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10 principais alimentos ricos em cobre!

Por Alan Costa, em 22/03/2014 (atualizado em 24/08/2020)

Conheça os alimentos ricos em cobre, pois o cobre é um elemento importante que é necessário para todos os órgãos no corpo humano. Ele é necessário para a saúde dos ossos e dos tecidos conjuntivos, assim como muitas outras funções e mecanismos.

A deficiência de cobre pode causar ossos fracos, dores nas articulações, deficiência de vitamina B12 , deficiência de ferro e anemia.

Por outro lado, o consumo excessivo de cobre pode causar cólicas, diarreia e vômitos em curto prazo e pode ter efeitos neurológicos (mentais) em longo prazo.

Você sabia que os alimentos ricos em cobre são considerados alimentos para o cérebro? O cobre está presente em todo o cérebro , particularmente nos gânglios da base, hipocampo, cerebelo, numerosas membranas sinápticas e nos corpos celulares de neurônios corticais piramidais e cerebelares granulares. O cobre também é um cofator de enzimas para o funcionamento adequado do organismo.

Alimentos ricos em cobre:

Sementes de Abóbora: Sementes de abóbora contêm 3,1 mg de cobre por copo ou 156% do RDA.

alimentos ricos em cobre

Ostras: Seis ostras médias contêm 2,4 mg por xícara ou 120% do RDA.

Sementes de girassol: Sementes de girassol contém 2,3 mg por xícara ou 115% do RDA

Sementes de Gergelim: Sementes de gergelim contêm 1,9 mg por xícara ou 95% da RDA.

Nozes: Nozes contém 1,9 mg por xícara ou 93% da RDA.

Soja: soja contém 0,7 mg por xícara ou 35% da RDA.

Lentilhas: Lentilhas contém 0,5 mg por xícara ou 25% da RDA.

Cogumelos Crimini: cogumelos Crimini contém 0,4 mg por xícara ou 20% da RDA.

Quinoa: Quinoa contém 0,4 mg por xícara ou 18% da RDA.

Batata doce: Batata doce contém 0,3 mg por xícara ou 16% da RDA.

Nosso corpo requer muitas vitaminas e minerais importantes para funcionar. Um dos minerais essenciais menos conhecidos presentes em todos os tecidos do nosso corpo é o elemento cobre. O cobre não é produzido pelo corpo, por isso deve ser obtido através de alimentos ricos em cobre. A Organização Mundial da Saúde recomenda que um adulto médio consuma aproximadamente 2mg de cobre por dia , o que equivale a 2.000mcg de cobre (1mg = 1.000mcg).