Início » Nutrição » Óleos Medicinais » Óleo de chia em cápsulas – Para que serve? Há efeitos colaterais?

Óleo de chia em cápsulas – Para que serve? Há efeitos colaterais?

O óleo de chia em cápsulas serve como uma fonte vegetal de ácidos graxos ômega 3 essenciais para o bom funcionamento do sistema nervoso. Os níveis inadequados de ácido alfa-linolênico podem não apenas prejudicar as funções neuronais e também favorecer o aparecimento de inflamações que levam ao ganho de peso. Outras propriedades do óleo de chia: proteção cardiovascular, os aspectos de melhorar a pele e tonificar o couro cabeludo.

Uma das principais vantagens do óleo de chia em cápsulas; Muitas pessoas não gostam de sentir as “pequenas sementes gelatinosas” em suas bocas, então o óleo se torna uma opção mais prática para obter todos os benefícios do óleo de chia em cápsulas.

Óleo de Chia em Cápsulas

O óleo de chia em cápsulas também se concentrou mais ômega 3 do que as sementes inteiras, e pode ser adicionado a praticamente qualquer receita – doce ou salgada. Por outro lado, o óleo de chia em cápsulas, rico em calorias, gordura e como qualquer outro, pode causar ganho de peso se consumido em excesso. Também e pobre em fibras, proteínas e outros nutrientes que são encontrados em grandes quantidades nas sementes.

O que é óleo de chia?

O óleo extraído das sementes de chia é conhecido como óleo de chia em cápsulas. Aproximadamente 26-35% em peso de óleo é extraído de sementes de chia. O óleo de chia, com maior teor de ácido graxo ômega 3 (ácido alfa linolênico), representa um excelente suplemento nutritivo. O óleo de chia em cápsulas contém uma maior quantidade de ácido graxo do que outros óleos. Além disso, o óleo de chia em cápsulas tem mais conteúdo de proteína e ácido graxo ômega 3 do que as sementes. Assim, o óleo de chia é benéfico na redução do risco de síndrome metabólica.

O óleo de chia também promove a formação de bom colesterol no organismo. O óleo de Chia pode ser usado para cozinhar. Ele fornecerá uma base rica em ácidos graxos ômega 3 para a nossa alimentação. Assim, o óleo de chia em cápsulas é mais benéfico do que outros óleos. O óleo de chia também possui propriedades repelentes de insetos, evitando assim o ataque de insetos à planta chia.

Ótimo Para a Saúde do Coração:

Óleo de chia é a rica fonte de proteínas, vitaminas, minerais, fibras e ácidos graxos ômega 3. Ácido alfa-linolênico presente na chia reduzir o risco de doenças cardíacas, dissolvendo diferentes vitaminas como a vitamina A, vitamina D, vitamina E e vitamina K em si. Isso aumentará a eficiência do corpo para absorver essas vitaminas e proteger o coração de diferentes doenças. Diferentes estudos também mostraram que a chia protege o coração de diferentes doenças, redistribuindo as gorduras.

Ajuda a Tratar o Diabetes:

O óleo de chia em cápsulas é boa para pacientes diabéticos. Diferentes estudos mostraram que o ácido graxo ômega 3 da chia é benéfico para o diabetes. A propriedade anti-inflamatória da chia é muito benéfica para curar a diabetes. Um estudo foi realizado em seres humanos para mostrar a eficácia da chia em controlar o nível de glicose no sangue antes e após a refeição.

O nível de glicose no sangue controlado também reduziu a inflamação crônica e a pressão arterial. Assim, óleo de chia em cápsulas são benéficas para diabetes e doenças cardíacas. O ácido alfa-linolênico também ajuda a reduzir a proteína C-reativa (indicador de inflamação nas artérias) e a pressão arterial sistólica.

Reduz a Pressão Arterial:

A Chia também é benéfica na redução da pressão arterial ou risco de hipertensão. Ácido graxo ômega 3 é muito benéfico na redução da pressão arterial elevada. Como chia tem uma quantidade elevada de ácidos graxos ômega 3, evita a elevação da pressão arterial. Um estudo em humanos mostrou que chia pode reduzir a pressão arterial de forma eficiente.

Melhora o Funcionamento do Fígado:

Ácido graxo ômega 3 encontrado em chia também é benéfico para proteger nosso fígado. O ácido graxo ômega 3 impede a lipo toxicidade, doença hepática gordurosa e dislipidemia. Um estudo em animais mostrou o mecanismo de como as sementes de chia se beneficiam em dislipidemia e resistência à insulina. Neste estudo, o ácido graxo ômega 3 das sementes de chia preveniu a lipo toxicidade que infectou os músculos cardíacos. As sementes de Chia preveniram a lipo toxicidade geralmente reduzindo as gorduras do plasma.

Promove uma Saúde na Gravidez:

Ácido graxo ômega 3 é bom para a gravidez. Óleo de chia em cápsulas rico em ácido alfa linolênico. O ácido linolênico alfa é o precursor do ácido docosaexaenoico (DHA). Este ácido desempenha um papel importante durante a gravidez. Este ácido é vital para a formação do cérebro e dos olhos no feto. Um estudo sobre as gestantes saudáveis ​​foi realizado para mostrar a conversão do ácido alfa linolênico em DHA.

Atua na Prevenção do Câncer:

Dieta rica em ômega 3 ácido graxo pode prevenir tipos de câncer, como câncer de próstata, mama e cólon. Estudos mostraram que a combinação de medicamentos e suplementos de ácidos graxos ômega 3 poderia acelerar o tratamento do câncer. Sementes de chia são uma excelente fonte de ômega 3 e podem ajudar na prevenção do câncer.

O óleo de chia em cápsulas contém mais ácido graxo ômega 3 do que as sementes de chia. Estudos mostraram que os ácidos graxos ômega 3 do óleo de chia em cápsulas reduzem o tamanho do tumor e também aumentam a taxa de apoptose e linfócitos T. Assim, ajuda no tratamento do câncer.

Preveni Artrite Reumatoide:

O ácido graxo ômega 3 tem propriedades anômalas. Devido a estas propriedades, tem a capacidade de prevenir muitas doenças. A artrite reumatoide é uma delas. O ácido graxo ômega 3 previne a artrite reumatoide devido à sua propriedade anti-inflamatória.

Um estudo em humanos mostrou que consumir ácido graxo ômega 3 por um período de 3 meses ajuda na redução das condições reumatoides. Assim suplementos de ácidos graxos ômega 3 devem ser tomados com artrite reumatoide. As sementes de Chia dão 2,5 g de ácido alfa-linolênico em apenas uma colher de sopa. Assim, as sementes de chia também são benéficas para pacientes com artrite reumatoide.

Aumentam os Níveis de Energia:

Os ácidos graxos ômega-3 das sementes de chia também são eficientes para aumentar a energia dos atletas. Pesquisas mostram que a bebida de sementes de chia é tão eficiente quanto a bebida energética de carboidratos para aumentar a resistência em atletas.

Aumenta as Defesas Antioxidantes:

O teor de antioxidantes do óleo de chia em cápsulas é superior ao das sementes de chia. A atividade antioxidante é expressa por enzimas diferentes, por exemplo, superóxido dismutase e glutationa peroxidase. O óleo de chia é muito útil para induzir a expressão destas enzimas. Assim, promove a atividade antioxidante.

Chia em Cápsulas

Serve Como Adoçante:

O óleo de chia em cápsulas também pode usar no lugar do adoçante. Normalmente são utilizados sacarose ou outros adoçantes ricos em carboidratos. Mas o óleo de chia age como um adoçante nutritivo e benéfico. Um estudo foi realizado o qual mostrou que o óleo de chia pode atuar como adoçante natural para fazer chocolate.

Resolve Problemas na Pele:

O óleo de chia é um dos melhores óleos para a pele. Um estudo foi realizado em pacientes infectados com doença na qual a pele fica seca e comei¿½ a rachar). Os pacientes tiveram que aplicar óleo de semente de chia por 8 semanas. Observou-se que o óleo de chia em cápsulas melhora a hidratação da pele e reduz as fissuras. Assim, o óleo de chia em cápsulas pode ser usado como um hidratante eficaz para a pele pruriginosa.

Evita Sinais de Envelhecimento:

Como o óleo de chia em cápsulas contém um número de antioxidantes e também tem uma resposta anti-inflamatória, faz um excelente agente anti-envelhecimento. Pode prevenir os sinais de envelhecimento, como rugas, linhas finas e poros dilatados.

Efeitos colaterais:

Como muitos outros alimentos altamente nutritivos, essas sementes podem causar uma reação negativa em seu corpo se tomadas incorretamente. Em geral, eles são considerados seguros. No entanto, existem vários efeitos colaterais chia sementes que você definitivamente precisa estar ciente.

  1. Problemas gastrointestinais: Obstipação, inchaço e flatulência são os efeitos colaterais das sementes de chia mais comuns que afetam o intestino.
  2. Alergia: Uma reação alérgica a sementes de chia é extremamente rara, mas é possível. Se você está predisposto a alergias, você deve ter muito cuidado ao tentar este alimento.
  3. Pressão arterial reduzida: Alguns efeitos colaterais de sementes de chia podem realmente beneficiar pessoas que sofrem de hipertensão. No entanto, outros podem sofrer por causa disso.
  4. A super estimulação das drogas de controle do açúcar no sangue: Por conta própria, as sementes de chia podem ajudar a manter os níveis normais de açúcar no sangue. No entanto, seu efeito sobre o açúcar no sangue é tão significativo que pode entrar em conflito com medicamentos que devem controlá-lo.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.