
A niacina é uma vitamina solúvel em água que ajuda o corpo a produzir energia a partir de alimentos e participa de uma série de reações bioquímicas no corpo. Entre as vitaminas do complexo B, ele é o único na medida em que o corpo pode sintetizar niacina do aminoácido triptofano. Isso não quer dizer que o seu corpo não irá utiliza-lo ao consome alimentos. Ele só atende aos requisitos niacina de ambos.
Melhores fontes:
Alimentos ricos em proteínas, como frango, peixe e carne, manteiga de amendoim e cereais fortificados também são boas fontes de niacina.

Deficiência:

Pelagra, a doença por deficiência clássico, é caracterizado por a depressão, a apatia, a dor de cabeça, fadiga, perda de memória, problemas crescentes confusão mental, diarreia e da pele. No entanto, a sua deficiência não é vista com frequência em países industrializados, exceto em indivíduos com alcoolismo crônico ou condições, tais como a doença de Hartnup, que perturbam a conversão do triptofano nesta vitamina.
Excesso de niacina:
Não é provável que você vai ter níveis tóxicos a partir de fontes alimentares; não houve nenhuma evidência de que isso ocorre. No entanto, a suplementação em doses elevadas pode causar efeitos adversos, como a pele avermelhada, náuseas e vômitos, ou danos ao fígado.