Início » Biblioteca de nutrientes » Adenina – o que é, para que serve, benefícios e deficiência!

Adenina – o que é, para que serve, benefícios e deficiência!

adenina

A adenina é uma purina que possui uma grande variedade de papéis em bioquímica participando da respiração celular, na forma de adenosina trifosfato, dinucleotídeo nicotinamida-adenina e dinucleotídeo flavina-adenina. Na síntese de proteínas participa como um componente químico do ADN e ARN.

adenina
adenina

O que é adenina?

Um composto químico usado para fazer um dos blocos de construção de DNA e RNA. Também faz parte de muitas substâncias no corpo que dão energia às células. A adenina é um tipo de purina ele é composto de quatro blocos de construção chamados nucleotídeos: adenina (A), timina (T), guanina (G) e citosina (C).

Para que serve a adenina?

A adenina é uma das duas nucleobases de purina usadas na formação de nucleotídeos dos ácidos nucleicos. No DNA, a adenina se liga à timina por meio de duas ligações de hidrogênio para auxiliar na estabilização das estruturas de ácidos nucleicos. No RNA, usado no citoplasma para a síntese de proteínas, ela se liga ao uracil.

Benefícios da adenina para saúde:

1. Melhora o metabolismo:

Agindo como uma coenzima de outras vitaminas, melhora o metabolismo, facilitando a assimilação de outras vitaminas pertencentes à família B.

2. Aumenta as defesas do organismo:

Uma outra das suas funções-chave é aumentar a formação de anticorpos, o que facilita o controle das doenças que podem surgir devido a infecções e outros agentes.

3. Ajustar os níveis de glicose:

Adenina, juntamente com outras vitaminas do complexo B, ajudam a regular a glicose no sangue. Assim, evita que os seus níveis permanecem fora da faixa recomendada.

4. Formação de glóbulos brancos:

É um dos componentes necessários para a geração de leucócitos, comumente conhecidos como glóbulos brancos.

5. Menor risco de sofrer de doenças:

Uma vez que fortalece nosso sistema imunológico e melhora a formação de anticorpos, aumenta todas as nossas defesas para evitar que adoeçamos facilmente.

adenina alimentos
adenina alimentos

6. Maior resistência física:

Outro dos efeitos positivos alcançados pela adenina é retardar o início da fadiga quando realizamos algum tipo de exercício, além de eliminar os sintomas de fraqueza.

7. Melhoria do processo digestivo:

Uma das funções da vitamina B4 é o aumento do tempo de trânsito dos alimentos no nosso trato intestinal. Como resultado disso, nosso processo digestivo melhora consideravelmente.

Quais são os alimentos ricos em adenina?

Existem numerosas fontes das quais a vitamina B4 pode ser obtida. Uma vez que nosso corpo pode sintetizá-lo a partir de certos alimentos ingeridos, não é necessário tomar qualquer tipo de suplemento para ter os índices apropriados.

Alimentos de origem animal:

Em alimentos de origem animal, que é comum para encontrar a vitamina B4 ligado a outro complexo B Normalmente, a sua presença é maior no fígado de diferentes famílias de animais (como acontece com a vitamina B2) e outros produtos como ovos ou até mesmo mel de abelhas, seu pólen ou geleia real.

Mesmo assim, sua presença é muito mais perceptível em todos os alimentos vegetais. É onde ele frequenta quantidade e variedade.

Alimentos à base de plantas

Existe um bom repertório de alimentos à base de plantas que apresentam altos níveis de adenina em sua composição. As maiores quantidades de vitamina B4 podem ser encontradas em pães e cereais, especialmente grãos integrais. Mesmo assim, também é muito comum encontrá-la em outros produtos, como morangos, mandioca, todos os tipos de vegetais e até especiarias, como o tomilho.

Com base nessas informações, não é difícil perceber que, seguindo uma dieta balanceada, níveis adequados de vitamina B4 podem ser mantidos em nosso corpo. Se os alimentos de origem animal e vegetal estão alternando adequadamente, não é difícil obter adenina suficiente para garantir o uso de todos os seus benefícios e o funcionamento correto de todo o nosso organismo, especialmente aqueles processos nos quais ela assume um papel tão importante.

Se for necessário a suplementação, algo com uma probabilidade muito baixa, vá ao especialista para estabelecer uma dosagem apropriada.

Deficiência de adenina:

Como qualquer outro nutriente ou substância necessária para o nosso corpo trabalhar normalmente e realizar adequadamente todos os seus processos internos, a deficiência de adenina provoca uma série de sintomas que podem desencadear doenças de alta gravidade.

Felizmente, qualquer condição grave é algo que aparece quando a ausência é prolongada. Assim, ela pode ser detectada previamente se for dada atenção a certos sintomas indicativos desse déficit. Além disso, para detectar essa ausência, as principais características que podem ser vistas em qualquer assunto são as seguintes.

Sintomas da deficiência de adenina:

1. Problemas digestivos:

Uma das funções da adenina é facilitar o trânsito intestinal. Portanto, se começar a se ausentar, é altamente provável que pequenos problemas de digestão começarão a aparecer e aumentarão gradualmente.

deficiencia de adenina
deficiência de adenina

2. Desenvolvimento do corpo ruim:

Adenina é um componente chave do nosso corpo, especialmente por causa de sua presença no DNA e RNA. É possível que uma pessoa apresente certos problemas relacionados ao seu desenvolvimento físico. Além disso, isso pode ser muito mais lento que o normal.

3. Fraqueza muscular:

Este efeito é o estágio inicial. Mostrar alguma fraqueza nas articulações e nos grupos musculares é um sintoma de falta de B4. Aliás, a presença deste sintoma pode gradualmente levar ao aparecimento de fadiga com facilidade. Portanto, Se você prosseguir com esses sintomas, não tomar quantidade suficiente de vitamina B4, é provável que apareçam algumas doenças.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.