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Os 13 Benefícios da Uva Japonesa Para Saúde

Os 13 Benefícios da Uva Japonesa Para Saúde

Revisado por

Formado em Clínico Geral pela USP!

Especialista do Dicas de Saúde

Uva Japonesa (Hovenia dulcis Thunb), também conhecida popularmente como ou Tripa de galinha, é uma árvore pertencente à família Rhamnaceae, originária da China, Japão e Coréias. Atualmente é encontrada também no Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai, Estados Unidos, Cuba, Sul da Europa e Norte da África. Disseminada em toda a região Sul, a Uva Japonesa adaptou-se bem ao clima e ao solo do Brasil.

A Uva Japonesa, ou tripa de galinha como também é conhecida é uma árvore caduca, de porte médio, muito utilizada na arborização urbana. Sua copa é aberta, de formato globoso a oval. O caule apresenta rápido crescimento e pequeno diâmetro. Sua casca é escura, de textura lisa a levemente fissurada. As folhas são ovais, verdes, brilhantes, de disposição alterna e caem no outono e inverno. As flores numerosas, surgem no verão.

Uva JaponesaElas são pequenas, hermafroditas, perfumadas, branco-esverdeadas e atraem muitas abelhas. Os frutos são cápsulas secas, marrons, sustentadas por pedúnculos carnosos, doces e de cor castanha. Cada Uva Japonesa contém de 2 a 4 sementes amarronzadas. A dispersão das sementes é zoocórica (por animais). A Uva Japonesa têm sabor aprazível, mas devem ser colhidos maduros. Quando verdes, têm sabor adstringente e quando passados, fermentam e ficam com gosto alcoólico.

Tabela Nutricional da Uva Japonesa:

  • Proteínas (g.100 g-1) Valor médio: 0,41;
  • Lipídeos (g.100 g-1) Valor médio: 0,23;
  • Carboidratos totais (g.100 g-1) Valor médio: 18,05;
  • Cinzas (g.100 g-1) Valor médio: 1,22;
  • Fibras totais (g.100 g-1) Valor médio: 15,17;
  • Fibras solúveis (g.100 g-1) Valor médio: 9,66;
  • Fibras insolúveis (g.100 g-1) Valor médio: 5,47;
  • Vitamina C(mg.10-2) Valor médio: 4,25;
  • Cálcio(mg.100-2) Valor médio: 110,03;
  • Magnésio(mg.10-2) Valor médio: 25,47;
  • Ferro(mg.10-2) Valor médio: 1,16;
  • Zinco(mg.10-2) Valor médio: 0,33;
  • Manganês (mg.10-2) Valor médio: 0,06;
  • Cobre(mg.100 g-1) Valor médio: 576,30;
  • Valor calórico (kcal.100 g-1) Valor médio: 102,67.

Benefícios da Uva Japonesa Para Saúde: A Uva Japonesa, quando madura, pode ser considerado fonte de fibra alimentar, Vitamina C (ácido ascórbico) e minerais: Cálcio, MagnésioFerro, Zinco, Manganês e Cobre, sendo uma boa alternativa para melhorar a qualidade sensorial e nutricional na alimentação. Então, confira agora Os 13 Benefícios da Uva Japonesa Para Saúde.

Benefícios da Uva Japonesa Para Acelerar o Metabolismo: As proteínas são formadas por combinações de aminoácidos, sendo que as melhores fontes são as de origem animal. No entanto, a ingestão de proteína vegetal também fornece quantidades de aminoácidos necessários para a síntese proteica. O consumo da Uva Japonesa é importante para o fornecimento de energia, regulação de processos metabólicos, construção e manutenção dos tecidos, formação de enzimas, hormônios e anticorpos.

Benefícios da Uva Japonesa Para Promover Mais Energia: Os lipídeos exercem funções estruturais, energéticas e hormonais. Portanto, sua importância na alimentação é fundamental para fornecer energia, transportar as vitaminas lipossolúveis (Vitamina A, Vitamina D, Vitamina E e Vitamina K), melhorar a palatabilidade dos alimentos, reduzir o volume da alimentação e aumentar o tempo de digestão.

Benefícios da Uva Japonesa Para o Cérebro: Os carboidratos são uma importante fonte de energia para o organismo, ou seja, combustível para o cérebro, medula, nervos periféricos e células vermelhas do sangue. O sabor adocicado da Uva Japonesa é devido principalmente aos dissacarídeos de sacarose.

Benefícios da Uva Japonesa Para Perder Peso: As fibras presentes na Uva Japonesa são de grande interesse, uma vez que dietas modernas são frequentemente deficitárias em fibras, e um aumento na ingestão de alimentos ricos em fibras é altamente recomendado em muitos países, por desempenhar funções importantes, como intervir no metabolismo dos lipídeos e carboidratos e na fisiologia do trato gastrointestinal, assegurando uma absorção mais lenta dos nutrientes e promovendo a sensação de saciedade.

Benefícios da Uva Japonesa Para Constipação: A maior parte do conteúdo de fibra é na forma solúvel da Uva Japonesa(9,66 g 100 g-1) incluindo a pectina com valores superiores aos encontrados na maioria das frutas consideradas ricas em pectina, como maçãs, citros, damascos, pêssegos e ameixas. A fibra insolúvel (5,47 g 100 g-1) pode auxiliar no aumento do bolo fecal, prevenindo a constipação.

Benefícios da Uva Japonesa Para Retardar o Envelhecimento Precoce: A Vitamina C(ácido ascórbico), representando 4,72% da RDA. É uma vitamina hidrossolúvel que atua na síntese de colágeno (proteína principal dos tecidos fibrosos), também atua como antioxidante (proteção das células contra o envelhecimento precoce) e promove a resistência às infecções.

Benefícios da Uva Japonesa Para Ossos e Dentes: As cinzas são resíduos inorgânicos que permanecem após a queima da matéria orgânica da Uva Japonesa, indicando a quantidade de sais minerais, dependendo do alimento e das condições em que se apresenta. O Cálcio é o mineral mais abundante no organismo, sendo importante para a formação e manutenção de ossos e dentes, transmissão nervosa e regulação da função do músculo cardíaco.

Benefícios da Uva Japonesa Para Memoria: O Magnésio é um cofator para mais de 300 enzimas envolvidas no metabolismo dos componentes alimentares e na síntese de ácidos graxos e proteínas. É um mineral que desempenha papel importante para o aprendizado e a memória.

Benefícios da Uva Japonesa Para o Sistema Imunológico: O Ferro está envolvido na imunidade e no desempenho cognitivo. Apresenta importante papel Uva Japonesa . Valor nutricional e aceitabilidade 5 no transporte sanguíneo e respiratório do oxigênio e dióxido de carbono, além da geração de energia.

Benefícios da Uva Japonesa Para Cicatrização: O Zinco tem função estrutural, enzimática (cerca de 300 enzimas requerem Zinco para sua atividade) e reguladora na célula (essencial na defesa imunológica e na cicatrização).

beneficios da Uva JaponesaBenefícios da Uva Japonesa Para a Reprodução: O Manganês está associado à formação dos tecidos conjuntivo e esquelético, e também à reprodução. É essencial para o metabolismo adequado dos aminoácidos, das proteínas e dos lipídeos. A ingestão de 100 g de H. dulcis contribui em 2,61% da RDA (0,06 mg.10-2).

Benefícios da Uva Japonesa Diminuir o Colesterol: A Uva Japonesa possui Cobre é essencial para o funcionamento adequado dos mecanismos de defesa do sistema imunológico. Está presente no metabolismo da glicose e do colesterol, na contratilidade da fibra cardíaca e na resistência óssea.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

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