Dieta Macrobiótica: Funciona? Cardápio? Benefícios e Como Fazer!

Revisado por

Nutrição e Educação Física pela UFT

Especialista do Dicas de Saúde

Dieta Macrobiótica: Funciona? Cardápio? Benefícios e Como Fazer!
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Dieta Macrobiótica: Funciona? Cardápio? Benefícios e Como Fazer para conseguir os resultados que deseja. Além disso, de certa forma, um pouco como o veganismo, uma Dieta Macrobiótica é mais uma filosofia do que uma dieta, e seguir uma Dieta Macrobiótica é mais um estilo de vida do que uma maneira de comer. A filosofia por trás de uma Dieta Macrobiótica é baseada nos conceitos taoístas chineses de yin e yang, ou seja, que existem forças complementares no mundo físico e espiritual que devem ser equilibradas.

Adeptos estritos de uma Dieta Macrobiótica tentam equilibrar as qualidades percebidas de yin e yang de diferentes tipos de alimentos e ingredientes.

Dieta Macrobiotica

Os proponentes citam uma longa lista de vantagens e razões para seguir os princípios macrobióticos, incluindo redução do risco de doenças cardiovasculares e crônicas. Algumas dessas vantagens, no entanto, são devidas à redução geral do consumo de produtos animais e alimentos processados, e não totalmente atribuíveis às especificidades da dieta em si.

O que é uma Dieta Macrobiótica?

A Dieta Macrobiótica, reverenciada por alguns por suas qualidades saudáveis ​​e curativas, é uma dieta com raízes na comida tradicional japonesa, que ganhou popularidade no Ocidente no final do século 20, começando por volta da década de 1960.

Uma dieta deste tupo enfatiza a ingestão de muito poucos produtos animais de qualquer tipo, embora permita uma pequena quantidade de peixe, por isso não é tecnicamente uma dieta vegetariana ou vegana, mas é, na verdade, uma dieta de pescadores.

Em vez disso, uma Dieta Macrobiótica inclui principalmente alimentos veganos não processados, como grãos integrais (particularmente arroz integral), algumas frutas e muitos vegetais, feijões e legumes (como lentilhas e ervilhas) e permite o consumo ocasional de peixes. Juntamente com a maioria das carnes e laticínios, de acordo com a definição de uma Dieta Macrobiótica, o açúcar e os óleos refinados devem ser evitados.

Benefícios da Dieta Macrobiótica:

Menor Risco de Doenças Cardíacas:

A Dieta Macrobiótica, juntamente com outras dietas à base de plantas, tem demonstrado consistentemente ajudar a diminuir o risco de doenças cardíacas, câncer e diabetes. Além disso, o poder anti-inflamatório dos alimentos à base de plantas pode ajudar a diminuir o risco de doenças crônicas. A dieta também foi mostrada para reduzir os níveis de estrogênio circulante em mulheres, o que pode ajudar a diminuir o risco de câncer de mama e outros.

Nota: Embora alguns promotores da Dieta Macrobiótica afirmam que pode prevenir ou até mesmo curar o câncer, não houve nenhuma evidência específica para apoiar esta afirmação.

Perda de Peso:

Seguir uma Dieta Macrobiótica também pode ser benéfico para a perda de peso, especialmente se alimentos processados ​​e carnes com alto teor de gordura forem substituídos por vegetais.

Comer Consciente:

A dieta foi originalmente projetada para ajudar a trazer harmonia e equilíbrio para a vida cotidiana. Devido à ênfase colocada em comer conscientemente (mastigar um certo número de vezes, criar um prato bem equilibrado e parar quando estiver satisfeito), pode ajudar a promover uma relação positiva com a comida.

Desvantagens da Dieta Macrobiótica:

Ingestão Inadequada de Vitamina:

Há alguma preocupação se a dieta fornece uma ingestão adequada de vitamina B12, ferro, ácidos graxos ômega-3, zinco e vitamina D.

Difícil de Manter:

A Dieta Macrobiótica pode ser difícil de seguir, uma vez que os alimentos devem ser preparados a partir do zero e comprados localmente sempre que possível.

O Que Você Pode Comer em uma Dieta Macrobiótica?

Com o baixo teor de gordura e pela grande quantidade de fibras, a Dieta Macrobiótica enfatiza a escolha de alimentos vegetais sobre produtos de origem animal e alimentos processados. Muitos adeptos da Dieta Macrobiótica seguem um plano de refeições individualizado com base em fatores como clima, estação, idade, sexo, atividade e necessidades de saúde.

O que e dieta macrobiotica

A versão de Ohsawa da Dieta Macrobiótica envolveu 10 estágios progressivamente restritivos, com o estágio final consistindo apenas de arroz integral e água. No entanto, essa abordagem não é mais recomendada pela maioria dos proponentes da Dieta Macrobiótica. Aqui está um dos principais componentes desta dieta:

Grãos Integrais:

Na maioria dos casos, grãos integrais como arroz integral, cevada, trigo mourisco e milheto compõem cerca de 50 a 60 por cento de cada refeição. Além disso, produtos à base de farinha, como macarrão e pão, podem ser comidos ocasionalmente como parte de uma Dieta Macrobiótica.

Feijão:

Os feijões constituem cerca de 10% da Dieta Macrobiótica. Isso inclui soja, que pode ser consumida na forma de produtos como tofu, tempeh e natto.

Sopa:

A Dieta Macrobiótica envolve a ingestão de uma a duas xícaras ou tigelas de sopa por dia. Na maioria dos casos, os praticantes da dieta escolhem sopas à base de soja como missô.

Legumes:

Os vegetais tipicamente compreendem 25 a 30 por cento da ingestão diária de alimentos na Dieta Macrobiótica. Até um terço da sua ingestão total de vegetais pode ser crua. Caso contrário, os vegetais devem ser cozidos no vapor, cozidos, assados ​​ou salteados.

Sementes e Nozes:

Consumidos com moderação como parte da Dieta Macrobiótica, sementes e nozes podem ser levemente torradas e salgadas com sal marinho ou shoyu.

Benefícios da dieta macrobiotica-1

Condimentos e Temperos:

Para adicionar sabor a comida, praticantes da dieta tendem a utilizar condimentos e condimentos, tais como sal marinho, shoyu, vinagre de arroz castanho, vinagre umeboshi, ameixas umeboshi, raiz de gengibre ralado, picles fermentados, gomasio (torrado sementes de sésamo), algas torrado, e cebolinha fatiada.

Bebidas:

Juntamente com água de nascente ou água de poço de alta qualidade, bebidas como o chá de galho kukicha torrado, chá de caule, chá de arroz integral torrado, chá de cevada torrado e chá de raiz de dente-de-leão são recomendados na Dieta Macrobiótica.

Óleo Vegetal Não Refinado:

Os adeptos da Dieta Macrobiótica geralmente usam óleo vegetal não refinado para cozinhar, enquanto o óleo de gergelim escuro é comumente usado para dar sabor. Óleo de gergelim leve, óleo de milho e óleo de mostarda também podem ser consumidos como parte da Dieta Macrobiótica.

Precauções ao Seguir uma Dieta Macrobiótica:

Embora a Dieta Macrobiótica seja considerada uma das abordagens dietéticas alternativas ou complementares mais populares para o tratamento de doenças crônicas, incluindo o câncer, poucos estudos conseguiram comprovar sua efetividade na prevenção ou tratamento de doenças.

Portanto, mais pesquisas ainda são necessárias antes de tirar conclusões sobre os benefícios de cura dessa dieta. Segundo alguns especialistas, existem preocupações em relação ao tratamento do câncer com abordagens dietéticas, como a macrobiótica, incluindo:

Pacientes potencialmente atrasando tratamentos convencionais e consultas médicas;
Possivelmente desenvolvendo deficiências nutricionais que dificultam a função imunológica, como consumir muito pouca vitamina D, cálcio e proteína;
Consumir muito poucas calorias em geral, o que pode causar perda de massa muscular e fadiga – estas podem ser agravadas devido aos baixos níveis de ferro e vitamina B.

Cardápio da Dieta Macrobiótica Para Emagrecer:

Café da Manhã: leite de amêndoas mais 3 colheres de granola sem açúcar;
Lanche da Manhã: 1 banana mais 1 colher de sopa de aveia;
Almoço: Arroz integral cozido com algas, cogumelos e legumes;
Lanche da Tarde: Iogurte de soja com biscoitos integrais e geleia sem açúcar;
Jantar: Arroz integral cozido com algas, cogumelos e legumes.

Café da Manhã: Chá de camomila com gengibre mais biscoitos integrais de arroz e pasta de amendoim integral;
Lanche da Manhã: 2 fatias de mamão mais 1/2 colher de farinha de linhaça;
Almoço: Robalo ao forno com legumes grelhados e azeite;
Lanche da Tarde: Pão caseiro com tofu e chá;
Jantar: Robalo ao forno com legumes grelhados e azeite.

Café da Manhã: Leite de amêndoas com pão integral caseiro;
Lanche da Manhã: 2 colher de sopa de sementes de abóbora;
Almoço: Sopa de legumes;
Lanche da Tarde: Salada de frutas com aveia;
Jantar: Sopa de legumes.

Fazer a Dieta Macrobiótica o aproximará de uma verdade espiritual, fará com que você se torne um com a natureza, estenda sua expectativa de vida e previna ou até mesmo reverta algumas doenças.

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Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

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Alan Costa

Sou nutricionista e Personal Trainer. Me formei pela Universidade Federal do Tocantins em 2002, com registro profissional no CRN-4 nº 1509723, tenho especialização em Nutrição Esportiva, Treinamento Físico e treinos Curto de alta intensidade.

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