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Dieta de 1200 Calorias: Funciona? Cardápio e Benefícios!

Dieta de 1200 Calorias: Funciona? Benefícios e Receitas que você talvez não conhecia. Além disso, há uma série de fatores que você precisa levar em consideração para determinar quantas calorias uma pessoa deve comer para perder peso, então não há um único número que funcione para todos. É possível, no entanto, chegar a uma estimativa de quantas calorias você precisa para manter seu peso, que você ajusta para descobrir quantas calorias você deve comer para perder peso a uma taxa de três quilos por semana.

Seguir à Dieta de 1200 Calorias não é difícil se você incluir muitos alimentos ricos em nutrientes. Na verdade, é uma necessidade porque não há espaço para alimentos que não sejam totalmente nutritivos. Então, o que você faz? Escolha uma grande quantidade de frutas e vegetais ricos em calorias, cereais integrais e fontes de proteína com baixo teor de gordura.

Dieta de 1200 CaloriasVocê sabe que precisa comer menos para perder peso, mas apenas a ideia de pequenas porções faz com que você fique com fome? Então, existe uma Dieta de 1200 Calorias que é comumente recomendada porque provoca perda de peso para a pessoa média, que precisa de 1.600 a 2.400 calorias diárias para manter seu peso.

O Que é a Dieta das 1200 Calorias?

Na verdade, a Dieta de 1200 Calorias é quase tão baixa que você pode faze-la sem perder massa muscular e comprometer o seu estado nutricional saudável. É ainda muito baixa para os homens, que precisam de um mínimo de 1.600 calorias por dia para sustentar seu tamanho corporal e manter a quantidade de massa muscular.

Uma refeição simples em alguns restaurantes contém facilmente mais de 1.200 calorias, por isso você deve ser diligente na escolha de alimentos de qualidade, que o preencham e possam ser distribuídos ao longo do dia. Se você escolher alimentos ricos em fibras, proteínas e água, sua Dieta de 1200 Calorias não será suficiente e deixará você com fome.

Benefícios da Dieta de 1200 Calorias:

A Dieta de 1200 Calorias provou ser benéfica por inúmeras razões, sendo a mais importante a perda de peso. Listados abaixo estão alguns benefícios:

  • Dieta de 1200 Calorias produz resultados quando se trata de perder peso, uma vez que se concentra em consumir menos calorias do que você gasta. A redução de calorias fornece ao corpo menos combustível do que o necessário, resultando em uma perda líquida de peso;
  • É simples e fácil de seguir, pois não há restrições quanto aos tipos de alimentos que você pode consumir. Além disso, pode ser facilmente adaptado para atender a dietas específicas;
  • Inúmeros planos de dieta estão disponíveis para atender às suas necessidades. Qualquer um destes pode ser escolhido para permitir que você fique no caminho certo. Mesmo se você está seguindo uma dieta rica em proteínas ou tentando reduzir o açúcar no sangue, você pode seguir a Dieta de 1200 Calorias;
  • Esta dieta oferece uma variedade de opções, com inúmeros cardápios e planos alimentares que atendem a diferentes hábitos alimentares, necessidades nutricionais e estilos culinários;
  • É rentável. Tudo que você precisa é de uma ferramenta de contagem de calorias, que pode ser encontrada online gratuitamente.

Desvantagens da Dieta de 1200 Calorias:

  • Todas as formas de dietas têm certas desvantagens, e a Dieta de 1200 Calorias não é exceção. Embora muitas pessoas possam achá-la eficaz, isso não significa que essa dieta seja adequada para todos;
  • A redução de calorias também pode levar à redução de certos nutrientes vitais. Portanto, um planejamento cuidadoso da dieta é necessário para evitar deficiências nutricionais;
  • Consumir produtos gordurosos suficientes também é importante para manter uma boa saúde. As gorduras ajudam na proteção contra doenças, digestão, absorção de vitaminas, mantendo os cabelos e a pele saudáveis, a regulação da temperatura corporal e a manutenção da função celular. Mas, esta dieta reduz drasticamente o consumo de gorduras;
  • Contagem de calorias e medição de alimentos são extremamente cruciais nesta dieta. Isso pode ser feito usando um menu ou plano de dieta assistiva, que é um requisito adicional.

Inclua Mais Vegetais em Sua Dieta:

Os vegetais são alimentos saudáveis para quem quer emagrecer e perder peso. Uma grande parte dos vegetais é composto de água, o que significa que a maioria dos vegetais possui poucas calorias. Por exemplo, uma cenoura grande tem apenas 30 calorias e uma xícara de couve tem 33 calorias, aproximadamente.

Apesar disso, os vegetais costumam possuir quantidades de fibras significativas. Alguns que se podem elogiar por isso são as alcachofras, couve-flor, couve de bruxelas, pastinagas e couve-rábano. Um pequeno prato de couve cozida traz cerca de 21% de sua necessidade de diária de fibra.

Benefícios da Dieta de 1200 Calorias

A fibra se forma em massa no estômago e ajuda a preenchê-lo, o que, por sua vez, pode prevenir o excesso de comida. Além disso, alguns estudos descobriram que aumentar a ingestão de fibra pode ajudar com o emagrecimento.

Os vegetais também contêm grandes quantidades de várias minerais e vitaminas. Por exemplo, as cenouras e as batatas doces enchem a lista quando se trata de alimentos ricos em vitamina A. O brócolis e a couve, por sua vez, possuem mais vitamina C do que muitas frutas.

Comer muitos vegetais coloridos diferentes evitará os riscos de que você sofra deficiência em uma série de nutrientes vitais, como o magnésio, as vitaminas B, o potássio e a vitamina K.

Mudanças no Estilo de Vida:

Veja o Que Você Come:

Quando você está em uma Dieta de 1200 Calorias para perder peso, você tem que ter o hábito de saber o que você está comendo, especialmente quando você compra alimentos do supermercado. Além disso, tente evitar comer fora, isso ajudará você a manter seu peso sob controle.

Durma:

Enquanto estiver na Dieta de 1200 Calorias, certifique-se de permitir que seu corpo e mente descanse o suficiente por pelo menos sete horas. Além disso, vá para a cama cedo para acordar cedo. Você terá tempo para exercícios simples de alongamento e também para preparar um bom café da manhã antes de sair. Além disso, quando você dormir cedo, você pode evitar os desejos de carboidratos tarde da noite e você vai se sentir mais enérgico durante o seguinte.

Relaxe:

Muitas mulheres ganham peso devido ao estresse emocional. Tente deixar as preocupações do escritório no escritório e não as leve para casa. Ouça boa música para bloquear todos os pensamentos negativos. Dessa forma, você será capaz de se concentrar melhor, sentir-se menos ansioso e evitar completamente uma alimentação emocional.

Dança:

Você não precisa ser perfeito, apenas dance. Faça movimentos loucos ou os passos de dança perfeitos. Isso ajudará você a liberar muitos hormônios do tipo “sentir-se bem”, que ajudarão você a perder peso queimando gordura. Também fará com que você se sinta bem e ajudará a evitar uma alimentação emocional.

Cálculo das Necessidades Calóricas:

Você pode usar equações para calcular quantas calorias você precisa por dia. Normalmente, eles começam com uma estimativa de sua taxa metabólica basal – que é quantas calorias seu corpo precisa quando você está descansando. Em seguida, multiplique isso por outro número, com base no seu nível de atividade, para contabilizar as calorias extras que você queimará nas atividades diárias. Sua TMB varia de acordo com sua idade, sexo, altura e peso.

Existem várias equações diferentes para essa finalidade, e cada uma delas terá resultados ligeiramente diferentes. Aqueles que participam de exercícios leves precisam multiplicar sua TMB por 1.375, e aqueles que se exercitam de três a cinco dias por semana devem multiplicar sua TMB por 1.55. O multiplicador para pessoas muito ativas é de 1.725, e para pessoas muito ativas com um trabalho físico, o multiplicador é 1.9.

Dieta de 1200 Calorias: Cardápio de Exemplo:

Esse cardápio é para ajuda-lo a compreender como é que funciona a Dieta de 1200 Calorias. Assim, você poderá criar seu menu de acordo com o que você tem em sua residência. Poderá também escolher os horários que você sente mais fome para comer.

Café da manhã: 1 proteína mais 1 fruta (você pode acrescentar vegetais se quiser);
Almoço: 1 refeição com alimentos proteicos mais vegetais folhosos mais 1 tempero fit;
Lanche: 1 lanche proteico mais 1 fruta ou 1 vegetal;
Janta: 1 proteína mais 1 carboidrato integral/grãos mais 2 vegetais mais vegetais folhosos mais 1 tempero fit;
Lanche da noite: 1 fruta.

No final do dia o total de porções ficarão mais ou menos assim. 3 proteínas, 2-3 frutas, 3-4 vegetais, 1 carboidrato complexo/integral, 1 lanche proteico, vegetais folhosos sem limites, 2 temperos light.

Café da manhã: 250 g de queijo cottage sem gordura (212 calorias) e 80 g de morangos (25,6 calorias). Total: 237,6 calorias;
Almoço: 100 g peito de frango grelhado (165 calorias), 1 colher de sopa de arroz integral (25 calorias), 1 xícara de espinafre (7 calorias), 1 xícara de couve refogada (124 calorias) e 10 ½ colheres de sopa de aipo (10,5 calorias). Total: 331,5 calorias;
Lanche: (o consumo deve ser dividido ao longo do dia e não é para ser feito todo de uma vez): 1 maçã média (72 calorias), ½ laranja (31 calorias) e 80 g de framboesas vermelhas (41,6 calorias). Total: 144,6 calorias;
Jantar: salada com 100 g de camarão grelhado (154 calorias), 150 g de quinoa cozida (214,5 calorias), 40 g de pimentão verde (8 calorias), 40 g de tomate (7,2 calorias) 40 g de cenoura (16,4 calorias), 40 g de pepino descascado (4,8 calorias), 40 g de cebola (16,8 calorias) temperados com sal e 200 ml de suco de laranja (94 calorias). Total de Calorias: 1.229,4

Café da manhã: 1 ovo cozido (77 calorias), 1 xícara de melão cortado em cubos (53 calorias) e 100 ml de leite desnatado (32,5 calorias). Total: 162,5 calorias;
Almoço: salada com ½ xícara de lentilhas cozidas (161,5 calorias), 40 g de cenouras (32,8 calorias), 100 g de tomates (18 calorias), 85 g de peito de frango grelhado (140,25 calorias) temperado com 2 colheres de chá de óleo de oliva (80 calorias). Total: 432, 55 calorias.
Lanche: (o consumo deve ser dividido ao longo do dia e não é para ser feito todo de uma vez): ½ maçã pequena (27,5 calorias), 1 xícara de pipoca (31 calorias), 1 xícara de morangos cortados pela metade (49 calorias) e 200 ml de suco de abacaxi com hortelã (66 calorias). Total: 173,5 calorias;
Jantar: 100 g de salmão grelhado (171 calorias), 1 xícara de couve-flor cozida sem gordura (40 calorias), 2 colheres de sopa de arroz integral (50 calorias), 2 folhas grandes de alface (4 calorias), tudo temperado com 1 colher de sopa de óleo de oliva (119 calorias). Total de calorias: 1.152,55

Receita da Dieta de 1200 Calorias:

Sopa de Brócolis e Lentilha:

INGREDIENTES:

MODO DE PREPARO:

  • Lave as lentilhas amarelas e mantenha-as de lado;
  • Pique a cebola, o alho, o tomate e o pimentão;
  • Corte as florzinhas de brócolis;
  • Em uma panela, aqueça o óleo e frite as sementes de cominho por cerca de 30 segundos;
  • Agora, frite o alho até dourar;
  • Adicione as cebolas e frite até ficarem translúcidas;
  • Adicione os brócolis e tomate. Frite por cerca de um minuto;
  • Adicione o pimentão verde picado e frite por cerca de 15 segundos;
  • Adicione as lentilhas lavadas, uma pitada de sal e um copo de água;
  • Deixe cozinhar até que as lentilhas e os brócolis estejam devidamente cozidos;
  • Adicione o suco de laranja e use um liquidificador de imersão e misture todos os ingredientes para fazer uma sopa espessa.

Dieta de 1200 Calorias: Exercícios:

É sempre uma boa ideia fazer exercícios durante períodos de perda de peso, já que uma combinação de exercícios aeróbicos e de força ajudará a limitar a perda de massa muscular magra. Sem participar desses tipos de exercício, até 25% de qualquer peso que você perder virá do músculo, e não da gordura.

Os Centros para Controle e Prevenção de Doenças recomendam que os adultos realizem pelo menos 150 minutos de exercícios cardiovasculares de intensidade moderada por semana e façam exercícios de treinamento de força pelo menos duas vezes por semana que trabalhem todos os grandes músculos do corpo, incluindo as costas e abdômen, pernas, braços, ombros, quadris e peito. Antes de iniciar um regime de exercícios, verifique com seu médico.

Considerações Finais Sobre a Dieta de 1200 Calorias:

Embora este plano de Dieta de 1200 Calorias seja saudável e altamente recomendado para a maioria das pessoas, existem algumas restrições – se você estiver amamentando ou tiver outras restrições alimentares, consulte um médico antes de iniciar essa dieta restrita em calorias.

Para algumas pessoas que cortam calorias, este baixo será um passo muito grande para ser tomado, por isso é recomendado começar com uma dieta de 1500 calorias por dia e chegar a uma Dieta de 1200 Calorias. O Instituto Nacional de Saúde fornece algumas ótimas ferramentas para calcular o seu Índice de Massa Corporal ou IMC, bem como 1200 calorias adicionais em um plano de cardápio de dieta.

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