Dieta e Nutrição

Melancia engorda ou emagrece? como consumir, benefícios!

A melancia é muito consumida no brasil, e há essa duvida se a melancia engorda ou emagrece? Veja essa analise completa! pois esta fruta é uma das melhores fontes de água, a água consome cerca de 90% do seu peso. Ela é rica em potássio, Ferro, Magnésio, Zinco, Cálcio e Vitamina C. elas são muito apreciadas, porque, é muito gostosa e ajuda a manter o nosso corpo sempre hidratado.

melancia engorda ou emagrece
melancia engorda ou emagrece

Mas você sabia que muitas pessoas consomem a melancia para emagrecer? Isso mesmo, muita gente está usando a dieta da melancia para emagrecer mais rápido e com saúde. Continue vendo este artigo até o final e confira tudo que você precisa saber sobre esta saborosa fruta.

Valores nutricionais:

A melancia possuem altos níveis de vitaminas A e C, além de um bom nível de Vitamina B6 é importante para a saúde ocular e também aumenta as ações de combate à infecção dos glóbulos brancos, chamados linfócitos.

A Vitamina B6 ajuda a manter normalizadas as funções neurológicas e a formar os glóbulos vermelhos também é importante para ajudar na assimilação de proteínas. Quanto mais proteína é ingerida, mas Vitamina B6 é necessária.

A Vitamina C ajuda a fortalecer as defesas do sistema imunológico contra infecções e vírus, e pode proteger o organismo de radicais livres prejudiciais, que podem acelerar o envelhecimento e doenças como a catarata.

Além disso, a também é ótima fonte de potássio, mineral necessário para o equilíbrio de água encontrada dentro de cada célula. Pessoas com níveis baixos de potássio podem experimentar cãibras musculares.

Comer melancia engorda?

Existem diversos mitos e verdades em relação ao consumo, a respeito se a melancia emagrece ou engorda, muitos nutricionistas em todo o mundo indicam esta fruta deliciosa em dietas de emagrecimento, mas,  o principal de tudo é que sim, a melancia engorda. Assim como toda comida se for consumida em excesso.

Apesar de sua composição ser “quase” completa só por água, e possui aquelas vitaminas e outras substâncias para o organismo citadas acima.

Se for ingerida em grande quantidade pode sim afetar a tentativa de emagrecimento. Por mais que seja pouco 30 calorias em uma fatia, o excesso desta fruta em sua alimentação e associa-la a outros alimentos pode colaborar com o aumento de peso.

Afinal, a melancia emagrece?

Melancia é uma fruta pouco calórica, e possuem efeitos diuréticos. Ela ajuda o organismo a eliminar o excesso de líquido e as toxinas nocivas à saúde, por isso, é um alimento que ajuda a acabar com inchaços, quando você for fazer suco desta fruta, bata a polpa junto com as sementes. O poder diurético está mais concentrado nas sementes, portanto, nas as descarte. Coe antes de beber.

Essa fruta também tem a capacidade de proporcionar saciedade. Para potencializar ainda mais os efeitos, acrescente uma colher de sopa de semente de linhaça a uma porção de 200 ml de suco. Tome esse suco super poderoso nos lanches da manhã e da tarde. Não adicione açúcar.

Benefícios da melancia para saúde:

1. Auxilia no tratamento da anemia:

Fonte de ferro, é uma forte aliada no combate à anemia, o ferro auxilia os glóbulos vermelhos no transporte de oxigênio para as células do corpo.

2. Faz bem para saúde do coração:

Rica em Vitamina C, licopeno e betacaroteno, atuam na prevenção de problemas cardíacos.

3. Contribui no rejuvenescimento da pele:

Os antioxidantes ajudam na luta contra os radicais livres no organismo, protegendo de raios solares nocivos, os radicais livres são responsáveis pelo envelhecimento da pele.

4. Ajuda a combater problemas renais: 

O potássio encontrado na fruta ajuda a expulsar as toxinas pelos rins. Além disso, o potássio também ajuda a reduzir a formação de cálculos renais, estimulando o bom funcionamento dos rins.

5. Ajuda a fortalecer o pulmão: 

A vitamina A, participa da regeneração dos alvéolos pulmonares, que são responsáveis pelas trocas gasosas no pulmão.

6. Melhora a saúde sexual:

Entre vários benefícios das melancia, por serem ricas em água e em açúcares naturais, elas deixam os fluidos corporais mais adocicados e perfumados. Apenas algumas horas após a ingestão o efeito já pode ser notado.

Receita de suco de melancia para emagrecer:

Ingredientes:

– 1/4 de melancia sem sementes e casca;
– 1 colher de sopa de linhaça.

Modo de preparo:

  1. Bata os dois ingredientes no liquidificador até ficar homogêneo;
  2. Se precisar adicione um pouco de água filtrada ou mineral para ajudar a bater;
  3. Se quiser pode utilizar água de coco também;
  4. Em seguida sirva com pedras de gelo.
Gostou do post? Avalie!
[Total: 0 votos: ]

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

2 comentários

  • […] 1 colher de sopa de mel […]

  • […] das melhores opções de frutas e vegetais com baixo teor de carboidratos incluem melão, morangos, melancia, aipo, alface, espinafre, abacate, pêssegos e amoras, entre […]

Deixe um comentário