Nutrição

Adenina: O que é, Para que Serve, Benefícios, Alimentos e Deficiência

Adenina: O que é, Para que Serve, Benefícios, Alimentos e Deficiência

Revisado por

Enfermeira

Especialista do Dicas de Saúde

Adenina: O que é, Para que Serve, Benefícios, Alimentos e Deficiência
4.8 (95.56%) 45 voto[s]

Adenina: O que é, Para que Serve, Benefícios, Alimentos e Deficiência são informações simples que todos precisamos saber. Ademais, conhecer as diferentes funções das vitaminas e nutrientes que absorvemos em cada refeição é a melhor maneira de saber quais os alimentos que nos servem e como devemos combiná-los, ou o que é o mesmo, para construir uma dieta saudável e equilibrada. Como se costuma dizer, somos o que comemos. Dentro da família de vitaminas do tipo B, a até agora conhecida como B4 é uma das mais importantes no funcionamento do nosso corpo.

Também chamada de Adenina, demonstrou ter uma série de funções necessárias para que o nosso corpo permaneça saudável ou estável. É por isso que vamos falar sobre isso em seguida, explicando o que é e para que serve, assim como outros aspectos de interesse especial. Mas, acima de tudo, deixaremos claro que, na realidade, não é mais classificado como uma vitamina, mas como um composto que ainda é necessário.

adenina

adenina

O que é Adenina?

Estruturas complexas são geralmente compostas de componentes menores ou blocos de construção. Por exemplo, uma casa é construída com uma combinação de peças menores, como madeira, tijolos, portas e janelas. Os organismos vivos são construídos da mesma maneira; suas moléculas são compostas de muitas moléculas e átomos menores. Adenina é um importante bloco de construção para a vida.

É uma das quatro bases nitrogenadas encontradas no ácido desoxirribonucleico (DNA) e no ácido ribonucléico (RNA). DNA e RNA contêm o código genético de todas as criaturas vivas, incluindo seres humanos, plantas, animais, fungos e muitos microrganismos. A Adenina ajuda a estabilizar a porção de ácido nucleico dessas moléculas. Ademais, a Adenina é encontrada no trifosfato de adenosina (ATP), uma molécula que transporta a energia necessária para o trabalho nas células.

Apesar que há algum tempo ela não é considerada como um elemento de vitamina, mas sim um composto, Adenina, também conhecido como vitamina B4, pertence o complexo de vitamina B e, como tal, mantém a propriedade de solubilidade em água (dissolvido em água) como uma de suas principais características. Sua função mais notável é formar uma parte essencial do DNA (ácido desoxirribonucleico) e RNA (ácido ribonucleico) como uma das 5 bases nitrogenadas de ambos os ácidos nucleicos.

Para que Serve a Adenina:

Quanto às principais tarefas da Adenina, as mais notáveis ​​são aquelas que explicamos abaixo:

Melhoria do metabolismo:

Agindo como uma coenzima de outras vitaminas, melhora o metabolismo, facilitando a assimilação de outras vitaminas pertencentes à família B.

Aumenta as Defesas do Organismo:

Uma outra das suas funções-chave é aumentar a formação de anticorpos, o que facilita o controle das doenças que podem surgir devido a infecções e outros agentes.

Ajustar os níveis de glicose:

Adenina, juntamente com outras vitaminas do complexo B, ajudam a regular a glicose no sangue. Assim, evita que os seus níveis permanecem fora da faixa recomendada.

Formação de glóbulos brancos:

É um dos componentes necessários para a geração de leucócitos, comumente conhecidos como glóbulos brancos.

Benefícios da Adenina:

Como resultado das funções executadas pela B4, existem vários benefícios presentes em nosso corpo quando está em uma quantidade localizada dentro das margens aceitáveis ​​em nosso interior:

Menor risco de sofrer de doenças:

Uma vez que fortalece nosso sistema imunológico e melhora a formação de anticorpos, aumenta todas as nossas defesas para evitar que adoeçamos facilmente.

adenina alimentos

adenina alimentos

Maior resistência física:

Outro dos efeitos positivos alcançados pela Adenina é retardar o início da fadiga quando realizamos algum tipo de exercício, além de eliminar os sintomas de fraqueza.

Melhoria do processo digestivo:

Uma das funções da vitamina B4 é o aumento do tempo de trânsito dos alimentos no nosso trato intestinal. Como resultado disso, nosso processo digestivo melhora consideravelmente.

Alimentos Ricos em Adenina:

Existem numerosas fontes das quais a vitamina B4 pode ser obtida. Uma vez que nosso corpo pode sintetizá-lo a partir de certos alimentos ingeridos, não é necessário tomar qualquer tipo de suplemento para ter os índices apropriados.

Alimentos de origem animal

Em alimentos de origem animal, que é comum para encontrar a vitamina B4 ligado a outro complexo B Normalmente, a sua presença é maior no fígado de diferentes famílias de animais (como acontece com a vitamina B2) e outros produtos como ovos ou até mesmo mel de abelhas, seu pólen ou geleia real.

Mesmo assim, sua presença é muito mais perceptível em todos os alimentos vegetais. É onde ele frequenta quantidade e variedade.

Alimentos à base de plantas

Existe um bom repertório de alimentos à base de plantas que apresentam altos níveis de Adenina em sua composição. As maiores quantidades de vitamina B4 podem ser encontradas em pães e cereais, especialmente grãos integrais. Mesmo assim, também é muito comum encontrá-la em outros produtos, como morangos, mandioca, todos os tipos de vegetais e até especiarias, como o tomilho.

Com base nessas informações, não é difícil perceber que, seguindo uma dieta balanceada, níveis adequados de vitamina B4 podem ser mantidos em nosso corpo. Se os alimentos de origem animal e vegetal estão alternando adequadamente, não é difícil obter Adenina suficiente para garantir o uso de todos os seus benefícios e o funcionamento correto de todo o nosso organismo, especialmente aqueles processos nos quais ela assume um papel tão importante.

Se for necessário a suplementação, algo com uma probabilidade muito baixa, vá ao especialista para estabelecer uma dosagem apropriada.

Deficiência de Adenina:

Como qualquer outro nutriente ou substância necessária para o nosso corpo trabalhar normalmente e realizar adequadamente todos os seus processos internos, a deficiência de Adenina provoca uma série de sintomas que podem desencadear doenças de alta gravidade.

Felizmente, qualquer condição grave é algo que aparece quando a ausência é prolongada. Assim, ela pode ser detectada previamente se for dada atenção a certos sintomas indicativos desse déficit. Para detectar essa ausência, as principais características que podem ser vistas em qualquer assunto são as seguintes.

Sintomas da Deficiência de Adenina:

Problemas digestivos:

Uma das funções da Adenina é facilitar o trânsito intestinal. Portanto, se começar a se ausentar, é altamente provável que pequenos problemas de digestão começarão a aparecer e aumentarão gradualmente.

adenina beneficios

adenina beneficios

Desenvolvimento do corpo ruim:

Adenina é um componente chave do nosso corpo, especialmente por causa de sua presença no DNA e RNA. É possível que uma pessoa apresente certos problemas relacionados ao seu desenvolvimento físico.  Isso pode ser muito mais lento que o normal.

Fraqueza muscular:

Este efeito é o estágio inicial. Mostrar alguma fraqueza nas articulações e nos grupos musculares é um sintoma de falta de B4. Aliás, a presença deste sintoma pode gradualmente levar ao aparecimento de fadiga com facilidade.

Se você prosseguir com esses sintomas, não tomar quantidade suficiente de vitamina B4, é provável que apareçam algumas doenças.

0/5 (0 Reviews)

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.