Como Fazer Chá de Morango – Pra que Serve, Benefícios e Dicas!

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Graduado em Ciências da Nutrição!

Especialista do Dicas de Saúde

Como Fazer Chá de Morango – Pra que Serve, Benefícios e Dicas!
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Como Fazer Chá de Morango – Pra que serve, Benefícios e Dicas de como prepara esse chá muito  delicioso e cheio de beneficios para saude. Alem disso, o morango é originário da Europa e típico de países de clima frio. Assim como a maçã, o pêssego e a cereja, o morango pertence à família das rosáceas. De sabor levemente ácido, a fruta é usada no preparo de tortas, musses e geleias.

Propriedades:

O morango é uma ótima fonte de vitamina C, que evita a fragilidade dos ossos, má formação dos dentes, atua contra infecções, auxilia na cicatrização de ferimentos e na absorção de ferro.

Contém potássio, sódio, cloro, responsáveis pelo metabolismo e pelo movimento da musculatura cardíaca e vitamina B5 (niacina), que tem a função de evitar problemas de pele, do sistema nervoso e aparelho digestivo.

Consumir morango com frequência é uma boa forma de garantir mais saúde e um corpo de parar o trânsito.

A fruta é rica em fibras, possui poucas calorias, combate retenção de líquidos, entre outras vantagens.

Rico em vitamina C, cálcio, ferro e fósforo, o chá feito de morangos age como antioxidante e diurético, além de ser um auxiliar no emagrecimento. Sua ação mais eficaz, no entanto, é relacionada ao sistema digestivo.

Esses benefícios podem ser encontrados também no caule da planta, que quando consumida de maneira regular, pode fortalecer o sistema imunológico.

Para que Serve:

As folhas de morango servem com fonte de vitamina C e de minerais como ferro e cálcio, que são importantes para o funcionamento do organismo humano.

O uso mais comum do chá de folha de morango refere-se à melhoria da digestão e ao equilíbrio de ácido e base no trato digestivo para aliviar sintomas de problemas gastrointestinais.

As folhas de morango são compostas de substâncias chamadas taninos, que são conhecidas por se ligarem a proteínas, aminoácidos, alcaloides e outros elementos com pH baixo que podem estressar o sistema digestivo.

Benefícios:

Os Principais Benefícios do Chá de Morango são:

  • Azia;
  • Refluxo;
  • Má digestão;
  • Desconforto gastrointestinal em geral;
  • Para reduzir dores provocadas por reumatismo, artrite ou artrose;
  • Melhorar a qualidade das células vermelhas do sangue, podendo combater a anemia;
  • Neutralizar os efeitos dos radicais livres, devido presença do ácido ascórbico;

Controla o Peso:

Os morangos são naturalmente baixos em calorias e nível de sódio e açúcar. A coloração vermelha contém antocianinas, que estimulam a queima de gordura armazenada. Coma uma 1,5 xícara de morangos e você terá um lanche que tenha menos de 100 calorias e que seja muito mais saudável do que os lanches pré-embalados.

Fortalece os Ossos:

Morangos contêm potássio, vitamina K e magnésio, que são importantes para a saúde dos ossos. Elas promovem o crescimento dos ossos e mantém os ossos em perfeitas condições. O morango é perfeito para crianças em fase de crescimento.

Combate o Envelhecimento:

Morangos têm biotina que fortalecem o cabelo e unhas. Eles também contêm o ácido elágico que é um antioxidante, no qual protege a elasticidade da pele evitando a flacidez.

Combate doenças do Coração:

A Vitamina C presente no morango ajuda a fortalecer o músculo do coração e diminui o colesterol ruim. Além disso, os flavonoides ajudam na circulação das artérias e impedem a coagulação do sangue.

Reduz as Inflamações:

Os antioxidantes encontrados em morango podem ajudar a reduzir a inflamação das articulações, que facilitam o desenvolvimento da artrite e também podem levar a doenças cardíacas.

Eles diminuem a proteína C-reativa. Essa proteína é um indicador de inflamações nas artérias, então, quanto menores as taxas, menores também os riscos de ter doenças cardiovasculares.

Especificamente no caso de artrite, artrose ou reumatismo, a planta ameniza o inchaço e, consequentemente, a dor.

Tudo graças ao ácido cafeico, um diurético natural que favorece a saída da água das articulações.

Como Consumir:

O chá pode ser consumido sempre que houver necessidade de equilibrar os ácidos estomacais. A frequência de consumo ideal para quem sofre com azia, refluxo e má digestão, é de no mínimo três vezes na semana, e sempre após as refeições.

Receita:

Ingredientes:

  • Mel, adoçante ou açúcar a gosto;
  • 1 colher de chá de folhas de morango frescas ou desidratadas;
  • Água fervente;

Modo de Preparo:

Colocar as folhas de morango dentro de um bule para chá aquecido; Encher o bule com a água fervente e deixar descansar durante aproximadamente cinco minutos; Coar, adoçar com o mel, adoçante ou açúcar, se assim achar necessário, e servir-se imediatamente.

Aconselha-se tomar cuidado para não esmagar as folhas desidratadas de morango para não prejudicar o seu sabor. Também recomenda-se comprar folhas de ótima qualidade, orgânicas e livre de pesticidas e livre de pesticidas para preparar o chá.

O ideal é tomar o chá de morango logo depois do seu preparo antes que o oxigênio do ar destrua os seus compostos ativos. Um chá de morango costuma preservar substâncias importantes até 24 horas depois do preparo, porém, depois desse período, as perdas são consideráveis.

Efeitos Colaterais:

Apesar de não haver registros de efeitos colaterais, o consumo do chá de morango não é recomendado para grávidas, mulheres que estão amamentando e menores de 12 anos. Hipertensos que fazem uso de medicação e pessoas alérgicas devem conversar com seu médico antes de começar a tomar o chá diariamente.

Dicas:

Ah! E aproveite para saborear a fruta ao natural, pois cada 100 gramas de morango traz somente 33 calorias. Sou capaz de apostar que não será nada difícil. Afinal, com sua cor vermelha, aspecto bonito, sabor e aroma agradáveis, não tem quem resista ao morango.

E mais! O consumo do caule do morango com frequência é associado ao fortalecimento da imunidade.

Optar por alimentos e bebidas que tragam resultados duradouros na qualidade de vida é o melhor caminho para chegar a outro objetivo: a boa forma. O que ingerimos afeta nossa autoestima e saúde, não restam dúvidas. O chá de morango pode ajudar, e muito!

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Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

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INFORMAÇÃO DO AUTOR: Rafael Cardoso

Com mais de 5 anos de experiência, Rafael Almeida é Graduado em Ciências da Nutrição pela Universidade Ceuma desde 2012. Atua em Atendimento Clínico-Nutricional, com foco no bem estar e qualidade de vida do paciente, através da reeducação alimentar e acompanhamento nutricional, com planos alimentares personalizados, de acordo com o objetivo e avaliação clínica individual, comprometido com o sucesso do tratamento de seus pacientes.

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