezes, prefere-se para se referir a Vitamina K como uma categoria de substâncias chamadas naftoquinona, que consistem em dois tipos básicos de vitamina K, o primeiro tipo, o chamado filoquinona, que é derivada a partir de plantas, o segundo tipo, chamado menaquinona, o qual é constituído de bactérias, cianobactérias.

No entanto, você quer identificar, Vitamina K ajuda o corpo no processo de coagulação normal do sangue, protege contra fraturas ósseas e previne o enfraquecimento, intervém contra a calcificação das artérias .

Estudos recentes mostraram que a vitamina K pode ajudar contra o câncer de fígado e próstata.

Alimentos Ricos em Vitamina K São:

  • Alimentos Vitamina K
    Salsa500 mcg
    Couve-de-bruxelas Cozida140 mcg
    Brócolis Cozidos369 mcg
    Repolho352 mcg
    Couve-flor
    817 mcg
    Acelga Cozida150 mcg
    Espinafre375 mcg
    Alface128 mcg
    Rúcula128 mcg
    Fígado106 mcg
    Aspargos106 mcg

A vitamina K traz muitos benefícios para o nosso corpo protege os ossos, estimula a coagulação sanguínea adequada, impede a calcificação das artérias, regula a resposta inflamatória. Quanto às propriedades benéficas para o nosso sistema ósseo, de acordo com várias demonstrações científicas, aqueles com deficiência de Vitamina K são mais propensos a possíveis fraturas. O mesmo se aplica às mulheres na menopausa, às quais a vitamina K pode fornecer proteção adequada. Essa vitamina intervém no processo que bloqueia a formação de células ósseas (osteoclates), responsável pela chamada desmineralização óssea.

Ajuda a Saúde dos Ossos:

Juntamente com a vitamina D, a vitamina K ajuda o metabolismo do cálcio, tornando-o mais disponível para os ossos. Também participa da ativação de proteínas úteis para reduzir a calcificação dos tecidos moles. Tudo isso se traduz na prevenção da osteoporose e osteoartrite e na redução de todos os sintomas relacionados a essas doenças.

alimentos ricos em vitamina k

Aumenta a Saúde Cardiovascular:

Quando muito cálcio é acumulado nos vasos sanguíneos, outros fatores contribuem para a aterosclerose. Como todos sabemos, esta é a principal causa de doença cardíaca. A vitamina K2 (não K1) ajuda como descrito acima descalcificação e, de acordo com alguns estudos, há uma diminuição do risco de quase 60% de morrer de uma doença cardiovascular com a ingestão correta deste nutriente.

Melhore as Funções Cerebrais:

A Vitamina K entre outras coisas parece ser essencial para o sistema nervoso e para manter as funções cerebrais saudáveis, especialmente por suas propriedades anti-inflamatórias que combatem os radicais livres, indicadas como responsáveis por doenças degenerativas como Alzheimer e Parkinson.

Tem Efeitos Anticancerígenos:

De acordo com estudos recentes, não só está vitamina pode ajudar na prevenção de certos tipos de câncer, mas também ajuda a reduzir o câncer de próstata e diminui as chances de recaída no fígado e outros tipos de câncer.

Beneficia a Saúde Bucal:

Embora ainda não existam estudos em humanos que possam confirmá-lo, parece que nos animais a integração da vitamina K2 levou a melhorar a saúde dos dentes através da osteocalcina.

beneficios da vitamina

Quais são os Sintomas da Deficiência de Vitamina K?

A deficiência de Vitamina K é bastante raro, como em indivíduos saudáveis é produzida naturalmente pela flora bacteriana intestinal. No entanto, em caso de deficiência, os sintomas podem ser: hemorragias nasais, sangramento excessivo, dificuldade em curar cortes e feridas, redução da densidade óssea com consequentes fraturas frequentes. Outros sintomas são fadiga, distúrbios do sono, náusea e colite. Nos primeiros dias de vida, os recém-nascidos estão particularmente em risco de deficiência de Vitamina K, resultando em anemia hemolítica, icterícia e síndrome hemorrágica.

Qual e a Dosagem de vitamina k Recomendada:

A dose diária padrão de Vitamina K é de 80 mg para homens e 70 mg para mulheres.

Os Efeitos Colaterais da Vitamina k:

  • Não há efeitos colaterais conhecidos causados ​​pela Vitamina K em sua forma natural.
  • Se tomado em sua forma sintética em altas doses, no entanto, mulheres grávidas e bebês podem apresentar sinais de toxicidade, muito raros, mas que podem incluir icterícia, dano cerebral e
  • hemólise de hemácias.
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Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

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INFORMAÇÃO DO AUTOR: Francisco Silva

Sou Formado em Educação Física, pela UGF – (Universidade Gama Filho) - Na turma 2012-2016. Atuei e atuo em academias e clubes, nas modalidades de Musculação do Iniciante ao Avançado, Ginástica em Grupo, Natação.

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