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Vitamina D3 – fontes, benefícios, dosagem, usos e efeitos colaterais!

beneficios da vitamina d3

Os benefícios da vitamina D3 são muitos e é produzida naturalmente na pele quando é exposta à luz solar, daí seu apelido de “Vitamina do Sol”. Embora classificada como uma vitamina, se transforma em um hormônio dentro do corpo. Nesta forma, é circulado na corrente sanguínea para ajudar na absorção de cálcio e fósforo. Surgiu alguma controvérsia se a vitamina D2 é tão ativa quanto a vitamina D3 quando é ingerida. Mas, o consenso é que D3 é duas a três vezes mais potente em elevar o nível de 25-hidroxicolecalciferol (o nome químico da vitamina D).

benefIcios da vitamina D3
benefIcios da vitamina D3

O que é vitamina D3?

A vitamina D3 é o nome comum para o colecalciferol. Pode ser tomada como um suplemento para melhorar a saúde geral ou usada para tratar a osteoporose. Também pode ser usado para tratar condições nas quais os níveis de vitamina D3. Podem ser baixos, como em pessoas com glândulas paratireoides subativas.

Baixos níveis de fosfato no sangue ou condições hereditárias em que o corpo não responde ao hormônio da paratireoide.A vitamina D3 também estimula os rins a reciclar o fosfato de volta ao sangue, o que ajuda o sangue a permanecer no pH correto. Está disponível para compra over-the-counter (OTC).

O que é um nível saudável de vitamina D3?

A dose de manutenção diária recomendada é de 400 UI por dia (ou 10 mcg). Conforme descrito na orientação do NICE (Instituto Nacional de Saúde e Atendimento). A orientação foi desenvolvida para garantir que tenha um nível satisfatório de vitamina D3. Ao longo do ano, a fim de proteger a saúde dos ossos musculoesqueléticos.

Se recomenda que os bebês até a idade de um ano precisem de 8,5 a 10mcg de vitamina D3 por dia. A partir de um ano de idade, isso vai até 10mcg por dia para crianças. A adequação nutricional baseia-se na medição do metabólito 25-hidroxivitamina D. Os principais especialistas recomendam que as concentrações de 25-hidroxivitamina D. Sejam pelo menos 75-80 nmol / L (30-32 ng / mL).

vitamina d3
vitamina d3

Estou recebendo bastante vitamina D3?

Todo mundo é diferente e os níveis individuais dessa vitamina podem variar dependendo da época do ano. Seu trabalho (ou seja, quanto dia você passa dentro de casa). Sua roupa e até mesmo seu tipo de pele. Se você não tem certeza sobre seus níveis de vitamina D3, há um simples exame de sangue que você pode fazer em casa.

Deficiência de vitamina D3:

Historicamente, a perda de vitamina D3 tem sido associada ao raquitismo. Uma doença causada por baixos níveis dessa vitamina que comumente afeta crianças. As crianças com raquitismo e os adultos que tiveram raquitismo quando crianças têm pernas em forma de arco.

No entanto, embora adultos com deficiência de vitamina D3 não desenvolvam a doença do raquitismo. Seus ossos podem começar a ficar mais macios uma condição conhecida como osteomalácia. Pessoas com problemas digestivos como doença celíaca. Problemas no fígado ou doença de Crohn são mais propensos a ter baixos níveis dessa vitamina.

A luz solar é uma fonte natural de vitamina D3. E as pessoas que raramente ou nunca saem (por exemplo, em lares de idosos ou em pacientes hospitalizados acamados) têm maior probabilidade de apresentar deficiências.

vitamina d3 o que e
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Além disso, quanto mais escura a sua pele, mais luz solar é necessária para manter a vitamina D3 em níveis saudáveis. Isso ocorre porque a melanina extra encontrada na pele mais escura retarda a absorção da vitamina D3. Alguns estudos sugerem que a hora do dia em que você recebe a luz solar afeta o quanto seu corpo absorve a vitamina.

Embora muitos especialistas aconselhem as pessoas a evitar a luz do sol entre as 10h e as 14h ou 15h para ajudar a proteger a pele contra o câncer, os dados mostram que o corpo absorve melhor a vitamina D3 durante esse período.

Diferença entre a vitamina D2 e ​​a vitamina D3:

Existem duas formas de vitamina D: A vitamina D2, E  D3, que são comumente encontradas nos alimentos. Essa vitamina é produzida naturalmente pelo corpo quando a pele é exposta ao sol. Embora haja algum debate, a maioria dos especialistas atualmente acredita que a melhor forma de suplemento de vitamina D a tomar é a vitamina D3.

Acredita-se que D3 é mais natural e mais fácil para o corpo absorver. Além disso, o corpo não permite que uma concentração tão grande de D3 circule na corrente sanguínea quanto D2, por isso é considerado mais seguro.

para que serve a vitamina d3
para que serve a vitamina d3

Fontes de vitamina D3:

Existem muitos alimentos que são fontes naturais dessa vitamina. Então, confira abaixo os principais deles:

Por que usar vitamina D3:

Existem duas formas principais de suplementação de vitamina D:

Vitamina D3 (colecalciferol) – que, como mencionado acima, é formada naturalmente na pele quando exposta à luz solar. Está presente em níveis significativos em certos peixes e ovos, e também é comercialmente feita a partir de lanolina lavada de lã de carneiro.

Vitamina D2 (ergocalciferol) – Esta forma é sintetizada pelas plantas (comercialmente feitas a partir de fungos irradiados) e não é naturalmente produzida pelo corpo humano.

Estudos iniciais realizados há várias décadas sobre a eficácia das duas formas mostraram pouca diferença entre os dois ao abordar a ocorrência de raquitismo em crianças. Mas estudos mais recentes revelam evidências convincentes de por que a vitamina D3 é superior para suplementação:

fontes de vitamina D3
fontes de vitamina D3

A vitamina D3 é aproximadamente três vezes mais potente que a vitamina D2, e também se liga aos receptores de proteína em seu corpo com muito mais eficácia. Isso ajuda a manter os níveis no sistema circulatório e a aumentar mais efetivamente as concentrações no nível sanguíneo para uma saúde ideal.

A vitamina D3 é mais biodisponível, o que significa que é mais rápida e efetivamente convertida e absorvida pelo seu corpo. Algumas fontes dizem que é até 500% mais rápido que a vitamina D2.

A vitamina D2 também tem uma vida útil mais curta (ou seja, no momento em que você a obtém, pode não ser tão potente quanto o dia em que foi engarrafada) e tem uma maior probabilidade de impurezas. Por estas razões, escolhemos a vitamina D3 para os nossos produtos e suplementos.

Benefícios da vitamina D3:

A vitamina D3 pode ter um impacto em até 2.000 genes diferentes dentro do corpo, e tem um papel direto em muito mais aspectos da saúde do que muitos podem perceber. Os receptores dessa vitamina são encontrados em quase todas as células e, assim que D se liga a um receptor, ativa ou desativa os genes, provocando mudanças no nível celular.

Estudos concluídos nas últimas duas décadas comprovaram que esse processo desativa genes causadores de câncer, ativa genes imuno protetores e até informa às células quais vitaminas e minerais devem ser absorvidas. Isso tudo tem um grande efeito em muitos processos corporais importantes, incluindo:

1. Saúde óssea:

Ossos fortes são resultado de uma boa ingestão de vitamina D3 porque ajuda a regular e controlar a capacidade do corpo de absorver fósforo e cálcio dois compostos que fornecem densidade e força ao sistema esquelético e aos dentes.

para que serve a vitamina d3
para que serve a vitamina d3

2. Controle de insulina:

A vitamina D3 estimula o pâncreas e desencadeia o processo de produção de insulina. Esta é a chave para gerenciar os níveis de açúcar no sangue com mais eficácia e pode ajudar os diabéticos a controlar melhor a doença.

3. Baixar a pressão arterial:

Um estudo descobriu que aqueles com pressão alta experimentaram uma queda nos números quando os níveis dessa vitamina foram aumentados. D3 reduz ativamente a concentração de renina, uma enzima secretada pelo rim que afeta os vasos sanguíneos.

4. Possível prevenção do câncer:

Algumas evidências corroboram a ideia de que o aumento da vitamina D3 pode ajudar a retardar a progressão dos tumores de próstata, enquanto outros relatos prometem que a combinação do nutriente com mais fibras pode reduzir o risco de desenvolver pólipos que poderiam levar ao câncer de cólon.

Outra combinação útil é essa vitamina e o cálcio: um estudo de quatro anos descobriu que, quando as mulheres na pós-menopausa faziam suplementação com ambas, a probabilidade de desenvolver câncer diminuía em 60%.

A vitamina D3 também tem sido freqüentemente estudada por sua aparente relação com o câncer de mama: em um estudo com 166 mulheres em tratamento, quase 70% tinham baixos níveis dessa vitamina, o que levou muitos cientistas a teorizarem que poderia haver uma ligação.

alimentos ricos em vitamina d3
alimentos ricos em vitamina d3

5. Saúde do coração:

A função cardíaca também pode ser afetada pela presença de vitamina D3. Em dois estudos, baixos níveis dessa vitamina foram correlacionados com um aumento da probabilidade de um ataque cardíaco. Embora não haja uma razão clara para isso. Alguns pesquisadores acreditam que a vitamina atua como um “tranquilizante do coração”. Melhorando a resistência cardiovascular e impedindo que as células do músculo cardíaco cresçam muito. Isso, por sua vez, impede o espessamento das paredes dos ventrículos. O que pode bloquear o fluxo sanguíneo e causar um ataque cardíaco.

6. Humor:

Um dos benefícios mais significativos para a vitamina D3 é o seu impacto no humor. Muitas pessoas sofrem de desordem afetiva sazonal e geralmente se sentem mais felizes. Quando o sol está brilhando por causa da síntese da vitamina. Que acontece com a exposição direta aos raios UVB. O aumento dos níveis dessa vitamina não é apenas estimulante. Mas, pode efetivamente ajudar a reduzir os sintomas da depressão clínica. Outros tratamentos também podem ser necessários, mas primeiro é essencial garantir a absorção adequada da vitamina.

Interações com a vitamina D3:

É sempre importante compartilhar com seu médico e farmacêutico todos os medicamentos que você está tomando. Isso inclui prescrições e medicamentos de venda livre, suplementos como vitaminas e outros suplementos dietéticos (batidos nutricionais, proteína em pó, etc.), ervas e quaisquer drogas ilegais ou recreativas.

interações com a vitamina D3
interações com a vitamina D3

Você deve evitar tomar vitamina D3 se estiver tomando os seguintes medicamentos:

  • Zemplar (paricalcitol);
  • Donovex ou Sorilux (calcipotrieno);
  • Hectorol (doxercalciferol);
  • Óleo mineral;
  • Alli ou Xenical (orlistat);
  • Sequestrantes de ácidos biliares como Welchol (colesevelam), Colestidol (colestipol), Locholest ou Prevalite (colestiramina).

Você deve separar a vitamina D3 desses medicamentos em pelo menos 2 horas ou tomar na hora de dormir para ter tempo suficiente para evitar interações. Além disso, tenha cuidado com drogas como:

  • Digoxina;
  • Hidróxido de alumínio;
  • Pílulas de água como clortalidona, hidroclorotiazida e clorotiazida;
  • Hidróxido de magnésio e citrato de magnésio;
  • Fosfenitoína.
fontes de vitamina d3
fontes de vitamina d3

Dosagem de vitamina D3:

A vitamina D3 está disponível como um comprimido em doses de 400 UI e 1000 UI. Você também pode comprar vitamina D3 combinada com cálcio em um único comprimido. Você não deve tomar mais de 4.000 UI por dia dessa vitamina, a menos que seu médico lhe diga o contrário.

Em geral, é melhor tomar a vitamina com comida. Isso pode variar com as formas prescritas dessa vitamina. Então fale com seu médico ou farmacêutico sobre o que é certo para você. Se você tem osteoporose e tem mais de 50 anos. Deve tomar 800 a 1000 UI (20 a 25 mcg) por dia de vitamina com cálcio.

Se você estiver tomando vitamina por causa de uma paratireóide com hipoatividade, seu médico determinará a dose certa para você. Para o tratamento de raquitismo resistente à vitamina em crianças. O seu médico pode dizer-lhe para dar ao seu filho algo entre 12.000 e 500.000 UI (0,3 a 12,5 mg por dia).

Overdose de vitamina D3:

Se você suspeitar de uma overdose, entre em contato com um centro de controle de envenenamento ou pronto-socorro imediatamente. Você pode entrar em contato com um centro de controle da droga, ou procurar o pronto socorro mais próximo.

Dose perdida de vitamina D3:

Se você esquecer de uma dose de vitamina D3, tente tomá-la assim que se lembrar. Se estiver quase na hora da próxima dose, pule a dose e tome a próxima dose no horário regular. Não tome duas doses da medicação ao mesmo tempo.

beneficios da vitamina d3
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Efeitos colaterais da vitamina D3:

Em geral, os efeitos colaterais da ingestão de vitamina D3 tendem a ser raros. Os efeitos colaterais graves dessa vitamina incluem, mas não estão limitados a:

  • Reações alérgicas como erupção cutânea ou comichão;
  • Inchaço da face, garganta e língua;
  • Tontura severa;
  • Problemas respiratórios;
  • Alterações no ritmo cardíaco, incluindo batimento cardíaco irregular ou acelerado.

Efeitos colaterais raros. Mas, embora isso não aconteça com muita frequência, a vitamina D3 pode causar:

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