
Os Sintomas da Deficiência de Vitamina B2 são bem comuns o que pode ser prejudicial quanto o diagnostico da doença. Além disso, a Deficiência de Vitamina B2 ou Arriboflavinose, é uma condição na qual não há reservas suficientes de riboflavina no corpo necessárias para as atividades metabólicas normais.

A recomendação diária para adultos é de 1,1 a 1,3 mg, enquanto para as grávidas e lactantes é recomendado 1,6 mg/dia. A Vitamina B2 pode ser encontrada em ovos, laticínios, grãos integrais e verduras verde-escura.
Diagnóstico da Deficiência de Vitamina B2:
- Exame físico
- Exames de urina
- Alívio dos sintomas quando suplementos de riboflavina são administrados
O diagnóstico é baseado nos sintomas e evidências de desnutrição ( Desnutrição : Sintomas). O diagnóstico é confirmado através da medição da riboflavina excretada na urina ou administrando suplementos de riboflavina, o que aliviará os sintomas se a Deficiência de Vitamina B2 for a causa.
Fatores de Risco Para a Deficiência da Vitamina B2: Embora a Vitamina B2 não seja uma das vitaminas que mostram maior índice de Deficiência em nossa sociedade, alguns fatores podem impedir que a absorção correta da Vitamina B2 na dieta e também existem alguns fatores de risco para a Deficiência de Vitamina B2:
- Gravidez: Tanto as grávidas quantos as lactantes necessitam de uma boa quantidade de Vitamina B2 para que o bebê disponha de todas as ferramentas necessárias para desenvolver seus ossos e tecidos.
- Idosos: As pessoas de idade mais avançada possui maiores dificuldades para metabolizar e assimilar os micro-nutrientes como as vitaminas e minerais.
- Remédios: Alguns remédios atuam como anti-vitamínicos, ou seja, impedem a correta utilização, por isso, se caso você esteja fazendo uso de alguns remédios como anticoncepcionais ou antibióticos, é importante incrementar a dieta com alimentos ricos em Vitamina B2 ou suplementação alimentar ortomolecular.
Sintomas da Deficiência de Vitamina B2: Quando há uma Deficiência de Vitamina B2, pode haver alguns sinais que se identificados a tempo, podem ser vitais para o tratamento da Deficiência de Vitamina B2. Então confira agora Os 18 Sintomas da Deficiência de Vitamina B2:
- Náuseas
- Diarreia
- Tremores
- Depressão
- Dor de cabeça
- Dor de garganta
- Perda de apetite
- Fraqueza e cansaço
- Alterações do sono
- Lesões na boca e lábios
- Irritabilidade fora do normal
- Dormências nas pernas e pés
- Descamação e coceira na pele
- Inflamação da mucosa da boca
- Língua muito vermelha ou roxa
- Olhos vermelhos ou com coceira
- Sensação de frio e dor nas extremidades
- Alterações na língua – superfície áspera, escura, avermelhada, sensível, irritada
Em casos severos o paciente pode ter anemia (falta de glóbulos vermelhos) e/ou dermatite seborreica (inflamação cutânea caracterizada por pele grossa esbranquiçada ou amarelada). Frequentemente está associada a outras deficiências nutricionais, como pelagra e deficiência de proteínas. Em grávidas quadruplica o risco de pre-eclampsia, transtorno caracterizado por pressão alta e perda de proteínas na urina que pode levar a convulsões perigosas para a mãe e para o feto

Alimentos Ricos em Vitamina B2:
- Leite
- Queijo cheddar
- Cereais fundidos
- Amêndoas
- Salmão
- Espinafre
- Carne de bovino
- Espargos
Outros alimentos contêm quantidades relativamente pequenas de riboflavina, que não farão muito para remediar a Deficiência de Vitamina B2. No entanto, comer esses alimentos de vez em quando, uma fatia ou duas de a maioria dos alimentoso na lista a cada semana, é o suficiente, exceto para as pessoas em duas categorias.
Tratamento Para Deficiência de Vitamina B12: Para casos mais leves de Deficiência de Vitamina B2, o tratamento pode envolver alterações na dieta e inserção de suplementos de Vitamina B2 no dia a dia. O médico poderá sugerir, também, injeções com Vitamina B2, especialmente se a Deficiência de Vitamina B2 for grave. Muitas pessoas precisam dessas injeções mensais pelo resto da vida. As injeções podem não ser mais necessárias após o tratamento adequado da doença de Crohn, doença celíaca ou do alcoolismo.