Potássio – O que é, Para que Serve, Alimentos e Como Usar!

Revisado por

Enfermeira

Especialista do Dicas de Saúde

Potássio – O que é, Para que Serve, Alimentos e Como Usar são informações que todos precisam saber. Ademais, o potássio é um mineral essencial para a saúde do nosso corpo: seus íons são essenciais para a transmissão nervosa adequada e uma concentração de equilíbrio de potássio no sangue também serve para garantir que as células de abastecimento de nutrientes promovam a eliminação de substâncias nocivas.

O potássio é um mineral essencial para o corpo humano, onde desempenha funções importantes: é bom para a mente e os músculos, pois ajuda a manter as cargas elétricas necessárias para a transmissão dos impulsos nervosos e o controle da contratilidade muscular; “Funciona” para garantir o fornecimento adequado de nutrientes às células e garante a eliminação de moléculas tóxicas.

potassio alimentos
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É muito fácil observá-lo durante o verão, especialmente em esportistas, em idosos e em crianças.

O que é Potássio:

Símbolo químico: K
O potássio é um elemento nutritivo presente sobretudo nos nossos ossos, mas também nos nossos dentes e membranas celulares. Através do fósforo nosso corpo é capaz de produzir energia e também ajuda a formar outros elementos importantes para o nosso corpo como enzimas e proteínas, além de ser útil para promover a absorção de cálcio no intestino e a ativação de algumas vitaminas, tais como a vitamina D.

É muito importante que a contribuição diária de fósforo seja compensada por uma ingestão adequada de cálcio, porque essas duas substâncias trabalham em sinergia e um desequilíbrio desta forma pode trazer consequências, tais como problemas de osteoporose ou de crescimento.

Ela existe em três formas isotópicas naturais, com massa de 39, 40 e 41. O potássio 40 é radioativo e tem uma vida média de 1,28 milhões de anos, enquanto que o isótopo mais abundante é o potássio 39. Encontra-se em grandes quantidades em vários minerais, é um constituinte de tecidos vegetais e animais e um excelente fertilizante.

Para que Serve o Potássio:

Enfim, além de ser uma ajuda saudável para a memória, como nos ensinaram desde cedo, o uso regular deste mineral também pode ajudar a manter as alterações de humor devido à menopausa ou à síndrome pré-menstrual. Mas os benefícios deste elemento precioso não terminam aqui:

  • Ajuda a absorção de cálcio;
  • Intervém na contração muscular;
  • Mantém ossos e dentes saudáveis;
  • Ajuda na reparação de células;
  • Controla as oscilações de humor;
  • Evita estados depressivos;
  • Ativa vitaminas;
  • Aumenta as energias psíquicas;
  • Participa na formação de DNA;
  • Na fase de crescimento ajuda o desenvolvimento correto;
  • Melhora a memória.

Como Usar:

O potássio em pedra você pode usar como um banho de pé, embebido em água fria, coloque seus pés cansados e inchados é excelente, especialmente para aqueles com problemas de circulação. Se colocado na banheira pode ser uma excelente regeneração. Alguns também o usam como desinfetante vegetal, simplesmente esfregando-o. Em outros casos, é um excelente desinfetante para abrasões e feridas.

O potássio também pode ser tomado sob a forma de suplementos alimentares naturais ou fitoterápicos, úteis para a retenção de água e para a prevenção de pedras nos rins, ou através dos alimentos que o contêm como bananas, uvas, pinhões e legumes.

Usado como um sabão para lavar as mãos desinfecta bem das bactérias inimigas que às vezes o sabão não derrota. Nas mãos que cheiram a peixe, alho ou cebola, se lavadas sob a torneira, esfregando o cristal entre os dedos, o odor desagradável desaparece completamente.

Alimentos Ricos em Potássio:

A única fonte de potássio para o nosso corpo é a dieta, e é por isso que, para assumir o suficiente, é importante escolher os alimentos certos. Então, vamos descobrir quais são os mais ricos neste mineral.

Alimentos Ricos em PotássioPorçãoQuantidade de Potássio
Feijão Branco100 g560 mg
Damasco Seco100 g1100 mg
Amêndoas100 g780 mg
Espinafre100 g558 mg
Banana100 g385 mg
Abobrinha100 g264 mg
Batatas100 g570 mg
Espinafre100 g530 mg
Abacate100 g450 mg
Salmão defumado100 g420 mg
Passas Secas100 g864 mg
Cogumelos100 g396 mg

Doses Diárias Recomendadas de Potássio:

Para as funções importantes realizadas pelo potássio, um adulto deve tomar cerca de 4.700 mg por dia. Conquanto, esse marco é atingido por uma porcentagem mínima da população mundial.

Em geral, a dose média diária de potássio é de cerca de 3.500 mg. Para conseguir atingir o limite ideal, você pode recorrer a suplementos diferentes, embora seja sempre aconselhável tomar potássio diretamente dos alimentos.

Benefícios do Potássio:

Proporciona Alívio de Dores:

Encontra-se entre os benefícios do Potássio o alívio de diversas dores, sobretudo de dores de cabeça. Portanto, muitas pessoas que sofrem com dores de cabeça regularmente sofrem, na verdade, de deficiência do mineral.

Controla a Pressão Arterial:

O sódio é um agente de risco para o aumento da pressão arterial e, felizmente, o potássio equilibra o sódio no organismo e previne a pressão alta. Decerto, quando ingerido em quantidades adequadas, ele é um ótimo fator na hora de regular a pressão arterial.

Esse é um dos principais efeitos benéficos do potássio e muitos estudos a respeito desse fato já foram realizados e continuam surgindo, ressaltando que o aumento da ingestão de potássio pode estar relacionado com a diminuição da pressão arterial e naturalmente, com a prevenção do AVC.

Controla o Açúcar no Sangue:

O potássio regula os níveis de açúcar no organismo e ajuda na absorção de nutrientes. Por isso é um mineral de suma importância para os diabéticos, pois evita picos ou falta de açúcar. Ao regular a produção de insulina, o potássio acaba auxiliando na perda de peso também, pois a insulina ajuda o organismo a acumular gordura.

Auxilia nas Atividades Físicas:

Como o potássio pode favorecer as atividades físicas? Bom, primeiro é possível citar um ponto já mostrado na lista, que aborda o favorecimento do ganho de massa muscular e de sua resistência. Assim, ele contribui para um bom controle hidro-eletrolítico no corpo, reduzindo também a fadiga.

Previne Doenças:

Muitos não sabem, mas o potássio tem função vasodilatadora, de modo que a prevenção de doenças cardiovasculares, é uma consequência também do item anterior a respeito do controle da pressão arterial. Porque dessa forma, além de prevenir a pressão alta, ajuda a reduzir também o risco de doenças cardiovasculares, como infarto e acidente vascular cerebral. Ou seja, cuidando da pressão sanguínea, o sistema cardiovascular pode ter suas funções melhoradas.

Melhora a Saúde do Coração:

A dupla sódio e potássio é essencial para a contração muscular e por isso ajuda a manter o ritmo cardíaco normal. A ausência de sódio pode levar a uma arritmia cardíaca.

potassio
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Combate Estresse e Ansiedade:

Extremamente visíveis hoje em dia são, também, os benefícios do potássio sobre a ansiedade e o estresse. Aliás, esses males modernos são relacionados a níveis excessivamente altos de cortisol e de adrenalina, dois hormônios que se tornam mais comportados quando há bons níveis de potássio no corpo.

Controla o Açúcar no Sangue:

Na falta de Potássio, os níveis de açúcar no sangue, podem ser desregulados e isso pode gerar problemas de saúde, tanto se estiverem baixos demais ou altos. Como diabetes ou a piora de casos já existentes de doenças.

Fortalece os Ossos:

O potássio é um dos minerais responsáveis por permitir a absorção de cálcio no organismo, favorecendo assim os ossos e dentes.

Previne Pedras nos Rins:

Quando a quantidade de cálcio na urina é elevada, ocorre o risco de desenvolver pedras nos rins. Assim, por reduzir a excreção desse mineral na urina, o Potássio é indicado para evitar problemas maiores.

Sintomas de Deficiência ou Falta de Potássio:

Quando os níveis de potássio são muito baixos (hipocalemia ou hipocalemia) devido a distúrbios alimentares ou natureza iatrogênica, os processos celulares normais estão comprometidos. Geralmente, os sintomas da deficiência de potássio podem variar de formas leves a mais graves e afetam principalmente o trato gastrointestinal, rins, músculos, coração e nervos.

Os principais sintomas da hipocalemia incluem:

  • Fraqueza e cansaço;
  • Espasmos e cãibras musculares;
  • Formigamento;
  • Náuseas;
  • Prisão de ventre;
  • Palpitações devido ao ritmo cardíaco irregular;
  • Desmaio causado por baixa pressão sanguínea;
  • Comportamento incomum, como depressão, alucinações, alterações de humor.

Os sintomas de uma deficiência de potássio podem variar e afetar diferentes distritos corporais.

Em qualquer caso, os sintomas, como fraqueza, desmaios e palpitações, devem levar o médico a ligar assim que possível. Assim é possível diagnosticar prontamente a deficiência de potássio e evitar consequências mais sérias.

Curiosidades Sobre Potássio:

Uma curiosidade para os meninos: usada como loção pós-barba, a pedra de cristal de potássio elimina as causas da irritação da pele após o barbear.

Em alguns países do mundo, o cristal de potássio é particularmente conhecido em virtude de seus efeitos reafirmantes e tonificantes na pele.

Efeitos do Excesso de Potássio:

Se eles são consumidos em excesso, os suplementos ou alimentos ricos em potássio, podem ajudar a desenvolveram doença renal, você pode ter uma hipercalemia, ou um excesso de potássio no sangue, com associados riscos para a saúde, que muitas vezes requerem uma terapia de drogas (diuréticos e de cálcio), como um remédio.

  • Alterações do traço cardiograma;
  • Parada cardíaca;
  • Desenvolvimento de batimentos cardíacos e/ou anormalidades no coração.

As adições maciça de potássio e alimentos ricos em potássio devem ser evitados, pois podem causar riscos à saúde, em caso de:

  • Insuficiência renal e hepática;
  • Retenção de sais minerais;
  • Desaceleração do trânsito gastrointestinal;
  • Baixos níveis sanguíneos de sódio, ou cálcio, ou cloro.
alimentos ricos em potassio
alimentos ricos em potassio

Receita Rica em Potássio:

INGREDIENTES:

MODO DE PREPARO

  • Esprema a laranja e despeje o suco no liquidificador.
  • Descasque a banana, corte em pedaços e adicione ao suco de laranja.
  • Adicione os mirtilos lavados e uma colher de chá de pólen.
  • Coloque tudo no liquidificador e bata por alguns minutos, até formar uma mistura homogênea.
  • Decore com alguns mirtilos e a última colher de chá de pólen.
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Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

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INFORMAÇÃO DO AUTOR: Brenda Lima

Me chamo Brenda Lima, formada em enfermagem pela EEFTESM do Rio de Janeiro desde 2016. Há alguns anos comecei a dedicar-me a produzir conteúdo no Site Dicas de Saúde para ajudar as pessoas que sofrem com uma diversidade de doenças que são oriundas da Má Alimentação. Acredito que o segredo da boa saúde é o equilíbrio, e através da boa alimentação é possível manter um corpo saudável e viver com melhor qualidade de vida.

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