O Café Descafeinado é Bom ou Ruim Para Saúde?

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O Café Descafeinado é Bom ou Ruim Para Saúde?
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O Café Descafeinado é Bom ou Ruim Para Saúde? Além disso, o Café Descafeinado traz muitos benefícios para a saúde e todos nós amamos e adoramos aquela xícara de café da manhã. Seja do aroma ou do ritual de fazer café e moer nossos próprios grãos, é uma experiência nostálgica, em que parece que nunca conseguimos o suficiente.

Muitas pessoas consomem café com cafeína pura, alguns preferem Café Descafeinado e outros indivíduos consomem café para seus benefícios para saúde. De qualquer forma, o café é uma daquelas bebidas que resistirão ao teste do tempo como uma das bebidas mais consumidas em todo o mundo.

Agora, a grande questão é saber se ainda podemos conseguir muitos dos benefícios à saúde relatados pelo consumo de Café Descafeinado, especialmente se formos sensíveis à cafeína. A resposta é sim! Os nutrientes do Café Descafeinado oferece muitos dos mesmos benefícios dos nutrientes do café com cafeína.

O que importa é a maneira como o Café Descafeinado é processado.

Abaixo, discuto a história do Café Descafeinado, seus vários métodos de extração, os benefícios para a saúde e como preparar Café Descafeinado. Você pode se surpreender com o quão poderosa esta versão descafeinado de sua xícara de café pela manhã pode ser para sua saúde.

Cafe Descafeinado

Origem do Café Descafeinado: 

Como o Café Descafeinado Surgiu? O descafeinado originou-se do comerciante de café alemão Ludwig Roselius. Uma de suas remessas de grãos de café foi danificada pela água do mar. A água do mar destruiu o teor de cafeína do grão de café com um impacto mínimo no sabor.

Mais tarde, ele identificou que o teor de cafeína havia sido virtualmente removido, com muito pouco impacto no sabor do café.

Esse fenômeno abriu caminho para a criação do primeiro método de descafeinação conhecido como “método de Roselius”, que não está mais em uso por causa da substância química cancerígena chamada benzeno.

O que é Café Descafeinado?

O que exatamente é Café Descafeinado? Café Descafeinado significa Café Descafeinado, é claro. É o café que tem praticamente toda a cafeína removida dele. Os três processos que removem a cafeína do grão de café são através da extração de água, solvente e/ou dióxido de carbono. Qual método é o melhor, vamos dar uma olhada.

Os dois métodos atuais de Café Descafeinado são o método da água suíça e o método de extração de dióxido de carbono. O primeiro processo é chamado de método da água suíça. Este método foi inventado nos anos 70, utiliza apenas água e osmose para remover a cafeína dos grãos de café.

Os grãos de café são encharcados por muitas horas na água, o que ajuda na extração da cafeína. O próximo passo neste processo é que a água rica em cafeína é pré-tratada através de um leito de carvão pré-tratado para remover a cafeína.

O método do dióxido de carbono é provavelmente o método mais saudável para a remoção de cafeína, porque é capaz de remover a cafeína sem quaisquer produtos químicos ou solventes agressivos.

Contudo, esse método de extração de CO2 pode afetar o aroma e sabor do café, deixando ambos mais suaves. Tanto o método da água suíça quanto o método de extração de CO2 perdem alguns dos óleos voláteis do café, mas no final do dia, eles são livres de produtos químicos, o que é uma grande vantagem.

Outra característica bastante interessante do Café Descafeinado é que, tecnicamente, ele não é livre de cafeína. Então, quanto de cafeína permanece no Café Descafeinado?

Ele contém aproximadamente três miligramas de cafeína por xícara. Isso é bastante baixo comparado a uma xícara de café normal, que contém 80-120 miligramas de cafeína.

No entanto, caso seja muito sensível à cafeína, essa pequena quantidade ainda pode ter um impacto. E, claro, você não deve exagerar com café regular ou descafeinado – ou outros produtos de cafeína – para evitar a overdose de cafeína.

O Café Descafeinado é Bom ou Ruim para a Saúde?     

Esta é uma questão ampla com muitos fatores a serem considerados. Um fator importante é o quanto você é sensível à cafeína. Para explorar mais profundamente, todos nós possuímos essa enzima específica chamada CYP1A2, que essencialmente determina o quão bem metabolizamos a cafeína.

Por exemplo, caso metabolize a cafeína mais lentamente, você será impactado mais intensamente pela cafeína do que alguém que metaboliza a cafeína mais rapidamente. Quão bem você metaboliza a cafeína ou o quanto você pode consumir e tolerar?

Outra perspectiva bastante fascinante do Café Descafeinado quando comparado ao café com cafeína é que não afeta a substância química chamada adenosina no sistema nervoso. A adenosina ajuda na modulação dos seus ciclos de sono e vigília. Quando você está acordado ao longo do dia, a adenosina se acumula no cérebro.

À medida que o dia avança, você começa a sentir-se sonolento, enviando sinais por todo o corpo de que é hora de descansar e recuperar-se. Quando você consome cafeína, ele se liga aos receptores de adenosina.

Esta ligação faz com que o cérebro não detecte a adenosina, mantendo assim a atividade cerebral envolvida e alerta. É por isso que você ouve que o consumo de cafeína pode atrapalhar nossos ritmos circadianos.

Café Descafeinado pode ser uma ótima opção para pessoas que são sensíveis à cafeína. Dependendo do seu nível de sensibilidade, você pode fazer um ciclo de consumo de cafeína por razões hormonais e/ou dar aos seus receptores de adenosina tempo para se recalibrar.

Muitas vezes ouvimos que a cafeína no café afeta negativamente os hormônios femininos. No entanto, em um recente estudo de 2016, os pesquisadores realizaram um estudo em que analisaram a associação entre cafeína e o consumo de café e sua relação com a gravidade dos sintomas da TPM.

O que os pesquisadores descobriram foi que não havia elevação dos sintomas da TPM e sensibilidade mamária com o consumo de cafeína do café.

Um último aspecto do Café Descafeinado que deve ser considerado é que quando se trata de enemas de café, o Café Descafeinado não é tão eficaz para o enema porque a cafeína, teofilina e teobromina estimulam o relaxamento dos músculos lisos, causando a dilatação dos vasos sanguíneos e ductos biliares.

Benefícios do Cafe Descafeinado

Benefícios do Café Descafeinado Para Saúde:

Com toda a pesquisa em torno do café e seus vastos benefícios à saúde, a verdadeira pergunta que deve ser feita é se os mesmos benefícios para saúde se aplicam ao Café Descafeinado? A resposta é sim!

Nesse caso, confira a seguir alguns dos principais benefícios do café.

Benefícios do Café Descafeinado para Diminuir o Risco de Diabetes:

Em um estudo recente da Associação Americana do Coração, os pesquisadores descobriram que tanto o café cafeinado quanto o consumo de Café Descafeinado estavam associados a um menor risco de diabetes.

O estudo sugere que alguns dos componentes em ambos os tipos de café, como lignanas e ácido clorogênico, são responsáveis por muitos efeitos benéficos do metabolismo da glicose, além de diminuir o estresse oxidativo no corpo.

Tanto o café preto quanto o Café Descafeinado são ricos em magnésio, o que tem sido associado a uma diminuição do risco de diabetes e melhora da função cardiovascular e cerebral.

Benefícios do Café Descafeinado para Proteger o Fígado:   

Outro estudo mostrou os benefícios hepatoprotetores que o café possui, independentemente do teor de cafeína. Pesquisadores notaram que o café é um diterpeno e contém vários óleos, como cafestol e kahweol, que parecem mostrar efeitos protetores contra uma certa toxina chamada aflatoxina, que prejudica o fígado negativamente.

Os óleos de cafestol e kahweol estimulam a produção de glutationa, que é um potente antioxidante que melhora a função do fígado e estimula as vias de desintoxicação no organismo.

Benefícios do Café Descafeinado para Auxiliar na Saúde Cardiovascular: 

Outro benefício maravilhoso do Café Descafeinado e cafeinado é o impacto positivo na função endotelial. A função endotelial é fundamental para a saúde cardiovascular, pois ajuda na modulação da vasodilatação do fluxo sanguíneo e da vasoconstrição, fornecendo a quantidade certa de oxigênio e sangue rico em nutrientes por todo o corpo.

Uma disfunção no tecido endotelial pode levar a um risco aumentado de doença cardíaca.

No entanto, os cientistas descobriram recentemente que o Café Descafeinado tem um impacto menos positivo sobre a função endotelial em comparação com o café cafeinado, em termos de capacidade de eliminação de radicais livres.

Esses pesquisadores suspeitam que isso ocorre porque o café com cafeína não sofreu nenhum processo de descafeinação, o que tende a retirar do café o seu conteúdo de polifenol.

Além da capacidade antioxidante do Café Descafeinado, também contém uma quantidade razoável de certos minerais e vitaminas, como magnésio, cálcio, ferro, potássio, sódio e vitamina B3.

Benefícios do Café Descafeinado para Impulsionar a Função Cerebral: 

Outro grande destaque para o café é o seu impacto na cognição do cérebro e no comportamento psicomotor.

Em um estudo realizado com ratos idosos suplementados com uma dieta de 0,55% de café (isso equivale a 10 xícaras de café por dia).  Os pesquisadores descobriram que, dos ratos que consumiam uma dieta rica em café 0,55% apresentaram melhor desempenho no teste psicomotor em comparação com ratos idosos alimentados com a dieta de controle.

Os benefícios da cafeína não representam necessariamente o melhor desempenho no grupo de dieta rica em café. Isto é em parte devido aos polifenóis bioativos benéficos presentes no café.

Efeitos Colaterais do Café Descafeinado: 

Os efeitos colaterais associados ao Café Descafeinado não são tão bem estudados. A maior parte da literatura só foi feita em café com cafeína. Além da cafeína, alguns dos efeitos colaterais comuns ao café são seus efeitos nas interações de nutrientes e na absorção de ferro não-heme.

Os pesquisadores descobriram que, para cada xícara de café consumida, os fatores de risco para fraturas de quadril aumentaram. Esse risco mais alto de fratura de quadril pode estar relacionado a como o café diminui a absorção de cálcio,  em cerca de quatro a seis miligramas de perda de cálcio por xícara de café.

Outra área de preocupação, especialmente relacionada às fêmeas, é a capacidade do café se ligar ao ferro não-heme, diminuindo assim a capacidade do corpo de absorver o ferro. De fato, uma xícara de café reduz a absorção de ferro de uma refeição de hambúrguer em 39%.

Uma nota interessante é que consumir seu café uma hora antes de uma refeição não mostra nenhuma diminuição potencial na absorção de ferro, de acordo com a pesquisa.

Como Fazer Café Descafeinado? 

Aqui está o passo-a-passo de como fazer Café Descafeinado:

  • Comece com água fresca filtrada para fins de ebulição.
  • Quando a água estiver fervendo, moa o seu Café Descafeinado.
  • Coloque a água para ferver e deixe esfriando por um minuto ou dois antes de despejar no café moído. É melhor derramar água com a temperatura de 90 ºC.
  • Uma boa regra que deve ser seguida é 10 gramas de café por 180 mililitros de água.
  • Deixe descansando por 4-5 minutos, em seguida, despeje em sua caneca favorita e aproveite.

Cafe Descafeinado

Considerações Finais Sobre Café Descafeinado: 

Café Descafeinado é o café que passa por um processo de remoção da maior parte da cafeína. Existem vários métodos, mas o melhor é o método do dióxido de carbono, que não usa produtos químicos.

Devido ao processo de extração, o Café Descafeinado perde alguma nutrição que o café comum contém. No entanto, o descafeinado ainda oferece muitos dos mesmos benefícios que o café comum, mesmo que sejam em menor grau.

Por exemplo, o Café Descafeinado e o comum ajudam a reduzir o risco de diabetes, protegem o fígado, ajudam a saúde do coração e melhoram a função cerebral.

Porém há desvantagens, pois ele diminui a absorção de cálcio e ferro, juntamente com a pouca quantidade de cafeína, isto pode ser um problema para as pessoas que são muito sensíveis. Portanto, tenha cuidado ao consumir descafeinado, embora tenha muito menos cafeína do que o café comum.

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Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

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